Jump to content

Recommended Posts

Postado

Resolvi brincar um pouco com IA local para programação e fiquei surpreso.

Instalei o LM Studio, carreguei o Gemma 4 E4B e conectei ao OpenClaude.

OpenClaude
LM Studio

Como teste, pedi para gerar uma landing page completa. O modelo criou HTML e CSS separados, com layout responsivo, seções bem estruturadas, formulário e uma organização de código melhor do que eu esperava para um modelo relativamente pequeno.

Claro que a copy ficou meio genérica e teve algumas alucinações no conteúdo, mas a parte de código ficou bastante utilizável.

Por enquanto integrei apenas com o OpenClaude, mas imagino que também seja possível usar com VS Code através de extensões compatíveis com a API OpenAI.

Minha dúvida para quem já está usando IA local no dia a dia:

  • Alguém aí usando IA local?

  • Qual modelo vocês consideram o melhor atualmente para programação?

  • Alguém está usando Gemma 4 12B, Qwen3 Coder ou algum outro modelo focado em coding?

  • Como vocês integram no fluxo de trabalho? VS Code, Continue, Cline, Roo Code ou outra ferramenta?

  • Alguém conseguiu substituir parte do uso de Claude/GPT por modelos locais para desenvolvimento web e backend?

Meu pc atual tem uma RTX 4070, então ainda estou limitado nos modelos que consigo rodar.

Também tenho curiosidade sobre o outro extremo: quem tem uma RTX 5090 (32 GB VRAM) ou hardware parecido está conseguindo rodar algum modelo que realmente seja competitivo para programação séria no dia a dia?

 🤖  🤖  🤖  🤖  🤖

  • Brabo 1
Postado

Eu até tentei rodar modelos locais, mas achei, em geral, os resultados bem limitados. Talvez para coisas pequenas seja bom, mas o meu setup, assim como o seu, limita bastante os modelos que conseguimos rodar, além de usar muito recurso da máquina, deixando inviável fazer outras coisas simultaneamente.

Então, meio que desisti dessa ideia. Talvez, no futuro, seja viável termos uma segunda máquina, claro que teria que avaliar se vale o investimento, focada em IA e na mesma rede da máquina que você usa para trabalhar. Assim, você poderia rodar tudo localmente em uma máquina isolada, com recursos mais otimizados para IA, e usar normalmente seu computador para trabalhar, sem disputar recursos.

  • Brabo 1
Postado

Bom dia.

Eu estou usando IA tanto no trabalho quanto em um projeto pessoal. Já estou há quase 2 meses em que praticamente não escrevo uma linha de código.

No começo foi muito difícil, porque sempre tive prazer em desenvolver soluções. Gosto do desafio, de pensar na melhor arquitetura e de escrever a melhor implementação possível.

Mas, de uns dois meses para cá, minha visão mudou bastante. Pelo menos para mim, não se trata mais de escrever o melhor prompt, e sim de criar o contexto mais completo possível da funcionalidade que está sendo desenvolvida, para que a IA tenha o máximo de assertividade. E dentro dessa descrição entram tanto os requisitos funcionais quanto os não funcionais.

Ainda estou em versão beta, mas, por curiosidade, podem dar uma olhada: https://clarifin.online/

É impressionante o quanto a IA evoluiu. Eu sou especialista em backend e, sinceramente, muitas das limitações que eu tinha com frontend praticamente desapareceram. Como diria o seu Creysson: "Seus problemas se acabaram-se!" rs.

Acredito que não há volta. Programar linha por linha já vinha perdendo sentido e, agora, faz ainda menos. Na minha visão, o programador está cada vez mais se tornando uma commodity. Eu mesmo virei a chave recentemente e, por enquanto, estou enxergando muito mais pontos positivos do que negativos.

  • Brabo 2
Postado
30 minutes ago, Marcio De Almeida Rosa disse:

Bom dia.

Eu estou usando IA tanto no trabalho quanto em um projeto pessoal. Já estou há quase 2 meses em que praticamente não escrevo uma linha de código.

No começo foi muito difícil, porque sempre tive prazer em desenvolver soluções. Gosto do desafio, de pensar na melhor arquitetura e de escrever a melhor implementação possível.

Mas, de uns dois meses para cá, minha visão mudou bastante. Pelo menos para mim, não se trata mais de escrever o melhor prompt, e sim de criar o contexto mais completo possível da funcionalidade que está sendo desenvolvida, para que a IA tenha o máximo de assertividade. E dentro dessa descrição entram tanto os requisitos funcionais quanto os não funcionais.

Ainda estou em versão beta, mas, por curiosidade, podem dar uma olhada: https://clarifin.online/

É impressionante o quanto a IA evoluiu. Eu sou especialista em backend e, sinceramente, muitas das limitações que eu tinha com frontend praticamente desapareceram. Como diria o seu Creysson: "Seus problemas se acabaram-se!" rs.

Acredito que não há volta. Programar linha por linha já vinha perdendo sentido e, agora, faz ainda menos. Na minha visão, o programador está cada vez mais se tornando uma commodity. Eu mesmo virei a chave recentemente e, por enquanto, estou enxergando muito mais pontos positivos do que negativos.

E complementando, hoje uso Cursor no trabalho e Claude no pessoal, nenhum modelo local por hora.

  • Brabo 2
Postado

Eu também estou nessa, @Marcio De Almeida Rosa

já faz uns 2 meses que praticamente não escrevo código diretamente. Minha forma de trabalhar também mudou bastante: raramente mexo em algo direto no código, só faço ajustes bem pontuais quando percebo que eu gastaria mais tokens pedindo para a IA ajustar do que ajustando eu mesmo.

Eu me desafiei a criar e publicar um app 100% “vibe coding” apesar de não gostar muito desse termo. A ideia era criar e publicar sem eu escrever código manualmente.

O legal é que já estou ganhando um pouco com AdMob nesse projeto. A IA escreveu mais testes unitários do que muita gente com quem já trabalhei. Também criei fluxos para ela revisar automaticamente os próprios PRs.

Tenho usado o OpenCode configurado com a minha assinatura da OpenAI, tanto em projetos pessoais quanto no trabalho. Também uso o Cursor, porque a empresa paga, mas no dia a dia tenho usado mais o OpenCode mesmo.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado

Tenho certa xp na área, minha visão é que para programação, ainda não há nada realmente viável localmente. Assine um GPT/Claude de 500 conto por mês e torre o máximo de token possível.

Já para alguns workflows mais 'deterministicos' e tarefas de NLP, venho usando alguns modelos locais bom bastante sucesso (gpt-oss/ nemotron / gemma/ qwen).

  • Brabo 1
Postado
On 17/06/2026 at 09:38, Marcio De Almeida Rosa disse:

Bom dia.

Eu estou usando IA tanto no trabalho quanto em um projeto pessoal. Já estou há quase 2 meses em que praticamente não escrevo uma linha de código.

No começo foi muito difícil, porque sempre tive prazer em desenvolver soluções. Gosto do desafio, de pensar na melhor arquitetura e de escrever a melhor implementação possível.

Mas, de uns dois meses para cá, minha visão mudou bastante. Pelo menos para mim, não se trata mais de escrever o melhor prompt, e sim de criar o contexto mais completo possível da funcionalidade que está sendo desenvolvida, para que a IA tenha o máximo de assertividade. E dentro dessa descrição entram tanto os requisitos funcionais quanto os não funcionais.

Ainda estou em versão beta, mas, por curiosidade, podem dar uma olhada: https://clarifin.online/

É impressionante o quanto a IA evoluiu. Eu sou especialista em backend e, sinceramente, muitas das limitações que eu tinha com frontend praticamente desapareceram. Como diria o seu Creysson: "Seus problemas se acabaram-se!" rs.

Acredito que não há volta. Programar linha por linha já vinha perdendo sentido e, agora, faz ainda menos. Na minha visão, o programador está cada vez mais se tornando uma commodity. Eu mesmo virei a chave recentemente e, por enquanto, estou enxergando muito mais pontos positivos do que negativos.

Eu já estou nesse fluxo faz mais um tempo. Desde setembro do ano passado entrei em um startup com foco em IA-First. Isso permitiu eu explorar sem obstáculos o desenvolvimento com agentes. Para frontend é uma batalha vencida pelos agentes. Em frontend é possível ser vibe coder sem limites, principalmente se a stack é simples como React ou Vue sem Next ou Nuxt. Já para backend eu diria que não vejo vibe coding vencendo, eu diria mais que estamos mais como desenvolvimento assistido por IA. Acho que é isso...
Frontend agora é vibe coding
Backend agora é desenvolvimento assistido por IA
Vejo diferente porque no vibe coding você apenas aceita o que a IA faz pois é visualmente mais simples fácil, já backend é normal IA errar nas regras de negócio.

Parabéns pelo https://clarifin.online/

Também estou tocando um projeto pessoal em outra área. Não lancei a primeira versão pública, sigo codando.
Estou integrando com com Asaas para pagamentos. Chegou a ver algum gateway em seus projetos? Acabei chegando nesse como o melhor candidato custo/benefício.

Tmj!😁

  • Brabo 1
Postado
On 16/06/2026 at 08:28, Renan Teixeira disse:

Eu até tentei rodar modelos locais, mas achei, em geral, os resultados bem limitados. Talvez para coisas pequenas seja bom, mas o meu setup, assim como o seu, limita bastante os modelos que conseguimos rodar, além de usar muito recurso da máquina, deixando inviável fazer outras coisas simultaneamente.

Então, meio que desisti dessa ideia. Talvez, no futuro, seja viável termos uma segunda máquina, claro que teria que avaliar se vale o investimento, focada em IA e na mesma rede da máquina que você usa para trabalhar. Assim, você poderia rodar tudo localmente em uma máquina isolada, com recursos mais otimizados para IA, e usar normalmente seu computador para trabalhar, sem disputar recursos.

É... para programar notei que está inviável no momento. Porém sigo com entusiamo esperando que em breve modelos locais otimizados tenham um bom desempenho com pouca vram. A ideia de rodar modelos locais me diverte. Recente fiz o teste rodando localmente Odysseus + LM Studio com modelo Gemma 4.

Talvez seja útil para tarefas menores como interpretar e-mais e calendário. Não sei ainda.
Odysseus: https://github.com/pewdiepie-archdaemon/odysseus

Postado
On 17/06/2026 at 11:54, Bruno Serrate Teixeira Jeronimo disse:

Os tokens/segundos na minha máquina ficam bem ruins, mas não cheguei a testar modelos quantizados.

Apesar dos pesares, eu uso ferramentas open sources e modelos chineses bem mais baratos pro dia a dia. Pesquisas, tarefas do dia a dia, codificação, tudo em cima dessas LLMs

No trabalho tenho usado Cursor no modo Auto e acompanhado o dashboard de custos por token. Acho que é o mais eficiente pra mim por enquanto. Quando seleciono os modelos que acho bons acaba saindo muito caro. E chineses acho que n aparecem na lista do cursor....vou verificar valeu!

  • Brabo 1
Postado
13 horas atrás, Luís Piúma disse:

No trabalho tenho usado Cursor no modo Auto e acompanhado o dashboard de custos por token. Acho que é o mais eficiente pra mim por enquanto. Quando seleciono os modelos que acho bons acaba saindo muito caro. E chineses acho que n aparecem na lista do cursor....vou verificar valeu!

O cursor tem o composer 2.5, ele performa bem e talvez seja a primeira opção do Auto. Outras ferramentas como o TRAE também não mostram quais modelos eles usam no auto e fica ruim de analisar qual ta indo bem ou não, mas recomendo fazer uns testes com os modelos chineses no que tiver de provedor disponiveis.

De uso meu mesmo é GLM 5.1 e o GLM 5.2. Do que eu vejo do pessoal utilizar é Kimi k2.6/2.7, Minimax m3 e até o deepseek v4 flash.

Postado

Modelos locais perdem em tuning e geralmente também pelo hardware. 
Ia local é excelênte para serviços pontuais, já vi gente fazendo horrores para gerar videos/imagens com o prompt/pipeline certa. 

porém pra gerar código dependendo de como vai ser usado, hoje a verdade é que nao tem muito como escapar do claude code. 
Lembrando que o proprio cursor, github copilot entre outros usam o claude por baixo muitas vezes, até no modo automatico. 

no vscode tem extensoes que vc habilita o auto complete e chat do llmstudio ou outra implementaçao que tenha api, porém nunca cheguei proximo do claude code ou mesmo do codex nesse setup. 

Postado
On 23/06/2026 at 23:14, Luís Piúma disse:

Eu já estou nesse fluxo faz mais um tempo. Desde setembro do ano passado entrei em um startup com foco em IA-First. Isso permitiu eu explorar sem obstáculos o desenvolvimento com agentes. Para frontend é uma batalha vencida pelos agentes. Em frontend é possível ser vibe coder sem limites, principalmente se a stack é simples como React ou Vue sem Next ou Nuxt. Já para backend eu diria que não vejo vibe coding vencendo, eu diria mais que estamos mais como desenvolvimento assistido por IA. Acho que é isso...
Frontend agora é vibe coding
Backend agora é desenvolvimento assistido por IA
Vejo diferente porque no vibe coding você apenas aceita o que a IA faz pois é visualmente mais simples fácil, já backend é normal IA errar nas regras de negócio.

Parabéns pelo https://clarifin.online/

Também estou tocando um projeto pessoal em outra área. Não lancei a primeira versão pública, sigo codando.
Estou integrando com com Asaas para pagamentos. Chegou a ver algum gateway em seus projetos? Acabei chegando nesse como o melhor candidato custo/benefício.

Tmj!😁

Bom dia.

Vi 2 possibilidades até construir a minha própria, por hora estou implementando novas features e migrando do meu sistema antigo em windows forms para este novo, validando e homologando as funcionalidades. Estou participando de um programa em uma aceleradora de startups, consegui créditos AWS, minha solução roda full em lambda e toda orientada a evento para processamento que demanda tempo. Estou finalizando esta migração "deste ano apenas pois controle desde 2008", logo começo a divulgar para angariar usuários, por hora esta sendo minha rede de amizade mesmo.

Valeu a dica de meio de pagamento, vou dar uma pesquisada.

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
×
×
  • Criar novo...