Jump to content
  • 0

Diagrama do cerrado e compra de ações e fiis


Adriano Umemura

Pergunta

Boa noite. Caso o diagrama indique a compra de determinada ação ou FII, mas no momento da compra o ativo se apresentar com um preço "caro" avaliando indicadores como o P/VP por exemplo, qual a conduta sugerida pelo metodo? Manter a compra e ignorar essa informação ou alocar de forma diferente da indicada pelo diagrama?

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

image.png.01a79c7fc3eb474fb5948735efcb489b.png

Baseado na pontuação da ação com base nas suas respostas para o diagrama do cerrado, a ferramenta calcula a porcentagem ideal de exposição pra você naquela ação. Mandei essa imagem como exemplo de três papeis da minha carteira (no meu caso não tenho nenhum deles ainda, mas já adicionei ao diagrama pra me organizar).

Suponhamos que eu tenha ali os 4,08% recomendados daquele 3o papel. Se mês que vem o valor da ação sobe, naturalmente a minha exposição nessa empresa vai passar de 4,08% devido a alta da ação. E a partir do momento que isso acontece, o diagrama do cerrado não vai recomendar mais essa ação pra mim.

Se o diagrama tá recomendando a compra é porque provavelmente a porcentagem dessa empresa na sua carteira está abaixo do recomendado.

Editado por Rubens Tavares
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite. Caso o diagrama indique a compra de determinada ação ou FII, mas no momento da compra o ativo se apresentar com um preço "caro" avaliando indicadores como o P/VP por exemplo, qual a conduta sugerida pelo metodo? Manter a compra e ignorar essa informação ou alocar de forma diferente da indicada pelo diagrama?

Em regra o Diagrama vai recomendar aquela ação ou FII que está em melhor momento, bem como vai buscar o equilíbrio da tua carteira, se o diagrama recomendou, vai na fé. Só tem um porém, que já acontecer comigo, caso tu coloque o valor do aporte o Diagrama mostre mais ações que o valor que tu colocou, aí tu escolhe dentre os que estão ali o que dá para comprar dentro do valor do teu aporte podendo ser mais ou menos que a procetagem/valor que ele indicou. Mas EM REGRA, o Diagrama indica certinho no que e onde investir.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Se sua carteira está 100% balanceada entre as metas das classes e ativos , a resposta seria simplesmente seguir o diagrama mesmo! Pois ele está indicando o que você mesmo pontuou como relisiencia de cada ativo!

há situações em que sua carteira ainda está desbalanceada , aí vale a pena fazer um pente fino antes apenas para averiguar.

como citou o p/vp , eu no meu caso tenho uma pergunta específica sobre o p/vp e caso tenha ocorrido uma mudança revelante , reavalio o ativo antes de fazer o aporte e vejo como o diagrama irá de comportar com base na nova avaliação ! 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Depois que vi que entre as perguntas tem a que se refere ao P/VP, ou seja, o diagrama já leva em consideração essa informação

Obrigado a todos

Lembrando que ele não sabe que a pergunta é sobre P/VP, ele só sabe os pontos que cada ativo tem com a sua pergunta.

E como já falaram, o Diagrama fico bom de usar, depois que a sua carteira já esta balanceada com as metas que você deseja ter, sem falar, desde que as suas perguntas esteja perfeita para o seu risco

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...