Jump to content

Dúvidas sobre manter o consórcio...


Recommended Posts

Tenho um consórcio de imóvel há alguns anos, na época o valor da carta R$ 250.000,00 fui contemplado em 6 meses sem lance, logo depois  comprei uma kitnet no Centro de SP valor de 130,000,00 - a diferença foi abatido nas parcelas finais, hoje faltam 61 parcelas no valor de 1.785,09 corrigida anualmente pelo INCC-FGV para finalizar, ou quitar a vista por R$ 115.158,53. O imóvel esta avaliado atualmente em R$ 260.000,00 .

Fico na dúvida se vendo pago o saldo devedor do consórcio invisto o valor restante,  e vou aportando o valor das parcelas.

As vezes alugo mas o valor do aluguel é em média 1.200,00, bem abaixo do valor da parcela que pago no consórcio.

Moro num imóvel próprio, próximo ao trabalho, não tenho filhos.

Me ajuda ai galera por favor......

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Sérgio, tudo bem? 
 

Pra esse tipo de pergunta acho que não tem uma resposta certa, vai ter que fazer umas contas e avaliar a situação. 
 

Se você conseguir vender por 250 mil, e quitar a parte que falta, vai te sobrar 135  mil. Esse dinheiro investido com rendimento a 8% ao ano (que é uma porcentagem alcançável, que o Raul sempre usa pra fazer simulações), vai gerar uns 900 reais por mês.
 

Se você reinvestir esse valor e ainda ir aportando o valor da parcela, vai ficar mais ou menos assim em 1 ano:

39473473-C7C2-4210-AE15-D681C2B1689E.jpeg.53a45369bdaca2757f15697abae882ee.jpeg

Agora ao final de 60 parcelas (5 anos): 

5B3A264F-E3AC-4A2C-ACC3-11940D80E466.jpeg.6b0a365139d7730d85f522ab087c9c96.jpeg

O site pra vc simular: https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-de-juros-compostos/

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Sérgio Roberto Dos Santos disse:

Tenho um consórcio de imóvel há alguns anos, na época o valor da carta R$ 250.000,00 fui contemplado em 6 meses sem lance, logo depois  comprei uma kitnet no Centro de SP valor de 130,000,00 - a diferença foi abatido nas parcelas finais, hoje faltam 61 parcelas no valor de 1.785,09 corrigida anualmente pelo INCC-FGV para finalizar, ou quitar a vista por R$ 115.158,53. O imóvel esta avaliado atualmente em R$ 260.000,00 .

Fico na dúvida se vendo pago o saldo devedor do consórcio invisto o valor restante,  e vou aportando o valor das parcelas.

As vezes alugo mas o valor do aluguel é em média 1.200,00, bem abaixo do valor da parcela que pago no consórcio.

Moro num imóvel próprio, próximo ao trabalho, não tenho filhos.

Me ajuda ai galera por favor......

bom vou dar a minha resposta e espero que ajude...

praticamente eu venderia o imóvel, o consócio tem taxa de administração  e INCC que tem o reajuste então me livraria dele mais rápido possível ....

Com o dinheiro possivelmente investiria pode ser em renda fixa, variável enfim liquidando sua divida o resto e lucro..

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Bruno Murad disse:

bom vou dar a minha resposta e espero que ajude...

praticamente eu venderia o imóvel, o consócio tem taxa de administração  e INCC que tem o reajuste então me livraria dele mais rápido possível ....

Com o dinheiro possivelmente investiria pode ser em renda fixa, variável enfim liquidando sua divida o resto e lucro..

 

Obrigado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Aí vc vai ter que avaliar o qnto iria aportar, se o local de compra tem potencial de valorização etc. 

Lembrando que a venda tem custo de cartório, imposto, então pode ser que pegue um valor bem menor que esse. 

Abracos, 

Muito obrigado, foi bem esclarecedora !

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Galera! 

Uma dúvida me surgiu agora, para uma carta de consórcio contemplada e que não foi usado o valor, ou seja, a pessoa continua pagando, porém o valor aumenta com o passar do tempo pela valorização do bem. Quando a pessoa resolver utilizar o valor, oque será disponibilizado, o valor referente a data da contemplação ou o valor atual da carta??

 

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Francisco De Assis Da Silva Junior disse:

Galera! 

Uma dúvida me surgiu agora, para uma carta de consórcio contemplada e que não foi usado o valor, ou seja, a pessoa continua pagando, porém o valor aumenta com o passar do tempo pela valorização do bem. Quando a pessoa resolver utilizar o valor, oque será disponibilizado, o valor referente a data da contemplação ou o valor atual da carta??

 

assim que a carta for contemplada você tem direito ao credito, porém tem que pagar a carta normalmente até o final.

Caso você for contemplado e não use esse credito, ela começa a render 100%CDI (ainda tem que pagar  Carta)

Caso for Contemplado e queira só usar o dinheiro que já pagou tem que aguardar 6 meses para pegar ele integralmente e deixar de pagar os resto da carta.

Isso na Porto seguro segunda as informações quando entrei em contato pois tenho uma carteira contemplada quando meu irmão trabalho lá.

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Francisco De Assis Da Silva Junior disse:

Galera! 

Uma dúvida me surgiu agora, para uma carta de consórcio contemplada e que não foi usado o valor, ou seja, a pessoa continua pagando, porém o valor aumenta com o passar do tempo pela valorização do bem. Quando a pessoa resolver utilizar o valor, oque será disponibilizado, o valor referente a data da contemplação ou o valor atual da carta??

 

Consórcio é furada, vai sair mais caro que empréstimo nas mesmas condições de tempo e amortizações, porque a correção é por um índice variável maior.

Saia quanto antes, se pode pagar, pague tudo, e não faça nunca mais.

 

Você.vai pagar o valor do bem até a última parcela, independente se vc.pegou no início do consórcio

Exemplo, fez consórcio de 5 anos, de um carro gol, tava valendo 50k, pegou a carta no primeiro ano, pegou 50k comprou se carro, la no terceiro ano outra pessoa foi contemplada para pegar o gol, ela tem a pegar o gol, e todos vão pagar para essa pessoa conseguir. La no quinto ano, seu carro é 2020 e tem q pagar um 2025 para o último contemplado.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

Consórcio é furada, vai sair mais caro que empréstimo nas mesmas condições de tempo e amortizações, porque a correção é por um índice variável maior.

Saia quanto antes, se pode pagar, pague tudo, e não faça nunca mais.

 

Você.vai pagar o valor do bem até a última parcela, independente se vc.pegou no início do consórcio

Exemplo, fez consórcio de 5 anos, de um carro gol, tava valendo 50k, pegou a carta no primeiro ano, pegou 50k comprou se carro, la no terceiro ano outra pessoa foi contemplada para pegar o gol, ela tem a pegar o gol, e todos vão pagar para essa pessoa conseguir. La no quinto ano, seu carro é 2020 e tem q pagar um 2025 para o último contemplado.

concordo...não faria novamente

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

Consórcio é furada, vai sair mais caro que empréstimo nas mesmas condições de tempo e amortizações, porque a correção é por um índice variável maior.

Saia quanto antes, se pode pagar, pague tudo, e não faça nunca mais.

 

Você.vai pagar o valor do bem até a última parcela, independente se vc.pegou no início do consórcio

Exemplo, fez consórcio de 5 anos, de um carro gol, tava valendo 50k, pegou a carta no primeiro ano, pegou 50k comprou se carro, la no terceiro ano outra pessoa foi contemplada para pegar o gol, ela tem a pegar o gol, e todos vão pagar para essa pessoa conseguir. La no quinto ano, seu carro é 2020 e tem q pagar um 2025 para o último contemplado.

Boa Ricardo! 

Minha duvida é bem nesse sentido mesmo.

 Usando seu exemplo... se o cara que foi contemplado no terceiro ano, pegasse o gol e estivesse valendo 55k  ele continua a pagar por mais 2 anos até encerrar o grupo. Agora se ao invés de pegar no terceiro ano ele pegasse no quarto ano? o carro estaria valendo mais... então ele pegaria o valor atualizado, certo?

Se é isso, a unica "vantagem" é usar o dinheiro só no final do grupo, já que vai ter que pagar até lá mesmo!!! 

O Consórcio no final das contas só é vantajoso para o banco, como muitos ativos que vemos por aí vááários gerentes oferecendo "oportunidades imperdiveis" para seus clientes exclusivos kkkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Francisco De Assis Da Silva Junior disse:

Boa Ricardo! 

Minha duvida é bem nesse sentido mesmo.

 Usando seu exemplo... se o cara que foi contemplado no terceiro ano, pegasse o gol e estivesse valendo 55k  ele continua a pagar por mais 2 anos até encerrar o grupo. Agora se ao invés de pegar no terceiro ano ele pegasse no quarto ano? o carro estaria valendo mais... então ele pegaria o valor atualizado, certo?

Se é isso, a unica "vantagem" é usar o dinheiro só no final do grupo, já que vai ter que pagar até lá mesmo!!! 

O Consórcio no final das contas só é vantajoso para o banco, como muitos ativos que vemos por aí vááários gerentes oferecendo "oportunidades imperdiveis" para seus clientes exclusivos kkkkk

não, você não paga 55k que pegou, você paga as parcelas reajustadas.

se voce pega no quarto ano, voce pega um valor maior, mas pagou mais e ainda vai pagar o valor do quinto ano.

num caso hipotético, se no ultimo mês o carro dobrou de valor, sua ultima parcela vai fazer você chorar

se fosse o caso de um apartamento, o financiamento não reajusta com o valor do imóvel, e com o consorcio, você perde a valorização do imóvel porque é cobrada de você.

resumindo, novamente, consorcio é furada, sai, passa pa frente e não olha pa trás

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/04/2023 at 13:00, Sérgio Roberto Dos Santos disse:

Tenho um consórcio de imóvel há alguns anos, na época o valor da carta R$ 250.000,00 fui contemplado em 6 meses sem lance, logo depois  comprei uma kitnet no Centro de SP valor de 130,000,00 - a diferença foi abatido nas parcelas finais, hoje faltam 61 parcelas no valor de 1.785,09 corrigida anualmente pelo INCC-FGV para finalizar, ou quitar a vista por R$ 115.158,53. O imóvel esta avaliado atualmente em R$ 260.000,00 .

Fico na dúvida se vendo pago o saldo devedor do consórcio invisto o valor restante,  e vou aportando o valor das parcelas.

As vezes alugo mas o valor do aluguel é em média 1.200,00, bem abaixo do valor da parcela que pago no consórcio.

Moro num imóvel próprio, próximo ao trabalho, não tenho filhos.

Me ajuda ai galera por favor......

Boa tarde. Só uma duvida. O valor parcelado é menor do que para quitação a vista?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

20 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde. Só uma duvida. O valor parcelado é menor do que para quitação a vista?

  • e porque apenas as parcelas de este ano, ainda não corrigidas que são de 1785
  • a cada ano esse valor vai subindo (sem taxa fixa) e por esse motivo, para quitar adiantado teria que pagar uma taxa extra para cobrir esse rombo futuro.
  • alem do reajuste pelo INCC pode ter um reajuste pela TR, CUB, mas as taxas de administração
  • o consorcio não vai perder dinheiro.
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

30 minutes ago, Ricardo Ochoa disse:
  • e porque apenas as parcelas de este ano, ainda não corrigidas que são de 1785
  • a cada ano esse valor vai subindo (sem taxa fixa) e por esse motivo, para quitar adiantado teria que pagar uma taxa extra para cobrir esse rombo futuro.
  • alem do reajuste pelo INCC pode ter um reajuste pela TR, CUB, mas as taxas de administração
  • o consorcio não vai perder dinheiro.

Mas ai, a medida que o tempo vai passando e o valor das parcelas reajustando, o valor para quitação antecipada se reajusta tbem? Na mesma proporção?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...