Jump to content
  • 0

Marcação a Mercado


Lucas Santos

Pergunta

Olá a todos! Não compreendi muito bem a questão de que quando a taxa de juros subir o preço do título vai cair, e quando a taxa de juros cair o preço do título sobe. A minha questão é sobre que taxa é essa exatamente. É o IPCA?, ou é o acumulado da inflação dos últimos 12 meses? ou é a taxa SELIC? ou ainda, é a taxa "+" do IPCA+? Eu posso ter passado batido dessa informação, mas isso esta me impedindo de compreender o módulo, pois, essa questão vem sendo falada a todo instante. Desde já agradeço a alma caridosa que me ajudar. 

Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Vou ver se consigo explicar de um jeito que fique fácil

O titulo vai valer sempre 1000 reais no vencimento, se a taxa contratada é de 10% e a Selic subir o preço do seu titulo vai cair, pois como ele vai render numa taxa maior, o preço dele cai para compensar, para chegar nos mesmo 1000 reais numa taxa maior. Vale o mesmo raciocínio se a taxa cair, seu titulo vai ter que custar mais, pois ele vai estar rendendo numa taxa menor, e como isso o preço tem que ser maior para chegar em 1k no vencimento. Esse racional vale para IPCA e pre fixado, no caso do pos fixado você até sofre marcação, mas é um valor praticamente insignificante.

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa

Sabe me explicar se o valor do tesouro vai sempre valer 1000 reais sempre no vencimento, e você consegue usar a marcação a mercado para especular e vender o ativo antes do vencimento se ainda valer a pena pra conseguir uma rentabilidade extra, de onde que sai essa rentabilidade extra,  quando você vende o título o próprio governo repassa? vende pra qm? devolve o título para o governo?

A rentabilidade extra que eu digo que é gerada pela marcação a mercado.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Lucas Santos disse:

Olá a todos! Não compreendi muito bem a questão de que quando a taxa de juros subir o preço do título vai cair, e quando a taxa de juros cair o preço do título sobe. A minha questão é sobre que taxa é essa exatamente. É o IPCA?, ou é o acumulado da inflação dos últimos 12 meses? ou é a taxa SELIC? ou ainda, é a taxa "+" do IPCA+? Eu posso ter passado batido dessa informação, mas isso esta me impedindo de compreender o módulo, pois, essa questão vem sendo falada a todo instante. Desde já agradeço a alma caridosa que me ajudar. 

Boa noite, Lucas! 

Quando estamos falando da taxa, seria a Selic Over, ou seja, as taxas praticadas no mercado. O Copom define a Selic, taxa básica de juros da economia, a cada 45 dias, e essa seria a Selic Meta. Acontece que as instituições financeiras fazem empréstimos de um dia para o outro lastreados em títulos públicos federais, cujas taxas tem a Selic Meta como base, mas o que é efetivamente praticado resulta na Selic Over (over de overnight), e quando esta varia acontece a marcação a mercado, por isso os preços são atualizados todos os dias, e não apenas a cada 45 dias com novas reuniões do Copom.

Simplificando: Copom -> Selic Meta -> Fornece base para os empréstimos lastreados em títulos públicos federais -> taxas efetivamente praticadas: Selic Over, que muda todo dia.

E conforme você aprendeu, quando as taxas aumentam o montante deve ser dimuido, para o valor de face continue sendo R$1.000 e vice-versa.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Leonel Moura Pelusi disse:

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa

Sabe me explicar se o valor do tesouro vai sempre valer 1000 reais sempre no vencimento, e você consegue usar a marcação a mercado para especular e vender o ativo antes do vencimento se ainda valer a pena pra conseguir uma rentabilidade extra, de onde que sai essa rentabilidade extra,  quando você vende o título o próprio governo repassa? vende pra qm? devolve o título para o governo?

A rentabilidade extra que eu digo que é gerada pela marcação a mercado.

Boa noite, Leonel!

O exemplo sobre a rentabilidade é exatamente esse citado pelo @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, e quando você vende o título ele é recomprado pelo próprio Tesouro, que se compromete com isso no ato da compra.

Também vale lembrar que para receber a rentabilidade contratada basta segurar até o vencimento.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Lucas Santos disse:

Olá a todos! Não compreendi muito bem a questão de que quando a taxa de juros subir o preço do título vai cair, e quando a taxa de juros cair o preço do título sobe. A minha questão é sobre que taxa é essa exatamente. É o IPCA?, ou é o acumulado da inflação dos últimos 12 meses? ou é a taxa SELIC? ou ainda, é a taxa "+" do IPCA+? Eu posso ter passado batido dessa informação, mas isso esta me impedindo de compreender o módulo, pois, essa questão vem sendo falada a todo instante. Desde já agradeço a alma caridosa que me ajudar. 

@Lucas Santos complementando as respostas, respondi em outro post com um exemplo que acho que pode te ajudar a compreender.

 

Porém se ainda restarem dúvidas, manda novamente.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/03/2023 at 19:13, Leonel Moura Pelusi disse:

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa

Sabe me explicar se o valor do tesouro vai sempre valer 1000 reais sempre no vencimento, e você consegue usar a marcação a mercado para especular e vender o ativo antes do vencimento se ainda valer a pena pra conseguir uma rentabilidade extra, de onde que sai essa rentabilidade extra,  quando você vende o título o próprio governo repassa? vende pra qm? devolve o título para o governo?

A rentabilidade extra que eu digo que é gerada pela marcação a mercado.

Então @Leonel Moura Pelusi eu faço da seguinte forma, depois que entrei na AUVP parei de comprar os títulos do Tesouro fracionado, compra em unidades, prefiro os prefixados, porque para mim iniciante é mais fácil fazer a marcação, não compro os prefixados semestrais.
daí fiz uma planilha no excel onde anoto os seguintes dados
Título
Data da compra
Quantidades de unidades do título
Valor unitário do título
Valor total da unidades (total do meu investimento)
Data de vencimento

Exemplo comprei o Prefixado 2029
Data da compra: 14/02/2023
tx anual (na data da compra): 13,63% (hoje 11/03/2023 no site do tesouro está 13,16% aa)
1 unidade do prefixado 2029 (na data da compra) : R$ 479,98 (hoje 11/03/2023 no site do tesouro está R$ 486,05, ver o valor do título na aba resgatar)

14/02/23 comprei 50 unidades que totalizou R$ 23.999,00
11/03/2023 valor atual das 50 unidades, considerando o valor atual do título R$ 24.302,50
Enfim, é assim que faço e tem me ajudado.

Daí é só fazer o cálculo como o amigo @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa falou.

Mas eu uso o pulo do gato, vou na calculadora de juros compostos do sardinha la no r7.com
coloco o valor total do meu investimento inicial R$ 23.999,00
coloco a taxa anual anotada no ato da compra
coloco a quantidade de anos que o título vai vencer
A calculadora vai exibir o resultado aproximado final
descendo a tela vc vai ver o gráfico e logo ao lado vc vai ver TABELA, clica na tabela que vai mostrar o resultado mês a mês, daí é só contar quantos meses esta com o investimento e ver na tabela o mês correspondente, comparar o valor e ver se vale a pena ou não vender

lembrando que haverá o desconto do IR no rendimento, mas esse desconto sempre haverá, só que em menor percentual quanto mais tempo o investimento tiver

Considerando que no vencimento tenho que ter 50 mil, pq cada unidade vai valer 1.000,00 no vencimento, se atingir 50 mil antes, não ter porque aguardar mais, pois já chegou no teto.

Ou retirar em algum momento que a marcação a mercado esteja a seu favor, desde que haja necessidade de retirar

Na minha planilha, os investimentos que estão com a data da compra em branco e sem o percentual de rentabilidade anual, foi antes das aulas da AUVP

Esse método vai te dar o valor bem aproximado, do valor do seu título atualmente, 
Espero ter ajudado

mes a mes.jpg

resgatar.jpg

 

planilha.jpg

Editado por Marcelo De Farias Neto
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...