Jump to content
  • 0

pagar financiamento ou vender o imóvel?


Marielli Zina

Pergunta

Pessoal, me ajudem com uma dúvida.

Comprei um apartamento financiado (valor financiado: R$76mil; prazo contrato: 360 meses; juros nominais vigentes: 4,5%; juros efetivos: 4,5939%; juros efetivos c/ relacionamento: 4,5939%). 

Estou alugando esse imóvel atualmente por R$450/mês e o inquilino paga também o valor do condomínio (aprox. R$300/mês).

Gostaria de saber se compensa vender ou continuar pagando o financiamento.

Faltam pagar R$61mil do financiamento, sem negociação, acredito que negociando com o banco esse valor seja menor ao pagar a vista. 

Obs: esse é o único imóvel que possuo comprado, moro com meus pais e não tenho custos com moradia. 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

O juro que vc conseguiu nesse financiamento está muito atrativo, de apenas 4,59.a.a. E qual o valor da parcela do seu financiamento? Pergunto pois deve estar pelos R$400 aprox, ou seja, vc estaria no lucro mensalmente. Esse é o melhor cenário e vc conseguirá ao longo do tempo pagar todo o imóvel sem gasto algum do seu bolso (a não ser que o imóvel fique desocupado). Se a prestação for nesse patamar de valor que eu mencionei ou um levemente maior mas sem necessidade de um gasto significativo, eu não venderia.

Editado por Gustavo Bervian Brand
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Marielli Zina disse:

Pessoal, me ajudem com uma dúvida.

Comprei um apartamento financiado (valor financiado: R$76mil; prazo contrato: 360 meses; juros nominais vigentes: 4,5%; juros efetivos: 4,5939%; juros efetivos c/ relacionamento: 4,5939%). 

Estou alugando esse imóvel atualmente por R$450/mês e o inquilino paga também o valor do condomínio (aprox. R$300/mês).

Gostaria de saber se compensa vender ou continuar pagando o financiamento.

Faltam pagar R$61mil do financiamento, sem negociação, acredito que negociando com o banco esse valor seja menor ao pagar a vista. 

Obs: esse é o único imóvel que possuo comprado, moro com meus pais e não tenho custos com moradia. 

@Marielli Zina faltou falar o valor da prestação, se é SAC ou PRICE e se você paga o IPTU ou o inquilino (e o valor mensal).

De qualquer maneira o CET é extremamente baixo para os financiamentos feitos hoje em dia. Você tem FGTS que poderia usar para abater o saldo devedor?

Com relação a quitar o financiamento, é muito raro que o banco dê algum desconto para liquidação do saldo devedor.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Gustavo Bervian Brand disse:

O juro que vc conseguiu nesse financiamento está muito atrativo, de apenas 4,59.a.a. E qual o valor da parcela do seu financiamento? Pergunto pois deve estar pelos R$400 aprox, ou seja, vc estaria no lucro mensalmente. Esse é o melhor cenário e vc conseguirá ao longo do tempo pagar todo o imóvel sem gasto algum do seu bolso (a não ser que o imóvel fique desocupado). Se a prestação for nesse valor que vc mencionou ou um pouco maior, eu não venderia.

O valor que pago na parcela é de R$480/mês. Realmente, acaba sendo o valor aproximado do aluguel que o inquilino paga, isso sem considerar o valor de IPTU, manutenções, etc..

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Marielli Zina disse:

Pessoal, me ajudem com uma dúvida.

Comprei um apartamento financiado (valor financiado: R$76mil; prazo contrato: 360 meses; juros nominais vigentes: 4,5%; juros efetivos: 4,5939%; juros efetivos c/ relacionamento: 4,5939%). 

Estou alugando esse imóvel atualmente por R$450/mês e o inquilino paga também o valor do condomínio (aprox. R$300/mês).

Gostaria de saber se compensa vender ou continuar pagando o financiamento.

Faltam pagar R$61mil do financiamento, sem negociação, acredito que negociando com o banco esse valor seja menor ao pagar a vista. 

Obs: esse é o único imóvel que possuo comprado, moro com meus pais e não tenho custos com moradia. 

Bom dia, Marielli!

Essa resposta não é tão simples... com esse imóvel, você já terá um lugar para chamar de seu, mas aí depende das suas prioridades.

Agora vou dar minha opinião sobre o financeiro: normalmente a entrada mínima é 20%, então vou considerar um valor de R$95.000 para o imóvel. Com esse aluguel, você tem um cap rate de 0,47% a.m., fora que você tem gastos com manutenção e paga impostos sobre o lucro. Investindo em FIIs (vamos falar apenas de tijolo, você consegue tranquilamente 0,6% a.m. em dividendos, sem dor de cabeça com inquilino e manutenção, e sem imposto, então desconsiderando o lado pessoal, eu venderia.

Em relação ao financiamento, os juros estão excelentes, então eu deixaria o valor do imóvel investido em FIIs e usaria os proventos para pagar o financiamento, sempre amortizando as últimas parcelas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Marielli Zina disse:

Pessoal, me ajudem com uma dúvida.

Comprei um apartamento financiado (valor financiado: R$76mil; prazo contrato: 360 meses; juros nominais vigentes: 4,5%; juros efetivos: 4,5939%; juros efetivos c/ relacionamento: 4,5939%). 

Estou alugando esse imóvel atualmente por R$450/mês e o inquilino paga também o valor do condomínio (aprox. R$300/mês).

Gostaria de saber se compensa vender ou continuar pagando o financiamento.

Faltam pagar R$61mil do financiamento, sem negociação, acredito que negociando com o banco esse valor seja menor ao pagar a vista. 

Obs: esse é o único imóvel que possuo comprado, moro com meus pais e não tenho custos com moradia. 

Bom dia.

Vender ou não é uma decisão muito pessoal sua.

 

Porém, vai minha contribuição:

Vc está pagando um juros extremamente baixo de juros considerando a taxa que os bancos estão praticando atualmente.

Se eu fiz as contas certinho, vc deve estar pagando algo  assim de financiamento:

Valor de amortização : 212

Valor de Juros da parcela:  285

TAXAS : 50

VALOR PARCELA :  547 reais, 

é isto mesmo? é este o valor que vc paga?

Se for isto, eu sinceramente eu não vendia não. acho que não vale a pena não.

Não sei quanto vc ganha mensalmente, mas acredito que vc consiga quitar este financiamento em uns 3 a 4 anos dependendo do quanto vc amortizar mensalmente

por exemplo.

Este valor que eu falei de Amortização 212 reais, é o valor que é abatido  mensalmente da sua dívida com o banco.

Vamos supor que vc consiga amortizar mensalmente 424 reais além do valor que vc paga de parcela todos os meses:

ANO 0 -  vc deve 76mil

ANO 1 = 76 mil - ( 12 x 212 "valor abatido da sua dívida em cada parcela + 424 reais * 12 "valor que vc vai amortizar extra "

 Ficando =  76 mil - ( 2544 + 5088) >>> 76000 - 7632 =  68368

ANO 2 = 68368 - 7632 = 60736

ANO 3 = 60736 - 7632 = 53104

ANO 4 = 53104 -  7632 =  45472

ANO 5 = 45472- 7632 -  37840

ANO 6 = 37840 - 7632 =  30208

ANO 7 = 30208 - 7632 =  22576

ANO 8 = 22576 - 7632 = 14944

ANO 9 = 14944 - 7632 =  7312

ANO 10 = 7312 - 7312 = 0

Pelas contas que fiz, vc termina o financiamento com 10 anos,

 

 

 

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...