Jump to content
  • 0

Comprar terreno - por que, senhoooorr?

Pergunta

Recommended Posts

• 0
8 horas atrás, Rubens Tavares disse:

Tem alguns lugares que realmente faz sentido, e é bem no exemplo do nosso amigo aí em cima.

Quando são ruas sem infraestrutura, quando a cidade cresce pra lá, o negócio valoriza.

Na cidadezinha do interior onde cresci, no meu 2o emprego aos 14 anos eu trabalhei pra um senhor que era dono de um loteamento gigante lá. Em coisa de 10 anos no máximo virou um novo bairro da cidade, aí valorizou demais.

Mas sei lá, eu sou investidor de longo prazo, mas sinto um certo incômodo com coisas assim sem liquidez, eu não compraria um lote a não ser que tivesse interessado em construir lá.

Penso isso também, se for interesse em construir é valido. Do contrário eu acho que não faz mt sentido rs

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

E exatamente essa a mentalidade

@Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio que leva as pessoas a comprar terreno, porque já ouviram histórias desse tipo; "se tivesse comparado há 20 anos quando me ofereceram, eu.taria rico agora" "sabe o terreno do shopping, quase comprei 15 anos atrás"

Tem muito meme do "tio do terreno" que não perdeu dinheiro nos ultdois anos que a bolsa despencou e por aí vai

E para quem quiser tirar a primeira pedra, comprei terreno também, muito barato, era oportunidade, em 5 anos dobrou de preço, o difícil é vender ele agora

Mas também já vi terrenos com mais de 20 anos, nas mesmas,.onde o único q ganha é quem limpa mato e faz cercado, que devem ser parentes do corretor ou vendedor kkk

Se tiver bom olho imobiliário e grana, a valorização pode ser maior que qualquer investimento legalizado, e já vi acontecer mais de uma vez

Exatamente isso! A maior parte fica na mesma, eu acredito que esses que tiveram uma supervalorização é por conta de sorte mesmo, não tem como prever que vão abrir um shopping, que o supermecado vai expandir etc

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 minutes ago, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Poxa, ainda acho diferente, pq além da valorização das ações, tem os dividendos né? A pessoa pode comprar esperando valorizar, mas é só isso mesmo kkkkk dá trabalho, custa dinheiro anualmente, mas é o preço que se paga

É a mesma coisa só que diferente!

Link para compartilhar

• 0

Resumindo meu ponto:

1) Vejo muitos terrenos vazios na minha cidade, até mesmo em área central, que só fica cheio de mato ou com horta (pq tem redução de IPTU), sem nem perspectiva de construção ou placa de venda. Custo com IPTU (que chega a ser até 10 mil anual), custo com limpeza...

2) Já presenciei tanta gente humilde que possui terreno. Gente que recebe salário super baixo, tem que pagar esses custos de terreno, financia a compra do terreno e não ter perspectiva alguma de construção, comprou por achar um investimento. Entendo que a pessoa não tem educação financeira e as vezes é a unica maneira dela poupar, porém fico triste, pq passou apertado a vida toda e é algo que possivelmente não vai usufruir.

3) Entendo que existe a hipervalorização do terreno em alguns casos como os de shoppings, expansão de supermercado, aumento da cidade etc. Mas são coisas difíceis de prever.

Adorei a partilha e consigo ver com menos sangue no zóio esse tema agr kkkkkkk mas confesso que ainda acho um mal negócio.

Super beijo a todos 😊

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Exatamente isso! A maior parte fica na mesma, eu acredito que esses que tiveram uma supervalorização é por conta de sorte mesmo, não tem como prever que vão abrir um shopping, que o supermecado vai expandir etc

É relativo... Algo grande como um shopping é difícil acertar mesmo. Geralmente quem acerta é porque tem informações privilegiadas.

Porém entender pra que lado a cidade cresce, ou razões de uma região ter um potencial, é um investimento com um certo risco.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 14/04/2023 at 08:21, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Galera,

Qual a tara das pessoas em comprar terreno? Juro que não entendo uma pessoa comprar terreno, pagar IPTU caro, ficar cortando mato/pagando pra alguém cortar e deixar o terreno lá. Não serve pra nada e não rende nada! kkkkkkk Comprar imóvel ainda faz sentido né, tem aluguel e tal. Moro num bairro central e tem muitos terrenos vazios - e são caríssimos.

Consigo entender que talvez foi a unica forma da pessoa "investir" em algo, mas não faz sentido pra mim. Estou partlilhado porque fico revoltada real, é só custo e área improdutiva. 

Fica aqui minha confissão kkkkk 

Você matou a charada nessa frase "Moro num bairro central e tem muitos terrenos vazios - e são caríssimos." Se você comprar um terreno em um local estratégico a valorização é tremenda no longo prazo e às vezes até no curto prazo também.

Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Vanilton Santos Sousa disse:

Você matou a charada nessa frase "Moro num bairro central e tem muitos terrenos vazios - e são caríssimos." Se você comprar um terreno em um local estratégico a valorização é tremenda no longo prazo e às vezes até no curto prazo também.

Olha, aqui não vi uma super valorização aqui não? Só o normal mesmo. São caros, mas sempre foram em relação aos outros bairros. 

Outra coisa que esqueci de comentar, aqui nesse bairro da área central é proibido comércio, ou seja, não tem como valorizar por conta dos outros quesitos que estávamos conversando (shoppings, lojas etc). Mas isso neste caso!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Olha, aqui não vi uma super valorização aqui não? Só o normal mesmo. São caros, mas sempre foram em relação aos outros bairros. 

Outra coisa que esqueci de comentar, aqui nesse bairro da área central é proibido comércio, ou seja, não tem como valorizar por conta dos outros quesitos que estávamos conversando (shoppings, lojas etc). Mas isso neste caso!

É, neste caso não faz sentido mesmo!

Aqui na minha cidade tem vários casos de super valorização nos terrenos comerciais, mas cada caso é um caso.

Já ví o Raul comentando sobre investimentos em terrenos com nascente de água (que ele mesmo já está fazendo) e eu achei que faz muito sentido.

Eu tenho um lote comercial em um local que espero que valorize muito nos próximos 10 anos, mas mesmo que essa valorização não ocorra ele está em local estratégico para expandir minha empresa no futuro.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

@Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio

Tá certíssima. Eu tenho um terreno há anos e nunca consigo ter grana pra fazer a casa dos sonhos. Já gastei com usucapião, muro, IPTU, roçadas e mais roçadas, projeto de arquitetura, instalação de poste, eletricista picareta, burocracia para um caraleo. Recentemente, gastei 10 mil só pra fazer a rampa de acesso. 
Mas o nome disso é sonho. Comprei com 19 anos, é o terreno mais lindo de Florianópolis, na beira do mar, no bairro que eu amo, virado pro pôr do sol e onde eu quero receber meus amigos, ter meus objetos de decoração antigos, escrever meu livro e ficar de boa, vivendo de renda!

@Juliana Bassetti achei seu sonho tão lindo, tão real e tão materializavel ...  vc esta estudando e esta construindo um ponte segura que vai te levar pra esse lugar que descerveu ... desejo que a caminhada seja tão boa quanto o destino final

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

@Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio

Tá certíssima. Eu tenho um terreno há anos e nunca consigo ter grana pra fazer a casa dos sonhos. Já gastei com usucapião, muro, IPTU, roçadas e mais roçadas, projeto de arquitetura, instalação de poste, eletricista picareta, burocracia para um caraleo. Recentemente, gastei 10 mil só pra fazer a rampa de acesso. 
Mas o nome disso é sonho. Comprei com 19 anos, é o terreno mais lindo de Florianópolis, na beira do mar, no bairro que eu amo, virado pro pôr do sol e onde eu quero receber meus amigos, ter meus objetos de decoração antigos, escrever meu livro e ficar de boa, vivendo de renda!

Avisa a turma para ir na inauguração, só de ouvir a descrição... 

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Penso isso também, se for interesse em construir é valido. Do contrário eu acho que não faz mt sentido rs

Eu acho que depende da cidade. Em Florianópolis, sempre valoriza. Compra apartamento na planta, a valorização é de 30% a 90% em 1 anos após a entrega das chaves. O problema é a manutenção dele depois da entrega, condomínio, ITBI, corretagem da venda, instalação de box, cozinha, o básico pra virar apartamento para a venda. É a função.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Fala, Pessoal. Boa noite, tudo bom?

Sinceramente pelo conhecimento tácito aqui em volta pelo menos, eu penso que vale a pena. Há aproximadamente sete anos atrás quando me casei, estavam saindo dois loteamentos enormes aqui na minha cidade. É bem comum encontrar pessoas por aqui que compraram por valores entre 20.000 e 45.000. Hoje, nesses mesmos bairros, você não encontra por menos de 120.000.

Ainda penso que os valores são meio que "fora" de base, mas sei lá... Mesmo que você hoje pegue uma pessoa "apertada" que te venda por 100.000... o terreno ainda teve uma boa valorização.

Abraço!

Link para compartilhar

• 0
On 14/04/2023 at 08:21, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Galera,

Qual a tara das pessoas em comprar terreno? Juro que não entendo uma pessoa comprar terreno, pagar IPTU caro, ficar cortando mato/pagando pra alguém cortar e deixar o terreno lá. Não serve pra nada e não rende nada! kkkkkkk Comprar imóvel ainda faz sentido né, tem aluguel e tal. Moro num bairro central e tem muitos terrenos vazios - e são caríssimos.

Consigo entender que talvez foi a unica forma da pessoa "investir" em algo, mas não faz sentido pra mim. Estou partlilhado porque fico revoltada real, é só custo e área improdutiva. 

Fica aqui minha confissão kkkkk 

Olá. Existem muitos terrenos que valorizam bastante. Eu mesmo já comprei terremos muito baratos e que me deram baixo custo de manutenção frente à ótima valorização após alguns anos. Creio que há casos e casos.

Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Rui Rodrigues De Souza Junior disse:

Em alguma das aulas o Raul fala que tem investido em terrenos que ficam perto ou dentro de áreas com rio, riacho, não sei.

Alguém sabe como funciona esse mercado? Ele fala sobre isso em alguma aula ou vídeo no youtube?

Não lembro, mas é um mercado normal, geralmente em áreas rurais, o nosso sitio mesmo, temos 3 açudes, 1 nascente, um riacho, e tem uma nascente do vizinho que corre para o nosso sitio, hoje ninguém valoriza tanto por culpa disso, mas no futuro, água vai ser tudo, hoje o povo fica bravo porque tem que proteger as nascentes, diminuindo a área que pode plantar 

Link para compartilhar

• Criar novo...