Jump to content

CARTEIRA PARA FILHOS MENORES!


Recommended Posts

Boa noite!!

Sardinhada, a opinião do Raul sobre esse tema eu já conheço, mas queria saber a de vocês também.  vocês fariam carteiras para menores?

Eu como bom brasileiro que sou, tenho três filhas para dar aquela força na previdência, sabendo a importância do fator tempo sobre os investimentos e levando em consideração que pequenos aportes consistentes farão com que elas tenham um vantagem no futuro, fiz uma carteira pra cada. tendo em vista que até que elas completem 18 anos e eu posso avaliar e julgar o mérito ou não de manter a carteira no nome delas.   

Aporto 200,00 todos os meses em cada carteira. com os mesmos ativos pra não acharem que amo mais uma que outra 😅 

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho que da pra ter uma ideia de como vai ser a criança durante a adolescência e isso nos facilitaria retirar o domínio desse dinheiro antes dos 18. Fora que ela não precisa saber que existe esse dinheiro.

Mas eu ainda não passei por essa fase, não sei se posso ser levado em consideração.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Charly Ferreira disse:

Boa noite!!

Sardinhada, a opinião do Raul sobre esse tema eu já conheço, mas queria saber a de vocês também.  vocês fariam carteiras para menores?

Eu como bom brasileiro que sou, tenho três filhas para dar aquela força na previdência, sabendo a importância do fator tempo sobre os investimentos e levando em consideração que pequenos aportes consistentes farão com que elas tenham um vantagem no futuro, fiz uma carteira pra cada. tendo em vista que até que elas completem 18 anos e eu posso avaliar e julgar o mérito ou não de manter a carteira no nome delas.   

Aporto 200,00 todos os meses em cada carteira. com os mesmos ativos pra não acharem que amo mais uma que outra 😅 

 

Se as três carteiras são iguais, já não é em igualdade de condições, só se forem trigêmeas.

Se começou a carteira de cada uma ao nascer, cada uma tem um valor diferente,.mas terao o mesmo valor ao completar os 18? Então existe uma meta, você pode parar de aportar na conta delas, continuar na sua, e quando elas completarem 18 você faz a transferência para completar o valor desejado.

Porque mesmo que tenha os mesmos ativos, o valor do patrimônio não vai ser o mesmo, uma.vaibfazer 18 em 2034 o outro em 2038, as empresas vão ter valores diferentes, a Selic e ipca vão ser diferentes, não vão "receber" o mesmo valor, corrigido pela inflação 

 

Igualdade, ou equidade

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Esse mês eu tô começando uma carteira pra minha filha de 6 meses, segue o plano:

Vou colocar tipo 100 ou 200 reais por mês numa carteira EM MEU NOME, porém separada da minha carteira principal, mesmo que eu siga exatamente a mesma estratégia na dela, tô pra decidir se vai ser igualzinho ou não.

Quando ela tiver seus 12 a 15 anos(vou ver na prática) e eu ver que ela já consegue aprender um pouco sobre investimentos, vou passar a "responsabilidade" de decidir todo mês no que quer investir o aporte mensal e os dividendos gerados (claro que será com minha consultoria kkk, não vou deixar fazer grandes cagadas, a não ser as que eu mesmo faria.

Daí vou seguir dono dessa carteira até ela ter seus 25 a 30 anos, quando finalmente eu vou retirar esse valor todo e passar pra ela fazer o que quiser, seja usufruir da renda pra poder fazer o que quiser da vida sem se preocupar, ou seja continuar aportando pra aposentar uns poucos anos a frente.

Editado por Rubens Tavares
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutes ago, Rubens Tavares disse:

Esse mês eu tô começando uma carteira pra minha filha de 6 meses, segue o plano:

Vou colocar tipo 100 ou 200 reais por mês numa carteira EM MEU NOME, porém separada da minha carteira principal, mesmo que eu siga exatamente a mesma estratégia na dela, tô pra decidir se vai ser igualzinho ou não.

Quando ela tiver seus 12 a 15 anos(vou ver na prática) e eu ver que ela já consegue aprender um pouco sobre investimentos, vou passar a "responsabilidade" de decidir todo mês no que quer investir o aporte mensal e os dividendos gerados (claro que será com minha consultoria kkk, não vou deixar fazer grandes cagadas, a não ser as que eu mesmo faria.

Daí vou seguir dono dessa carteira até ela ter seus 25 a 30 anos, quando finalmente eu vou retirar esse valor todo e passar pra ela fazer o que quiser, seja usufruir da renda pra poder fazer o que quiser da vida sem se preocupar, ou seja continuar aportando pra aposentar uns poucos anos a frente.

Boa estratégia, discordo apenas do último parágrafo

Eu daria 200 reais (dos dividendos da carteira "dela") por mês para ela investir na própria carteira e ver se ela tem capacidade de gerir e fazer crescer a carteira ou vai torrar o duzentao, dependendo do resultado, posso estabelecer metas, tipo assim, a carteira dela superou o Ibovespa nos últimos 12 meses, ganha um bônus de 1000 reais e por aí vai, cumprindo metas ganha taxa de performance. 

Se der errado, vira mesada, mas não vai "ganhar" a carteira 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Educação financeira, eu concordo. Aliás, se for pra planejar algo pros filhotes, que seja isso: aprender inglês e ter educação financeira. Essa é a melhor herança (além de uma cidadania europeia, se possível). 
Se eu tivesse tido essas três coisas de saída, minha vida hoje seria muito diferente. Mas nunca é tarde!

Inglês, corri atrás, aos 21. O inglês avançado veio com o tempo e estudos. Sempre temos mais palavras a aprender. Rumo à fluência.

cidadania italiana, também estou encaminhando agora. Em menos de 1 ano, deve tá na mão 🤞

E educação financeira, tamo aí. Sorte que sempre fui trabalhadeira e tive juízo desde novinha. Uma herança de avó deu o start na minha vida aos 19 anos e não parei mais. Graças a essa herança, pude estudar inglês fora. Se eu tivesse a cidadania naquela época, talvez nunca tivesse voltado. 

Tudo isso pra dizer que se não temos controle nem da nossa vida, imagina da de outro? 
 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Não li as respostas dos colegas , mas para mim a resposta é um redondo e firme SIM. Infelizmente o futuro no nosso país é incerto e nada mais prudente que direcionar “uma parte” (entre aspas , ja que na prática tudo que faço é por ela) dos aportes para nossas filhas. Custos com saúde e principalmente com educação tem que ser planejados cada vez com mais antecedência. Tudo isso por uma razão, nada mais valioso para um filho que a presença dos pais no cotidiano, se você planeja bem o lado financeiro, não precisa correr tanto atrás de dinheiro para cobrir essas despesas futuras, assim pode se doar mais na educação dos pequenos. Para mim não há nem discussão sobre SE fazer ou não, a questão toda é COMO fazer. eu pelo menos tenho feito aportes em tesouro ipca+ , selic e alguns LCA’s de médio prazo. No momento me parece uma boa estratégia.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/04/2023 at 15:29, Joao Lucas Ferreira Da Silva disse:

Não li as respostas dos colegas , mas para mim a resposta é um redondo e firme SIM. Infelizmente o futuro no nosso país é incerto e nada mais prudente que direcionar “uma parte” (entre aspas , ja que na prática tudo que faço é por ela) dos aportes para nossas filhas. Custos com saúde e principalmente com educação tem que ser planejados cada vez com mais antecedência. Tudo isso por uma razão, nada mais valioso para um filho que a presença dos pais no cotidiano, se você planeja bem o lado financeiro, não precisa correr tanto atrás de dinheiro para cobrir essas despesas futuras, assim pode se doar mais na educação dos pequenos. Para mim não há nem discussão sobre SE fazer ou não, a questão toda é COMO fazer. eu pelo menos tenho feito aportes em tesouro ipca+ , selic e alguns LCA’s de médio prazo. No momento me parece uma boa estratégia.

 

Fazemos os investimentos para nos e para cuidar dos nossos, com certeza.

Mas o tópico questiona se acha válido colocar em uma carteira no nome de um menor de idade, correndo o risco de chegar aos 18 de perder o controle dele em alguma birra de adolescente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Voltei galera, muito legal ver diferentes pontos de vista. Se analiso de forma lógica, não vejo quais são os benefícios de ter as contas separadas, mas também não vejo problemas até pq um adulto com 18 anos já tem uma boa definição dos seus comportamentos e atitudes que vão ajudar na decisão de deixar a carteira ou não sobe controle delas.  

Particularmente gosto de ver as três separadas 😁 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/04/2023 at 23:45, Ricardo Ochoa Pachas disse:

 

Se as três carteiras são iguais, já não é em igualdade de condições, só se forem trigêmeas.

Se começou a carteira de cada uma ao nascer, cada uma tem um valor diferente,.mas terao o mesmo valor ao completar os 18? Então existe uma meta, você pode parar de aportar na conta delas, continuar na sua, e quando elas completarem 18 você faz a transferência para completar o valor desejado.

Porque mesmo que tenha os mesmos ativos, o valor do patrimônio não vai ser o mesmo, uma.vaibfazer 18 em 2034 o outro em 2038, as empresas vão ter valores diferentes, a Selic e ipca vão ser diferentes, não vão "receber" o mesmo valor, corrigido pela inflação 

 

Igualdade, ou equidade

 

Verdade, nunca tinha pensado nisso.😅 

Ao menos duas são gêmeas  👭 a caçula vai ter 5 anos de vantagem.

 

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/04/2023 at 01:43, Juliana Bassetti disse:

Eu acho tão engraçado vocês fazendo planos assim pros filhos.

Nem sempre somos como nossos pais gostaríamos que fôssemos. Nem sempre temos os mesmos interesses. A caçula pode engravidar aos 15, o rapaz pode ter ido fazer intercâmbio aos 18 e não voltar mais. O outro pode ser atleta e não ligar pra investimentos. A do meio pode ter casado com velho rico da lancha que dá risada do teu investimento e o mais velho pode ser ambientalista e morar numa kombi. 

Não criem tantas expectativas em cima deles. Isso pode ser muito pesado pros filhos e frustrante pra vocês.

Reparou que todos exemplos seriam ótimos de acontecer tendo uma carteira de investimento para que eles possam ser o que quiserem?  Até pra se casar com o veio da lancha tendo algum patrimônio vai lhe proporcionar liberdade de não se sujeitar a alguma possível escrotice do marido.  

Possibilitar usar a renda passiva para investir nos estudos, empreendimento, línguas... 

O que pesa é, e se quiserem fazer merda?  alimentar vícios, traficar drogas...   

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...