Jump to content
  • 1

RELG11 - Alavancagem


Giovanna Thimoteo

Pergunta

Fala turma, tudo bom?!

Estou com uma duvida de quem esta começando.

Comecei a investir ano passado, com a ajuda de uma consultora. Em resumo bem resumido: tenho 7k em RELG11 e hoje recebi a orientação de vender tudo e realocar (perdendo quase 2k). Me desculpem se parecer um pouco iniciante demais esse pedido de opinião, mas, é a primeira vez que preciso de fato vender um ativo e perder muito (pra mim é muito hahaha) dinheiro com ele.

O que voces acham sobre? Vale a pena esperar? Melhor vender e lets bora?
Não cheguei ainda a entender o que é alavancagem e essas coisas, foi a primeira vez que me deparei com esse termo!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Giovanna Thimoteo disse:

Fala turma, tudo bom?!

Estou com uma duvida de quem esta começando.

Comecei a investir ano passado, com a ajuda de uma consultora. Em resumo bem resumido: tenho 7k em RELG11 e hoje recebi a orientação de vender tudo e realocar (perdendo quase 2k). Me desculpem se parecer um pouco iniciante demais esse pedido de opinião, mas, é a primeira vez que preciso de fato vender um ativo e perder muito (pra mim é muito hahaha) dinheiro com ele.

O que voces acham sobre? Vale a pena esperar? Melhor vender e lets bora?
Não cheguei ainda a entender o que é alavancagem e essas coisas, foi a primeira vez que me deparei com esse termo!

@Giovanna Thimoteo cuidado com consultoria que fica mandando você comprar e vender (no fim você só está pagando taxas pra corretora)!

bom é extremamente norma termos ativos de renda variável caindo , e principalmente se compramos antes de fazer o cursos e entender melhor como avaliá-los !

sugiro você congelar está posição (a não ser que você tenha estudado já o módulo 4 e entendido bem que este FII não faz mais sentido pra você ) mas ainda sim , apenas congelaria ele na carteira e deixaria chegar até o final do curso (módulo 8) ensina a lidar com estas situações também !

não seja mão de alface , os erros também fazer parte e se formos vender tudo que caiu na carteira neste período hehe poucos teriam algo em renda variável …. E apenas por curiosidade este ativo representa quanto da sua carteira ? (Você vai aprender avaliar, mensurar e controlar os riscos dentro de sua carteira )

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@Giovanna Thimoteo cuidado com consultoria que fica mandando você comprar e vender (no fim você só está pagando taxas pra corretora)!

bom é extremamente norma termos ativos de renda variável caindo , e principalmente se compramos antes de fazer o cursos e entender melhor como avaliá-los !

sugiro você congelar está posição (a não ser que você tenha estudado já o módulo 4 e entendido bem que este FII não faz mais sentido pra você ) mas ainda sim , apenas congelaria ele na carteira e deixaria chegar até o final do curso (módulo 8) ensina a lidar com estas situações também !

não seja mão de alface , os erros também fazer parte e se formos vender tudo que caiu na carteira neste período hehe poucos teriam algo em renda variável …. E apenas por curiosidade este ativo representa quanto da sua carteira ? (Você vai aprender avaliar, mensurar e controlar os riscos dentro de sua carteira )

Então, por isso estou com esse medo. De real ser um problema ou nao, ou posso esperar (até porque acredito que vender HOJE vai em fazer perder mais dinheiro que daqui uns dias se de fato for para vender)

Hoje dos ativos, é 5,15%
Da carteira como um todo é: 2,02%
 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Complementando teve uma fato relevante ontem (anunciando que ele não vai distribuir dividendos )

Ou seja , o FII informou o fato relevante mas ainda sim apenas congelaria ele na carteira e não sairia realizando prejuízo agora onde o povo saiu vendendo e derrubou o preço em quase 15% num único dia ! Basicamente seria vender na baixa pensando no agora 

8EB1DEA2-450E-402A-9002-FC9025063B7A.jpeg

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Complementando teve uma fato relevante ontem (anunciando que ele não vai distribuir dividendos )

Ou seja , o FII informou o fato relevante mas ainda sim apenas congelaria ele na carteira e não sairia realizando prejuízo agora onde o povo saiu vendendo e derrubou o preço em quase 15% num único dia ! Basicamente seria vender na baixa pensando no agora 

8EB1DEA2-450E-402A-9002-FC9025063B7A.jpeg

exatamente esse meu ponto!

Se eu vender hoje, vou perder muuuuuito mais grana do que esperar pelo menos uns dias ate esse assunto esfriar. E ai se ainda sim o caso for vender, nao vai estar em tanta queda livre como ta hoje.

A outra resposta ta pendente de aprovaçao haha mas te respondi

Editado por Giovanna Thimoteo
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Giovanna Thimoteo disse:

Fala turma, tudo bom?!

Estou com uma duvida de quem esta começando.

Comecei a investir ano passado, com a ajuda de uma consultora. Em resumo bem resumido: tenho 7k em RELG11 e hoje recebi a orientação de vender tudo e realocar (perdendo quase 2k). Me desculpem se parecer um pouco iniciante demais esse pedido de opinião, mas, é a primeira vez que preciso de fato vender um ativo e perder muito (pra mim é muito hahaha) dinheiro com ele.

O que voces acham sobre? Vale a pena esperar? Melhor vender e lets bora?
Não cheguei ainda a entender o que é alavancagem e essas coisas, foi a primeira vez que me deparei com esse termo!

@Giovanna Thimoteo como disse o @Henrique Magalhães, coloca a empresa em quarentena e dê uma analisada nos relatórios para entender o que houve. Além disso, finaliza os módulos e espera passar o barulho dos canhões. Você analisa com calma se mantém ou vende ou compra mais, não conheço o FII, mas quem sabe seja uma oportunidade de comprar mais barato.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Giovanna Thimoteo,

Deixa o fundo de castigo, sem fazer mais aportes.  Todos os FIIs estão nadando em sangue, os desesperados fugindo e vendendo muito mais barato que valem.

Eu estou seguindo o meu diagrama de investimentos e ele está mandando comprar FIIs.  Investimento em RV é para longo prazo e é normal o sobe-desce.  Só porque a cotação caiu não significa que você perdeu dinheiro, e nem ganha quando ela sobe.  Só vai perder se vender na baixa.

Acho que daqui há alguns meses ou talvez até mais que isso, você vai pensar assim:  "caramba, se eu tivesse comprado mais quando o preço estava lá embaixo....."

Desconfie de "ajuda" que alguem que te manda vender na baixa está lhe dando.

Se olhar o valor dos aportes que fiz em ações e FIIs, está abaixo do que vale hoje.  Eu já parei de olhar o total, olho duas coisas:  quantas cotas/ações eu tenho e quanto eles me pagam por ano.  Essa é uma chave difícil de virar no nosso cérebro, mas quando você consegue, é libertador.

 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Giovanna Thimoteo,

Deixa o fundo de castigo, sem fazer mais aportes.  Todos os FIIs estão nadando em sangue, os desesperados fugindo e vendendo muito mais barato que valem.

Eu estou seguindo o meu diagrama de investimentos e ele está mandando comprar FIIs.  Investimento em RV é para longo prazo e é normal o sobe-desce.  Só porque a cotação caiu não significa que você perdeu dinheiro, e nem ganha quando ela sobe.  Só vai perder se vender na baixa.

Acho que daqui há alguns meses ou talvez até mais que isso, você vai pensar assim:  "caramba, se eu tivesse comprado mais quando o preço estava lá embaixo....."

Desconfie de "ajuda" que alguem que te manda vender na baixa está lhe dando.

Se olhar o valor dos aportes que fiz em ações e FIIs, está abaixo do que vale hoje.  Eu já parei de olhar o total, olho duas coisas:  quantas cotas/ações eu tenho e quanto eles me pagam por ano.  Essa é uma chave difícil de virar no nosso cérebro, mas quando você consegue, é libertador.

 

Concordo ctg, eu recebi a orientação que era para vender porque nao vao pagar mais dividendos por um tempo. E de fato pesquisei e é isso, vao usar o valor para abater das dividas e beleza, sucesso.
Desconfiei justamente por isso, de sair vendendo correndo para nao perder dinheiro, mas, NO DIA do anuncio acho meio burrice tambem, porque todo mundo vai vender e ai vai ficar mais baixo ainda do que ja estava hahaha

 

Vou segurar, nao vou fazer nada com ele por hora, se de fato eu entender daqui um tempo que nao faz sentido hoje, ai eu vendo e lets go

valeu dms pela ajuda!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Diego Gustavo Santos Alves disse:

Eu venderia e já colocaria em outro fii. 7k são muitas cotas

Mas se eu vender HOJE/ontem, eu perderia 2k, entende?
As vezes vale mais esperar o mercado esfriar a cabeça e o preço voltar a ser um preço "normal" (nao que va ganhar dinheiro, mas, vai perder menos hahaha)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, Giovanna Thimoteo disse:

Mas se eu vender HOJE/ontem, eu perderia 2k, entende?
As vezes vale mais esperar o mercado esfriar a cabeça e o preço voltar a ser um preço "normal" (nao que va ganhar dinheiro, mas, vai perder menos hahaha)

@Giovanna Thimoteo o que achei bacana é que ele representa 2% da sua carteira (não sei se planejado ou não , mas você praticamente já fez uma leve gestão de risco) não vai atrapalhar seu sono … e digo mais, este ativo vai te ensinar muito , você vai querer ler os fatos relevantes antes de decidir qq coisa , vai ter mais calma e as vezes até meter o foda-se quando tiver quedas bruscas …. Meh Recr11 de quebra caiu 40% e ele está lá firme e forte na minha carteira ainda kkkk a renda variável é assim “vareia” mesmo 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Giovanna Thimoteo disse:

Concordo ctg, eu recebi a orientação que era para vender porque nao vao pagar mais dividendos por um tempo. E de fato pesquisei e é isso, vao usar o valor para abater das dividas e beleza, sucesso.
Desconfiei justamente por isso, de sair vendendo correndo para nao perder dinheiro, mas, NO DIA do anuncio acho meio burrice tambem, porque todo mundo vai vender e ai vai ficar mais baixo ainda do que ja estava hahaha

 

Vou segurar, nao vou fazer nada com ele por hora, se de fato eu entender daqui um tempo que nao faz sentido hoje, ai eu vendo e lets go

valeu dms pela ajuda!

Eu tenho uns 3 FIIs de castigo.  No longo prazo, vão se recuperar. Como eu tenho di ver si fi ca do e nunca mais de 3% da carteira em um único ativo, esses acidentes de percurso fazem parte.  A grana que coloco em RV é grana cuja função é trabalhar para miim e me dar proventos todos os anos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/04/2023 at 14:05, Giovanna Thimoteo disse:

Fala turma, tudo bom?!

Estou com uma duvida de quem esta começando.

Comecei a investir ano passado, com a ajuda de uma consultora. Em resumo bem resumido: tenho 7k em RELG11 e hoje recebi a orientação de vender tudo e realocar (perdendo quase 2k). Me desculpem se parecer um pouco iniciante demais esse pedido de opinião, mas, é a primeira vez que preciso de fato vender um ativo e perder muito (pra mim é muito hahaha) dinheiro com ele.

O que voces acham sobre? Vale a pena esperar? Melhor vender e lets bora?
Não cheguei ainda a entender o que é alavancagem e essas coisas, foi a primeira vez que me deparei com esse termo!

Oi Gioavanna, sou iniciante na análise de renda variável também e por isso só vim falar da minha experiência, pois não fiz análise do fundo. Comprei esse fundo também por orientação do consultor da corretora. Ano passado, ele aconselhou a vender tudo. Assim fiz, arrependi tanto que nunca mais escutei o consultor e vim fazer o curso. Meu arrependimento se deu em relação aos dividendos. Pois esse Relg11 me pagava melhor que alguns que tenho. Até comprei mais uns (sem análise aprofundada, apenas pelos dividendos, o que não é recomendado).

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Luana Almeida Felix disse:

Oi Gioavanna, sou iniciante na análise de renda variável também e por isso só vim falar da minha experiência, pois não fiz análise do fundo. Comprei esse fundo também por orientação do consultor da corretora. Ano passado, ele aconselhou a vender tudo. Assim fiz, arrependi tanto que nunca mais escutei o consultor e vim fazer o curso. Meu arrependimento se deu em relação aos dividendos. Pois esse Relg11 me pagava melhor que alguns que tenho. Até comprei mais uns (sem análise aprofundada, apenas pelos dividendos, o que não é recomendado).

Oi Lu! Ah, que bom saber do seu relato.
A consultora no meu caso me orientou a vender justamente porque eles vao parar de pagar dividendos por um tempo, e no meu caso tambem é um dos que mais pagam.
Eu decedi nao vender por hora
vou deixar ele ali parado até a poeira baixar e eu estudar mais aprofundado um prazo para eles voltarem a pagar dividendos e essas coisas, ai vejo se faz sentido seguir com ele ou vender. 
Mas de fato, ainda bem que nao vendo na hora que ela orientou, porque o mundo todo decidiu vender tambem hahaha ai o preço que ja era ruim, ficou pior

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...