Jump to content
  • 0

Crenças limitantes + ansiedade, me atrapalha para preparar meu cérebro, atrapalha para chegar a liberdade financeira


Convidado Thato Resende

Pergunta

Convidado Thato Resende

Minha maior dificuldade é que sou uma pessoa muito ansiosa e possuo muitas crenças limitantes , quanto a não vou conseguir , penso em colocar um comentário na comunidade , acho que vou falar besteira e que vou prejudicar perguntas ou informações importantes que outros colegas colocarão . Cresci com esse sentimento , que as vezes fico quieto e prefiro ouvir do que me manifestar. Minha organização em finanças , ativo e passivo já realizo a tempos , mas sempre que tomo importantes decisões a respeito de investimento , vem na minha cabeça que estarei fazendo uma péssima escolha. estou praticando o que o curso do Raul esta me passando , mas é uma grande barreira que estou enfrentando quanto a isso. Pouco a pouco estou vencendo a ansiedade e procrastinação  e sou as vezes subestimado pela minha família , principalmente pelo meu pai , apesar de ele ser engenheiro , que os juros compostos, são os melhores investimentos para obtermos os melhores resultados . Meu pai é uma pessoa de crenças limitantes quanto a investimentos na bolsa de valores , que uma época , ele comprou ações do Banco do Brasil e em uma época , elas desvalorizaram e ele correu e vendeu , ficando na cabeça dele que esses investimentos são uma espécie de golpe e apenas grandes investidores ganham dinheiro com isso , ou seja só com dinheiro se faz dinheiro . O imediatismo dele , acabou passando para mim e pouco a pouco estou eliminando isso da minha Vida , mas gostaria de acelerar isso, como vou agir para isso ser resolvido?          

Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
20 horas atrás, Guest Thato Resende disse:

Minha maior dificuldade é que sou uma pessoa muito ansiosa e possuo muitas crenças limitantes , quanto a não vou conseguir , penso em colocar um comentário na comunidade , acho que vou falar besteira e que vou prejudicar perguntas ou informações importantes que outros colegas colocarão . Cresci com esse sentimento , que as vezes fico quieto e prefiro ouvir do que me manifestar. Minha organização em finanças , ativo e passivo já realizo a tempos , mas sempre que tomo importantes decisões a respeito de investimento , vem na minha cabeça que estarei fazendo uma péssima escolha. estou praticando o que o curso do Raul esta me passando , mas é uma grande barreira que estou enfrentando quanto a isso. Pouco a pouco estou vencendo a ansiedade e procrastinação  e sou as vezes subestimado pela minha família , principalmente pelo meu pai , apesar de ele ser engenheiro , que os juros compostos, são os melhores investimentos para obtermos os melhores resultados . Meu pai é uma pessoa de crenças limitantes quanto a investimentos na bolsa de valores , que uma época , ele comprou ações do Banco do Brasil e em uma época , elas desvalorizaram e ele correu e vendeu , ficando na cabeça dele que esses investimentos são uma espécie de golpe e apenas grandes investidores ganham dinheiro com isso , ou seja só com dinheiro se faz dinheiro . O imediatismo dele , acabou passando para mim e pouco a pouco estou eliminando isso da minha Vida , mas gostaria de acelerar isso, como vou agir para isso ser resolvido?          

Cara você já deu uma passa importante que é reconhecer que existe um problema, mas é nítido que mesmo com “medo de errar” você já está fazendo algo (inclusive estar aqui)!

estou lendo o livro do Ray Dálio e vou sugerir que você leia , ele menciona este fator medo de errar com algo que vejo até de forma positiva! 
medo e insegurança eu também tenho , mesmo com 44 anos , já tendo encerrado as aulas e iniciar minha carteira (na verdade estou ajustando ) e a cada decisão tenho medo , penso , reflito ,  mas preciso agir senão o medo vai me segurar onde estou !

va aos poucos , que o medo vai te ajudando se entender (aqui mora uma lição que todos devemos aprender com nossos medos) , enfim , vai em doses pequenas não se deixe congelar !  E sobre o imediatismo abandone isso é sua visão fora da caverna fará o resto … sucesso cara ! Vá em frente 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/03/2023 at 17:15, Guest Thato Resende disse:

Minha maior dificuldade é que sou uma pessoa muito ansiosa e possuo muitas crenças limitantes , quanto a não vou conseguir , penso em colocar um comentário na comunidade , acho que vou falar besteira e que vou prejudicar perguntas ou informações importantes que outros colegas colocarão . Cresci com esse sentimento , que as vezes fico quieto e prefiro ouvir do que me manifestar. Minha organização em finanças , ativo e passivo já realizo a tempos , mas sempre que tomo importantes decisões a respeito de investimento , vem na minha cabeça que estarei fazendo uma péssima escolha. estou praticando o que o curso do Raul esta me passando , mas é uma grande barreira que estou enfrentando quanto a isso. Pouco a pouco estou vencendo a ansiedade e procrastinação  e sou as vezes subestimado pela minha família , principalmente pelo meu pai , apesar de ele ser engenheiro , que os juros compostos, são os melhores investimentos para obtermos os melhores resultados . Meu pai é uma pessoa de crenças limitantes quanto a investimentos na bolsa de valores , que uma época , ele comprou ações do Banco do Brasil e em uma época , elas desvalorizaram e ele correu e vendeu , ficando na cabeça dele que esses investimentos são uma espécie de golpe e apenas grandes investidores ganham dinheiro com isso , ou seja só com dinheiro se faz dinheiro . O imediatismo dele , acabou passando para mim e pouco a pouco estou eliminando isso da minha Vida , mas gostaria de acelerar isso, como vou agir para isso ser resolvido?          

Conte com a gente !

Aqui na comunidade não existe pergunta "certa" ou pergunta "errada" somos todos aprendizes trocando ideias !

Crenças limitantes são uma coisa complicada, e até injusto com a gente, são instaladas ao longo de anos quando ainda somos crianças, mas depois de adultos e já sabendo que isso existe, já é 90% do caminho pra resolver !

Não pare, nem desista nunca ! Você é MUITO mais Phoda do que pode imaginar ! 

PS: Para acabar com essa crença do seu pai, da uma pesquisada quando ele comprou as ações, e em qual valor... ai fala pra ele assim:

- Se o senhor não fosse mão de alface, hoje teria X reais de BB, e teria recebido Y de dividendos ao longo do caminho

:classic_biggrin:

Brincadeiras a parte ! #TMJ !

Conte com a gente sempre que precisar !

E não deixe de postar seus comentários, suas perguntas ! Com certeza vão ajudar muita gente

 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Eita porra, cai na malha fina... será que é porque escrevi phoda ?

Oi @Marcelo Ribeiro

Eu acho que sou campeão da malha fina.  As vezes eu até sei que um post vai ser bloqueado por conta de algum assunto polêmico, mas outras vezes não tenho a menor ideia do motivo.  Só agora à noite, estou com 2 respostas bloqueadas e não sei o motivo.  Isso é perseguição comigo ou acontece muito contigo também?

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Marcelo Ribeiro

Eu acho que sou campeão da malha fina.  As vezes eu até sei que um post vai ser bloqueado por conta de algum assunto polêmico, mas outras vezes não tenho a menor ideia do motivo.  Só agora à noite, estou com 2 respostas bloqueadas e não sei o motivo.  Isso é perseguição comigo ou acontece muito contigo também?

@Marcelo Ribeiro e @William Redig, eu caí várias vezes está semana , acho que passou de 40 anos estão metendo block kkkkkk tem que ter um selo pro mais seniors aqui pra evitar tanta malha fina ! Já somos de casa 

inclusive o @Alf Junior tb, a lenda 

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Henrique Magalhães disse:

@Marcelo Ribeiro e @William Redig, eu caí várias vezes está semana , acho que passou de 40 anos estão metendo block kkkkkk tem que ter um selo pro mais seniors aqui pra evitar tanta malha fina ! Já somos de casa 

inclusive o @Alf Junior tb, a lenda 

Vou tomar cuidado ao responder pra não ir pra malha fina novamente kkkk

Sim acho que deve ter umas palavras chave pra pegar o peão no pulo ! 

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/03/2023 at 13:49, Henrique Magalhães disse:

Cara você já deu uma passa importante que é reconhecer que existe um problema, mas é nítido que mesmo com “medo de errar” você já está fazendo algo (inclusive estar aqui)!

estou lendo o livro do Ray Dálio e vou sugerir que você leia , ele menciona este fator medo de errar com algo que vejo até de forma positiva! 
medo e insegurança eu também tenho , mesmo com 44 anos , já tendo encerrado as aulas e iniciar minha carteira (na verdade estou ajustando ) e a cada decisão tenho medo , penso , reflito ,  mas preciso agir senão o medo vai me segurar onde estou !

va aos poucos , que o medo vai te ajudando se entender (aqui mora uma lição que todos devemos aprender com nossos medos) , enfim , vai em doses pequenas não se deixe congelar !  E sobre o imediatismo abandone isso é sua visão fora da caverna fará o resto … sucesso cara ! Vá em frente 

Bem por aí.

Eu antes era (0,00000 %) em renda variável. Aqui que coloquei um pé, depois outro, até me acostumar com o "Mar das Variáveis". Pra ser sincero, ainda estou sentindo o gelado da água, o frio das ondas e a beleza do entardecer na praia. Variáveis é isso tudo. Difícil quem nunca teve medo.

O legal é entender que mesmo com medo, a longo prazo, diversificando, tudo dá certo. Segui esta linha @Henrique Magalhães , coloquei uns (5,0 %) da carteira em variáveis e estou na beira mar, só observando.

No inicio olhava todos os dias as cotações no Home Broker, hoje acredito que fazem uns 40 dias que não abro o Broker. Devagar vamos entendendo como funciona.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu tranquilamente ajustando a papelada para declarar o IRPF olho rapidamente estas duas postagens e não me liguei que era da comunidade e não da Receita Federal.

Pensei: Mas já caíram na malha fina, nem chegou o final do prazo da declaração?

Kkkk, está na hora de dar uma volta e tomar um café.

22 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Eita porra, cai na malha fina... será que é porque escrevi phoda ?

 

13 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Marcelo Ribeiro

Eu acho que sou campeão da malha fina.  As vezes eu até sei que um post vai ser bloqueado por conta de algum assunto polêmico, mas outras vezes não tenho a menor ideia do motivo.  Só agora à noite, estou com 2 respostas bloqueadas e não sei o motivo.  Isso é perseguição comigo ou acontece muito contigo também?

 

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Marcelo Ribeiro e @William Redig, eu caí várias vezes está semana , acho que passou de 40 anos estão metendo block kkkkkk tem que ter um selo pro mais seniors aqui pra evitar tanta malha fina ! Já somos de casa 

inclusive o @Alf Junior tb, a lenda 

Melhor deixar como está  @Henrique Magalhães como eles nos conhecem pessoalmente (todos os três) tenho receio de que piore ao invés de melhorar. Kkkkkkk

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...