Jump to content
  • 0

TESOURO IPCA+


José Eduardo Munhoz Gomes

Pergunta

Olá Pessoal
O Raul comentou na última live sobre contra fluxo (01/02/2023). Ficou claro que a hora de comprar, por exemplo, um Tesouro IPCA+ é quando a inflação está baixa, Assim, ninguém esta querendo comprar, pois ninguém esta com medo da inflação. Neste cenário, compramos o IPCA com a expectativa de que ele vai subir, e assim, o título se valorizar. 
Esta afirmação esta correta ? certo ?

Frente a isso, ai vai 2 perguntas:

Pergunta 1) Quando podemos saber que a Inflação está baixa ? No vídeo o Raul disse que agora é um ótimo momento para comprar IPCA. Mas se analisarmos a série histórica, o IPCA está praticamente na média, não está baixo. Porque podemos considerar que está baixo ? (analisar a figura em anexo)

Pergunta 2) Se o IPCA no momento esta baixo, quem me garante que no vencimento do título ele vai estar maior ? Por exemplo, de acordo com a imagem em anexo, se eu tivesse comprado um título IPCA em 2011 (IPCA 6,5%), com vencimento em 6 anos. Nesse caso, no vencimento o IPCA 2017 estava em 2,95%. Nesse caso, teria sido um bom negócio ? 


image.png.5f00b62711e2ee1969410b7e12dc2c4e.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Ao meu ver, a sugestão sobre comprar IPCA+ não está nem tão ligado ao valor atual dele, mas sim por causa do valor atual da Selic que está alta, fazendo com que os valores oferecidos acrescidos ao IPCA tendem a ser maiores.

Como o Raul explica nas aulas: Selic e IPCA funcionam mais ou menos como uma gangorra tentando um sempre equilibrar o outro.

Caso a Selic venha a baixar futuramente, a tendência é que o IPCA suba pra dar uma segurada no poder de compra, visto que as taxas de juros estarão menores.

Então a justificativa de estar valendo mais a pena o IPCA+ atualmente é por causa da Selic estar alta (considerando o histórico).

Editado por Thalles Mona Martins
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/02/2023 at 15:25, Thalles Mona Martins disse:

Ao meu ver, a sugestão sobre comprar IPCA+ não está nem tão ligado ao valor atual dele, mas sim por causa do valor atual da Selic que está alta, fazendo com que os valores oferecidos acrescidos ao IPCA tendem a ser maiores.

Como o Raul explica nas aulas: Selic e IPCA funcionam mais ou menos como uma gangorra tentando um sempre equilibrar o outro.

Caso a Selic venha a baixar futuramente, a tendência é que o IPCA suba pra dar uma segurada no poder de compra, visto que as taxas de juros estarão menores.

Então a justificativa de estar valendo mais a pena o IPCA+ atualmente é por causa da Selic estar alta (considerando o histórico).

Na verdade Thalles, na aula Aula 03 - Introdução ao Tesouro Direto, o IPCA é o índice que mostra a inflação do período,  o que oscila com base no IPCA e em outros índices é a SELIC, e ela aumenta quando a INFLAÇÃO aumenta, então, IPCA=INFLAÇÃO, IPCA aumenta,  SELIC aumenta, pra assim controlar a inflação, pois a SELIC é a taxa basica de Juros, se esta alta, menos pessoas pegam um empréstimo por exemplo, com menos dinheiro na economia as compras diminuem, diminuindo a demanda, o valor da oferta cai, pois quem vende tem que continuar vendendo, e vai diminuindo o valor dos produtos para fazer isso.  

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

A dinâmica de marcação ao mercado ainda esta um pouco confusa pra mim, mas pelo que pude entender, comprando um titulo Ipca + quando a selic esta alta (como o momento atual) e considerando que a tendência e de que vá abaixar em algum momento, no momento que a selic abaixar se faz necessária a marcação ao mercado e o valor do titulo aumenta, dando assim uma oportunidade de retirada antes do vencimento com uma rentabilidade satisfatória.

 

Entendi certo ?

 

Seria esse um bom momento então pra investir em um titulo Ipca + ? Acreditando que quando a Selic abaixar será uma boa oportunidade de rentabilizar sobre o valor investido.

 

 

Editado por Pablo Oyarzabal
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/02/2023 at 14:39, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

Olá Pessoal
O Raul comentou na última live sobre contra fluxo (01/02/2023). Ficou claro que a hora de comprar, por exemplo, um Tesouro IPCA+ é quando a inflação está baixa, Assim, ninguém esta querendo comprar, pois ninguém esta com medo da inflação. Neste cenário, compramos o IPCA com a expectativa de que ele vai subir, e assim, o título se valorizar. 
Esta afirmação esta correta ? certo ?

Frente a isso, ai vai 2 perguntas:

Pergunta 1) Quando podemos saber que a Inflação está baixa ? No vídeo o Raul disse que agora é um ótimo momento para comprar IPCA. Mas se analisarmos a série histórica, o IPCA está praticamente na média, não está baixo. Porque podemos considerar que está baixo ? (analisar a figura em anexo)

Pergunta 2) Se o IPCA no momento esta baixo, quem me garante que no vencimento do título ele vai estar maior ? Por exemplo, de acordo com a imagem em anexo, se eu tivesse comprado um título IPCA em 2011 (IPCA 6,5%), com vencimento em 6 anos. Nesse caso, no vencimento o IPCA 2017 estava em 2,95%. Nesse caso, teria sido um bom negócio ? 


image.png.5f00b62711e2ee1969410b7e12dc2c4e.png

@José Eduardo Munhoz Gomes quando o Raul comenta na live que é uma boa hora de comprar IPCA não é só por ela estar baixa, e sim por conta da parte prefixada do título. Como a Selic está alta para que os títulos atrelados ao IPCA tenham saída os emissores aumentam a parte prefixada do título para serem mais atrativos, então quando a inflação aumentar (e vai aumentar em algum momento futuro) você tem um aumento na sua rentabilidade, pois você comprou quando a inflação estava baixa um IPCA+8%aa (por exemplo), e com a inflação alta os títulos provavelmente estarão pagando IPCA+2%, o que não seria um bom momento, pois em algum momento no futuro a inflação vai baixar e o seu título estará rendendo somente 2% mais um IPCA baixo.

Resposta 1) não temos como saber se vai baixar mais ou não, porém estão oferecendo IPCA+6% e como a expectativa parece ser de um aumento na inflação, a tendência é que a parte prefixada dos títulos diminua, então agora pode vir a ser um bom momento para entrar e pegar a parte prefixada maior.

Resposta 2) nos anos onde a inflação estava baixa provavelmente os títulos ofertados estavam com a parte prefixada maior, sendo um bom momento de entrada. Já nos anos com a inflação mais alta, provavelmente a parte prefixada estavam em percentuais bem menores.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Pablo Oyarzabal disse:

A dinâmica de marcação ao mercado ainda esta um pouco confusa pra mim, mas pelo que pude entender, comprando um titulo Ipca + quando a selic esta alta (como o momento atual) e considerando que a tendência e de que vá abaixar em algum momento, no momento que a selic abaixar se faz necessária a marcação ao mercado e o valor do titulo aumenta, dando assim uma oportunidade de retirada antes do vencimento com uma rentabilidade satisfatória.

 

Entendi certo ?

 

Seria esse um bom momento então pra investir em um titulo Ipca + ? Acreditando que quando a Selic abaixar será uma boa oportunidade de rentabilizar sobre o valor investido.

 

 

@Pablo Oyarzabal acima respondi ao José Eduardo, veja se a explicação esclarece a questão, mas se não esclareceu, é só falar que explicamos de outra maneira.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

A legal @Flavio Prado
Resumindo então, para saber um bom momento para comprar  IPCA+, é só analisar o premio. Se estiver alto, então é um bom negócio. Se estiver baixo, não é um bom negócio. Correto ? Pois se o premio estiver alto é porque ninguém esta querendo. (contra fluxo)

E após a compra, ficar atento no momento certo de sair do título quando ele sofrer uma boa marcação a mercado. No caso, quando a inflação subir, ao ponto de já quase entregar o rendimento final. Correto ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

A legal @Flavio Prado
Resumindo então, para saber um bom momento para comprar  IPCA+, é só analisar o premio. Se estiver alto, então é um bom negócio. Se estiver baixo, não é um bom negócio. Correto ? Pois se o premio estiver alto é porque ninguém esta querendo. (contra fluxo)

E após a compra, ficar atento no momento certo de sair do título quando ele sofrer uma boa marcação a mercado. No caso, quando a inflação subir, ao ponto de já quase entregar o rendimento final. Correto ?

@José Eduardo Munhoz Gomes isso. Mas para não ficar tão tranquilo assim, vou colocar mais uma pitada de confusão kkkkk o conceito "se estiver alto" e "se estiver baixo" é relativo e muito pessoal. Para você pode estar alto, mas para mim, ainda não está alto o suficiente kkkkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Flavio Prado Compreendo totalmente, vai de acordo com o termômetro de cada um XD kkkkkkk
@Marcelo Ribeiro O raciocínio do Pré-fixado é em relação a Selic no caso ? Se a Selic estiver alta, é um bom momento para comprar, e quando a Selic estiver baixa, ele se valoriza, e ai que ganharemos com a marcação a mercado, correto ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
34 minutes ago, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

@Flavio Prado Compreendo totalmente, vai de acordo com o termômetro de cada um XD kkkkkkk
@Marcelo Ribeiro O raciocínio do Pré-fixado é em relação a Selic no caso ? Se a Selic estiver alta, é um bom momento para comprar, e quando a Selic estiver baixa, ele se valoriza, e ai que ganharemos com a marcação a mercado, correto ?

image.png.2e25316dfc97576973505759cc110f9c.png

Imagina se o governo levar pra frente essa ideia zuada de baixar a Selic na marra ?

Ai quem tiver faz a festa...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Flavio Prado

@Marcelo Ribeiro

@José Eduardo Munhoz Gomes

Pessoal, fiquei com algumas duvidas esclarecidas e criei algumas duvidas novas, se puderem me ajudar a entender ficarei grato .. bom, eu comprei 0,63 de Selic 2029+0180%( dia 15/01) pra ter um valor legal em renda fixa, o valor do titulo subiu e se valorizou em +- 100$ ... como ainda nao fechou os 30 dias de IOF( desconta muito) e IR a 22,50.. então so pra saber:

1.eu continuo com esse investimento, ou espero bater os 30 dias do IOF e retiro pra investir melhor em um IPCA+ ? 

2. A ''longo prazo'' IPCA+ me renderia melhor que esse titulo da selic 2029?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Gabriel Thomaz Dos Santos disse:

@Flavio Prado

@Marcelo Ribeiro

@José Eduardo Munhoz Gomes

Pessoal, fiquei com algumas duvidas esclarecidas e criei algumas duvidas novas, se puderem me ajudar a entender ficarei grato .. bom, eu comprei 0,63 de Selic 2029+0180%( dia 15/01) pra ter um valor legal em renda fixa, o valor do titulo subiu e se valorizou em +- 100$ ... como ainda nao fechou os 30 dias de IOF( desconta muito) e IR a 22,50.. então so pra saber:

1.eu continuo com esse investimento, ou espero bater os 30 dias do IOF e retiro pra investir melhor em um IPCA+ ? 

2. A ''longo prazo'' IPCA+ me renderia melhor que esse titulo da selic 2029?

@Gabriel Thomaz Dos Santos então vamos lá rsrsrsrs

1) continua até passar os 30 dias iniciais para não ter o desconto do IOF. Agora retirar do Tesouro Selic para colocar no IPCA+ precisa ver se faz sentido na sua estratégia. A primeira pergunta a se fazer é: se queria colocar no IPCA+, porque colocou no Tesouro Selic?

2) Não tem como saber. Se a Selic se mantiver alta e a inflação se mantiver baixa, o Tesouro Selic será melhor. Mas se a inflação aumentar e a Selic baixar, o Tesouro IPCA+ seria melhor. Por esse motivo a importância na diversificação da carteira, inclusive dentro da Renda Fixa. Ter títulos variados, com índices e prazos variados para qualquer que seja o cenário, na média você está tendo uma boa rentabilidade.

Espero ter ajudado.

2) 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Gabriel Thomaz Dos Santos então vamos lá rsrsrsrs

1) continua até passar os 30 dias iniciais para não ter o desconto do IOF. Agora retirar do Tesouro Selic para colocar no IPCA+ precisa ver se faz sentido na sua estratégia. A primeira pergunta a se fazer é: se queria colocar no IPCA+, porque colocou no Tesouro Selic?

2) Não tem como saber. Se a Selic se mantiver alta e a inflação se mantiver baixa, o Tesouro Selic será melhor. Mas se a inflação aumentar e a Selic baixar, o Tesouro IPCA+ seria melhor. Por esse motivo a importância na diversificação da carteira, inclusive dentro da Renda Fixa. Ter títulos variados, com índices e prazos variados para qualquer que seja o cenário, na média você está tendo uma boa rentabilidade.

Espero ter ajudado.

2) 

Show de bola a explicação, então assim, eu coloquei na SELIC por que ainda era mais leigo no assunto de renda fixa e achava que a SELIC era o único tipo de renda fixa ( até chegar no modulo 3 ontem kkkkkk) que expandiu muito minha visão sobre as rendas fixas, ai por eu achar que estaria protegendo meu $$ e ainda rendendo os 13,75% (já aprendi sobre os descontos e que pode variar a Selic) mas como ela esta em alta ainda rende bem, em teoria, minha estrategia era realmente deixar esse dinheiro lá ate 2029, mas se for o caso da selic abaixar demais eu retiro e reinvisto em algo mais lucrativo, como IPCA+ . agradeço a explicação !

PS: então investi na Selic por não saber como funcionava o IPCA+ , mais uma vez, obrigado pela explicação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...