Jump to content
  • 0

Venda a mercado pré-fixado e pós-ifxado


Leonardo Scholl Sternberg

Pergunta

Olá,

pergunta1: eu gostaria de entender a marcação a mercado em relação à Títulos pré-fixados. Como o valor do título deve ser sempre 1000 reais no vencimento e a taxa já é pré-estabelecida, como o valor do título poderia oscilar (para fazer sentido marcação a mercado)?

No IPCA, por exemplo, a taxa IPCA pode aumentar ou diminuir fazendo mudar o preço do título, mas o pré-fixado não possui uma taxa atrelada. Posso dizer que nesse caso o preço dos títulos pré-fixados não mudam?

 

E pergunta 2: existe marcação a mercado para pós-fixado?

 

Muito obrigado,

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
13 horas atrás, Leonardo Scholl Sternberg disse:

Olá,

pergunta1: eu gostaria de entender a marcação a mercado em relação à Títulos pré-fixados. Como o valor do título deve ser sempre 1000 reais no vencimento e a taxa já é pré-estabelecida, como o valor do título poderia oscilar (para fazer sentido marcação a mercado)?

No IPCA, por exemplo, a taxa IPCA pode aumentar ou diminuir fazendo mudar o preço do título, mas o pré-fixado não possui uma taxa atrelada. Posso dizer que nesse caso o preço dos títulos pré-fixados não mudam?

 

E pergunta 2: existe marcação a mercado para pós-fixado?

 

Muito obrigado,

A taxa que você contratou é fixa, mas a taxa do título no mercado varia diariamente.

E o governo faz a recompra antecipada do título caso você deseje…

ou seja, no vencimento ele vai valer o contratado, durante o caminho, vão existir momentos que pode valer mais ou menos…

veja o link abaixo

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Leonardo Scholl Sternberg disse:

Olá,

pergunta1: eu gostaria de entender a marcação a mercado em relação à Títulos pré-fixados. Como o valor do título deve ser sempre 1000 reais no vencimento e a taxa já é pré-estabelecida, como o valor do título poderia oscilar (para fazer sentido marcação a mercado)?

No IPCA, por exemplo, a taxa IPCA pode aumentar ou diminuir fazendo mudar o preço do título, mas o pré-fixado não possui uma taxa atrelada. Posso dizer que nesse caso o preço dos títulos pré-fixados não mudam?

 

E pergunta 2: existe marcação a mercado para pós-fixado?

 

Muito obrigado,

@Leonardo Scholl Sternberg complementando as respostas.

Antes das respostas, precisamos ter em mente que no momento em que compramos um título do Tesouro Direto, qualquer um deles, estamos travando uma rentabilidade do dia da compra até o vencimento do título. Se levarmos o título até o vencimento, receberemos exatamente a rentabilidade contratada. Acontece que o Tesouro Direto tem liquidez diária garantida pelo Governo, no entanto o Governo vai nos pagar o preço que está sendo negociado no momento, ele não vai nos pagar a rentabilidade contratada no dia da compra, e esta diferença entre a rentabilidade contratada e o preço no momento é que chamamos de marcação a mercado. Isso vale para todos os tipos de Tesouro Direto. Então vamos às respostas.

1) todos os títulos do Tesouro Direto (Selic, IPCA+ e Prefixado) vão mudando a rentabilidade ao longo dos dias.

O Tesouro Selic tem a alteração da Selic em si (reunião do Copom), e também do ágio ou deságio (percentual apresentado no título). É muito raro haver uma marcação a mercado nesse tipo de Tesouro.

O Tesouro IPCA+ tem a alteração tanto da parte pós-fixadas (o IPCA) quanto da parte prefixada (o percentual que é o que aparece após o sinal do "+"). A marcação a mercado se dá pela variação do IPCA e também pela variação do percentual que aparece após o sinal do "+". Conforme as previsões futuras, humor do Mercado etc, esse percentual vai mudando todos os dias.

O Tesouro Prefixado tem a alteração no percentual da rentabilidade. Como este percentual vai se alterando todos os dias, a marcação a mercado acontece nesse momento. Esse Tesouro é o mais fácil de se entender a marcação a mercado, pois no vencimento ele vai pagar exatos R$1.000. Como o vencimento é fixo e o valor a se pagar também é fixo, então conforme a taxa sobe, o preço de mercado precisa cair. E conforme a taxa cai, o preço de mercado precisa subir. 

2) sim, existe. Tanto o Tesouro Selic (mais raro acontecer), quanto o Tesouro IPCA+ são pós-fixados e sofrem marcação a mercado.

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...