Jump to content
  • 0

Debênture Remuneração vs Taxa Indicativa


Vitor Gonçalves De Lima

Pergunta

Oi Pessoal, 

Fiquei com uma dúvida.. Contratei uma debenture mas quando fui checar ela tem dois valores, Remuneração (IPCA + 7,0857%) e Taxa Indicativa ( 9,6325% ).

Quais seriam as diferenças e qual que conta no final das contas ? Não lembro de ter visto isso no curso.

https://data.anbima.com.br/debentures/MTRJ19/caracteristicas

Muito obrigado!!

Editado por Vitor G Lima
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
14 horas atrás, Vitor G Lima disse:

Oi Pessoal, 

Fiquei com uma dúvida.. Contratei uma debenture mas quando fui checar ela tem dois valores, Remuneração (IPCA + 7,0857%) e Taxa Indicativa ( 9,6325% ).

Quais seriam as diferenças e qual que conta no final das contas ? Não lembro de ter visto isso no curso.

https://data.anbima.com.br/debentures/MTRJ19/caracteristicas

Muito obrigado!!

Bom dia, Vitor!

Você já se perguntou como as corretoras ganham dinheiro se muitas delas não cobram corretagem?
Essa é uma das maneiras: o rebate cobrado na renda fixa, que é essa diferença entre a remuneração e a taxa indicativa, cobrança que remunera a corretora. Basicamente, a empresa paga IPCA + 9,6325%, mas você recebe IPCA + 7,0857%, e essa diferença fica com a corretora para cobrir os custos e gerar lucro.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Vitor G Lima disse:

Oi Pessoal, 

Fiquei com uma dúvida.. Contratei uma debenture mas quando fui checar ela tem dois valores, Remuneração (IPCA + 7,0857%) e Taxa Indicativa ( 9,6325% ).

Quais seriam as diferenças e qual que conta no final das contas ? Não lembro de ter visto isso no curso.

https://data.anbima.com.br/debentures/MTRJ19/caracteristicas

Muito obrigado!!

@Vitor G Lima complementando, essa ea razão que o mesmo título tem rentabilidades diferentes em Corretoras diferentes, e epor conta desse rebate (comissão da corretora) que na iSaEx o Raul consegue dar melhor rentabilidade nos títulos de renda fixa, pois ele repassa parte do rebate para os clientes da iSaEx, e para quem é aluno AUVP ele repassa mais ainda.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Bom dia, Vitor!

Você já se perguntou como as corretoras ganham dinheiro se muitas delas não cobram corretagem?
Essa é uma das maneiras: o rebate cobrado na renda fixa, que é essa diferença entre a remuneração e a taxa indicativa, cobrança que remunera a corretora. Basicamente, a empresa paga IPCA + 9,6325%, mas você recebe IPCA + 7,0857%, e essa diferença fica com a corretora para cobrir os custos e gerar lucro.

@Matheus Malheiros Pinto, onde pegou essa informação? Dúvida mesmo, porque eu procurei e no site da Anbima informa: 
 

Quote

Alguns títulos públicos em mercado têm liquidez reduzida, dos quais parte destes não chegam a apresentar, sequer, negócios todos os dias. Diante da necessidade de se obterem preços confiáveis para a marcação a mercado desses ativos em base regular, a ANBIMA coleta taxas para os títulos públicos, independentemente da realização de negócios no mercado secundário. Assim, a Taxa Indicativa é aquela que a instituição considera justa para realizar negócios no fechamento do mercado, enquanto que as Taxas Máximas e Mínimas  são as efetivamente observadas e/ou praticadas no mercado secundário. Não é condição necessária que a Taxa Indicativa esteja dentro do spread das Taxas Máxima e Mínima, uma vez que um operador pode entender que o preço justo de determinado papel não se encontra nesse intervalo.

Fonte: https://www.anbima.com.br/pt_br/informar/ferramenta/precos-e-indices/taxas-titulos-publicos.htm

E eu tenho exatamente esse título, fui ver aqui:

Valor na curva: IPCA + 7,75% ao ano

image.png.a289427025166e6c08116c6960e1df8d.png

 

Valor a mercado: IPCA + 9,53%

image.png.fef2edd3fe2b7573fa04c7c69937f129.png

 

Pelo que entendi, essa taxa indicativa é o valor a mercado, mas não tenho certeza se entendi certo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Levy Anesi Py Júnior disse:

@Matheus Malheiros Pinto, onde pegou essa informação? Dúvida mesmo, porque eu procurei e no site da Anbima informa: 
 

Fonte: https://www.anbima.com.br/pt_br/informar/ferramenta/precos-e-indices/taxas-titulos-publicos.htm

E eu tenho exatamente esse título, fui ver aqui:

Valor na curva: IPCA + 7,75% ao ano

image.png.a289427025166e6c08116c6960e1df8d.png

 

Valor a mercado: IPCA + 9,53%

image.png.fef2edd3fe2b7573fa04c7c69937f129.png

 

Pelo que entendi, essa taxa indicativa é o valor a mercado, mas não tenho certeza se entendi certo.

Não peguei a informação em lugar algum, apenas respondi a pergunta explicando a diferença. Entendi que no site da a Anbima mostrava IPCA + 9,63% e ele contratou IPCA + 7,08%.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...