Jump to content
  • 0

O que significa um CDB pre fixado com o comentário de Título Secundário?


Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Postado
1 hora atrás, Marcelo Freire disse:

Colegas,

O que seria um CDB como título secundário na legenda e qual a implicação de ser secundário?

 

Obrigado

Question.PNG

@Marcelo Freire complementando os colegas, renda fixa são negociações entre Emissor e Investidor, porém quando um investidor não quer mais levar o título até o vencimento, ele vai precisar entrar em contato com a mesa de operações da Corretora e solicitar a venda. Para conseguir vender, vai precisar ter outro investidor disposto a comprar aquele título. É uma operação feita no mercado secundário, e certamente o vendedor vai perder rentabilidade, mas se precisa de dinheiro, é o que tem.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

 Em resumo:

  • Mercado primário é aquele em que, através de uma nova emissão, os ativos da companhia são negociados diretamente entre a mesma e os investidores, com o intuito de captar recursos para investimento no negócio ou reforço de caixa. Através da venda de papéis na Bolsa de Valores, a empresa abre parte de sua operação para novos acionistas – subscritores da oferta.
  • Mercado secundário engloba todas as negociações futuras desses papéis, a partir do momento que o investidor decide repassar esses ativos, vendendo-os para outros investidores.

Desse modo, enquanto os recursos obtidos por meio de ofertas no mercado primário são destinados à própria empresa emissora, aqueles obtidos no mercado secundário são direcionados apenas aos investidores que estão negociando os ativos em questão.

Mercado primário

O mercado primário é onde o ativo é negociado pela primeira vez. 

Na renda fixa: quando um banco coloca um título à venda no mercado, um CDB por exemplo, e o investidor compra esse ativo, ele está participando do mercado primário. 

No mercado primário: quando você compra o título diretamente do emissor. 

É nesta primeira negociação que são definidas as características do investimento, como a forma de pagamento de juros, amortizações, vencimento, taxa de juros, entre outros. 

Mercado Secundário

Digamos que você tenha comprado o CDB de um banco, com um prazo de vencimento de 5 anos. Depois de 3 anos você decide que não quer mais esperar pelo vencimento para fazer o resgate. 

Uma vez que o banco vendeu para você este título, ele não irá recomprá-lo.

É aí que entra o mercado secundário: é através dele que você consegue vender este CDB para outro investidor interessado na compra. 

Dessa maneira, o mercado secundário é uma forma de oferecer liquidez aos títulos e valores mobiliários emitidos no mercado primário. Outro ponto que merece destaque é que ele segue a lei da oferta e demanda nas negociações, expondo títulos de renda fixa às oscilações do mercado.

Sempre que você encontrar um título de renda fixa com rentabilidade muito acima das demais deve se questionar se o emissor é seguro. 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
×
×
  • Criar novo...