Jump to content
  • 0

RESERVA DE EMERGENCIA


José Eduardo Munhoz Gomes

Pergunta

Estou começando a fazer os aportes agora na minha carteira
Só para saber se estou com o raciocínio certo:

Vou colocar a reserva de emergência em um banco grande, pois deve ser um banco sólido e seguro. No meu caso, Banco do Brasil, pois já tenho conta muito tempo. 
O valor total e de 32 mil. Colocarei 10 na poupança e 22 na Selic.
O valor que o banco cobra de juros na Selic e de 0,18 %a.a.

"Porque não colocar em corretoras que não cobram taxas ? Porque se eu precisar de saque imediato, as corretoras não vão me possibilitar isso. "

Esta certo este raciocínio ? Alguma sugestão melhor ?


 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

20 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

Estou começando a fazer os aportes agora na minha carteira
Só para saber se estou com o raciocínio certo:

Vou colocar a reserva de emergência em um banco grande, pois deve ser um banco sólido e seguro. No meu caso, Banco do Brasil, pois já tenho conta muito tempo. 
O valor total e de 32 mil. Colocarei 10 na poupança e 22 na Selic.
O valor que o banco cobra de juros na Selic e de 0,18 %a.a.

"Porque não colocar em corretoras que não cobram taxas ? Porque se eu precisar de saque imediato, as corretoras não vão me possibilitar isso. "

Esta certo este raciocínio ? Alguma sugestão melhor ?


 

Boa tarde, José!

Vamos lembrar que o principal da RE é liquidez e segurança, então deixar em bancões é uma ótima alternativa. Não gosto muito de deixar na poupança, atualmente deixo a maior parte da minha no CDB 100% CDI do Bradesco, que tem baixa automática em qualquer horário. Ou seja, se precisar sábado de madrugada o valor que eu utilizar vai ser resgatado.

No seu caso, está bom deixar na poupança do BB, mas veja se não há um CDB com resgate automático ou a qualquer momento, inclusive finais de semana. Seu raciocínio está correto, mas o Selic também entraria nele, você não consegue no final de semana. Lembre também de deixar uma parte em dinheiro, pode acontecer de você estar sem conexão ou precisar de moeda.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Faço parecido com o @Matheus Malheiros Pinto, deixo tudo no CDB 100% do CDI com resgate automático do Bradesco. Se precisar sacar, mandar pix, transferir eu consigo. E esta rendendo um valor considerável.

Esse CDB é bom demais, uma mão na roda esse resgate automático (eu acredito pelo menos, ainda não precisei usar hahaha).

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde, José!

Vamos lembrar que o principal da RE é liquidez e segurança, então deixar em bancões é uma ótima alternativa. Não gosto muito de deixar na poupança, atualmente deixo a maior parte da minha no CDB 100% CDI do Bradesco, que tem baixa automática em qualquer horário. Ou seja, se precisar sábado de madrugada o valor que eu utilizar vai ser resgatado.

No seu caso, está bom deixar na poupança do BB, mas veja se não há um CDB com resgate automático ou a qualquer momento, inclusive finais de semana. Seu raciocínio está correto, mas o Selic também entraria nele, você não consegue no final de semana. Lembre também de deixar uma parte em dinheiro, pode acontecer de você estar sem conexão ou precisar de moeda.

Você é um mito! Será um próximo Raul. Como sabe tanto tão novo? quando começou a aprender sobre investimentos?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

A muito obrigado @Matheus Malheiros Pinto e @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa 
Vou seguir essa dica desse CDB. 
Então é só fazer uma conta no Bradesco e comprar o título certo ?Seria esse título da imagem abaixo que mostra no site ?
(Bradesco Fácil)
 

bradesco.png

Exatamente, é o CDB Fácil. Só tem um detalhe: ele não vem "de fábrica" com a baixa automática, você precisa para o seu gerente ou ligando na central (4002-0022).

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

A muito obrigado @Matheus Malheiros Pinto e @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa 
Vou seguir essa dica desse CDB. 
Então é só fazer uma conta no Bradesco e comprar o título certo ?Seria esse título da imagem abaixo que mostra no site ?
(Bradesco Fácil)
 

bradesco.png

O CBD que eu tenho é esse mesmo, mas não precisa abrir conta no Bradesco, pode procurar esse ativo no seu banco mesmo. 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Matheus Malheiros Pinto disse:

Exatamente, é o CDB Fácil. Só tem um detalhe: ele não vem "de fábrica" com a baixa automática, você precisa para o seu gerente ou ligando na central (4002-0022).

Serio? O meu veio "de fabrica" com resgate automático. Tudo bem que a primeira vez que eu investi nele, foi o gerente que tirou o dinheiro da conta e colocou nele sem eu pedir, as vezes ele já ativou, já que foi ele que fez o investimento.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Serio? O meu veio "de fabrica" com resgate automático. Tudo bem que a primeira vez que eu investi nele, foi o gerente que tirou o dinheiro da conta e colocou nele sem eu pedir, as vezes ele já ativou, já que foi ele que fez o investimento.

Pois é, ele ficou só no primeiro dia, mas no outro sumiu e explicaram que era assim mesmo, então precisei ativar novamente depois. Fiz o investimento pelo app.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde! Deixo minha reserva no banco Inter, antes era no Nubank. Com esses comentários sobre bancões me deixou pensativo se troco para um. Mas nunca tive problemas com Inter nem com Nubank. Não gosto dos APP dos bancões. Mas vou avaliar essa mudança de banco pelo risco, apesar de achar o Inter um banco bem sólido. Mas pra não deixar só minha dúvida e ajudar na sua, segurança e liquidez são as principais coisas na hora de escolher onde deixar sua reserva estratégica.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Rafael Da Silveira Dias disse:

Boa tarde! Deixo minha reserva no banco Inter, antes era no Nubank. Com esses comentários sobre bancões me deixou pensativo se troco para um. Mas nunca tive problemas com Inter nem com Nubank. Não gosto dos APP dos bancões. Mas vou avaliar essa mudança de banco pelo risco, apesar de achar o Inter um banco bem sólido. Mas pra não deixar só minha dúvida e ajudar na sua, segurança e liquidez são as principais coisas na hora de escolher onde deixar sua reserva estratégica.

@Rafael Da Silveira Dias migre parcial , talvez te deixe mais confortável ! Se gosta do inter (apesar dele não ter agências por aí afora) da para você manter uma parte nele e uma parte em um bancão !

a reserva de emergência apesar de ter uma lógica simples gera muitas distorções na prática , o assunto sempre repercute aqui na comunidade ! mas digo por experiência própria de quem já precisou e usou a reserva mais de uma vez - quando você precisa dela ela precisa estar ao seu alcance , disponível , e de fácil acesso!  Deixa emoção para o sobe desce da renda variável !

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa
Se der para comprar esse CDB pelo banco do Brasil eu acho melhor, assim não preciso abrir uma conta no Bradesco.
Mas você sabe me infirmar onde eu consigo achar esse título pelo banco do Brasil ?
Porque eu entrei aqui na plataforma de investimentos BB e não consegui achar. Veja na imagem abaixo :
Só aparecem 2 títulos com liquidez 

 

bb.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa
Se der para comprar esse CDB pelo banco do Brasil eu acho melhor, assim não preciso abrir uma conta no Bradesco.
Mas você sabe me infirmar onde eu consigo achar esse título pelo banco do Brasil ?
Porque eu entrei aqui na plataforma de investimentos BB e não consegui achar. Veja na imagem abaixo :
Só aparecem 2 títulos com liquidez 

 

bb.png

Uma vez que eu procurei no BB para deixar o dinheiro parado da conta da minha noiva, são tinha CDB que pagava bem menos, se eu não me engano, era menos de 90%. Querendo ou não, esta perdendo um dinheiro nessa brincadeira, mas como rentabilidade é a ultima coisa que você olha na reserva de emergencia, pela praticidade deve fazer sentido para você investir nesse BB CDB DI

Só precisa confirmar com o seu gerente se ele tem resgate automático.

Editado por Danilo Alves Silva Spinola Barbosa
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 22/03/2023 at 16:13, Rafael Da Silveira Dias disse:

Boa tarde! Deixo minha reserva no banco Inter, antes era no Nubank. Com esses comentários sobre bancões me deixou pensativo se troco para um. Mas nunca tive problemas com Inter nem com Nubank. Não gosto dos APP dos bancões. Mas vou avaliar essa mudança de banco pelo risco, apesar de achar o Inter um banco bem sólido. Mas pra não deixar só minha dúvida e ajudar na sua, segurança e liquidez são as principais coisas na hora de escolher onde deixar sua reserva estratégica.

A minha está dividida em dois bancos, qualquer falha no sistema de um, o outro pode me ajudar na emergência 😉

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 22/03/2023 at 11:36, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Serio? O meu veio "de fabrica" com resgate automático. Tudo bem que a primeira vez que eu investi nele, foi o gerente que tirou o dinheiro da conta e colocou nele sem eu pedir, as vezes ele já ativou, já que foi ele que fez o investimento.

Que gerente desenrolado da poooo; rsrsrsrsrsrs

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

Então o BB oferece poucos cdbs mesmo. Neste caso, vou abrir uma conta no Bradesco sim, e pegar esse de 100% do CDI
Porque esse poucos cdbs do BB realmente tem rentabilidade muito baixa, o maior esta com 92% do cdi

Obrigado @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa 

Não por isso 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...