Jump to content

INVESTIR DO EXTERIOR PARA O BRASIL


Recommended Posts

Fala, sardinhas!! Beleza?!

Sou aluno novato da turma 18 da AUVP e gostaria de tirar uma dúvidas com vocês aqui. E que serei eternamente grato àqueles que puderem contribuir com tal apoio.

Então, vamos !! ( típico do raul kkkkkk)

É o seguinte... Na última Live, o Raul falou que cerca de 20% das pessoas que estão aqui na AUVP são pessoas que trabalham no exterior (como nos EUA, PORTUGAL, CANADÁ e por aí vai), mas que investem diretamente no brasil.

O meu caso é semelhante, pois daqui a 5 dias também estarei indo para o exterior e gostaria de, humildemente, ouvir a opinião e também as dicas daqueles sardinhas que já se encontram lá fora. 

Aproveitando o tempo que ainda estou aqui, estou estudando com afinco todas as aulas do curso. Porém, ao mesmo tempo, quero tapar todas as brechas que talvez possam me atrapalhar lá na frente no que diz respeito à algo que eu deixei de fazer aqui antes de partir de vez.

Então, gostaria de saber daqueles que estão aí fora que já investem, ou aqueles que possuem uma maior experiência com investimentos..

1- Como fazem para transferir o dinheiro para o Brasil?

2- Quais corretoras usam?

3- Gostaria de saber algo relacionado ao procedimento fiscal, declaração de imposto de renda e algo do tipo.. ( se há alguma implicabilidade legal ou fiscal)

Em resumo, gostaria de ouvir a experiência de vocês mesmo, visto que jajá estarei aí... 

 

Obrigado!! 

Link para compartilhar
Share on other sites

47 minutes ago, Renan Lopes disse:

Fala, sardinhas!! Beleza?!

Sou aluno novato da turma 18 da AUVP e gostaria de tirar uma dúvidas com vocês aqui. E que serei eternamente grato àqueles que puderem contribuir com tal apoio.

Então, vamos !! ( típico do raul kkkkkk)

É o seguinte... Na última Live, o Raul falou que cerca de 20% das pessoas que estão aqui na AUVP são pessoas que trabalham no exterior (como nos EUA, PORTUGAL, CANADÁ e por aí vai), mas que investem diretamente no brasil.

O meu caso é semelhante, pois daqui a 5 dias também estarei indo para o exterior e gostaria de, humildemente, ouvir a opinião e também as dicas daqueles sardinhas que já se encontram lá fora. 

Aproveitando o tempo que ainda estou aqui, estou estudando com afinco todas as aulas do curso. Porém, ao mesmo tempo, quero tapar todas as brechas que talvez possam me atrapalhar lá na frente no que diz respeito à algo que eu deixei de fazer aqui antes de partir de vez.

Então, gostaria de saber daqueles que estão aí fora que já investem, ou aqueles que possuem uma maior experiência com investimentos..

1- Como fazem para transferir o dinheiro para o Brasil?

2- Quais corretoras usam?

3- Gostaria de saber algo relacionado ao procedimento fiscal, declaração de imposto de renda e algo do tipo.. ( se há alguma implicabilidade legal ou fiscal)

Em resumo, gostaria de ouvir a experiência de vocês mesmo, visto que jajá estarei aí... 

 

Obrigado!! 

Primeira coisa, abre uma conta na corretora IsaEx, depois que for se não tiver acesso a um celular aqui no BR vai dar um trampo da gota pra abrir a conta... não tem custo e é rapidinho, então uma coisa já pra fazer antes de ir, é abrir uma conta na corretora, a IsaEx é uma excelente opção (corretora do Raul)

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Renan Lopes disse:

Fala, sardinhas!! Beleza?!

Sou aluno novato da turma 18 da AUVP e gostaria de tirar uma dúvidas com vocês aqui. E que serei eternamente grato àqueles que puderem contribuir com tal apoio.

Então, vamos !! ( típico do raul kkkkkk)

É o seguinte... Na última Live, o Raul falou que cerca de 20% das pessoas que estão aqui na AUVP são pessoas que trabalham no exterior (como nos EUA, PORTUGAL, CANADÁ e por aí vai), mas que investem diretamente no brasil.

O meu caso é semelhante, pois daqui a 5 dias também estarei indo para o exterior e gostaria de, humildemente, ouvir a opinião e também as dicas daqueles sardinhas que já se encontram lá fora. 

Aproveitando o tempo que ainda estou aqui, estou estudando com afinco todas as aulas do curso. Porém, ao mesmo tempo, quero tapar todas as brechas que talvez possam me atrapalhar lá na frente no que diz respeito à algo que eu deixei de fazer aqui antes de partir de vez.

Então, gostaria de saber daqueles que estão aí fora que já investem, ou aqueles que possuem uma maior experiência com investimentos..

1- Como fazem para transferir o dinheiro para o Brasil?

2- Quais corretoras usam?

3- Gostaria de saber algo relacionado ao procedimento fiscal, declaração de imposto de renda e algo do tipo.. ( se há alguma implicabilidade legal ou fiscal)

Em resumo, gostaria de ouvir a experiência de vocês mesmo, visto que jajá estarei aí... 

 

Obrigado!! 

Oi @Renan Lopes,

Quando você for para fora, vai ser algo em definitivo ou será temporário?  Pergunto isso porque se você der saida definitiva do Brasil, deixa de ter obrigatoriedade de declarar IR por aqui e tem também várias restrições aos tipos de investimentos que pode fazer.  Para "gringo" (se você se for em definitivo passa a ser gringo, rssss), existe uma burocracia a mais.  Não se te dar informações completas mas tenho uma filha que mora na Europa e até para abrir conta por aqui é complicado, mesmo que ela não tenha dado saida definitiva e com isso ela tem que se entender com Leão brasileiro e com o leão gringo, para ficar "legal" em ambos os países.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 semanas depois...

@Renan Lopes Também quero saber se você vai dar saída definitiva do Brasil. 

Eu, quando morei fora, não dei saída definitiva, eu tenho imóveis e recebia aluguéis, além de conta bancária. Como eu morava na Indonésia com um visto cultural, eu não podia abrir conta e minha vida virou um inferno. Eu transferia tudo via Western Union, mas eles cobram taxa de transferência e uma cotação bizarra. 

Dependendo do país que você for, vai poder abrir conta. Daí é só usar Transfer Wise - de conta pra conta. Acho que agora eles se chamam apenas Wise. E tem sempre o Bitcoin que você pode sacar. Eu me estressei muito com chaves de BTC e nem quero mais isso na minha vida. 

Segue o conselho do @Marcelo Ribeiro e abre uma conta na corretora IsaEX que é mais jogo. Eles explicou que precisa ter telefone brasileiro pra abrir. 

Editado por Juliana Bassetti
Link para compartilhar
Share on other sites

Existem alternativas para o seu caso:

 

1- O Mercado Americano tem grandes oportunidades em Renda Variável, a isenção mensal de Swing Trade é muito maior que a do Brasil. Sem contar que varias Sociedades Anônimas de Capital Aberto espalhadas pelo mundo estão listadas lá. Pode ter certeza que uma ITSA3 não vai fazer falta se você puder investir na Berkshire Hathaway diretamente nos EUA, o BBAS3 não vai fazer falta podendo investir diretamente no Bank of America, por exemplo...

OBS: Único problema é o tributo cobrado por herança, seus herdeiros perderiam mais da metade do seu patrimônio. Mas se você quiser construir patrimônio para você, ensine desde novos a construírem o patrimônio deles, para não ficarem dependentes da sua herança e assim o tributo não vai afetar o padrão de vida deles.

 

2- Decidi morar nos EUA mas querer investir também no Brasil sem burocracia, ai você pode tomar dois caminhos:

 

a) No primeiro caminho, a mais burocrática, para manter seus investimentos no Brasil, você precisará contratar:

  • Representante legal

Responsável por apresentar todas as informações cadastrais do investidor às autoridades brasileiras. Quando o representante for pessoa física ou empresa não financeira, o investidor deverá indicar uma instituição financeira, devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil, para responder, de forma solidária, pelas obrigações do representante.

  • Representante fiscal

Responsável pelo cumprimento das questões tributárias e fiscais, em nome do investidor, perante as autoridades brasileiras.

  • Custodiante

Responsável por manter relatórios atualizados e controlar todos os ativos detidos pelo investidor internacional em contas segregadas, fornecendo tais informações, sempre que necessário, às autoridades e ao próprio investidor.

 

b) A segunda alternativa mais simples, seria comprar ADR's (American Depositary Receipts), que seriam os valores mobiliários americanos que deram origem aos BDR's. Nesse caso além de  poder comprar ADR's de Empresas Brasileiras, você teria a opção de comprar ADR's de outros países estrangeiros indisponíveis no Brasil como BDR. A titulo exemplificativo, a Nintendo você só conseguiria investir comprando ADR da Nintendo ou o ETF NERD11.

 

Enquanto a ADR Nintendo tem um potencial de valorixação que acompanha a ação listada no Japão, o ETF NERD11 fica prejudicado, por que já houveram estudos que ETF's Temáticos, são super valorizados no IPO e depois caem bruscamente.

 

Sei que raul é contra BDR's, e imagino que seja contra ADR's, mas se parar para pensar, a variedade de BDR's são limitadas enquanto os ADR's englobam o mundo todo. OUtro ponto que a maioria das BDR's podem ter compradas suas Stcks nos EUA, mas o mesmo não ocorreo com ADR que tem um alcance geométrico maior.

 

BONUS: Existem corretoras espalhadas pelo mundo que permite você ter acesso ao Mercado Financeiro vários países regulamentados. O problema é que nenhum deles tem suporte para Brasileiros, mas se sua intenção for conseguir um visto de moradia permanente nos EUA, como obrigatoriamente terá que aprender inglês, fazendo com que isso não se torne um impecilho.

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...