Jump to content
  • 1

Vencimento Tesouro Selic

Rodolfo Wanderley

Pergunta

Pessoal, primeiramente desculpas pela pergunta de iniciante, mas não conseguir entender bem o motivo de haver 2 tipos de tesouro selic com vencimentos diferentes. Se eu posso retirar a qualquer momento, por que o deságio do título com vencimento mais longo é maior?poderiam me explicar melhor essa diferenças entre os vencimentos? 
obrigado

• Brabo 1
Link para compartilhar

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Just now, Flavio Prado disse:

@Rai Nunes Espindola o Tesouro Selic rende diariamente e quando você resgata antes do vencimento você recebe o principal e a correção até o dia do resgate, e já recebe com o respectivo IR descontado.

Pera aí que então tudo parou de fazer sentido na minha cabeça... Volto assim que estiver em ordem.

Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Rodolfo Wanderley disse:

Pessoal, primeiramente desculpas pela pergunta de iniciante, mas não conseguir entender bem o motivo de haver 2 tipos de tesouro selic com vencimentos diferentes. Se eu posso retirar a qualquer momento, por que o deságio do título com vencimento mais longo é maior?poderiam me explicar melhor essa diferenças entre os vencimentos? 
obrigado

5 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Pode retirar a qualquer momento, mas daí retirando antes do vencimento vc perde a rentabilidade! Volta só o que vc colocou, sem nenhum adicional.

@Rai Nunes Espindola o Tesouro Selic rende diariamente e quando você resgata antes do vencimento você recebe o principal e a correção até o dia do resgate, e já recebe com o respectivo IR descontado.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Eu achava que perdia o rendimento. Então a vantagem desse ser mais longo é que com vencimento maior vc tem menos IR?

Ainda não parei pra estudar de novo esse trem rs

@Rai Nunes Espindola ambos estarão na mesma faixa da tabela de IR quando chegarem ao vencimento. Apesar do Tesouro Selic ter liquidez diária e dele raramente sofrer com marcação a mercado que vai te deixar com rentabilidade negativa se resgatar antes do vencimento, no final ter estes dois vencimentos está mais ligada ao que o  @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa pontuou acima.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

O título do tesouro prefixado no vencimento vai valer 1000 reais,

Então se vc comprou um q vence em 2030 e um que vence em 2028, agora em 2023 tem valores diferentes, o de 2028 está mais próximo de vencer, esta então mais próximo da meta (dos 1000 reais)

Editado por Ricardo Ochoa Pachas
Link para compartilhar

• 0
On 18/04/2023 at 00:48, Rodolfo Wanderley disse:

obrigado

Existem 2 títulos pois cada um possui um rendimento diferente, quanto mais tempo passar o título mais ele vai render, porém o Selic oscila de acordo com a taxa Selic e tu pode começar recebendo 13,65% e ao longo do tempo passar a ganhar mais com a subida da Selic ou então passar a "ganhar menos" com a baixa da Selic, então esse seria o "risco" da Selic. No mais, tu pode resgatar a qualquer momento e dependendo do tempo tu vai pagar uma porcentagem diferente de IR (que é decrescente de acordo com o prazo que for deixado o dinheiro la). Em se tratando de Tesouro Selic eu sempre coloco no de maior prazo. Abraço! 

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 19/04/2023 at 00:15, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Os títulos tesouro prefixado e IPCA+ no vencimento vão valer 1000 reais,

Então se vc comprou um q vence em 2030 e um que vence em 2028, agora em 2023 tem valores diferentes, o de 2028 está mais próximo de vencer, esta então mais próximo da meta (dos 1000 reais)

@Ricardo Ochoa Pachas o Tesouro Direto que valerá exatos R$1.000 no vencimento é o Tesouro Prefixado.

O Tesouro IPCA+ tem um valor maior que R$1.000, pois quando o título foi lançado valia R$1.000 e ele vem sendo corrigido pelo IPCA desde seu lançamento, por esse motivo se você olhar o preço de compra atual é de quase R$3.000 para o título com vencimento para 2029. 

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Ricardo Ochoa Pachas o Tesouro Direto que valerá exatos R$1.000 no vencimento é o Tesouro Prefixado.

O Tesouro IPCA+ tem um valor maior que R$1.000, pois quando o título foi lançado valia R$1.000 e ele vem sendo corrigido pelo IPCA desde seu lançamento, por esse motivo se você olhar o preço de compra atual é de quase R$3.000 para o título com vencimento para 2029. 

obrigado, misturei os conceitos (ipca+ sempre vale 1000 corrigidos) 

me permite editar e corrigir?

Link para compartilhar

• Criar novo...