Jump to content
  • 0

Tesouro Selic ou IPCA+?


Caroline Gava Alves

Pergunta

Pessoal, estou finalizando o módulo 3 (T19). Vou colocar parte da reserva de emergência no Tesouro, mas fiquei na dúvida de qual (Selic ou IPCA+), qual a percepção de vocês? Hoje a minha reserva está na conta do Nubank (na conta mesmo, não em caixinhas), e aí ao finalizar o modulo 3 vou dar uma melhorada de onde guardar essa reserva.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

 

16 minutes ago, Caroline Gava Alves disse:

Pessoal, estou finalizando o módulo 3 (T19). Vou colocar parte da reserva de emergência no Tesouro, mas fiquei na dúvida de qual (Selic ou IPCA+), qual a percepção de vocês? Hoje a minha reserva está na conta do Nubank (na conta mesmo, não em caixinhas), e aí ao finalizar o modulo 3 vou dar uma melhorada de onde guardar essa reserva.

Reserva sempre Tesouro Selic, já que tanto no pre fixado como no IPCA você pode ter perdas com marcação a mercado 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Caroline Gava Alves disse:

Pessoal, estou finalizando o módulo 3 (T19). Vou colocar parte da reserva de emergência no Tesouro, mas fiquei na dúvida de qual (Selic ou IPCA+), qual a percepção de vocês? Hoje a minha reserva está na conta do Nubank (na conta mesmo, não em caixinhas), e aí ao finalizar o modulo 3 vou dar uma melhorada de onde guardar essa reserva.

Reserva de emergência é indicado deixar no tesouro selic porque se você precisar retirar para usar em uma "emergência" só será descontado o IR e o IOF(caso retirado dentro dos primeiros 30 dias) dos seus rendimentos, já o tesouro IPCA+ sofrera marcação a mercado e os mesmo desconto de IR.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Caroline Gava Alves disse:

Pessoal, estou finalizando o módulo 3 (T19). Vou colocar parte da reserva de emergência no Tesouro, mas fiquei na dúvida de qual (Selic ou IPCA+), qual a percepção de vocês? Hoje a minha reserva está na conta do Nubank (na conta mesmo, não em caixinhas), e aí ao finalizar o modulo 3 vou dar uma melhorada de onde guardar essa reserva.

@Caroline Gava Alves como pontuado pelos colegas, reserva de emergência deve ter disponibilidade imediata. A reserva de emergência pode ficar em:

- Tesouro Selic;

- CDB de liquidez diária rendendo no mínimo 100% do CDI;

- Banco digital com liquidez diária rendendo no mínimo 100% do CDI;

- Poupança ou conta de bancão;

- Dinheiro em espécie.

A reserva de emergência nunca deve estar em renda variável, nem em renda fixa sem resgate imediato e nem no Tesouro IPCA+ ou Prefixado.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...