Jump to content
  • 0

Sobre o título tesouro direto IPCA+ e Pré Fixado Valer os 1000 Reais


Flavio Antonio Brambilla Sanches

Pergunta

Boa noite. Uma dúvida sobre esse valor de 1000 reais, que na data de vencimento do título ele tem que valer 1000 Reais. O que seria isso?? Há títulos, quando você, compra que já valem até mais de 1000 Reais. Isso seria mais ou menos a história dos 10 reais em 1994, que hoje corrigido seria mais ou menos 50 Reais. Essa correção que foi citado???

Obrigado!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Flavio Antonio Brambilla Sanches disse:

Boa noite. Uma dúvida sobre esse valor de 1000 reais, que na data de vencimento do título ele tem que valer 1000 Reais. O que seria isso?? Há títulos, quando você, compra que já valem até mais de 1000 Reais. Isso seria mais ou menos a história dos 10 reais em 1994, que hoje corrigido seria mais ou menos 50 Reais. Essa correção que foi citado???

Obrigado!!!

Boa noite, Flavio!

No Tesouro Prefixado, o título deve valer exatos R$1.000 no vencimento. No IPCA+, são R$1.000 corrigidos pela inflação, ou seja, se o título passou por uma inflação acumulada de 100% desde sua emissão, ele deverá valer R$2.000 no vencimento, é exatamente essa história que você citou no seu comentário.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/02/2023 at 19:56, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa noite, Flavio!

No Tesouro Prefixado, o título deve valer exatos R$1.000 no vencimento. No IPCA+, são R$1.000 corrigidos pela inflação, ou seja, se o título passou por uma inflação acumulada de 100% desde sua emissão, ele deverá valer R$2.000 no vencimento, é exatamente essa história que você citou no seu comentário.

 

Oi Matheus, deixa eu te aproveitar no tópico. Tenho tesouro IPCA +2026, na contratação tinha a simulação de quanto vou receber por esse titulo no vencimento, se antes do vencimento, o titulo alcançar esse valor pela marcação a mercado significa que já posso vender ou ele chegaria a superar o valor simulado na contratação ?

Outra dúvida que tenho é no pré fixado, tem o tesouro pré 2029 a 13,59%, se por exemplo em meados de 2027 a taxa de juros estiver entre 7 a 8%, provavelmente eu ganharia na marcação a mercado, posso vender antes nesse caso?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Marcos Malcher disse:

Oi Matheus, deixa eu te aproveitar no tópico. Tenho tesouro IPCA +2026, na contratação tinha a simulação de quanto vou receber por esse titulo no vencimento, se antes do vencimento, o titulo alcançar esse valor pela marcação a mercado significa que já posso vender ou ele chegaria a superar o valor simulado na contratação ?

Outra dúvida que tenho é no pré fixado, tem o tesouro pré 2029 a 13,59%, se por exemplo em meados de 2027 a taxa de juros estiver entre 7 a 8%, provavelmente eu ganharia na marcação a mercado, posso vender antes nesse caso?

@Marcos Malcher todo título pós-fixado que vemos nas corretoras apresentam uma estimativa de rentabilidade calculada com base nas previsões futuras dos respectivos índices, portanto no vencimento o título será corrigido pelo percentual real do índice e o valor em Reais será maior ou menor que a simulação feita lá no dia da compra, pois ela foi feita com as expectativas do mercado para aqueles índices. O momento da venda será quando para você o tempo que falta para chegar no vencimento for muito (na sua avaliação) e a rentabilidade já está acima do esperado, desta maneira você pode alocar o dinheiro em outra oportunidade, claro que se houver outra oportunidade, tanto no Tesouro ou em outra classe de ativos. Mas se não houver outra oportunidade de alocação, você pode entender que é melhor manter o título por mais tempo ou manter até o vencimento.

Com relação ao Tesouro Pré 2029 a avaliação é a mesma, porém mais simples de "ver" a marcação a mercado e de analisar, pois não há um índice vinculado que não sabemos que vai aumentar ou diminuir. Porém novamente é uma questão muito individual. Pode ser que para mim uma rentabilidade acima dos 13,59% não seja suficiente para eu vender, mas para você, você entende que é. Realmente é difícil falar que é ou não o momento. Pode ser que eu entenda que vai melhorar mais a rentabilidade da marcação a mercado e não acontecer e eu perder o momento da venda antecipada, e você vendeu e garantiu aquela rentabilidade a mais.

Espero ter ajudado.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...