Jump to content

Aula 06 - Como não cair em golpes


Recommended Posts

Quem já caiu?

A avalição dos três fatores (seguro, rentável e garantido) somados com o controle a da ansiedade e da ganância, bem como a aquisição de conhecimento sobre o investimento, são ferramentas cruciais para o resultado positivo.

Eu já cai em alguns, e já criei alguns para mim mesmo...

risco retorno.jpg

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu sempre fui um cara meio avesso a riscos altos, acho que isso me protegeu muito de cair em golpes.  Sempre fui mais de devagar e sempre, ainda mais em assuntos que eu desconhecia.

Mesmo assim, já fiz muita merda na vida e acho que maior deles, se é que pode se chamar de golpe, foi de se parte da máquina consumista.  Como sempre trabalhei muito e ganhei bem, achava que podia gastar bem, sem me preocupar com o amanhã.  Até que caiu a ficha, para mim demorou 61 anos, que se eu não desse um jeito na minha vida, ia virar estatística de miséria.

Já tem um pouco mais de 2 anos que estou investindo.  Consegui acumular um patrimônio que ainda está longe do que preciso, mas maior do que jamais tive.  Estou conseguindo cumprir o plano que fiz de conseguir ter renda passiva igual ao que ganho hoje, dentro de 5 ou 6 anos.

Não tenho muito espaço (tempo) para erros e nem para cair em golpes.  Cada dia melhoro um pouco mais.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutes ago, William Redig disse:

Eu sempre fui um cara meio avesso a riscos altos, acho que isso me protegeu muito de cair em golpes.  Sempre fui mais de devagar e sempre, ainda mais em assuntos que eu desconhecia.

Mesmo assim, já fiz muita merda na vida e acho que maior deles, se é que pode se chamar de golpe, foi de se parte da máquina consumista.  Como sempre trabalhei muito e ganhei bem, achava que podia gastar bem, sem me preocupar com o amanhã.  Até que caiu a ficha, para mim demorou 61 anos, que se eu não desse um jeito na minha vida, ia virar estatística de miséria.

Já tem um pouco mais de 2 anos que estou investindo.  Consegui acumular um patrimônio que ainda está longe do que preciso, mas maior do que jamais tive.  Estou conseguindo cumprir o plano que fiz de conseguir ter renda passiva igual ao que ganho hoje, dentro de 5 ou 6 anos.

Não tenho muito espaço (tempo) para erros e nem para cair em golpes.  Cada dia melhoro um pouco mais.

tamo junto. não temos tempo a perder...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tem também que ficar esperto com o golpe disfarçado de não golpe, são os da B3. 

Neles incluem IPOs de empresas ruins que só querem seu pix, fundos de investimentos em quase sua totalidade, fundos imobiliários de papel que emprestam dinheiro entre si e ficam inadimplentes de propósito..

Atire a primeira pedra quem nunca caiu num desse, principalmente no começo dos investimentos.

Último que aplicaram em mim foi o BRK, nesse foi golpe calculado, FGC me pagou. Próximo que estou com medo é banco Master, mas arrisquei um pouco lá

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Antes de começar a investir e entender um pouquinho melhor, eu dei uma surfada muito boa no hype dos jogos NFT.

Ganhei bastante dinheiro na época, tendo investido apenas 500 de início. Ganhei um total próximo de 100k.

No final do hype eu caí em alguns golpes, na ganância. Devo ter perdido uns 15 mil, mas como foi muito menor do que tudo que eu ganhei, saí satisfeito kkkk.

Esses joguinhos eram todos pirâmide, porém escondiam muito bem, pra quem era leigo parecia que fazia sentido e que tava valorizando porque eram bons projetos, infelizmente muita gente perdeu dinheiro pra caramba nessa brincadeira.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

42 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Eu já penso na hora que tudo é golpe, começo o análise dessa premissa e junto a informação e fatos, análise e mais análise até que ocnsiga me convemcer que não ey golpe, ou tem algum tipo de garantia real.

Falou as palavras, dinheiro, investimento, pix, grátis, é golpe

Um dos primeiros livros sobre investimentos que li, senão o primeiro, O Investidor Inteligente, me ensinou algo que já me salvou muitas vezes. Procurar motivos para NÃO investir, em vez de motivos para investir.  O livro é meio complexo para quem está começando, como eu estava e acho que foi uma dois poucas coisas que consegui assimilar.  Até pus ele novamente na fila, acho que vai ser o próximo, quando terminar o atual.

Adoro aprender, nem que seja o que não devo fazer ou melhor dizendo, principalmente o que não devo fazer.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

É complicado, eu sou bem esperto com golpes e com tecnologia.

Jamais me imaginei cometendo atualmente um tipo de erro que me levaria a cair em algum tipo de fraude. Então daí veio golpe que eu caí há uns 5 anos, perdi R$ 5.000.

O pior de tudo é que eu não fiz nada de errado para o golpe acontecer.

É como aquela frase: para morrer basta estar vivo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, Flávio Branquinho Queiroga disse:

Quem já caiu?

A avalição dos três fatores (seguro, rentável e garantido) somados com o controle a da ansiedade e da ganância, bem como a aquisição de conhecimento sobre o investimento, são ferramentas cruciais para o resultado positivo.

Eu já cai em alguns, e já criei alguns para mim mesmo...

risco retorno.jpg

Um dos motivos de eu realmente começar a investir foi ter caído em um golpe, tá lá no tópico "como você chegou até aqui, conte sua historia", mas basicamente foi assim, eu sempre busquei formas de ter uma renda passiva, e em 2019 eu comecei a intensificar isso, nesse processo, uma pessoa que serviu o exército comigo, trabalhou em Marketing Multinivel, morou no Uruguai e bla bla bla "lançou" um robô de apostas esportivas automatizado (detalhe, eu não entendia de investimentos, não gosto de futebol e nem entendo), e esse produto prometia 15 a 25% de rentabilidade por mês, e mês a mês ele postava lá os ganhos dele e etc... ok, foi que eu decidi entrar. Entrei com 2k. E no primeiro mês eu tirei 1200 só em "ganhos" do robô, fui lá e saquei esse dinheiro e ele veio. Nisso, comecei a comentar com amigos e mais gente entrou... resumindo, certo tempo depois o site simplesmente começou a demorar muito mais para sacar, o que era em 8 dias antes, passou para 15, depois de 16... até que em um dado momento o site simplesmente não processava mais saques, era solicitado e dava negado sempre com a desculpa (para sua segurança faça uma nova verificação da conta), aí fazia... levava 7 dias para aprovar e depois mais 15 para processar o saque e o dinheiro não caia na conta de ninguém, nem usuários novos nem antigos e esse processo foi se repetindo até o suporte parar de responder... e foi isso, "deixei" lá 2k. Claro que fiz alguns saques então se for ver meus 2k eu saquei, mas, minha "rentabilidade" ficou lá. O nome do site é Eurobets para quem quiser saber. Depois dessa queda comecei a estudar investimentos de verdade e com certeza foi importante isso acontecer para eu amadurecer e descobrir que ganhar muito expressivos devem ser bem estudados e em regra são furada. Aí estou aí, conclui a AUVP e hoje invisto em coisas palpáveis, rentáveis e reais .

Editado por Matheus Paulo Presa
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Leandro Nogueira disse:

Tem também que ficar esperto com o golpe disfarçado de não golpe, são os da B3. 

Neles incluem IPOs de empresas ruins que só querem seu pix, fundos de investimentos em quase sua totalidade, fundos imobiliários de papel que emprestam dinheiro entre si e ficam inadimplentes de propósito..

Atire a primeira pedra quem nunca caiu num desse, principalmente no começo dos investimentos.

Último que aplicaram em mim foi o BRK, nesse foi golpe calculado, FGC me pagou. Próximo que estou com medo é banco Master, mas arrisquei um pouco lá

Mas peraí por que te aplicaram o golpe da BRK, sendo que o próprio índice de Baliseia deles já vinha indicando o risco ? No caso do banco master o índice dele até se mantém estável nos últimos anos (bem no limite , mas ainda de pé ) e eles tiveram uma reformulação nos produtos vendidos pelo banco … eu tenho cdbs do Masters desde 2018 eu acho … se der problemas estão cobertos pelo fgc (então não seria golpe de forma alguma , apenas risco mesmo - o que é bem diferente )

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

No meu caso, eu já tinha ouvido falar de ter acontecido algo parecido com um conhecido, daí achei que ele fez besteira e não assumiu. Daí aconteceu comigo e talvez desbloqueie um novo medo em vcs... O que aconteceu comigo tem um nome, chama-se "Sim Swap". O golpe foi assim:

Eu estava em uma padaria (famosa Padaria Real aqui em Sorocaba) utilizando meu celular normalmente e de repente cortou o sinal de celular e dados móveis...

Por imagina que poderia estar acontecendo comigo o golpe que ouvi falar, eu levantei correndo e falei com os funcionários da padaria, que me levaram até o gerente. Eu expliquei que estava possivelmente sendo vítima de um golpe e ele me passou imediatamente a senha do WIFI.

O Sim Swap funciona assim: alguém com acesso sistêmico na sua operador de celular, troca sua linha para um chip que está nas mãos de um fraudador. Esse fraudador já está com tudo preparado para acessar seu e-mail e suas contas recuperando a senha por SMS e validando as autenticações em dois fatores com o SMS também. Ou seja, vc não precisa fazer nada de errado, nem clicar em nada de errado... O golpe simplesmente acontece baseado em dados seus que vazaram na internet (que geralmente também não é culpa sua, roubam dados até do Serasa).

Quando entrei no WIFI, o Google já me perguntou se eu tinha feito um novo acesso através de um outro dispositivo. Eu coloquei que não. Google maravilhoso já cortou o acesso que o fraudador tinha feito no meu e-mail através de recuperação de senha. Daí a instituição que era alvo do golpista, me perguntou também se era eu fazendo acesso de outro dispositivo. Eu coloquei que NÃO. Mas essa instituição era um lixo em funcionamento sistêmico e até hoje não é bom / confiável (Mercado Pago). Mas não funcionou e o golpista continuou logado.

Ele conseguiu mandar me deslogar da conta do Mercado Livre, mas por sorte, o Mercado Pago também por erro sistêmico não me deslogou. Foi a minha verdadeira sorte.

Nesse momento eu comecei a transferir todo o meu dinheiro para a conta de um amigo, mas foi difícil porque o fraudador estava com boletos em mãos e pagando, o saldo ia diminuindo... Então eu consegui salvar uma parte, mas perdi R$ 5.000 para ele.

Daí o Mercado Pago bloqueou a conta finalmente.

O Mercado Pago se isentou de culpa, dizendo que foi um problema da operadora. A operadora me complicou pois a linha não estava em meu nome...

No final eu preferi assumir o prejuízo do que brigar.

Não confio mais nas empresas. A operadora na época era da Porto Seguro (não existe mais). A rede era da TIM.

Resumo da ópera: utilizem um MFA como o Google Authenticator. Na época isso não era comum, então nem tinha a opção de usar algo assim em diversas plataformas grandes. Meu número de celular deveria ser algo seguro enquanto não me pegassem pela rua.

Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, Rai Nunes Espindola disse:

No meu caso, eu já tinha ouvido falar de ter acontecido algo parecido com um conhecido, daí achei que ele fez besteira e não assumiu. Daí aconteceu comigo e talvez desbloqueie um novo medo em vcs... O que aconteceu comigo tem um nome, chama-se "Sim Swap". O golpe foi assim:

Eu estava em uma padaria (famosa Padaria Real aqui em Sorocaba) utilizando meu celular normalmente e de repente cortou o sinal de celular e dados móveis...

Por imagina que poderia estar acontecendo comigo o golpe que ouvi falar, eu levantei correndo e falei com os funcionários da padaria, que me levaram até o gerente. Eu expliquei que estava possivelmente sendo vítima de um golpe e ele me passou imediatamente a senha do WIFI.

O Sim Swap funciona assim: alguém com acesso sistêmico na sua operador de celular, troca sua linha para um chip que está nas mãos de um fraudador. Esse fraudador já está com tudo preparado para acessar seu e-mail e suas contas recuperando a senha por SMS e validando as autenticações em dois fatores com o SMS também. Ou seja, vc não precisa fazer nada de errado, nem clicar em nada de errado... O golpe simplesmente acontece baseado em dados seus que vazaram na internet (que geralmente também não é culpa sua, roubam dados até do Serasa).

Quando entrei no WIFI, o Google já me perguntou se eu tinha feito um novo acesso através de um outro dispositivo. Eu coloquei que não. Google maravilhoso já cortou o acesso que o fraudador tinha feito no meu e-mail através de recuperação de senha. Daí a instituição que era alvo do golpista, me perguntou também se era eu fazendo acesso de outro dispositivo. Eu coloquei que NÃO. Mas essa instituição era um lixo em funcionamento sistêmico e até hoje não é bom / confiável (Mercado Pago). Mas não funcionou e o golpista continuou logado.

Ele conseguiu mandar me deslogar da conta do Mercado Livre, mas por sorte, o Mercado Pago também por erro sistêmico não me deslogou. Foi a minha verdadeira sorte.

Nesse momento eu comecei a transferir todo o meu dinheiro para a conta de um amigo, mas foi difícil porque o fraudador estava com boletos em mãos e pagando, o saldo ia diminuindo... Então eu consegui salvar uma parte, mas perdi R$ 5.000 para ele.

Daí o Mercado Pago bloqueou a conta finalmente.

O Mercado Pago se isentou de culpa, dizendo que foi um problema da operadora. A operadora me complicou pois a linha não estava em meu nome...

No final eu preferi assumir o prejuízo do que brigar.

Não confio mais nas empresas. A operadora na época era da Porto Seguro (não existe mais). A rede era da TIM.

Resumo da ópera: utilizem um MFA como o Google Authenticator. Na época isso não era comum, então nem tinha a opção de usar algo assim em diversas plataformas grandes. Meu número de celular deveria ser algo seguro enquanto não me pegassem pela rua.

Por isso é importante colocar verificação em duas etapas em tudo. Assim se alguém roubar sua conta de celular não vai saber a sua senha.

Link para compartilhar
Share on other sites

52 minutes ago, Leandro Nogueira disse:

Por isso é importante colocar verificação em duas etapas em tudo. Assim se alguém roubar sua conta de celular não vai saber a sua senha.

Como expliquei no texto, nessa época a verificação de duas etapas era com o celular. O MFA que vc está acostumado hoje em dia, não tinha em qualquer plataforma. Muito lugar até hoje confere somente o celular.

Essa culpa eu não carrego.

Esse golpe aconteceu com muita gente, tanto que hoje em dia vc vai em operadora e eles precisam de reconhecimento facial seu para poder alterar sua conta.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Ele falou que foi um risco calculado e garantido pelo FGC..........

Golpe é diferente de Risco, mas acredito que o dono da frase seria a pessoa com mais propriedade para responder … como estamos em um ambiente de comunidade e educacional (uma extensão da AUVP) temos que ter um certo cuidado com os conceitos , já que temos alunos em diferentes níveis 

e você colou uma parte da frase que tira o contexto 

3 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Último que aplicaram em mim foi o BRK, nesse foi golpe calculado, FGC me pagou. Próximo que estou com medo é banco Master, mas arrisquei um pouco lá

De qq forma não é um golpe e sim um investimento arriscado no qual podemos avaliar antes de entrar …

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...