Jump to content
  • 0

Alguem estudando a Qualicorp ? QUAL3


Marcelo R

Pergunta

Não entendo porque caiu tanto...

É uma smallcap que estou tentado a colocar na carteira, mas ainda não consegui estuda-la a fundo... alguém esta estudando ela ?

A parte ruim é que os lucros tem diminuído nos últimos 5 anos, e a divida / patrimônio esta maior que 1

Uma coisa que me chamou atenção e ainda não sei o motivo, é que a margem bruta é bem alta, quando chegamos na liquida é boa, mas muito menor que a bruta...

Existe espaço para aumentarem a margem liquida ? (por estar tão distante?) ou o motivo são endividamentos ?

Se alguém puder contribuir !

 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Marcelo Ribeiro disse:

Não entendo porque caiu tanto...

É uma smallcap que estou tentado a colocar na carteira, mas ainda não consegui estuda-la a fundo... alguém esta estudando ela ?

A parte ruim é que os lucros tem diminuído nos últimos 5 anos, e a divida / patrimônio esta maior que 1

Uma coisa que me chamou atenção e ainda não sei o motivo, é que a margem bruta é bem alta, quando chegamos na liquida é boa, mas muito menor que a bruta...

Existe espaço para aumentarem a margem liquida ? (por estar tão distante?) ou o motivo são endividamentos ?

Se alguém puder contribuir !

 

Boa tarde, Marcelo!

Olhei a empresa bem por cima, e a queda pode ocorrer por conta da dívida elevada da empresa em relação ao seu patrimônio. Com os juros futuros subindo temos uma despesa financeira elevada, que aumentou mais de 300% em relação a 2021, então o mercado pode estar precificando essas despesas influenciando no resultado da empresa.

A margem líquida está distante da margem bruta por conta de depreciação e amortização (além da despesa financeira), mas vale lembrar que D&A não é uma despesa do regime de caixa. Mesmo assim a geração de caixa está baixa: NCG aumentando, que pode ocorrer por conta da redução do poder de barganha (prazos maiores de recebimento e menores de pagamento), além do pagamento massivo de comissões. Até ano passado, se a empresa não tivesse um um fluxo de R$800 milhões de financiamentos, a geração ficaria negativa em cerca de R$400 milhões.

Ou seja: a situação financeira está complicada, o que pode ser reflexo de algum problema operacional ou má gestão, mas aí é sua lição de casa fazer essa investigação hehe

qual3 1.png

qual3 2.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...