Jump to content
  • 0

Liquidez dos FIIs Aula 17


Marcelo De Farias Neto

Pergunta

Fiquei confuso na aula 17 quando fala sobre a liquidez dos FIIs, na parte que fala o que estamos procurando, diz que estamos procurando por FIIs pouco negociados e que sejam dificeis de vender no futuro, isso me confundiu, até pq minutos antes, ele fala até que ponto queremos empenhar nosso dinheiro em fundos que demorem 1 semana pra comprar e outra 1 semana pra vender
Quem entendeu o porque dele dizer que estamos procurando por fundos que sejam dificeis de comprar ou vender, me dá um alô aqui
Eu não vi qual a vantagem deles, mas se ele disse, deve ter alguma vantagem

Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 horas atrás, Marcelo De Farias Neto disse:

Fiquei confuso na aula 17 quando fala sobre a liquidez dos FIIs, na parte que fala o que estamos procurando, diz que estamos procurando por FIIs pouco negociados e que sejam dificeis de vender no futuro, isso me confundiu, até pq minutos antes, ele fala até que ponto queremos empenhar nosso dinheiro em fundos que demorem 1 semana pra comprar e outra 1 semana pra vender
Quem entendeu o porque dele dizer que estamos procurando por fundos que sejam dificeis de comprar ou vender, me dá um alô aqui
Eu não vi qual a vantagem deles, mas se ele disse, deve ter alguma vantagem

@Marcelo De Farias Neto acredito que você esteja falando da parte da aula em que é explicado alguns critérios sugeridos para selecionar FIIs!

um deles é a liquidez (quanto mais líquido , mais fácil de comprar e ou vender )! Na aula ele exemplifica apenas caso você queira / precise vender 100 mil em FIIs (você teria que ter liquidez neste FII)

não quer dizer q temos q vender em uma semana , foi só um exemplo … a princípio a ideia não é vender nada !

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Marcelo De Farias Neto acredito que você esteja falando da parte da aula em que é explicado alguns critérios sugeridos para selecionar FIIs!

um deles é a liquidez (quanto mais líquido , mais fácil de comprar e ou vender )! Na aula ele exemplifica apenas caso você queira / precise vender 100 mil em FIIs (você teria que ter liquidez neste FII)

não quer dizer q temos q vender em uma semana , foi só um exemplo … a princípio a ideia não é vender nada !

@Henrique Magalhães foi essa parte mesmo, o que eu não entendi, é na parte que ele diz o que buscamos, é porque ele diz que buscamos os mais difíceis de vender, por acaso paga mais?
Fundos achei mais complicado as análises

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Marcelo De Farias Neto disse:

@Henrique Magalhães foi essa parte mesmo, o que eu não entendi, é na parte que ele diz o que buscamos, é porque ele diz que buscamos os mais difíceis de vender, por acaso paga mais?
Fundos achei mais complicado as análises

Não necessariamente ser difícil de vender (não ter liquidez) faz um fundo ser melhor ou pior! O que vai mudar será sua facilidade de sair ou entrar nele!

mas se você determinar os fundamentos citados da pra filtrar os fundos , inclusive tem um post bem bacana q um aluno das turmas 15 ou 16 usou o powerbi p fazer um filtro por alguns fundamentos !

mas acho eu recomendaria você anotar os fundamentos da aula, e tentar garimpar despretensiosamente os FIIs e analisar (assim vai te dar mais segurança e entendimento)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Marcelo De Farias Neto,

Esse assunto de liquidez é mesmo um pouco confuso no começo.  Existem ativos no mercado que tem centenas de milhares de cotas/ações e negociam milhões por dia.  Se você quiser comprar ou vender, a diferença de preços no book de ofertas na bolsa é pequeno e você tem facilidade de vender, se precisar, sem precisar reduzir o preço que está pedindo para conseguir vender.  Por outro lado, se o fundo/ação tem baixa liquidez, ele negocia poucos Reais/ações/cotas por dia e se você quiser vender uma posição grande, vai puxar o preço para baixo.

Na montagem da sua carteira você pode ter um ou outro ativo de baixa liquidez, desde que ele atenda aos seus critérios de investidor.  Eu tenho 2 fundos imobiliários de baixa liquidez e pretendo ficar com eles por tempo indeterminado, já que os demais critérios me agradam.  Não tenho um valor muito grande investido em nenhum ativo (regra de ouro - máximo 3% por ativo) e o valor do meu patrimônio ainda não é grande o suficiente para que o volume que eu negocio vá afetar as cotações.

O que eu faço é priorizar os ativos com alta liquidez (respeitando sempre os meus critérios para investir), mas nada me impede de investir em ativos com excelentes fundamentos, olhando o longo prazo, mas colocando um peso negativo no critério liquidez durante a avaliação do ativo.

Espero que essa explicação lhe ajude no entendimento.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@William Redig obrigado pelo tempo em me responder, até antes de entrar na AUVP eu não entendia nada, hoje eu não entendo quase nada rsrs, pelo menos melhorei do nada, pro quase nada.
Aproveitando aqui, no seu texto, vc fala da sua regra de ouro, pelo que entendi seria o seguinte, todo meu montante que por exemplo fosse 200 mil reais, considerando os 3%, vc aplica em diversos ativos, que daria aproximadamente exemplo se fosse todos ações, seria 33 ativos de empresas/segmentos diferentes, aproximadamente 6 mil em cada.
É tipo assim que vc faz?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
39 minutes ago, Marcelo De Farias Neto disse:

@William Redig obrigado pelo tempo em me responder, até antes de entrar na AUVP eu não entendia nada, hoje eu não entendo quase nada rsrs, pelo menos melhorei do nada, pro quase nada.
Aproveitando aqui, no seu texto, vc fala da sua regra de ouro, pelo que entendi seria o seguinte, todo meu montante que por exemplo fosse 200 mil reais, considerando os 3%, vc aplica em diversos ativos, que daria aproximadamente exemplo se fosse todos ações, seria 33 ativos de empresas/segmentos diferentes, aproximadamente 6 mil em cada.
É tipo assim que vc faz?

Oi @Marcelo De Farias Neto, Essa regra de 3% se aplica aos ativos de renda variável.  Se 200k é a sua parte em RV, sim, sua conta está certa.  Agora, se você tem 200k e especificou que é um meio-a-meio entre RF e RV, então a conta seria 100k e assim sendo, o máximo de 3mil por ativo.  Eu tenho Ações, Ações Gringas e FIIs, num total de 65 ativos.  Eu procuro deixar valores iguais em cada ativo, por classe de ativo.  Exemplo:  tenho 90k em 20 FIIs e outros 90k em 25 Ações Brasileiras e mais 30k em 15 Ações Gringas.  O valor por ativo ideal de alocação (segundo eu mesmo, rssss) é de 4,5k por FII, 3,6k/Ação Brasileira e 2k/Ação Gringa.  Com o sobe desce das cotações, esse número por ativo nunca será igual e na hora de investir mais, eu aporto em quem tem menos, garantindo assim que compro barato.

Agora, vamos supor que uma ação qualquer triplique de valor (tomara que aconteça, rsss), então os 3,6k x 3 = 10.8k.  Carteira hipotética total é de 210k (90+90+30).  10.8k = 5,14% do total (210k).  Quando isso acontece, eu vendo um pouco e aloco em outro ativo ou, aporto mais em outros ativos cujo total esteja abaixo do ideal, aumentando o total da carteira e assim reduzindo o % da ação hipotética.

Dito tudo isso, não quer dizer que eu não faça M....a de vez em quando, mas fico protegido de mim mesmo pela diversificação da quantidade de ativos e quando eu faço M....a, ela fica restrita a 3% do montante em RV ou 2% do total, já que tenho 66% em RV e 34% em RF.

Terminando, quanto a não saber nada ou quase nada, há 2 anos atrás eu estava pior que não saber nada - achando que sabia....  Estudei muito nesses 2 anos e com o aprendizado, eu descobri que sei muito pouco ainda, mas certamente já sei muito mais que no dia zero.  Viva a AUVP.  Ao longo da vida, descobri que conhecimento é poder.

Espero ter conseguido me explicar com clareza.  Boa sorte nos seus investimentos!!

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...