Jump to content
  • 0

CDB PRE FIXADO IPCA + 8%

Denyon Willyan Advento Cruz

Pergunta

Bom dia prezados sardinhas de carteirinha.

Um titulo CDB atrelado ao IPCA + uma taxa fixa, exemplo: IPCA + 8% eu devo considerar o IPCA referente ao ultimo mês ou o valor acumulado?

Acumulado atual (Ult 12 meses): 5,79%

Último mês (dez/22): 0,62%

Agradeço desde já,

Desejo bons negócios a todos

Denyon Cruz

Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Denyon Willyan Advento Cruz disse:

Um titulo CDB atrelado ao IPCA + uma taxa fixa, exemplo: IPCA + 8% eu devo considerar o IPCA referente ao ultimo mês ou o valor acumulado?

Agradeço desde já,

Denyon Cruz

Boa tarde Denyon!

As rentabilidades no títulos são ao ano. Em um título IPCA+8%, por exemplo, ele renderá 8% a.a. + o IPCA de cada ano. Imagine os seguintes 3 anos nesse título:

Ano 1: IPCA = 4% -> Rentabilidade = 12%

Ano 2: IPCA = 0% -> Rentabilidade = 8%

Ano 3: IPCA = -2% -> Rentabilidade = 6% (sim, se o IPCA for negativo o valor é subtraído)

Rentabilidade total: 28,2% (1,12x1,08x1,06), o mesmo que 8% a.a. corrigidos pela inflação.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde Denyon!

As rentabilidades no títulos são ao ano. Em um título IPCA+8%, por exemplo, ele renderá 8% a.a. + o IPCA de cada ano. Imagine os seguintes 3 anos nesse título:

Ano 1: IPCA = 4% -> Rentabilidade = 12%

Ano 2: IPCA = 0% -> Rentabilidade = 8%

Ano 3: IPCA = -2% -> Rentabilidade = 6% (sim, se o IPCA for negativo o valor é subtraído)

Rentabilidade total: 28,2% (1,12x1,08x1,06), o mesmo que 8% a.a. corrigidos pela inflação.

Acho que a duvida dele, é como ele descobre qual o IPCA que vai ser usado. Se investir hoje, qual o IPCA que vai ser usado? Exemplo, comprou um titulo IPCA+ 6% por 2 anos. O IPCA que vai ser utilizado na conta vai ser o IPCA do período? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Denyon Willyan Advento Cruz disse:

Agradeço desde já,

Denyon Cruz

Não sei se é só na Isa, acredito que em todas, é informado em algum lugar. O da Isa, quando você vai comprar na tela antes de confirmar ele discrimina no nome do título, por exemplo esse é o acumulado, mas sinceramente eu só vi do acumulado.

image.png.e6c976fb9f0fd60ecbdf7555e568a602.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Denyon Willyan Advento Cruz disse:

Agradeço desde já,

Denyon Cruz

@Denyon Willyan Advento Cruz o título corrigido por qualquer índice (Selic, CDI, IPCA, IGPM etc) é sempre do dia da compra para frente. A correção é feita diariamente pelo percentual diário do índice e da taxa fixa.

Agora você vai perguntar: mas na hora que eu estou olhando os títulos aparece a rentabilidade que terei no vencimento. Como é calculado se a rentabilidade é do dia da compra para frente? Eu te respondo: as Corretoras usam as previsões futuras dos índices para calcular a rentabilidade estimada, portanto quando chegar no vencimento a rentabilidade poderá ser maior ou menor que a estimativa que apareceu no momento da compra.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...