Jump to content
  • 0

Usar ou não usar o saldo do Fgts para amortizar meu AP?


Rafael Galhardo Gonçalves

Pergunta

Olá Sardinhas! 

Estou com essa dúvida a muito tempo, trabalho em uma indústria a 6 anos, usei cerca de 50% do saldo do meu FGTS para dar de entrada em um apartamento (cerca de 27k). Atualmente estou com um saldo de 24k lá acumulado e crescendo, penso muito quando olho para ele, mesmo sabendo que o rendimento daquele saldo é péssimo. Este imóvel adquiri em 2019, com entrega das chaves em 2020. Uso Fgts e coloco como meta também a amortização junto aos investimentos para não ficar sem criar ativos na carteira? Ou amortizo o máximo que der para liquidar essa dívida? 

Acabei comprando um ap devido o valor das parcelas serem muito próximos dos aluguéis da região que eu moro.

Vale ou não a pena?

Ps: não possuo ainda meu custo de 6 meses de reserva de emergência, porém possuo um valor considerável.

Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Rafael Galhardo Gonçalves disse:

Olá Sardinhas! 

Estou com essa dúvida a muito tempo, trabalho em uma indústria a 6 anos, usei cerca de 50% do saldo do meu FGTS para dar de entrada em um apartamento (cerca de 27k). Atualmente estou com um saldo de 24k lá acumulado e crescendo, penso muito quando olho para ele, mesmo sabendo que o rendimento daquele saldo é péssimo. Este imóvel adquiri em 2019, com entrega das chaves em 2020. Uso Fgts e coloco como meta também a amortização junto aos investimentos para não ficar sem criar ativos na carteira? Ou amortizo o máximo que der para liquidar essa dívida? 

Acabei comprando um ap devido o valor das parcelas serem muito próximos dos aluguéis da região que eu moro.

Vale ou não a pena?

Ps: não possuo ainda meu custo de 6 meses de reserva de emergência, porém possuo um valor considerável.

Bom dia Rafael!

Faça isso sem dúvida alguma. O FGTS rende a TR (1,63% nos últimos 12 meses) + 3%, ou seja, 4,63%, mesmo com a Selic alta está com essa rentabilidade horrorosa, que perde até para a inflação. Qualquer financiamento custa mais do que isso, então financeiramente falando, é a melhor escolha. Também foque em aumentar sua reserva (FGTS não é reserva de emergência).

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Rafael Galhardo Gonçalves disse:

Olá Sardinhas! 

Estou com essa dúvida a muito tempo, trabalho em uma indústria a 6 anos, usei cerca de 50% do saldo do meu FGTS para dar de entrada em um apartamento (cerca de 27k). Atualmente estou com um saldo de 24k lá acumulado e crescendo, penso muito quando olho para ele, mesmo sabendo que o rendimento daquele saldo é péssimo. Este imóvel adquiri em 2019, com entrega das chaves em 2020. Uso Fgts e coloco como meta também a amortização junto aos investimentos para não ficar sem criar ativos na carteira? Ou amortizo o máximo que der para liquidar essa dívida? 

Acabei comprando um ap devido o valor das parcelas serem muito próximos dos aluguéis da região que eu moro.

Vale ou não a pena?

Ps: não possuo ainda meu custo de 6 meses de reserva de emergência, porém possuo um valor considerável.

@Rafael Galhardo Gonçalves complementando as resposta, amortize o prazo e não o valor do financiamento. Quando amortizamos o prazo a redução de parcelas é gigantesca. 

Depois nos conte quantas parcelas eram e quantas sobraram.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

E para além do uso do fgts para amortizar o saldo no prazo (a cada 24meses), busque mensalmente fazer a amortização no prazo com capital próprio, pelo menos enquanto uma grande parte da parcela ainda for o pagamento de juros. Tem um video do Primo Pobre no youtube que ganhou bastante popularidade explicando isso de forma simples.

Ambas as opções vc tem como fazer pelo app Habitação da Caixa. Com isso vc vai chegar num ponto onde realmente o juros vai ser uma parte pequena da parcela (menos de 20% por ex)... naquele momento faça as contas se ainda vale pagar as a amortização com capital próprio ou esperar para finalizar com o saldo do fgts na proxima janela de 24 meses.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Alex Rodrigues Feitosa disse:

Comprei meu apartamento da mesma maneira, utilizando o FGTS. A cada 2 anos eu utilizo para amortecer o valor das parcelas, até pra ajudar no orçamento da casa, diminuindo o valor. Pra mim, com certeza, está valendo muito a pena.

@Alex Rodrigues Feitosa show.

Entendo que diminuir o valor da parcela ajuda no mês, porém você continua pagando um absurdo de juros, pois o prazo continua o mesmo. Veja dentro do seu orçamento se você consegue amortizar o prazo, você quita o financiamento muuuuuito rápido e se livra de pagar os juros.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Prezado @Rafael Galhardo Gonçalves segue minha contribuição.

1º - Constitua a sua reserva de emergência primeiramente.

2º - Depois que tiver sua reserva de emergência completa ai sim, vc pede para realizar a amortização no PRAZO e não na diminuição da parcela, pq quando vc diminui o saldo devedor vc paga menos juros e automaticamente o valor da parcela fica menor.

Fique esperto, qual é a taxa de correção do seu financiamento é a TAXA TR? se sim, ela era zerada até novembro de 2021 e depois disto ela começou a ter variação pq a taxa de juros subiu muito e isto impacta diretamente  no valor amortizado da sua dívida.

 

Vamos ao exemplo:

Saldo devedor atual : R$ 200000,00

Valor Principal A amortizar na parcela : 500,00

Apos o pagamento da parcela o saldo devedor seria de 199500,00

 

Ai no próximo mês veio a correção pela tr de 0,2063%

O saldo devedor ficaria assim:

199500,00 * 1,002063 = 199911,57

Valor principal ficaria assim

500,00 * 1,002063 = 501,03

O valor que ficaria do saldo devedor é 199911,57 - 501,03 = 199410,54

Vc reparou no perigo com esta correção? em dois meses era para ter amortizado 1000 reais sem a correção e com a bendita correção pela TR  a amortização real da divida foi apenas de 589,46, então imagine uma correção destas todo mês

vc fica com a sensação que n está progredindo.

Se vc fizer amortizações mensais e a cada 3 anos usar o fgts para amortizar o saldo devedor, acredito que em uns 4 a 6 anos vc consegue quitar seu financiamento.

 

 

 

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...