Jump to content
  • 0

Duvida no IR


Marcelo Parada Machado Filho

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 minute ago, Marcelo Parada Machado Filho disse:

NO IMPOSTO DE RENDA NA HORA DE DECLARAR O VALOR TOTAL DA AÇÕES EU PRECISO APENAS SOMAR OS VALORES DE CADA COMPRA ATÉ O DIA 31/12 OU EU SÓ PRECISO PEGAR O PREÇO MÉDIO DO DIA 31/12 E MULTIPPLICAR PELO NÚMERO DE AÇÕES, NÃO ENTENDI ESSA PARTE?

Boa noite Marcelo!

Para declarar as ações no seu IRPF, não importa o quanto elas valem hoje, só importa o quanto você pagou. Para isso, você vai simplesmente multiplicar o número de ações pelo seu preço médio, de acordo com a posição de 31/12. Para calcular o preço médio você pode somar o valor investido e dividir pelo número de ações compradas, ou pode usar uma ferramenta que faz esse cálculo automaticamente, como o Gorila, que indicamos nas aulas.

Por exemplo, você possui 100 ações da empresa AUVP3, com um preço médio de R$20, mas atualmente elas estão cotadas a R$30 -> esquece a cotação, só declara 100x20 = R$2.000.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Marcelo Parada Machado Filho,

Complementando a informação do @Matheus Malheiros Pinto,  quando você tem ações, elas são lançadas na Ficha de Bens e Direitos no programa do IR com um histórico parecido com:

image.png.921b5ac646a41cea84517024995e743d.png

Se a empresa distribuiu dividendos, eless são lançadas em rendimentos isentos e não tributáveis, com histórico parecido com:

image.png.bb70284ce72b2fac2702c966e21dddb1.png

Já se recebeu Juros sobre capital próprio, JCP, eles são lançados em Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, mais ou menos como:

image.png.31225e333ea7502ce30b1efde4c9eb5d.png

Voltando em Bens e Direitos, se a empresa anunciou que vai pagar algum provento, mas a data de recebimento do mesmo passar para o ano seguinte (ex:  Anunciou em 10/12/21 que vai pagar dividendos ou JCP em 15/3/22), você precisa lançar esses proventos com histórico mais ou menos assim:

image.png.fb3c4ad7e0f399925e820558d7baedf9.png

Espero ter te ajudado!!  Abraço!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Lucas Duarte Orestes disse:

O preço médio é calculado somente levando em conta as que compramos esse ano, ou desde o início da carteira? 

@Lucas Duarte Orestes deste o início da carteira. Na prática você tem o seu preço médio calculado a cada ordem de compra, então é desde a primeira compra de cada Ação/FII.

E vale lembrar que venda não altera o preço médio da Ação/FII. Só diminui a quantidade do ativo.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Lucas Duarte Orestes disse:

@Flavio Prado @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa

Você controlam o PM pelas queridas planilhas de excel??

Tenho que me organizar pois estou vivendo na baguncinha.

 

Myprofit, ele calcula sozinho e ainda faz a minha declaração do IR

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Lucas Duarte Orestes disse:

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa
O miserável é um gênio! 

Essa função é no plano pago? 

Aham, como sou cliente antigo, pago 10 reais por mês, não sei quanto deve estar agora, talvez seja 20 reais, usa o free, ele já calcula o PM, se curtir, ai você assina 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Lucas Duarte Orestes disse:

@Flavio Prado @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa

Você controlam o PM pelas queridas planilhas de excel??

Tenho que me organizar pois estou vivendo na baguncinha.

 

@Lucas Duarte Orestes eu fiz uma planilha Excel onde lanço as minhas ordens (preço de compra e tarifas cobradas pela B3) para controlar o preço médio. Assim que recebo a nota de corretagem, entro na planilha e faço os lançamentos. Menos de 33 segundos.

Como faço a declaração anual minha e de mais alguns familiares a algumas décadas, fazer os lançamentos na declaração acho super tranquilo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Lucas Duarte Orestes eu fiz uma planilha Excel onde lanço as minhas ordens (preço de compra e tarifas cobradas pela B3) para controlar o preço médio. Assim que recebo a nota de corretagem, entro na planilha e faço os lançamentos. Menos de 33 segundos.

Como faço a declaração anual minha e de mais alguns familiares a algumas décadas, fazer os lançamentos na declaração acho super tranquilo.

Cronometrado! hahaha 

Mais rápido que o THE FLASH

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala galera, boa tarde.

Tá chegando a hora de fazer essa tal de declaração de IR com as ações. Como comecei a investir em ações no ano passado, também tenho essas dúvidas. Mesmo que não tenha vendido nenhuma, eu tenho que declarar de todo jeito, certo?

Além disso, temos que declarar tambéms fundos imobiliarios, etfs, bdrs, entre outros?

Alguém tem algum contador de confiança que possa desenrolar? Eu tenho um aqui mas ele pelo visto faz só o basicão mesmo. 

 

Abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Aham, você precisa declarar sua posição atual, mesmo que não tenha tido vendas. Então, esse negocio de contador é bem complicado de indicar. Mas ta ai uma boa renda extra, será que não tem ninguém aqui na comunidade que é contador e quer ganhar uns clientes extra? É um nicho excelente!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Leandro Andrade disse:

Fala galera, boa tarde.

Tá chegando a hora de fazer essa tal de declaração de IR com as ações. Como comecei a investir em ações no ano passado, também tenho essas dúvidas. Mesmo que não tenha vendido nenhuma, eu tenho que declarar de todo jeito, certo?

Além disso, temos que declarar tambéms fundos imobiliarios, etfs, bdrs, entre outros?

Alguém tem algum contador de confiança que possa desenrolar? Eu tenho um aqui mas ele pelo visto faz só o basicão mesmo. 

 

Abraço!

@Leandro Andrade a declaração é bem tranquila de se fazer. Sim, você vai declarar a posição que você tinha da sua carteira no dia 31/12/2022, não importando o que você fez de 01/01/2023 para cá.

Basicamente você vai pegar os informes de rendimento onde constam os investimentos e lançar conforme eles indicam. Qualquer coisa, estamos aqui para ajudar. 

Outra coisa, você já declara ou nunca fez declaração?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/02/2023 at 16:17, Flavio Prado disse:

@Leandro Andrade a declaração é bem tranquila de se fazer. Sim, você vai declarar a posição que você tinha da sua carteira no dia 31/12/2022, não importando o que você fez de 01/01/2023 para cá.

Basicamente você vai pegar os informes de rendimento onde constam os investimentos e lançar conforme eles indicam. Qualquer coisa, estamos aqui para ajudar. 

Outra coisa, você já declara ou nunca fez declaração?

te confesso que venho declarando mas nem olho, meu contador que faz, eu passo o olho e aprovo sem ter muita noção, nunca corri atrás pra aprender o básico disso, to tentando entender melhor agora 

 

agora minha esposa nao vinha declarando e essas ações estou fazendo no nome dela...

Editado por Leandro Andrade
complemento
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...