Marielli Zina Postado 10 de Fevereiro de 2023 Compartilhar Postado 10 de Fevereiro de 2023 Pessoal, me ajudem com uma dúvida. Comprei um apartamento financiado (valor financiado: R$76mil; prazo contrato: 360 meses; juros nominais vigentes: 4,5%; juros efetivos: 4,5939%; juros efetivos c/ relacionamento: 4,5939%). Estou alugando esse imóvel atualmente por R$450/mês e o inquilino paga também o valor do condomínio (aprox. R$300/mês). Gostaria de saber se compensa vender ou continuar pagando o financiamento. Faltam pagar R$61mil do financiamento, sem negociação, acredito que negociando com o banco esse valor seja menor ao pagar a vista. Obs: esse é o único imóvel que possuo comprado, moro com meus pais e não tenho custos com moradia. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Gustavo Bervian Brand Postado 10 de Fevereiro de 2023 Compartilhar Postado 10 de Fevereiro de 2023 (edited) O juro que vc conseguiu nesse financiamento está muito atrativo, de apenas 4,59.a.a. E qual o valor da parcela do seu financiamento? Pergunto pois deve estar pelos R$400 aprox, ou seja, vc estaria no lucro mensalmente. Esse é o melhor cenário e vc conseguirá ao longo do tempo pagar todo o imóvel sem gasto algum do seu bolso (a não ser que o imóvel fique desocupado). Se a prestação for nesse patamar de valor que eu mencionei ou um levemente maior mas sem necessidade de um gasto significativo, eu não venderia. Editado 10 de Fevereiro de 2023 por Gustavo Bervian Brand 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Flavio Prado Postado 10 de Fevereiro de 2023 Compartilhar Postado 10 de Fevereiro de 2023 13 minutes ago, Marielli Zina disse: Pessoal, me ajudem com uma dúvida. Comprei um apartamento financiado (valor financiado: R$76mil; prazo contrato: 360 meses; juros nominais vigentes: 4,5%; juros efetivos: 4,5939%; juros efetivos c/ relacionamento: 4,5939%). Estou alugando esse imóvel atualmente por R$450/mês e o inquilino paga também o valor do condomínio (aprox. R$300/mês). Gostaria de saber se compensa vender ou continuar pagando o financiamento. Faltam pagar R$61mil do financiamento, sem negociação, acredito que negociando com o banco esse valor seja menor ao pagar a vista. Obs: esse é o único imóvel que possuo comprado, moro com meus pais e não tenho custos com moradia. @Marielli Zina faltou falar o valor da prestação, se é SAC ou PRICE e se você paga o IPTU ou o inquilino (e o valor mensal). De qualquer maneira o CET é extremamente baixo para os financiamentos feitos hoje em dia. Você tem FGTS que poderia usar para abater o saldo devedor? Com relação a quitar o financiamento, é muito raro que o banco dê algum desconto para liquidação do saldo devedor. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Marielli Zina Postado 10 de Fevereiro de 2023 Author Compartilhar Postado 10 de Fevereiro de 2023 2 minutes ago, Gustavo Bervian Brand disse: O juro que vc conseguiu nesse financiamento está muito atrativo, de apenas 4,59.a.a. E qual o valor da parcela do seu financiamento? Pergunto pois deve estar pelos R$400 aprox, ou seja, vc estaria no lucro mensalmente. Esse é o melhor cenário e vc conseguirá ao longo do tempo pagar todo o imóvel sem gasto algum do seu bolso (a não ser que o imóvel fique desocupado). Se a prestação for nesse valor que vc mencionou ou um pouco maior, eu não venderia. O valor que pago na parcela é de R$480/mês. Realmente, acaba sendo o valor aproximado do aluguel que o inquilino paga, isso sem considerar o valor de IPTU, manutenções, etc.. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Matheus Malheiros Pinto Postado 10 de Fevereiro de 2023 Compartilhar Postado 10 de Fevereiro de 2023 12 minutes ago, Marielli Zina disse: Pessoal, me ajudem com uma dúvida. Comprei um apartamento financiado (valor financiado: R$76mil; prazo contrato: 360 meses; juros nominais vigentes: 4,5%; juros efetivos: 4,5939%; juros efetivos c/ relacionamento: 4,5939%). Estou alugando esse imóvel atualmente por R$450/mês e o inquilino paga também o valor do condomínio (aprox. R$300/mês). Gostaria de saber se compensa vender ou continuar pagando o financiamento. Faltam pagar R$61mil do financiamento, sem negociação, acredito que negociando com o banco esse valor seja menor ao pagar a vista. Obs: esse é o único imóvel que possuo comprado, moro com meus pais e não tenho custos com moradia. Bom dia, Marielli! Essa resposta não é tão simples... com esse imóvel, você já terá um lugar para chamar de seu, mas aí depende das suas prioridades. Agora vou dar minha opinião sobre o financeiro: normalmente a entrada mínima é 20%, então vou considerar um valor de R$95.000 para o imóvel. Com esse aluguel, você tem um cap rate de 0,47% a.m., fora que você tem gastos com manutenção e paga impostos sobre o lucro. Investindo em FIIs (vamos falar apenas de tijolo, você consegue tranquilamente 0,6% a.m. em dividendos, sem dor de cabeça com inquilino e manutenção, e sem imposto, então desconsiderando o lado pessoal, eu venderia. Em relação ao financiamento, os juros estão excelentes, então eu deixaria o valor do imóvel investido em FIIs e usaria os proventos para pagar o financiamento, sempre amortizando as últimas parcelas. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Daniel Fernandes Coração Postado 10 de Fevereiro de 2023 Compartilhar Postado 10 de Fevereiro de 2023 14 minutes ago, Marielli Zina disse: Pessoal, me ajudem com uma dúvida. Comprei um apartamento financiado (valor financiado: R$76mil; prazo contrato: 360 meses; juros nominais vigentes: 4,5%; juros efetivos: 4,5939%; juros efetivos c/ relacionamento: 4,5939%). Estou alugando esse imóvel atualmente por R$450/mês e o inquilino paga também o valor do condomínio (aprox. R$300/mês). Gostaria de saber se compensa vender ou continuar pagando o financiamento. Faltam pagar R$61mil do financiamento, sem negociação, acredito que negociando com o banco esse valor seja menor ao pagar a vista. Obs: esse é o único imóvel que possuo comprado, moro com meus pais e não tenho custos com moradia. Bom dia. Vender ou não é uma decisão muito pessoal sua. Porém, vai minha contribuição: Vc está pagando um juros extremamente baixo de juros considerando a taxa que os bancos estão praticando atualmente. Se eu fiz as contas certinho, vc deve estar pagando algo assim de financiamento: Valor de amortização : 212 Valor de Juros da parcela: 285 TAXAS : 50 VALOR PARCELA : 547 reais, é isto mesmo? é este o valor que vc paga? Se for isto, eu sinceramente eu não vendia não. acho que não vale a pena não. Não sei quanto vc ganha mensalmente, mas acredito que vc consiga quitar este financiamento em uns 3 a 4 anos dependendo do quanto vc amortizar mensalmente por exemplo. Este valor que eu falei de Amortização 212 reais, é o valor que é abatido mensalmente da sua dívida com o banco. Vamos supor que vc consiga amortizar mensalmente 424 reais além do valor que vc paga de parcela todos os meses: ANO 0 - vc deve 76mil ANO 1 = 76 mil - ( 12 x 212 "valor abatido da sua dívida em cada parcela + 424 reais * 12 "valor que vc vai amortizar extra " Ficando = 76 mil - ( 2544 + 5088) >>> 76000 - 7632 = 68368 ANO 2 = 68368 - 7632 = 60736 ANO 3 = 60736 - 7632 = 53104 ANO 4 = 53104 - 7632 = 45472 ANO 5 = 45472- 7632 - 37840 ANO 6 = 37840 - 7632 = 30208 ANO 7 = 30208 - 7632 = 22576 ANO 8 = 22576 - 7632 = 14944 ANO 9 = 14944 - 7632 = 7312 ANO 10 = 7312 - 7312 = 0 Pelas contas que fiz, vc termina o financiamento com 10 anos, 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Marielli Zina
Pessoal, me ajudem com uma dúvida.
Comprei um apartamento financiado (valor financiado: R$76mil; prazo contrato: 360 meses; juros nominais vigentes: 4,5%; juros efetivos: 4,5939%; juros efetivos c/ relacionamento: 4,5939%).
Estou alugando esse imóvel atualmente por R$450/mês e o inquilino paga também o valor do condomínio (aprox. R$300/mês).
Gostaria de saber se compensa vender ou continuar pagando o financiamento.
Faltam pagar R$61mil do financiamento, sem negociação, acredito que negociando com o banco esse valor seja menor ao pagar a vista.
Obs: esse é o único imóvel que possuo comprado, moro com meus pais e não tenho custos com moradia.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
10/Fev
6
Top Posters For This Question
Marielli Zina 2 posts
Flavio Prado 1 post
Matheus Malheiros Pinto 1 post
Daniel Fernandes Coração 1 post
DIAS POPULARES
10/Fev 2023
6 posts
Os mais famosos desse tópico
Gustavo Bervian Brand
O juro que vc conseguiu nesse financiamento está muito atrativo, de apenas 4,59.a.a. E qual o valor da parcela do seu financiamento? Pergunto pois deve estar pelos R$400 aprox, ou seja, vc estaria no
Flavio Prado
@Marielli Zina faltou falar o valor da prestação, se é SAC ou PRICE e se você paga o IPTU ou o inquilino (e o valor mensal). De qualquer maneira o CET é extremamente baixo para os financiamentos
Marielli Zina
O valor que pago na parcela é de R$480/mês. Realmente, acaba sendo o valor aproximado do aluguel que o inquilino paga, isso sem considerar o valor de IPTU, manutenções, etc..
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts