Post popular Adriano Dos Anjos Silva Postado 12 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 12 de Maio de 2023 Certa vez alguém me falou que: "O tolo aprende com seus próprios erros e o sábio com o erro dos outros." acrescentaria a está frase que o "Sábio ensina através dos seus próprios erros". Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Passei grande parte da minha vida na "corrida dos ratos", trabalhando desde cedo, dormindo tarde para tentar conseguir o que considera meu sonho. Hoje acredito esta mais focado graças as ensinamos adquiridos na AUVP, procuro ao máximo possível não cometer m35das, mas nem sempre é possível rsrsr. Também sou grato a pessoas como vc que busca compartilhar seu conhecimento, você é gigante Obrigado! 7 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Marta Akico Sato Postado 13 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 13 de Maio de 2023 Olá, adorei ler esse relato e espero ansiosamente pelo dia em que virei fazer um tbm, mesmo pq eu pre-ci-so chegar lá hahaha pq aí significa que eu consegui sair do preju astronômico em que deixei chegar por questões pessoais que me desencorajaram a dar continuidade nos investimentos... mas enfim, um dia eu tb conto tudo! :) 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Flavio Prado Postado 13 de Maio de 2023 Post popular Compartilhar Postado 13 de Maio de 2023 On 20/04/2023 at 21:02, William Redig disse: Esse é um relato da minha curta vida de investidor. O texto ficou meio longo mas espero que alguém tenha paciência de ler e que sirva de inspiração para quem está começando. 2 anos atrás eu tirei a grana da poupança e me aventurei a fazer m&rd@ no mercado financeiro. Comecei com Renda Fixa na época da Selic a 2%, depois 2,65%, etc... Maravilhado que via a grana crescer todos os dias, enquanto a poupança me dava uma mini-merreca a cada 30 dias. LCIs, CDBs, era só alegria. Burrinho - para seu gentil comigo mesmo - via os centavos crescerem na conta da corretora, aprendi a calcular o rendimento diário e minha planilha batia com o saldo da corretora. Foi assim durante uns 3 meses. Já viram burro olhando para o palácio? Nem eu, mas foi assim que me senti quando decidi olhar a parte de RV no app da corretora. Estava eu almoçando e olhando aquele monte de fundo de investimento, sem entender nada. Fiquei olhando a rentabilidade passada e decidi comprar 4 fundos baseado na rentabilidade passada - olha que m&rda - 500 reais em cada um. No começo até subiu um pouquinho, depois foi só ladeira abaixo. Um eu até consegui sair fora com lucro, mas os outros três eu ainda guardo na carteira como lembrete de não fazer mais m.... Peguei uma dica de um amigo e comprei umas ações da Portobello; que alegria. Uma semana depois pagou dividendos e ainda me bonificou em mais ações. Vendi tudo depois de um mês, ganhando os dividendos um lucrinho na venda. Achei que era só alegria e comecei a comprar empresas m&rd@as seguindo diquinhas; foi quando descobri que precisava aprender. Nunca tinha ouvido falar em AUVP ou Raul nessa época. Vi muitos vídeos no Youtube e nisso fui apresentado aos FIIs. Lembro que comprei 5 cotas do BTLG11 para testar e depois de alguns dias pingou proventos na minha conta. Foi isso que deu o click no meu cérebro. Comecei a estudar FIIs e montei uma carteira olhando só a rentabilidade, P/VP e vacância; só tijolo e um ou outro papel. Descobri que papel pagava bem mais que tijolo. Estava se formando a minha carteira frankenstein.... rsss... Dei uma pausa, li O Investidor Inteligente - não entendi nada do que deveria fazer, mas aprendi muita coisas que não deveria. Li Pai Rico Pai Pobre e O Homem Mais Rico da Babilonia e com esses 3 livros na bagagem, comecei a pensar em vez de só seguir dicas. Fiz 3 c u r s o s sobre organização da vida financeira e investimentos - me ajudaram, me dando uma perspectiva diferente sobre dinheiro. Grana bem gasta no aprendizado. Acho que quando você não sabe nada, qualquer aprendizado ajuda. Foi quando eu comecei a fazer m&rd@ por conta própria, sem precisar de ajuda de ninguem. Comprei algumas ações e mais FIIs, passava o dia olhando cotação na bolsa, comprando, vendendo, igual a um louco. Essa fase de louco durou mais uns 3-4 meses e foi quando eu cruzei com um vídeo do Raul no youtube e a franqueza dele me cativou. Me inscrevi na T7 da AUVP e suguei todo o conteúdo das aulas com uma fome de refugiado da somália. Em paralelo, já tinha lido vários outros livros sobre finanças e comecei a entender a mágica dos investimentos, entendendo que existem setores da economia, aprendendo a discernir uma empresa boa de uma empresa ruim, setor bom e setor ruim, balanceamento, montagem de estratégia, de diversificação, mas mesmo assim ainda fiz muita m&rda.... Agora começa o assunto do título: 1 ano depois..... Nesse primeiro ano pós AUVP eu finalmente consegui escolher as empresas das quais quero ser sócio: Escolhi 15 delas, mas a minha carteira de ações ainda tem umas merdas do passado, totalizando 22 empresas. As "escolhidas" estão sendo presenteadas com novos aportes todas as vezes que o método burro aponta para eu investir em ações. São uns 8 setores diferentes e eu optei por ter quantidade igual de grana em cada empresa; Os FIIs chegaram a ser 85% da minha carteira e tinha muita grana em um, pouca grana em outro e nenhum critério de escolha. Fui equilibrando minha posição usando a mesma estratégia das ações, mesma quantidade de grana em cada fundo e fiquei muito tempo sem comprar nada novo, buscando o equilíbrio por classe de ativo. A meta era 1/3 em RF, 1/3 em ações e 1/3 em FIIs. Depois que consegui isso, parti para o Internacional, mas juntando grana em 2 ETFs - IVVB11 e EURP11 - comprando sempre que eles baixavam de preço. Nesse ano todo, eu ficava vidrado nas cotações, preocupado se subiam o desciam, perdendo um tempo enorme olhando o valor da carteira.... Comecei a focar em quanta grana eu ganhava por mês de forma passiva, com dividendos, JCP e proventos de FII e também valorização da renda fixa. De uns 3 ou 4 meses para cá, eu consegui parar de me importar com o valor da carteira, e me importar com quantas ações/cotas eu tinha. Parei de pensar em querer vender ativos ou desgostar de ativos e acho que o motivo foi que eu fiquei satisfeito com as minhas empresas e FIIs. Hoje eu fico torcendo para a bolsa cair nas datas que eu tenho grana para aportar. Bolsa caindo? Que bom!! Vou poder comprar mais do que já tenho na liquidação. Eis que chegamos nos dias atuais. Governo fazendo/falando m&rd@, derrubando a bolsa e eu feliz, querendo mais é que o IBOV chegue aos 80 mil pontos para poder aproveitar. Vejo amigos "pseudo-investidores" preocupados, vendendo porque estão vendo seus patrimônios derreterem enquanto eu estou aqui tranquilo, pensando assim: A XXX vai deixar de mineirar? A YYY vai deixar de produzir aço? a ZZZ vai deixar de produzir papel? o WWW vai deixar de produzir medicamentos? O banco xpto vai deixar de lucrar? Como a resposta para tudo isso é sempre um NÃO; eu sigo comprando mais, e agora cada vez mais barato. A mesma lógica vale para os FIIs, talvez com outras perguntas, mas as mesmas respostas. Desculpem-me por um texto tão longo, mas de um verdadeiro zero à esquerda em investimentos a um investidor tranquilo, que sabe que no futuro vai dar bom, precisou de 2 anos. Hoje ainda olho as cotações 1 ou 2 vezes por dia, só para saber como está o mercado. Não perco mais tanto tempo ouvindo notícias e especulações e as únicas métricas que me importam são: "quanto eu ganhei de proventos nos últimos 12 meses" e quantas ações/cotas das minhas empresas/FIIs eu tenho hoje a mais do que tinha ontem". Nunca imaginei que iria chegar nesse ponto. Como é bom poder dividir isso com o cardume. Espero que isso sirva de incentivo e que mais e mais sardinhas se sintam como me sinto hoje. Hoje estou melhor que ontem e pior que amanhã - tenho convicção disso. Abraço!! Grande @William Redig, sempre colaboram enormemente com o cardume. Independente do momento em que cada Sardinha está, essa troca é o que faz a diferença no futuro de cada um. O Cardume junto é mais forte. 8 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Erick Kenneth Almeida Da Silva Postado 22 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 22 de Maio de 2023 Texto de suma importância para que eu possa entender com o seu erro, visto que ainda vou começar na auvp! Obrigado, amigo!!! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 22 de Maio de 2023 Author Compartilhar Postado 22 de Maio de 2023 1 hora atrás, Erick Kenneth Almeida Da Silva disse: Texto de suma importância para que eu possa entender com o seu erro, visto que ainda vou começar na auvp! Obrigado, amigo!!! Beleza!! Aqui nós nos ajudamos mutuamente, aprendendo com os erros e acertos, importante é compartilhar as experiências!! Pode ter certeza que você também vai cometer erros ao longo do caminho; faz parte do aprendizado! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 23 de Maio de 2023 Compartilhar Postado 23 de Maio de 2023 9 horas atrás, William Redig disse: Beleza!! Aqui nós nos ajudamos mutuamente, aprendendo com os erros e acertos, importante é compartilhar as experiências!! Pode ter certeza que você também vai cometer erros ao longo do caminho; faz parte do aprendizado! Tô quase largando os 10% de swing graças a vc 😅 2 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 21 de Junho de 2023 Author Compartilhar Postado 21 de Junho de 2023 On 23/05/2023 at 01:32, Rai Nunes disse: Tô quase largando os 10% de swing graças a vc 😅 E ai Rai, já largou o Swing? 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Rai Nunes Espindola Postado 21 de Junho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 21 de Junho de 2023 7 minutes ago, William Redig disse: E ai Rai, já largou o Swing? Larguei. Vendi e subiu tudo kkkkk 2 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular William Redig Postado 21 de Junho de 2023 Author Post popular Compartilhar Postado 21 de Junho de 2023 3 minutes ago, Rai Nunes disse: Larguei. Vendi e subiu tudo kkkkk Devia ter avisa a gente que ia vender, para a gente comprar no seu contra-fluxo.... 🤣 2 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 24 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 24 de Junho de 2023 On 21/06/2023 at 12:17, Rai Nunes disse: Larguei. Vendi e subiu tudo kkkkk Sempre assim, mas se você não vende, só cai! hahahahaha Por isso que fico de fora, não vale o stress que provoca kkkkk 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Ricardo O Postado 25 de Junho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 25 de Junho de 2023 Mais um post desenterrado com sucesso 1 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular William Redig Postado 25 de Junho de 2023 Author Post popular Compartilhar Postado 25 de Junho de 2023 10 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse: Sempre assim, mas se você não vende, só cai! hahahahaha Por isso que fico de fora, não vale o stress que provoca kkkkk Swing, hoje em dia, só esse com meu filho e netos. Daqui a pouco você com os filhos, @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa! Ainda assim, que está no swing usa capacete para não se fu.....😄 5 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Michelle Ayres De Campos Silva Postado 25 de Junho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 25 de Junho de 2023 On 20/04/2023 at 21:02, William Redig disse: Esse é um relato da minha curta vida de investidor. O texto ficou meio longo mas espero que alguém tenha paciência de ler e que sirva de inspiração para quem está começando. 2 anos atrás eu tirei a grana da poupança e me aventurei a fazer m&rd@ no mercado financeiro. Comecei com Renda Fixa na época da Selic a 2%, depois 2,65%, etc... Maravilhado que via a grana crescer todos os dias, enquanto a poupança me dava uma mini-merreca a cada 30 dias. LCIs, CDBs, era só alegria. Burrinho - para seu gentil comigo mesmo - via os centavos crescerem na conta da corretora, aprendi a calcular o rendimento diário e minha planilha batia com o saldo da corretora. Foi assim durante uns 3 meses. Já viram burro olhando para o palácio? Nem eu, mas foi assim que me senti quando decidi olhar a parte de RV no app da corretora. Estava eu almoçando e olhando aquele monte de fundo de investimento, sem entender nada. Fiquei olhando a rentabilidade passada e decidi comprar 4 fundos baseado na rentabilidade passada - olha que m&rda - 500 reais em cada um. No começo até subiu um pouquinho, depois foi só ladeira abaixo. Um eu até consegui sair fora com lucro, mas os outros três eu ainda guardo na carteira como lembrete de não fazer mais m.... Peguei uma dica de um amigo e comprei umas ações da Portobello; que alegria. Uma semana depois pagou dividendos e ainda me bonificou em mais ações. Vendi tudo depois de um mês, ganhando os dividendos um lucrinho na venda. Achei que era só alegria e comecei a comprar empresas m&rd@as seguindo diquinhas; foi quando descobri que precisava aprender. Nunca tinha ouvido falar em AUVP ou Raul nessa época. Vi muitos vídeos no Youtube e nisso fui apresentado aos FIIs. Lembro que comprei 5 cotas do BTLG11 para testar e depois de alguns dias pingou proventos na minha conta. Foi isso que deu o click no meu cérebro. Comecei a estudar FIIs e montei uma carteira olhando só a rentabilidade, P/VP e vacância; só tijolo e um ou outro papel. Descobri que papel pagava bem mais que tijolo. Estava se formando a minha carteira frankenstein.... rsss... Dei uma pausa, li O Investidor Inteligente - não entendi nada do que deveria fazer, mas aprendi muita coisas que não deveria. Li Pai Rico Pai Pobre e O Homem Mais Rico da Babilonia e com esses 3 livros na bagagem, comecei a pensar em vez de só seguir dicas. Fiz 3 c u r s o s sobre organização da vida financeira e investimentos - me ajudaram, me dando uma perspectiva diferente sobre dinheiro. Grana bem gasta no aprendizado. Acho que quando você não sabe nada, qualquer aprendizado ajuda. Foi quando eu comecei a fazer m&rd@ por conta própria, sem precisar de ajuda de ninguem. Comprei algumas ações e mais FIIs, passava o dia olhando cotação na bolsa, comprando, vendendo, igual a um louco. Essa fase de louco durou mais uns 3-4 meses e foi quando eu cruzei com um vídeo do Raul no youtube e a franqueza dele me cativou. Me inscrevi na T7 da AUVP e suguei todo o conteúdo das aulas com uma fome de refugiado da somália. Em paralelo, já tinha lido vários outros livros sobre finanças e comecei a entender a mágica dos investimentos, entendendo que existem setores da economia, aprendendo a discernir uma empresa boa de uma empresa ruim, setor bom e setor ruim, balanceamento, montagem de estratégia, de diversificação, mas mesmo assim ainda fiz muita m&rda.... Agora começa o assunto do título: 1 ano depois..... Nesse primeiro ano pós AUVP eu finalmente consegui escolher as empresas das quais quero ser sócio: Escolhi 15 delas, mas a minha carteira de ações ainda tem umas merdas do passado, totalizando 22 empresas. As "escolhidas" estão sendo presenteadas com novos aportes todas as vezes que o método burro aponta para eu investir em ações. São uns 8 setores diferentes e eu optei por ter quantidade igual de grana em cada empresa; Os FIIs chegaram a ser 85% da minha carteira e tinha muita grana em um, pouca grana em outro e nenhum critério de escolha. Fui equilibrando minha posição usando a mesma estratégia das ações, mesma quantidade de grana em cada fundo e fiquei muito tempo sem comprar nada novo, buscando o equilíbrio por classe de ativo. A meta era 1/3 em RF, 1/3 em ações e 1/3 em FIIs. Depois que consegui isso, parti para o Internacional, mas juntando grana em 2 ETFs - IVVB11 e EURP11 - comprando sempre que eles baixavam de preço. Nesse ano todo, eu ficava vidrado nas cotações, preocupado se subiam o desciam, perdendo um tempo enorme olhando o valor da carteira.... Comecei a focar em quanta grana eu ganhava por mês de forma passiva, com dividendos, JCP e proventos de FII e também valorização da renda fixa. De uns 3 ou 4 meses para cá, eu consegui parar de me importar com o valor da carteira, e me importar com quantas ações/cotas eu tinha. Parei de pensar em querer vender ativos ou desgostar de ativos e acho que o motivo foi que eu fiquei satisfeito com as minhas empresas e FIIs. Hoje eu fico torcendo para a bolsa cair nas datas que eu tenho grana para aportar. Bolsa caindo? Que bom!! Vou poder comprar mais do que já tenho na liquidação. Eis que chegamos nos dias atuais. Governo fazendo/falando m&rd@, derrubando a bolsa e eu feliz, querendo mais é que o IBOV chegue aos 80 mil pontos para poder aproveitar. Vejo amigos "pseudo-investidores" preocupados, vendendo porque estão vendo seus patrimônios derreterem enquanto eu estou aqui tranquilo, pensando assim: A XXX vai deixar de mineirar? A YYY vai deixar de produzir aço? a ZZZ vai deixar de produzir papel? o WWW vai deixar de produzir medicamentos? O banco xpto vai deixar de lucrar? Como a resposta para tudo isso é sempre um NÃO; eu sigo comprando mais, e agora cada vez mais barato. A mesma lógica vale para os FIIs, talvez com outras perguntas, mas as mesmas respostas. Desculpem-me por um texto tão longo, mas de um verdadeiro zero à esquerda em investimentos a um investidor tranquilo, que sabe que no futuro vai dar bom, precisou de 2 anos. Hoje ainda olho as cotações 1 ou 2 vezes por dia, só para saber como está o mercado. Não perco mais tanto tempo ouvindo notícias e especulações e as únicas métricas que me importam são: "quanto eu ganhei de proventos nos últimos 12 meses" e quantas ações/cotas das minhas empresas/FIIs eu tenho hoje a mais do que tinha ontem". Nunca imaginei que iria chegar nesse ponto. Como é bom poder dividir isso com o cardume. Espero que isso sirva de incentivo e que mais e mais sardinhas se sintam como me sinto hoje. Hoje estou melhor que ontem e pior que amanhã - tenho convicção disso. Abraço!! Parabéns, @William Redig! Foi uma grande evolução. E uma inspiração para mim! Vamos ver como estarei daqui a 1 ano. Embora eu não tenha arriscado tanto como você. Nunca investi em fundos, as empresas que eu escolhi eu realmente tenho um apego pessoal com elas. Assim é até difícil me desfazer de alguma. Mas com certeza FIIs são uma ótima escolha. Tenho medo ainda de CRI e CRA, mas como sou covardona mesmo, vou devagar (não sei se vc tem mas tem uns que pagam como FIIs). Vou pegar de você a dica da EURP11. Sempre roubo ideias dos colegas. Vejo uma coisa aqui e outra ali e aplico quietinha. 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular William Redig Postado 25 de Junho de 2023 Author Post popular Compartilhar Postado 25 de Junho de 2023 Oi @Michelle Ayres De Campos Silva, AUVP é sinônimo de evolução, é assim que vejo. Cada dia melhorarmos mais com as nossas próprias experiências e com as das demais sardinhas do cardume. Com relação a CRIs e CRAs, não me sinto ainda confiante suficiente para investir diretamente em função do risco e do prazo, mas invisto indiretamente através dos FIIs de papel. Participando através dos FIIs, eu consigo me expor à rentabilidade com um grau de diversificação que eu nunca conseguiria individualmente. Soube roubar ideias, é esse mesmo o espírito da coisa e é assim que todos evoluimos! Boa sorte nos seus investimentos! 9 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Rene Antonio Mendes Do Nascimento Postado 25 de Junho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 25 de Junho de 2023 3 horas atrás, William Redig disse: Oi @Michelle Ayres De Campos Silva, AUVP é sinônimo de evolução, é assim que vejo. Cada dia melhorarmos mais com as nossas próprias experiências e com as das demais sardinhas do cardume. Com relação a CRIs e CRAs, não me sinto ainda confiante suficiente para investir diretamente em função do risco e do prazo, mas invisto indiretamente através dos FIIs de papel. Participando através dos FIIs, eu consigo me expor à rentabilidade com um grau de diversificação que eu nunca conseguiria individualmente. Soube roubar ideias, é esse mesmo o espírito da coisa e é assim que todos evoluimos! Boa sorte nos seus investimentos! "Os planos fracassam quando nao ha comunicacao, mas com muitos conselheiros ha bons resultados". Proverbios 15:22 Valeu Cardume. Sucesso. 8 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 25 de Junho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 25 de Junho de 2023 On 20/04/2023 at 21:02, William Redig disse: Esse é um relato da minha curta vida de investidor. O texto ficou meio longo mas espero que alguém tenha paciência de ler e que sirva de inspiração para quem está começando. 2 anos atrás eu tirei a grana da poupança e me aventurei a fazer m&rd@ no mercado financeiro. Comecei com Renda Fixa na época da Selic a 2%, depois 2,65%, etc... Maravilhado que via a grana crescer todos os dias, enquanto a poupança me dava uma mini-merreca a cada 30 dias. LCIs, CDBs, era só alegria. Burrinho - para seu gentil comigo mesmo - via os centavos crescerem na conta da corretora, aprendi a calcular o rendimento diário e minha planilha batia com o saldo da corretora. Foi assim durante uns 3 meses. Já viram burro olhando para o palácio? Nem eu, mas foi assim que me senti quando decidi olhar a parte de RV no app da corretora. Estava eu almoçando e olhando aquele monte de fundo de investimento, sem entender nada. Fiquei olhando a rentabilidade passada e decidi comprar 4 fundos baseado na rentabilidade passada - olha que m&rda - 500 reais em cada um. No começo até subiu um pouquinho, depois foi só ladeira abaixo. Um eu até consegui sair fora com lucro, mas os outros três eu ainda guardo na carteira como lembrete de não fazer mais m.... Peguei uma dica de um amigo e comprei umas ações da Portobello; que alegria. Uma semana depois pagou dividendos e ainda me bonificou em mais ações. Vendi tudo depois de um mês, ganhando os dividendos um lucrinho na venda. Achei que era só alegria e comecei a comprar empresas m&rd@as seguindo diquinhas; foi quando descobri que precisava aprender. Nunca tinha ouvido falar em AUVP ou Raul nessa época. Vi muitos vídeos no Youtube e nisso fui apresentado aos FIIs. Lembro que comprei 5 cotas do BTLG11 para testar e depois de alguns dias pingou proventos na minha conta. Foi isso que deu o click no meu cérebro. Comecei a estudar FIIs e montei uma carteira olhando só a rentabilidade, P/VP e vacância; só tijolo e um ou outro papel. Descobri que papel pagava bem mais que tijolo. Estava se formando a minha carteira frankenstein.... rsss... Dei uma pausa, li O Investidor Inteligente - não entendi nada do que deveria fazer, mas aprendi muita coisas que não deveria. Li Pai Rico Pai Pobre e O Homem Mais Rico da Babilonia e com esses 3 livros na bagagem, comecei a pensar em vez de só seguir dicas. Fiz 3 c u r s o s sobre organização da vida financeira e investimentos - me ajudaram, me dando uma perspectiva diferente sobre dinheiro. Grana bem gasta no aprendizado. Acho que quando você não sabe nada, qualquer aprendizado ajuda. Foi quando eu comecei a fazer m&rd@ por conta própria, sem precisar de ajuda de ninguem. Comprei algumas ações e mais FIIs, passava o dia olhando cotação na bolsa, comprando, vendendo, igual a um louco. Essa fase de louco durou mais uns 3-4 meses e foi quando eu cruzei com um vídeo do Raul no youtube e a franqueza dele me cativou. Me inscrevi na T7 da AUVP e suguei todo o conteúdo das aulas com uma fome de refugiado da somália. Em paralelo, já tinha lido vários outros livros sobre finanças e comecei a entender a mágica dos investimentos, entendendo que existem setores da economia, aprendendo a discernir uma empresa boa de uma empresa ruim, setor bom e setor ruim, balanceamento, montagem de estratégia, de diversificação, mas mesmo assim ainda fiz muita m&rda.... Agora começa o assunto do título: 1 ano depois..... Nesse primeiro ano pós AUVP eu finalmente consegui escolher as empresas das quais quero ser sócio: Escolhi 15 delas, mas a minha carteira de ações ainda tem umas merdas do passado, totalizando 22 empresas. As "escolhidas" estão sendo presenteadas com novos aportes todas as vezes que o método burro aponta para eu investir em ações. São uns 8 setores diferentes e eu optei por ter quantidade igual de grana em cada empresa; Os FIIs chegaram a ser 85% da minha carteira e tinha muita grana em um, pouca grana em outro e nenhum critério de escolha. Fui equilibrando minha posição usando a mesma estratégia das ações, mesma quantidade de grana em cada fundo e fiquei muito tempo sem comprar nada novo, buscando o equilíbrio por classe de ativo. A meta era 1/3 em RF, 1/3 em ações e 1/3 em FIIs. Depois que consegui isso, parti para o Internacional, mas juntando grana em 2 ETFs - IVVB11 e EURP11 - comprando sempre que eles baixavam de preço. Nesse ano todo, eu ficava vidrado nas cotações, preocupado se subiam o desciam, perdendo um tempo enorme olhando o valor da carteira.... Comecei a focar em quanta grana eu ganhava por mês de forma passiva, com dividendos, JCP e proventos de FII e também valorização da renda fixa. De uns 3 ou 4 meses para cá, eu consegui parar de me importar com o valor da carteira, e me importar com quantas ações/cotas eu tinha. Parei de pensar em querer vender ativos ou desgostar de ativos e acho que o motivo foi que eu fiquei satisfeito com as minhas empresas e FIIs. Hoje eu fico torcendo para a bolsa cair nas datas que eu tenho grana para aportar. Bolsa caindo? Que bom!! Vou poder comprar mais do que já tenho na liquidação. Eis que chegamos nos dias atuais. Governo fazendo/falando m&rd@, derrubando a bolsa e eu feliz, querendo mais é que o IBOV chegue aos 80 mil pontos para poder aproveitar. Vejo amigos "pseudo-investidores" preocupados, vendendo porque estão vendo seus patrimônios derreterem enquanto eu estou aqui tranquilo, pensando assim: A XXX vai deixar de mineirar? A YYY vai deixar de produzir aço? a ZZZ vai deixar de produzir papel? o WWW vai deixar de produzir medicamentos? O banco xpto vai deixar de lucrar? Como a resposta para tudo isso é sempre um NÃO; eu sigo comprando mais, e agora cada vez mais barato. A mesma lógica vale para os FIIs, talvez com outras perguntas, mas as mesmas respostas. Desculpem-me por um texto tão longo, mas de um verdadeiro zero à esquerda em investimentos a um investidor tranquilo, que sabe que no futuro vai dar bom, precisou de 2 anos. Hoje ainda olho as cotações 1 ou 2 vezes por dia, só para saber como está o mercado. Não perco mais tanto tempo ouvindo notícias e especulações e as únicas métricas que me importam são: "quanto eu ganhei de proventos nos últimos 12 meses" e quantas ações/cotas das minhas empresas/FIIs eu tenho hoje a mais do que tinha ontem". Nunca imaginei que iria chegar nesse ponto. Como é bom poder dividir isso com o cardume. Espero que isso sirva de incentivo e que mais e mais sardinhas se sintam como me sinto hoje. Hoje estou melhor que ontem e pior que amanhã - tenho convicção disso. Abraço!! Que sua história seja inspiração para muitas pessoas assim como foi pra mim! Parabéns por todo seu empenho, estudos e persistência para ter conquistado o que tem hoje e que venha ainda mais sucesso! Uma pessoa que se dedica merece sempre mais! 7 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Márcio José Camargo Postado 26 de Junho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 26 de Junho de 2023 Parabéns @William Redig você é exemplo para ser seguido desde então faço isso. Ainda estou na fase de estudos mas, logo pretendo formar minha carteira, sempre estou acompanhando seus comentários e temas muito ricos a todos nós. Desde já agradeço por compartilhar com todos suas experiências nos investimentos e com certeza ajudará a todos nós. Sucesso hoje e sempre! 6 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Michelle Ayres De Campos Silva Postado 26 de Junho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 26 de Junho de 2023 On 25/06/2023 at 00:27, William Redig disse: Swing, hoje em dia, só esse com meu filho e netos. Daqui a pouco você com os filhos, @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa! Ainda assim, que está no swing usa capacete para não se fu.....😄 Na minha época era banquinho de madeira, amarrado com corda e a meta era ir o mais alto possível. Capacete, pra quê? Pura emoção! Afinal 40 dias de gesso só incomoda um pouco. AHHHH, o melhor era quando era balanço de pneu.... Se o @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa quiser pode adotar o método raiz.....kkkkkkkk 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 27 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 27 de Junho de 2023 19 horas atrás, Michelle Ayres De Campos Silva disse: Na minha época era banquinho de madeira, amarrado com corda e a meta era ir o mais alto possível. Capacete, pra quê? Pura emoção! Afinal 40 dias de gesso só incomoda um pouco. AHHHH, o melhor era quando era balanço de pneu.... Se o @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa quiser pode adotar o método raiz.....kkkkkkkk On 24/06/2023 at 23:27, William Redig disse: Swing, hoje em dia, só esse com meu filho e netos. Daqui a pouco você com os filhos, @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa! Ainda assim, que está no swing usa capacete para não se fu.....😄 Como meu pai diz, eu e meu irmão tivemos uma infância raiz. E como eu devo criar eles aqui em Dourados. Vão ter também. Vão viver aqui no sitio, claro que vão ter bem mais luxos do que eu e meu irmão tivemos quando a gente era pequeno. Vou procurar um video e já mando aqui 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 27 de Junho de 2023 Compartilhar Postado 27 de Junho de 2023 @William Redig @Michelle Ayres De Campos Silva 2 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts