Jump to content
  • 0

Sobre marcação a mercado do Tesouro IPCA+


Mateus Natalio Soares Nascimento

Pergunta

Na aula do módulo 3, foi explicado que um título do tesouro IPCA irá valer sempre R$1000,00 no vencimento. Então um título que custe hoje R$1700,00 terá seu valor reduzido pela inflação. Até aí eu entendi. O que eu fiquei com dúvida é: esse valor de R$1000,00 no vencimento é calculado apenas especulando o valor da inflação ou já está sendo contabilizado o prêmio que será pago?  

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
57 minutes ago, Mateus Natalio Soares Nascimento disse:

Na aula do módulo 3, foi explicado que um título do tesouro IPCA irá valer sempre R$1000,00 no vencimento. Então um título que custe hoje R$1700,00 terá seu valor reduzido pela inflação. Até aí eu entendi. O que eu fiquei com dúvida é: esse valor de R$1000,00 no vencimento é calculado apenas especulando o valor da inflação ou já está sendo contabilizado o prêmio que será pago?  

Bom dia, Mateus!

Na realidade, o que deve valer exatos R$1.000 é o prefixado, o IPCA+ deve valer R$1.000 corrigidos pela inflação. Por exemplo, um título IPCA+ que passou por uma inflação de 100%, chegou ao vencimento valendo R$2.000.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Mateus Natalio Soares Nascimento disse:

Na aula do módulo 3, foi explicado que um título do tesouro IPCA irá valer sempre R$1000,00 no vencimento. Então um título que custe hoje R$1700,00 terá seu valor reduzido pela inflação. Até aí eu entendi. O que eu fiquei com dúvida é: esse valor de R$1000,00 no vencimento é calculado apenas especulando o valor da inflação ou já está sendo contabilizado o prêmio que será pago?  

@Mateus Natalio Soares Nascimento complementando a resposta, quando o Governo coloca um Tesouro IPCA+ a venda ele inicia com um valor base que será corrigido pela inflação (IPCA), portanto no vencimento este valor base estará corrigido pelo IPCA somada a parte fixa de quando você comprou o título. Por exemplo, hoje (02/02/2023) temos o Tesouro 2029 IPCA+6,00%aa e você comprou esta rentabilidade. Aí em 09/03/2023 você compra mais do Tesouro 2029 IPCA+5,50%aa (veja que a rentabilidade contrata já é outra, e o valor que você pagará em 09/03/2023 também será outro). No vencimento a primeira compra vai render sobre o valor pago em 02/02/2023 exatamente IPCA do dia da compra até o vencimento + 6,00%aa, e a segunda compra vi render sobre o valor pago m 09/03/2023 exatamente IPCA do dia da compra até o vencimento + 5,50%aa. 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...