Jump to content
  • 0

Deságio no Tesouro Selic


Ryan Breda Santos

Pergunta

É uma dúvida bem básica que me surgiu, no momento estou construindo minha reserva de emergência e gostaria de entender, estou colocando o dinheiro que tinha na poupança no tesouro selic e um de seus títulos me oferece um deságio de + 0,18 para 2029. Caso eu venda esse tesouro antes da data estipulada eu não receberia esse deságio?
 

Link para compartilhar
Share on other sites

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 horas atrás, Ryan Breda Santos disse:

É uma dúvida bem básica que me surgiu, no momento estou construindo minha reserva de emergência e gostaria de entender, estou colocando o dinheiro que tinha na poupança no tesouro selic e um de seus títulos me oferece um deságio de + 0,18 para 2029. Caso eu venda esse tesouro antes da data estipulada eu não receberia esse deságio?
 

 

28 minutes ago, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

Recebe sim. O tesouro SELIC atualiza o saldo diariamente. Se vc retirar antes do prazo vai ter o valor do dia, apenas terá que pagar o IR regressivo.

@Ryan Breda Santos e @Michelle Ayres De Campos Silva qualquer título do Tesouro Direto que não for levado até o vencimento não pagará a rentabilidade contratada, mas isto não significa que ao vender você terá uma rentabilidade menor que a contratada. É aqui que a marcação a mercado entra.

Quando compramos qualquer título do Tesouro Direto travamos uma rentabilidade que será paga no vencimento, e até chegar ao vencimento o que vale é o preço negociado diariamente, e conforme o ânimo do Mercado e das previsões futuras o preço negociado sobe e desce, independente da rentabilidade que você contratou no momento da compra. Por isso temos no Portal do Tesouro o gráfico de cada título onde encontramos a curva do Preço Teórico e a curva do Preço Real. O TEÓRICO é quanto o seu título estaria valendo pela rentabilidade contratada, e o REAL é por quanto o mercado está negociando, e se você vender é o quanto você receberá.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, Flavio Prado disse:

 

@Ryan Breda Santos e @Michelle Ayres De Campos Silva qualquer título do Tesouro Direto que não for levado até o vencimento não pagará a rentabilidade contratada, mas isto não significa que ao vender você terá uma rentabilidade menor que a contratada. É aqui que a marcação a mercado entra.

Quando compramos qualquer título do Tesouro Direto travamos uma rentabilidade que será paga no vencimento, e até chegar ao vencimento o que vale é o preço negociado diariamente, e conforme o ânimo do Mercado e das previsões futuras o preço negociado sobe e desce, independente da rentabilidade que você contratou no momento da compra. Por isso temos no Portal do Tesouro o gráfico de cada título onde encontramos a curva do Preço Teórico e a curva do Preço Real. O TEÓRICO é quanto o seu título estaria valendo pela rentabilidade contratada, e o REAL é por quanto o mercado está negociando, e se você vender é o quanto você receberá.

Espero ter ajudado.

Muito obrigado pela resposta Flavio, não havia entendido que era possível fazer marcação a mercado com o tesouro selic também, então foi de grande ajuda.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
28 minutes ago, Flavio Prado disse:

 

@Ryan Breda Santos e @Michelle Ayres De Campos Silva qualquer título do Tesouro Direto que não for levado até o vencimento não pagará a rentabilidade contratada, mas isto não significa que ao vender você terá uma rentabilidade menor que a contratada. É aqui que a marcação a mercado entra.

Quando compramos qualquer título do Tesouro Direto travamos uma rentabilidade que será paga no vencimento, e até chegar ao vencimento o que vale é o preço negociado diariamente, e conforme o ânimo do Mercado e das previsões futuras o preço negociado sobe e desce, independente da rentabilidade que você contratou no momento da compra. Por isso temos no Portal do Tesouro o gráfico de cada título onde encontramos a curva do Preço Teórico e a curva do Preço Real. O TEÓRICO é quanto o seu título estaria valendo pela rentabilidade contratada, e o REAL é por quanto o mercado está negociando, e se você vender é o quanto você receberá.

Espero ter ajudado.

Flavio, fiquei confuso agora...

Tesouro Selic, paga a Selic independente se sacar antes ou não, correto ?

Tesouro Pre ou Tesouro IPCA+ tudo bem, depende do mercado se você vender antes pode perder ou ganhar

Mas o tesouro selic, é a selic diariamente, correto ?

Por exemplo, Selic+0,18 = 13,93 a.a. isso dá 1,09% ao mes...

Se eu comprar R$ 1000,00 hoje e vender daqui 1 mes, vou receber R$ 1010,90  (fora impostos etc...)

Certo ?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Ryan Breda Santos disse:

Muito obrigado pela resposta Flavio, não havia entendido que era possível fazer marcação a mercado com o tesouro selic também, então foi de grande ajuda.

Eu acho que não é possível fazer marcação a mercado com Tesouro Selic não...

Claro, se estivermos falando dos 0,18% sim, podemos... mas é irrelevante neste caso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Eu acho que não é possível fazer marcação a mercado com Tesouro Selic não...

Claro, se estivermos falando dos 0,18% sim, podemos... mas é irrelevante neste caso.

Era o que eu inicialmente havia entendido da selic, mas isso então me leva a minha dúvida original que é, se o título que eu estou comprando está com um deságio de 0,18 para 2029, por que eu compraria ele para 2026 com um deságio de 0,10?

Caso a marcação a mercado fosse possível no tesouro selic isso faria sentido, mas no caso de não ser então eu acho que ao vender o título antecipadamente ele perde o deságio.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Ryan Breda Santos disse:

É uma dúvida bem básica que me surgiu, no momento estou construindo minha reserva de emergência e gostaria de entender, estou colocando o dinheiro que tinha na poupança no tesouro selic e um de seus títulos me oferece um deságio de + 0,18 para 2029. Caso eu venda esse tesouro antes da data estipulada eu não receberia esse deságio?
 

Olá, Pessoal.

 

Acredito que não possa se fazer marcação ao mercado no Tesouro Selic, somente em IPCA+ e Pré-Fixado. Porque vejamos: o pré-fixado é estipulado na hora da compra, então fica fácil de entender o porque pode se fazer uma marcação, o IPCA+ tem que valer exatamente 1000 reais na data de vencimento, portanto, se o humor do mercado muda e digamos que um título de IPCA+6% foi para IPCA+4% como a rentabilidade diminuiu o preço do título tem que aumentar para equilibrar e assim continuar valendo 1000 reais no final. Como o Tesouro Selic não tem nenhuma dessas métricas não sei como poderíamos realizar a marcação, acho que você somente ganharia a rentabilidade prometida, no caso Selic + 0,18%, e seria descontado do seu lucro os impostos, normalmente.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Ryan Breda Santos disse:

Era o que eu inicialmente havia entendido da selic, mas isso então me leva a minha dúvida original que é, se o título que eu estou comprando está com um deságio de 0,18 para 2029, por que eu compraria ele para 2026 com um deságio de 0,10?

Caso a marcação a mercado fosse possível no tesouro selic isso faria sentido, mas no caso de não ser então eu acho que ao vender o título antecipadamente ele perde o deságio.

Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares kkkkk

Não entendo também sinceramente... inclusive já perguntei isso por aqui xo achar o post

PS. (na verdade acho que não eh deságio, e sim premio, certo?)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Direto do site do tesouro direto a respeito do tesouro selic:

O Tesouro Selic possui dois componentes que afetam a sua rentabilidade. O primeiro é a própria taxa de juros Selic, que diariamente incrementa o valor do seu investimento. Já o segundo é uma taxa fixa, muitas vezes chamada de ágio ou deságio, que é acrescentada à taxa de juros Selic.

Por exemplo, se a taxa fixa é +0,02, a rentabilidade do investidor será a Taxa Selic + 0,02 ao ano, se o investidor carregar o título até o vencimento.

Alterações nessa taxa fixa causam variações nos preços do Tesouro Selic, influenciando sua rentabilidade total em caso de resgate antecipado. Ou seja, o Tesouro Selic está sujeito à marcação a mercado, a atualização do valor pelo seu preço de mercado dada às forças de oferta e demanda pelo título.

Além disso, lembre-se que, na marcação a mercado, o preço e a taxa do título possuem relação inversa, ou seja, quando a taxa fixa aumenta o preço de mercado do título cai. Tal processo também ocorre com a taxa do Tesouro Prefixado e a taxa real do Tesouro IPCA +.

Assim, quando essa taxa é positiva, o Tesouro Selic está sendo negociado com deságio em relação ao preço quando a taxa fixa é zero, ou seja: o preço de mercado do título para venda antecipada está inferior ao valor do título quando consideramos que este é remunerado apenas pela taxa Selic.

Por outro lado, quando a taxa fixa é negativa, tem-se um título que está sendo negociado com ágio: analogamente ao caso anterior, a taxa negativa valoriza os papéis, pois a taxa fixa do título diminuiu.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Flavio Prado disse:

 

@Ryan Breda Santos e @Michelle Ayres De Campos Silva qualquer título do Tesouro Direto que não for levado até o vencimento não pagará a rentabilidade contratada, mas isto não significa que ao vender você terá uma rentabilidade menor que a contratada. É aqui que a marcação a mercado entra.

Quando compramos qualquer título do Tesouro Direto travamos uma rentabilidade que será paga no vencimento, e até chegar ao vencimento o que vale é o preço negociado diariamente, e conforme o ânimo do Mercado e das previsões futuras o preço negociado sobe e desce, independente da rentabilidade que você contratou no momento da compra. Por isso temos no Portal do Tesouro o gráfico de cada título onde encontramos a curva do Preço Teórico e a curva do Preço Real. O TEÓRICO é quanto o seu título estaria valendo pela rentabilidade contratada, e o REAL é por quanto o mercado está negociando, e se você vender é o quanto você receberá.

Espero ter ajudado.

Eu também, @Ryan Breda Santos, não sabia que a marcação ao mercado valia para o Tesouro SELIC.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Ryan Breda Santos disse:

É uma dúvida bem básica que me surgiu, no momento estou construindo minha reserva de emergência e gostaria de entender, estou colocando o dinheiro que tinha na poupança no tesouro selic e um de seus títulos me oferece um deságio de + 0,18 para 2029. Caso eu venda esse tesouro antes da data estipulada eu não receberia esse deságio?
 

Eu tinha essa dúvida tbm, agora sanada

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...