Jump to content
  • 0

Investir pouco recurso em ações para fim de prática, é válido?


Oliver De Oliveira Oliva Filho

Pergunta

Boa tarde sardinhas.

Estou no módulo 4 e aprendendo sobre renda variável e análise de empresas.

Eu ainda não tenho recurso suficiente para diversificar meus investimentos, assim estou focando inicialmente na renda fixa.

Mas pergunto, seria válido aportar pouco dinheiro em alguns setores na bolsa de valores para complementar meus estudos com a prática? Ex. Comprar uma (ou poucas) fração de  ações para ir me inserindo no mundo de renda variável, o mesmo valeria para os FIIs.

Penso isso porque a prática nos instiga a aprender cada vez, a conseguir memorizar melhor as informações e vivenciar de fato os erros, acertos e dúvidas que surgem apenas quando você está de fato comprando.

Um dos meus receios em fazer isso pode é com relação as taxas.

O que vocês pensam a respeito. Por gentileza, deixem sua opinião.

Desde já agradeço a atenção.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Oliver De Oliveira Oliva Filho disse:

Boa tarde sardinhas.

Estou no módulo 4 e aprendendo sobre renda variável e análise de empresas.

Eu ainda não tenho recurso suficiente para diversificar meus investimentos, assim estou focando inicialmente na renda fixa.

Mas pergunto, seria válido aportar pouco dinheiro em alguns setores na bolsa de valores para complementar meus estudos com a prática? Ex. Comprar uma (ou poucas) fração de  ações para ir me inserindo no mundo de renda variável, o mesmo valeria para os FIIs.

Penso isso porque a prática nos instiga a aprender cada vez, a conseguir memorizar melhor as informações e vivenciar de fato os erros, acertos e dúvidas que surgem apenas quando você está de fato comprando.

Um dos meus receios em fazer isso pode é com relação as taxas.

O que vocês pensam a respeito. Por gentileza, deixem sua opinião.

Desde já agradeço a atenção.

@Oliver De Oliveira Oliva Filho vou começar pelo final do seu post. Praticamente todas as Corretoras trabalham com taxa zero de corretagem, então se você comprar 1 ação ou um lote de ações (que são 100 ações), não haverá nenhum custo extra. Já está com a sua conta na iSaEx (https://isaex.app/) aberta? Lá é custo zero e a rentabilidade da Renda Fixa é a melhor do mercado para quem é aluno da AUVP. 

Com relação a começar a investir em Renda Variável, mesmo o seu aporte mensal sendo pequeno, acho válido já começar a estudar os setores que te interessam e iniciar os investimentos. Conheço aluno que compra por mês 1 ou 2 ações de uma empresa, mais 1 ou 2 cotas de um FII.

Eu entendo que vai parecer pouco e sem efeito ficar comprando quantidades pequenas, porém no início é assim mesmo, parece que o degrau é muito alto e que nunca vamos conseguir chegar ao próximo nível, mas é assim mesmo, o início parece muito lento, porém a constância nos aportes, com o tempo você vai perceber que seu patrimônio vai crescendo mais rápido. O primeiro passo você já deu, entrou na AUVP para aprender a investir.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde, @Oliver De Oliveira Oliva Filho!

Acho começar aos poucos uma boa ideia. Se acostumar com algumas oscilações do mercado e criar o hábito de aportar em Renda Variável é um processo. Sem contar que a gente vai refinando nossa análise cada vez mais. Quanto à taxas, a maioria das corretoras hoje tem taxa zero de corretagem, quase sempre é tranquilo. :)

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

oi @Oliver De Oliveira Oliva Filho,

Super válido começar aos poucos, até para ver como os ativos que você escolher se comportam no sobe-e-desce das cotações.  Sempre que eu me interesso por um novo ativo, eu compro umas poucas ações/cotas para ir me acostumando com as cotações e como o ativo se comporta.

Recentemente eu comecei a investir em BDRs na parte internacional - até então era somente IVVB11 e EURP11.  Comecei com 2 mil reais divididos em partes quase iguais por 15 ativos diferentes.  Isso tem pouco mais de um mês.  Nesse periodo ja pude ver o comportamento das cotações e a influência que o câmbio do dólar e as cotações das bolsas americanas no preço dos ativos brasileiros.  Já aprendi muito e tenho certeza que você vai aprender tambem.

Eu invisto em renda variável há quase 2 anos e posso te dizer que todo dia tem um aprendizado novo.  Tem coisas que eu aprendo comigo mesmo, tem coisas que aprendo com erro dos outros.  O importante é estudar, aprender e evoluir sempre!

Uma dica:  Tem o livro O investidor inteligente, foi o segundo que li sobre RV.  Quando li eu era muito mais burro que sou hoje em termos de RV, mas aprendi bastante do que NÃO se deve fazer.  Quando o li pela primeira vez, não aprendi muito o que fazer, até por falta de conhecimento básico, mas me lembro claramente do que não é para fazer e isso ajuda MUITO.

Espero ter te ajudado!

Abraço!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Oliver De Oliveira Oliva Filho disse:

Boa tarde sardinhas.

Estou no módulo 4 e aprendendo sobre renda variável e análise de empresas.

Eu ainda não tenho recurso suficiente para diversificar meus investimentos, assim estou focando inicialmente na renda fixa.

Mas pergunto, seria válido aportar pouco dinheiro em alguns setores na bolsa de valores para complementar meus estudos com a prática? Ex. Comprar uma (ou poucas) fração de  ações para ir me inserindo no mundo de renda variável, o mesmo valeria para os FIIs.

Penso isso porque a prática nos instiga a aprender cada vez, a conseguir memorizar melhor as informações e vivenciar de fato os erros, acertos e dúvidas que surgem apenas quando você está de fato comprando.

Um dos meus receios em fazer isso pode é com relação as taxas.

O que vocês pensam a respeito. Por gentileza, deixem sua opinião.

Desde já agradeço a atenção.

Oliver, acho sim muito válido, e um ótimo exercício. Junto disso acho importante você tentar entender os movimentos, porque uma ação subiu, porque caiu, o que foi aquele valor que caiu na conta. Ler os fatos relevantes, comunicados ao mercado. Pra mim muita coisa começou a encaixar e fazer sentido só depois que eu investi. E com pouco você já consegue ver tudo na prática sim.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, William Redig disse:

oi @Oliver De Oliveira Oliva Filho,

Super válido começar aos poucos, até para ver como os ativos que você escolher se comportam no sobe-e-desce das cotações.  Sempre que eu me interesso por um novo ativo, eu compro umas poucas ações/cotas para ir me acostumando com as cotações e como o ativo se comporta.

Recentemente eu comecei a investir em BDRs na parte internacional - até então era somente IVVB11 e EURP11.  Comecei com 2 mil reais divididos em partes quase iguais por 15 ativos diferentes.  Isso tem pouco mais de um mês.  Nesse periodo ja pude ver o comportamento das cotações e a influência que o câmbio do dólar e as cotações das bolsas americanas no preço dos ativos brasileiros.  Já aprendi muito e tenho certeza que você vai aprender tambem.

Eu invisto em renda variável há quase 2 anos e posso te dizer que todo dia tem um aprendizado novo.  Tem coisas que eu aprendo comigo mesmo, tem coisas que aprendo com erro dos outros.  O importante é estudar, aprender e evoluir sempre!

Uma dica:  Tem o livro O investidor inteligente, foi o segundo que li sobre RV.  Quando li eu era muito mais burro que sou hoje em termos de RV, mas aprendi bastante do que NÃO se deve fazer.  Quando o li pela primeira vez, não aprendi muito o que fazer, até por falta de conhecimento básico, mas me lembro claramente do que não é para fazer e isso ajuda MUITO.

Espero ter te ajudado!

Abraço!

Muito legal o que todos falaram e também concordo que é esse o caminho...

Agora fiquei com uma duvida na sua fala William, rapaz, porque esta comprando BDR / ETF exterior ao invés de abrir uma conta na Avenue da vida e mandar bala de verdade lá pra fora ???

Avenue é gratis ! e já fica no exterior de verdade !

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Marcelo Ribeiro,

Eu sou novato em investimentos (menos de 2 anos).  Tudo que eu faço, eu procuro entender antes de fazer.  Comecei com FIIs, depois montei uma carteira de Ações BR e em dezembro comecei a montar a parte exterior.  Por falta de conhecimento, comecei com IVVB11 e EURP11.  Mais ou menos no meio do ano passado eu montei uma carteira de dólares imaginários no investopedia, escolhi alguns ativos dos EEUU que me pareceram bons e fiquei estudando o assunto.  Agora no início de janeiro, botei um pouquinho de grana em BDRs.  Vou chegar lá numa corretora internacional, mas como disse no início, vou de-va-gar....  Já observei os bons momentos de aportes internacionais (dólar barato, S&P500 em baixa).  Acho que já estou perto do momento de ir lá para fora "de verdade",  vai ser lá para abril.  No meu fluxo de caixa, Janeiro, Fevereiro e Março são meses magros em grana para aportar; a partir de abril a brincadeira volta a ficar boa.

Uma coisa que eu preciso aprender é como colocar uma graninha que eu já tenho nos EEUU numa corretora de investimentos sem pagar taxas absurdas.  Eu recebo umas comissões numa conta americana que já tenho, mas as corretoras que vi cobram taxas altas ou criam dificuldades para receber dinheiro de outras instituições nos EEUU...  Enfim, vivendo e aprendendo.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, William Redig disse:

Oi @Marcelo Ribeiro,

Eu sou novato em investimentos (menos de 2 anos).  Tudo que eu faço, eu procuro entender antes de fazer.  Comecei com FIIs, depois montei uma carteira de Ações BR e em dezembro comecei a montar a parte exterior.  Por falta de conhecimento, comecei com IVVB11 e EURP11.  Mais ou menos no meio do ano passado eu montei uma carteira de dólares imaginários no investopedia, escolhi alguns ativos dos EEUU que me pareceram bons e fiquei estudando o assunto.  Agora no início de janeiro, botei um pouquinho de grana em BDRs.  Vou chegar lá numa corretora internacional, mas como disse no início, vou de-va-gar....  Já observei os bons momentos de aportes internacionais (dólar barato, S&P500 em baixa).  Acho que já estou perto do momento de ir lá para fora "de verdade",  vai ser lá para abril.  No meu fluxo de caixa, Janeiro, Fevereiro e Março são meses magros em grana para aportar; a partir de abril a brincadeira volta a ficar boa.

Uma coisa que eu preciso aprender é como colocar uma graninha que eu já tenho nos EEUU numa corretora de investimentos sem pagar taxas absurdas.  Eu recebo umas comissões numa conta americana que já tenho, mas as corretoras que vi cobram taxas altas ou criam dificuldades para receber dinheiro de outras instituições nos EEUU...  Enfim, vivendo e aprendendo.

 

Show ! Muito bom plano… mas é igual falamos pro amigo do post, abrir pra treinar aos poucos e devagar.

Eu abri a conta na Avenue e mandei 1000 reais pra lá :classic_smile:
comprei 500 reais de IVV e 500 reais de QQQ … somente pra ir sentindo a plataforma de tudo mais !

Se precisar de alguma coisa é só falar ! Abs !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Marcelo Ribeiro,

Eu sou novato em investimentos (menos de 2 anos).  Tudo que eu faço, eu procuro entender antes de fazer.  Comecei com FIIs, depois montei uma carteira de Ações BR e em dezembro comecei a montar a parte exterior.  Por falta de conhecimento, comecei com IVVB11 e EURP11.  Mais ou menos no meio do ano passado eu montei uma carteira de dólares imaginários no investopedia, escolhi alguns ativos dos EEUU que me pareceram bons e fiquei estudando o assunto.  Agora no início de janeiro, botei um pouquinho de grana em BDRs.  Vou chegar lá numa corretora internacional, mas como disse no início, vou de-va-gar....  Já observei os bons momentos de aportes internacionais (dólar barato, S&P500 em baixa).  Acho que já estou perto do momento de ir lá para fora "de verdade",  vai ser lá para abril.  No meu fluxo de caixa, Janeiro, Fevereiro e Março são meses magros em grana para aportar; a partir de abril a brincadeira volta a ficar boa.

Uma coisa que eu preciso aprender é como colocar uma graninha que eu já tenho nos EEUU numa corretora de investimentos sem pagar taxas absurdas.  Eu recebo umas comissões numa conta americana que já tenho, mas as corretoras que vi cobram taxas altas ou criam dificuldades para receber dinheiro de outras instituições nos EEUU...  Enfim, vivendo e aprendendo.

 

Fala @William Redig, eu tenho conta na Avenue, depois que criar tem que ir em opções e trocar para conta gratuita, ai pode enviar não lembro, mas acho que 3 ordens por mês e não tem cobrança.

Quanto a receber o dinheiro direto dos Estados Unidos eu não achei, porque eu geralmente uso uma empresa pra isso que tem taxas muito boas e deixa o dinheiro em uma conta nos Estados Unidos, minha ideia era fazer o câmbio por essa empresa, mas na Avenue a opção principal é enviar por eles para um banco que eles tem parceria, mas não achei em lugar nenhum como depositar direto nesse banco, sem precisar fazer o câmbio pela Avenue, e é um câmbio muito ruim, já deixo o aviso.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Levy Anesi Py Júnior disse:

Fala @William Redig, eu tenho conta na Avenue, depois que criar tem que ir em opções e trocar para conta gratuita, ai pode enviar não lembro, mas acho que 3 ordens por mês e não tem cobrança.

Quanto a receber o dinheiro direto dos Estados Unidos eu não achei, porque eu geralmente uso uma empresa pra isso que tem taxas muito boas e deixa o dinheiro em uma conta nos Estados Unidos, minha ideia era fazer o câmbio por essa empresa, mas na Avenue a opção principal é enviar por eles para um banco que eles tem parceria, mas não achei em lugar nenhum como depositar direto nesse banco, sem precisar fazer o câmbio pela Avenue, e é um câmbio muito ruim, já deixo o aviso.

Ola Levy, estou procurando neste momento formas melhores de mandar R$ pra Avenue ... como vc faz com essa outra empresa ? qual nome dela ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Oliver De Oliveira Oliva Filho disse:

Boa tarde sardinhas.

Estou no módulo 4 e aprendendo sobre renda variável e análise de empresas.

Eu ainda não tenho recurso suficiente para diversificar meus investimentos, assim estou focando inicialmente na renda fixa.

Mas pergunto, seria válido aportar pouco dinheiro em alguns setores na bolsa de valores para complementar meus estudos com a prática? Ex. Comprar uma (ou poucas) fração de  ações para ir me inserindo no mundo de renda variável, o mesmo valeria para os FIIs.

Penso isso porque a prática nos instiga a aprender cada vez, a conseguir memorizar melhor as informações e vivenciar de fato os erros, acertos e dúvidas que surgem apenas quando você está de fato comprando.

Um dos meus receios em fazer isso pode é com relação as taxas.

O que vocês pensam a respeito. Por gentileza, deixem sua opinião.

Desde já agradeço a atenção.

Bom dia Oliver! 

Acredito que está mais do que respondido pelo pessoal, mas queria dar minha opinião também.

Acho que vale super a pena! No meu caso também não sou de fazer graandes aportes mensais, porém é ótimo para se acostumar com o movimento do mercado, sobe, desce, etc... Ajuda a tirar o "frio na barriga", além de botar os conhecimentos em prática (esses eu ainda estou por aprender, minhas aulas começam hoje hahaha).

No mais é isso! Efeito bola de neve e dale! 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
28 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Ola Levy, estou procurando neste momento formas melhores de mandar R$ pra Avenue ... como vc faz com essa outra empresa ? qual nome dela ?

É a wise, (https://wise.com/) as taxas normalmente não são as mais baratas, mas o câmbio é sempre o mais próximo a cotação atual, ai dependendo do valor que envia o total tem menos perda se usar a wise. E o envio é feito em segundos, já na Avenue pra ter o envio imediato tem que pegar um câmbio mais descontado, ou então pegar um câmbio melhor mas só receber no dia seguinte.
Eu lembro do Raul também ter comentado que a Isa faz câmbio trazendo para o Brasil, não sei se faz pra enviar também.

 

Acabei de ver que tem uma taxa de USD 8,00 pra fazer o depósito na Avenue e ainda demora de 3 a 5 dias úteis pra cair o dinheiro...ou os caras querem fazer dinheiro com a gente ou o sistema financeiro de lá realmente é bem inferior ao brasileiro. Mês que vem vou colocar tudo no papel pra ver os cálculos e se vale mais mandar pela Avenue ou pela Wise, ai monto um guia.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Oliver De Oliveira Oliva Filho vou começar pelo final do seu post. Praticamente todas as Corretoras trabalham com taxa zero de corretagem, então se você comprar 1 ação ou um lote de ações (que são 100 ações), não haverá nenhum custo extra. Já está com a sua conta na iSaEx (https://isaex.app/) aberta? Lá é custo zero e a rentabilidade da Renda Fixa é a melhor do mercado para quem é aluno da AUVP. 

Com relação a começar a investir em Renda Variável, mesmo o seu aporte mensal sendo pequeno, acho válido já começar a estudar os setores que te interessam e iniciar os investimentos. Conheço aluno que compra por mês 1 ou 2 ações de uma empresa, mais 1 ou 2 cotas de um FII.

Eu entendo que vai parecer pouco e sem efeito ficar comprando quantidades pequenas, porém no início é assim mesmo, parece que o degrau é muito alto e que nunca vamos conseguir chegar ao próximo nível, mas é assim mesmo, o início parece muito lento, porém a constância nos aportes, com o tempo você vai perceber que seu patrimônio vai crescendo mais rápido. O primeiro passo você já deu, entrou na AUVP para aprender a investir.

Espero ter ajudado.

Agradeço a opinião, isso vai me ajudar bastante na tomada de decisão.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Lucas Rocha disse:

Acho muito valido, e claro também pra você aprender na pratica que o mercado variável, VAREIA kkk, eu aprendi na marra. E hoje lido muito bem com as variações.

Sim, até que a variação não me assusta, sei lidar com os movimentos de mercado. Realmente o que me causa receio é a aplicação em si, já que não sou acostumado ainda com as corretoras e/ou Homebroke.

Agradeço a opinião.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, William Redig disse:

oi @Oliver De Oliveira Oliva Filho,

Super válido começar aos poucos, até para ver como os ativos que você escolher se comportam no sobe-e-desce das cotações.  Sempre que eu me interesso por um novo ativo, eu compro umas poucas ações/cotas para ir me acostumando com as cotações e como o ativo se comporta.

Recentemente eu comecei a investir em BDRs na parte internacional - até então era somente IVVB11 e EURP11.  Comecei com 2 mil reais divididos em partes quase iguais por 15 ativos diferentes.  Isso tem pouco mais de um mês.  Nesse periodo ja pude ver o comportamento das cotações e a influência que o câmbio do dólar e as cotações das bolsas americanas no preço dos ativos brasileiros.  Já aprendi muito e tenho certeza que você vai aprender tambem.

Eu invisto em renda variável há quase 2 anos e posso te dizer que todo dia tem um aprendizado novo.  Tem coisas que eu aprendo comigo mesmo, tem coisas que aprendo com erro dos outros.  O importante é estudar, aprender e evoluir sempre!

Uma dica:  Tem o livro O investidor inteligente, foi o segundo que li sobre RV.  Quando li eu era muito mais burro que sou hoje em termos de RV, mas aprendi bastante do que NÃO se deve fazer.  Quando o li pela primeira vez, não aprendi muito o que fazer, até por falta de conhecimento básico, mas me lembro claramente do que não é para fazer e isso ajuda MUITO.

Espero ter te ajudado!

Abraço!

Interessante. A comunidade expande muito nosso conhecimento e ajuda a limitar os receios, pois esse pool de informações ajuda demais.

Agradeço a atenção.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...