Jump to content
  • 0

CDB x Debênture


José Eduardo Munhoz Gomes

Pergunta

 
Estou querendo comprar uma Debênture. Para isso, seu rendimento deve ser mais atrativo que um CDB, pois as Debêntures não tem garantia do FGC.
Então vou comparar a Debenture abaixo  com o CDB abaixo. (Peguei títulos com prazos semelhantes para facilitar o cálculo)

Debenture:
image.png.cc63c21b00c1e71711994c7c8cb0588b.png

CBD:
image.png.b66a1cf81b3f71f0c12036eb23b97343.png

Considerações:


-Valor do titulo 1.000
-Data de vencimento 1ano (para facilitar os cálculos)
-Desconsiderar o CDI nos juros, pois será igual para ambos os títulos (para facilitar os cálculos)
-I.R do CDB de 20%

Rendimentos:


Debênture: 4% x 1.000 = 40,00

CDB: 10,5% x 1.000 = 105 - IR (20%) = 84,00


Resumindo: Não compensa comprar esta debênture, pois além de render menos o risco é maior, pois não tem proteção FGC.
Gostaria de saber se minha análise está correta, ou estou errando em alguma coisa 
 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde,

No caso da debênture o rendimento dela será CDI + 4%. Pelo o que entendi, você deveria usar o valor da CDI, no caso ver qual a rentabilidade da CDI nos últimos 12 meses, por exemplo, + os 4%, já que pela descrição parece ser uma debênture indexada ao CDI.

Editado por Heber Sérgio Coutinho Martins
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

 
Estou querendo comprar uma Debênture. Para isso, seu rendimento deve ser mais atrativo que um CDB, pois as Debêntures não tem garantia do FGC.
Então vou comparar a Debenture abaixo  com o CDB abaixo. (Peguei títulos com prazos semelhantes para facilitar o cálculo)

Debenture:
image.png.cc63c21b00c1e71711994c7c8cb0588b.png

CBD:
image.png.b66a1cf81b3f71f0c12036eb23b97343.png

Considerações:


-Valor do titulo 1.000
-Data de vencimento 1ano (para facilitar os cálculos)
-Desconsiderar o CDI nos juros, pois será igual para ambos os títulos (para facilitar os cálculos)
-I.R do CDB de 20%

Rendimentos:


Debênture: 4% x 1.000 = 40,00

CDB: 10,5% x 1.000 = 105 - IR (20%) = 84,00


Resumindo: Não compensa comprar esta debênture, pois além de render menos o risco é maior, pois não tem proteção FGC.
Gostaria de saber se minha análise está correta, ou estou errando em alguma coisa 
 

Boa tarde José, tudo bem?

Não precisa se preocupar com as contas, já foi tudo ajustado conforme expectativas de mercado e considerando IR. Seu trabalho é comparar os 16,48% a.a. de debênture X 13,60% a.a. do CDB. A debênture oferece um prêmio de 2,88%, mas como risco adicional você tem a ausência do FGC. 

Vale lembrar que o Rating da Aeris é A+ e do banco BMG apenas A, mas agora é colocar na balança e ver se o risco compensa.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

 
Estou querendo comprar uma Debênture. Para isso, seu rendimento deve ser mais atrativo que um CDB, pois as Debêntures não tem garantia do FGC.
Então vou comparar a Debenture abaixo  com o CDB abaixo. (Peguei títulos com prazos semelhantes para facilitar o cálculo)

Debenture:
image.png.cc63c21b00c1e71711994c7c8cb0588b.png

CBD:
image.png.b66a1cf81b3f71f0c12036eb23b97343.png

Considerações:


-Valor do titulo 1.000
-Data de vencimento 1ano (para facilitar os cálculos)
-Desconsiderar o CDI nos juros, pois será igual para ambos os títulos (para facilitar os cálculos)
-I.R do CDB de 20%

Rendimentos:


Debênture: 4% x 1.000 = 40,00

CDB: 10,5% x 1.000 = 105 - IR (20%) = 84,00


Resumindo: Não compensa comprar esta debênture, pois além de render menos o risco é maior, pois não tem proteção FGC.
Gostaria de saber se minha análise está correta, ou estou errando em alguma coisa 
 

@José Eduardo Munhoz Gomes pelo que entendo, no CDB você está usando o 10,50% com base no 110,50%, porém isso está incorreto. No CDB você está recebendo 10,50% a mais que o índice base, no caso, o CDI. Para você ter 10,50%+CDI em um título pagando 110,50% do CDI, o CDI precisaria ser de 100,00%aa.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

A legal @Matheus Malheiros Pinto, então é só confiar nessa rentabilidade, não preciso ficar fazendo conta
Ainda mais ficar fazendo conta errada igual eu fiz, kkkk
Obrigado 

No geral é só confiar, a não se que você acredite que o mercado está errado nas previsões para o IPCA e CDI, usados nos pós-fixados.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...