Jump to content

Reserva de Emergência x Percentuais de Metas


Recommended Posts

Amigos,

Eu estava fazendo umas contas aqui e vendo questões de rebalanceamento das classes de ativos, ai me surgiu uma duda ! 🙃

Tenho uma reserva de emergência em Renda Fixa, atualmente estou somando ela ao meu patrimônio total para fins de calculo dos percentuais das metas de classes de ativos

Vocês fazem isso ?

Por exemplo, colocam a reserva de emergência no diagrama do cerrado ? 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Tive a mesma reflexão anteontem e decidi não colocar. Assumi a lógica que a reserva de emergência não é um investimento, sobretudo pro longo prazo (embora eu a tenha esperando não usar). Ela pode até ficar aplicada e render um pouco, mas ela está aplicada com o objetivo principal de manter meu poder de compra, apenas. Já os demais investimentos sim, tenho como objetivo final que rendam acima da inflação e que se multipliquem na bola de neve.

 

E mais, na minha mentalidade de investidor acho que poderia atrapalhar também, ficar com dó de usar quando surge um emergência menos grave, por exemplo. Melhor separar o joio do trigo!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Em outro tópico foi mencionado que a Reserva de Emergência não pode ser colocado no diagrama por não ser investimento e sim um dinheiro com intenção de usar a qualquer momento de necessidade.

Então no diagrama você coloca apenas o que tem natureza de investimento.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Amigos,

Eu estava fazendo umas contas aqui e vendo questões de rebalanceamento das classes de ativos, ai me surgiu uma duda ! 🙃

Tenho uma reserva de emergência em Renda Fixa, atualmente estou somando ela ao meu patrimônio total para fins de calculo dos percentuais das metas de classes de ativos

Vocês fazem isso ?

Por exemplo, colocam a reserva de emergência no diagrama do cerrado ? 

 

Eu não coloco não.

Eu tinha contabilizado já uma vez e acabei percebendo que n era ideal.

Ai desde então n coloco mais, pois como os amigos falaram ai, RE é RE n faz parte, vc n vai tirar de la e investir.

Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Amigos,

Eu estava fazendo umas contas aqui e vendo questões de rebalanceamento das classes de ativos, ai me surgiu uma duda ! 🙃

Tenho uma reserva de emergência em Renda Fixa, atualmente estou somando ela ao meu patrimônio total para fins de calculo dos percentuais das metas de classes de ativos

Vocês fazem isso ?

Por exemplo, colocam a reserva de emergência no diagrama do cerrado ? 

 

Opa Marcelão , assim como os amigos já citaram , acredito que separar seria melhor (não considerar no diagrama), mas é uma questão interessante pois vamos lá , situações :

a) minha emergência é maior que minha reserva (de onde buscarei mais recursos ? Muito Provavelmente dos ativos q teremos que vender - e eles estão no diagrama )

b) se chegar um momento em que a renda passiva da pessoa (aqui só peso pesado kkk) bater o valor da reserva de emergência ? (Acredito estas pessoas existem ) como q está pessoa faria ? (Eita vontade disso acontecer comigo vishhhhhh)

ponto em questão , mesmo não sendo investimento e sim reserva , e queira ou não ela é parte do patrimônio (um seguro ali ) mas faz parte , no diagrama talvez não faça sentido mas numa planilha com todo seu patrimônio sim … 

Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu não coloco, até porque em tese, reserva de emergencia não seria um "investimento", é mais uma segurança, se a parte de acoes cair muito, você não vai tirar da reserva de emergencia para rebalancear!

Na verdade se as ações cairem muito eu não vou tirar de lugar nenhum pra rebalancear...

Sigo no buy&hold balanceamentos somente eu faço com os aportes

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Amigos,

Eu estava fazendo umas contas aqui e vendo questões de rebalanceamento das classes de ativos, ai me surgiu uma duda ! 🙃

Tenho uma reserva de emergência em Renda Fixa, atualmente estou somando ela ao meu patrimônio total para fins de calculo dos percentuais das metas de classes de ativos

Vocês fazem isso ?

Por exemplo, colocam a reserva de emergência no diagrama do cerrado ? 

 

Não coloco não, a reserva de emergência é calculada em cima do seu custo de vida vezes alguns meses, se eu colocar no diagrama, esse valor vai aumentar com o tempo então vou acabar perdendo rendimento já que a reserva de emergência eu não invisto pra lucro, mas sim pra liquidez, mas se o que diagrama aponta pra eu comprar renda fiza (sem eu ter a reserva de emergência) posso comprar um bom título que me entregue 15% ao ano ou mais, só que me prender por 2 anos, por exemplo. Na reserva de emergêcia eu não acho um título bacana assim com liquidez diária.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 25/01/2023 at 21:59, Marcelo Ribeiro disse:

Amigos,

Eu estava fazendo umas contas aqui e vendo questões de rebalanceamento das classes de ativos, ai me surgiu uma duda ! 🙃

Tenho uma reserva de emergência em Renda Fixa, atualmente estou somando ela ao meu patrimônio total para fins de calculo dos percentuais das metas de classes de ativos

Vocês fazem isso ?

Por exemplo, colocam a reserva de emergência no diagrama do cerrado ? 

 

É certo que a reserva de emergência é somada no patrimônio total, porém eu não considero como investimento, logo fica fora do montante dos investimentos e fora do diagrama.

Inclusive eu coloquei ela separada no Investidor 10 pois lá ele permite usar mais de uma carteira (mais algum outro aceita?), então criei uma carteita da reserva (só que fico triste de olhar ela pois é maior que a de investimentos🤣🤣🤣)

 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 25/01/2023 at 21:59, Marcelo Ribeiro disse:

Amigos,

Eu estava fazendo umas contas aqui e vendo questões de rebalanceamento das classes de ativos, ai me surgiu uma duda ! 🙃

Tenho uma reserva de emergência em Renda Fixa, atualmente estou somando ela ao meu patrimônio total para fins de calculo dos percentuais das metas de classes de ativos

Vocês fazem isso ?

Por exemplo, colocam a reserva de emergência no diagrama do cerrado ? 

 

Cada caso é um caso...

Vou aproveitar a postagem do nosso amigo @Marcelo Ribeiro e dividir com vocês como procedo.

Eu coloco a Reserva de Emergência como investimento porque faço uso de uma divisão nesta reserva colocando uma parte como "Capital de Giro" .

Hoje a divisão que tenho (criada a duras penas por ser profissional liberal) são:

(2, 1/2) meses dos meus custos em Capital de Giro, estes eu não considero investimentos. Já aconteceu de usar uma parte,  eventualmente atrasa algum recebimento ou faço alguma compra / pagamento a mais do que o normal. Exemplo IPVA / IPTU vence tudo em Janeiro lá no Paraná.

(12) meses dos meus custos como Reserva de Emergência que considero  Investimentos. *  Nota Importante: Investidos em várias plataformas / espécie para sempre priorizar a liquidez, em detrimento de melhores taxas de juros. Tenho a (10) dez anos esta Reserva e nunca usei neste tempo, espero que continue assim.

Parodiando a nossa "Ex Presidenta" é a Reserva da Reserva, onde uma Reserva esta guardada e a outra Reserva de vez em quando é usada..

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Alf Junior disse:

Cada caso é um caso...

Vou aproveitar a postagem do nosso amigo @Marcelo Ribeiro e dividir com vocês como procedo.

Eu coloco a Reserva de Emergência como investimento porque faço uso de uma divisão nesta reserva colocando uma parte como "Capital de Giro" .

Hoje a divisão que tenho (criada a duras penas por ser profissional liberal) são:

(2, 1/2) meses dos meus custos em Capital de Giro, estes eu não considero investimentos. Já aconteceu de usar uma parte,  eventualmente atrasa algum recebimento ou faço alguma compra / pagamento a mais do que o normal. Exemplo IPVA / IPTU vence tudo em Janeiro lá no Paraná.

(12) meses dos meus custos como Reserva de Emergência que considero  Investimentos. *  Nota Importante: Investidos em várias plataformas / espécie para sempre priorizar a liquidez, em detrimento de melhores taxas de juros. Tenho a (10) dez anos esta Reserva e nunca usei neste tempo, espero que continue assim.

Parodiando a nossa "Ex Presidenta" é a Reserva da Reserva, onde uma Reserva esta guardada e a outra Reserva de vez em quando é usada..

Bem por aí…

A minha está num CDB liq diaria… há anos…

Se eu não considerar ela vou ter que mexer nos meus percentuais, senão vou ficar com muita coisa na RF

Mas entendi o que os outros amigos falaram, o “correto” e mais normal é deixar de fora.

Igual um fundo de previdência que tenho, eu considero ele como RF também nas minhas contas kkkk… ele é composto 80% de títulos públicos.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...