Jump to content

Recommended Posts

Postado

Fala meus amigos devs! 🏴‍☠️

Estou evoluindo meu setup de IA pra codar, usando e criando skills e MCPs para deixar o megabrain cada vez mais potente hahahaha

Com isso pensei: O que a galera da comunidade (vulgo vocês) estão usando de IA e Ferramentas nos seus setups?

Bora compartilhar ferramentas e experiências. Se quiserem, mandem também o que estão construindo por aí! 🤘

• Brabo 3
Postado

Eu estou caminhando lentamente no uso da IA. Vejo o pessoal falar de loop engineering, IDE para orquestração de agentes, etc... mas não estou com tempo para acompanhar e testar do jeito que gostaria por causa de trabalho, curso e faculdade, e me mantenho no meu humilde Claude Code Pro com skills

Meu megabrain ainda está caminhando para força total kkkkk

• HAHAHAHA 1
Postado

Fiquei muito curioso pra ver o que o pessoal usa!!

eu uso muito o Claude Code + skills + mcps mas estou tentando melhorar meu workflow (pensando em usar wisprflow inclusive), fico oscilando entre os modelos e usando multiplos agentes (tenho varios AGENT.md pelo repo que uso pra ajuda-lo a se situar)

também estou curioso em usar o OpenClaw para automatizar algumas coisas no meu dia a dia (a empresa em que trabalho liberou open source um guardrail que era o que faltava pra me sentir confiante usando, chama CrabTrab)

também uso bastante o ChatGPT com as integrações que ele tem em “Apps” estou começando a usar ele mais pra parte de planejamento fora de código (e que não precisa desse contexto direto) pra depois ir pro Claude.

tirando ferramentas pensando em workflow de codigo uso bastante Granola pra transcrever reuniões

mas recentemente estou sentindo que posso melhorar meu workflow com IA, toda hora tem coisa nova e parece que me acostumei com o modo de 1 ano atrás KKKKK

• Brabo 1
Postado

Eu tenho um PC rodando proxmox, nele eu tenho um LXC Arch Linux, nesse container eu rodo claude code e codex, acesso tudo por SSH usando tailscale. 

Em questão de skills e plugins eu tento usar o minimo possivel, pois elas mancham o contexto e adicionam coisas que >EU< considero inuteis, talvez pra quem n direcione mais os prompts seja melhor, mas eu recomendo vc se dar o trabalho de entender o que é melhor pro teu caso especifico. 

Eu prefiro digitar e fazer um back and forth com o agent e depois deixar ele com orquestrando os agents e quando termina recebo o ping pra olhar o PR

Também tenho usado Hermes, coloquei um bot no discord e no telegram e utilizo principalmente para notas, gerencialmento de calendario e agora por ultimo como estou tentar mudar de emprego pra acompanhar minhas aplicações

• Brabo 1
Postado
17 horas atrás, Matheus Loiola Pinto Curado Silva disse:

Eu estou caminhando lentamente no uso da IA. Vejo o pessoal falar de loop engineering, IDE para orquestração de agentes, etc... mas não estou com tempo para acompanhar e testar do jeito que gostaria por causa de trabalho, curso e faculdade, e me mantenho no meu humilde Claude Code Pro com skills

Meu megabrain ainda está caminhando para força total kkkkk

Estou nessa pegada também hahahaha
Estudando pra tentar deixar o sistema melhorado

Postado
15 horas atrás, Enzo Erbert disse:

Fiquei muito curioso pra ver o que o pessoal usa!!

eu uso muito o Claude Code + skills + mcps mas estou tentando melhorar meu workflow (pensando em usar wisprflow inclusive), fico oscilando entre os modelos e usando multiplos agentes (tenho varios AGENT.md pelo repo que uso pra ajuda-lo a se situar)

também estou curioso em usar o OpenClaw para automatizar algumas coisas no meu dia a dia (a empresa em que trabalho liberou open source um guardrail que era o que faltava pra me sentir confiante usando, chama CrabTrab)

também uso bastante o ChatGPT com as integrações que ele tem em “Apps” estou começando a usar ele mais pra parte de planejamento fora de código (e que não precisa desse contexto direto) pra depois ir pro Claude.

tirando ferramentas pensando em workflow de codigo uso bastante Granola pra transcrever reuniões

mas recentemente estou sentindo que posso melhorar meu workflow com IA, toda hora tem coisa nova e parece que me acostumei com o modo de 1 ano atrás KKKKK

Cara, eu estou no mesmo estilo que você

O formato "básico" já estava me atendendo muito bem, mas estou vendo tanta coisa por aí que me deu um FOMO pra evoluir esse setup hahaha

Postado
10 horas atrás, José Ediberto Do Nascimento Júnior disse:

Eu tenho um PC rodando proxmox, nele eu tenho um LXC Arch Linux, nesse container eu rodo claude code e codex, acesso tudo por SSH usando tailscale. 

Em questão de skills e plugins eu tento usar o minimo possivel, pois elas mancham o contexto e adicionam coisas que >EU< considero inuteis, talvez pra quem n direcione mais os prompts seja melhor, mas eu recomendo vc se dar o trabalho de entender o que é melhor pro teu caso especifico. 

Eu prefiro digitar e fazer um back and forth com o agent e depois deixar ele com orquestrando os agents e quando termina recebo o ping pra olhar o PR

Também tenho usado Hermes, coloquei um bot no discord e no telegram e utilizo principalmente para notas, gerencialmento de calendario e agora por ultimo como estou tentar mudar de emprego pra acompanhar minhas aplicações

Muito bom mano!

Eu ouvi algumas coisas boas sobre o Hermes e estava pensando em testar, vale a pena?

Interessante o pensamento que você trouxe sobre skills também, nunca tinha pensando por esse lado.

Postado

Eu uso o Opencode (https://opencode.ai/)

Configuro ele com Oh My Opencode Slim (https://ohmyopencodeslim.com/)

E uso minha assinatura do ChatGPT Codex

Hoje configurei para usar os novos modelos gpt-5.6 e gpt-5.6-sol

Mas antes eu usava com gpt-5.5 e estava muito satisfeito

Paralelo a isso uso o cursor para ajudar na digitacao de codigo e tarefas mais simples, e uso o codex (cli) para revisar, quando eu abro um PR, seja feito com agents do opencode, ou eu mesmo, antes de ter uma revisao humana dos meus colegas de trabalho, eu peso para o codex fazer um review simulando minha branch => main

Já me livrou de algumas coisas esse review, coisas que eu sei que as vezes nem meus pares veriam no review

Postado

Eu já fiz alguns testes com várias coisas que a gente vê pela internet, mas sinceramente? Pra mim o basicão já ajuda e resolve e fica dentro do orçamento.

Hoje meu setup é um opencode pra codar, raramente uso algum editor e quando preciso, voltei pro Sublime. O fluxo é simples também, tarefa no plan mode, revisa o plano, bota a IA pra trabalhar.
Quando eu preciso de algo ou fora de dev ou pra montar pra mim a base da coisa, eu uso o Hermes Agent, deixo ele rodando, fazendo testes e etc, depois só venho testando e polindo.

De skills também uso pouca coisa, uma que eu criei pra fazer os commits convencionais em pt-br, duas pra front (taste e impecable) e algumas outras que eu criei pra deploy da minha VPS.

De modelos, todos chineses: GLM 5.1 e GLM 5.2. O primeiro só pra coisa simples ou tarefas mais direcionadas, o segundo pra todo o resto. Deepseek v4 pro/flash só pra algumas coisas de texto, modelo auxiliar e Kimi k2.6/Minimax-m3 pra vision (apesar que são modelos bons pra uso geral também).

Eu tentei montar um fluxo de orquestrador -> planner -> builder -> reviewer -> tester, mas acabou não fluindo tanto e sempre acabava voltando com o plan/build pra fazer ajustes, ai eu desisti kkkkkk

Postado

Uso somente o cursor, modelos sou de lua. Hj uso somente grok 4.5

Agora MCP e cli uso de tudo, quanto menos eu abrir outras apps e browser, melhor pra mim

Mcps q eu uso o tempo todo:

Chrome dev tools, playwright, Slack, gitlab etc.

Postado
12 horas atrás, Gustavo Gomes Balbino disse:

Muito bom mano!

Eu ouvi algumas coisas boas sobre o Hermes e estava pensando em testar, vale a pena?

Interessante o pensamento que você trouxe sobre skills também, nunca tinha pensando por esse lado.

Vale. O esquema de memória dele eh bem legal.

Uso ele pra gerenciar minha carteira. Interajo via telegram, ele me manda notícias, rentabilidades, o q tá bem, o q tá mal etc.

Basicamente ele tem o link público da minha carteira do investidor10, as % que quero e o resto eu vou ajustando conversando mesmo

Postado
12 horas atrás, Gustavo Gomes Balbino disse:

O hermes é bacana, mas ele é relativamente pesado e é algo que se benecifia de rodar 24/7 então teria que colocar ele num computador/VM/VPS a parte.

São muitas as possibilidades com ele, mas basicamente é algo que não tem nenhuma utilidade que eu diga nossa que indispensavél, as facilidades que ele traz são coisas otimas, por exemplo consigo mandar ele todo dia me mandar no whatsapp/telegram/discord minha agenda da dia, mandar ele marcar coisas tbm.

Eu por exemplo gosto mto de mandar ele me avisar se tem algum email importante, 3x por dia ele da um scan nos emails que eu recebi não lidos e me avisa se tiver algo que eu classifiquei como "importante". Teoricamente também da pra pedir pra ele enviar/responder emails, mas eu não confio nisso não, vai q né.

Um caso de uso que me ganhou nele é que eu consigo fazer deploy de coisas, por exemplo, ontem queria testar um "dropbox" self host, eu mandei o link do github no chat e ele configurou tudo pra mim e ja me deu o link pra eu usar. 

Se vc quiser algo mais especifico, me manda uma DM que a gente pode conversar melhor sobre

Postado

Por aqui estou evoluindo o uso de IA para algo um pouco mais estruturado e técnico, até porque já atuo na área de tecnologia.

Tenho estudado e aplicado SDD — Spec-Driven Development — para organizar melhor o desenvolvimento a partir de especificações claras, critérios de aceitação e contexto persistente para os agentes.

Também estou começando a implementar conceitos de Harness Engineering, criando um ambiente com regras, validações, testes, documentação e feedback automatizado para que a IA não apenas gere código, mas consiga trabalhar dentro de um fluxo mais confiável e previsível.

No momento estou experimentando isso em projetos com Ruby on Rails, usando ferramentas como OpenSpec, agentes de código e integração com o fluxo de CI/CD.

A ideia é sair um pouco do uso da IA apenas como “geradora de código” e utilizá-la como parte de um processo de engenharia mais bem definido.

Postado
8 horas atrás, Paulo Gorgias disse:

Por aqui estou evoluindo o uso de IA para algo um pouco mais estruturado e técnico, até porque já atuo na área de tecnologia.

Tenho estudado e aplicado SDD — Spec-Driven Development — para organizar melhor o desenvolvimento a partir de especificações claras, critérios de aceitação e contexto persistente para os agentes.

Também estou começando a implementar conceitos de Harness Engineering, criando um ambiente com regras, validações, testes, documentação e feedback automatizado para que a IA não apenas gere código, mas consiga trabalhar dentro de um fluxo mais confiável e previsível.

No momento estou experimentando isso em projetos com Ruby on Rails, usando ferramentas como OpenSpec, agentes de código e integração com o fluxo de CI/CD.

A ideia é sair um pouco do uso da IA apenas como “geradora de código” e utilizá-la como parte de um processo de engenharia mais bem definido.

uso uma stack parecida com a sua e aqui no trampo estamos gastando bastante tempo formatando o harness

um dos projetos que eu trabalho ja é 100% autonomo e para que ele evolua sem ficar quebrando, precisei aplicar varios gates de validacao, veja o print

se a spec q eu abro, quebra algo na app, o agent fica no loop ate que ele resolva o problema, crie testes e implemente regras para que isso nao aconteca novamente.

obviamente tem horas que fica lotado de job lixo, mas faz parte do processo. De tempos em tempos eu rodo um review completo no projeto para descartar o que nao faz mais sentido, com isso estou conseguindo garantir o funcionamento sem me preocupar com o codigo.

meu foco agora é em skill de review de sec, estou testando varias abordagens

confesso que ta divertido esse aprendizado (o print eh so um pedaco dos steps de validacao automatica)
image.png.eea47fe28d35342c0e4b9512230eb1a4.png

• Brabo 1
Postado
1 hour ago, Sergio T disse:

uso uma stack parecida com a sua e aqui no trampo estamos gastando bastante tempo formatando o harness

um dos projetos que eu trabalho ja é 100% autonomo e para que ele evolua sem ficar quebrando, precisei aplicar varios gates de validacao, veja o print

se a spec q eu abro, quebra algo na app, o agent fica no loop ate que ele resolva o problema, crie testes e implemente regras para que isso nao aconteca novamente.

obviamente tem horas que fica lotado de job lixo, mas faz parte do processo. De tempos em tempos eu rodo um review completo no projeto para descartar o que nao faz mais sentido, com isso estou conseguindo garantir o funcionamento sem me preocupar com o codigo.

meu foco agora é em skill de review de sec, estou testando varias abordagens

confesso que ta divertido esse aprendizado (o print eh so um pedaco dos steps de validacao automatica)
image.png.eea47fe28d35342c0e4b9512230eb1a4.png

Sérgio, meu amigo, que trabalho incrível! Você se importaria de trocar algumas figurinhas comigo?

Tenho passado por uma jornada um pouco dolorosa e solitária nesse processo. Atuo com SRE, então desenvolvimento não é minha atividade principal e, consequentemente, meus colegas também não estão muito envolvidos com esse tipo de iniciativa.

Por isso, tenho sentido falta de pessoas com quem compartilhar experiências, dificuldades e aprendizados. Seria muito legal poder trocar algumas ideias com você.

Postado

E tem mais uma coisa importante que eu quase esqueci de comentar, pessoal: criei duas automações que têm me ajudado bastante.

Uma delas busca notícias relevantes sobre os ativos que tenho em carteira e gera um resumo diário. Isso tem me ajudado bastante no gerenciamento da carteira e também a entender melhor o que está acontecendo com cada ativo.

A outra automação busca os informes gerenciais dos FIIs e cria resumos com os principais pontos. Agora, estou trabalhando para fazer algo parecido também com as ações.

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...