Jump to content

Recommended Posts

Tenho uma casa financiada, a que eu moro, o lugar ficou bem valorizado, estou pensando se faço a venda dela, quito a divida e faço uma casa mais simples, mas sem duvida, claro tem o risco de talvez nao da conta de fazer toda casa, mas concerteza diminuiria minha divida.

Voces acham que esta ideia é valida?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Itamar Marques Moura Júnior disse:

Tenho uma casa financiada, a que eu moro, o lugar ficou bem valorizado, estou pensando se faço a venda dela, quito a divida e faço uma casa mais simples, mas sem duvida, claro tem o risco de talvez nao da conta de fazer toda casa, mas concerteza diminuiria minha divida.

Voces acham que esta ideia é valida?

Vc vender seu imóvel e se mudar para um mais barato é uma forma de simplificar sua vida e reduzir seus custos. Eu acho válida, contanto que a diferença de valor seja considerável e que vc consiga fazer isso sem passar apertos (sem comprar antes a casa nova antes de vender a atual, por exemplo).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Itamar Marques Moura Júnior disse:

Tenho uma casa financiada, a que eu moro, o lugar ficou bem valorizado, estou pensando se faço a venda dela, quito a divida e faço uma casa mais simples, mas sem duvida, claro tem o risco de talvez nao da conta de fazer toda casa, mas concerteza diminuiria minha divida.

Voces acham que esta ideia é valida?

Amigo, é uma conta bem simples de se fazer.

Pegue o valor de mercado de sua casa hoje e subtraia 30%, geralmente este resultado é o valor que vc vai ter de custo para construir a casa.

 

outro exemplo.

vc mora em uma casa de um valor comercial dela de 700 mil, porém, vc possui ainda uma dívida a ser paga de 400mil.

Ai, vc vai la e consegue vender por um valor de 680mil até ai tudo bem, vc pode pensar, poxa vai sobrar 280 mil ai vc pensa, poxa é uma grana legal, só que tem um pequeno detalhe a comissão do vendedor, geralmente é em torno de 6% em cima do valor da VENDA

ficando

Valor da VENDA - 680 mil

Comissão  - 40800

Divida Banco - 400mil

SOBRA - 239200, com este valor , vc consegue comprar um terreno e construir uma casa?

 

outro ponto, para dar uma opinião mais assertiva, vc tem que dar maiores detalhes ai pq tudo q falamos aqui é achismo kkkk

Vc já possuiu um terreno para a construção?

Qual o Valor de Mercado da Casa?

Qual o valor da dívida atual?

Qual o valor da prestação que vc paga?

Talvez, vc vender a casa e compra um Apartamento quitado por exemplo, vale mais a pena que ir para a parte da construção, considerando os seguinte pontos:

Vc vai viver de alugar pelo menos de 6meses a 1 ano

 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Daniel Fernandes Coração disse:

Amigo, é uma conta bem simples de se fazer.

Pegue o valor de mercado de sua casa hoje e subtraia 30%, geralmente este resultado é o valor que vc vai ter de custo para construir a casa.

 

outro exemplo.

vc mora em uma casa de um valor comercial dela de 700 mil, porém, vc possui ainda uma dívida a ser paga de 400mil.

Ai, vc vai la e consegue vender por um valor de 680mil até ai tudo bem, vc pode pensar, poxa vai sobrar 280 mil ai vc pensa, poxa é uma grana legal, só que tem um pequeno detalhe a comissão do vendedor, geralmente é em torno de 6% em cima do valor da VENDA

ficando

Valor da VENDA - 680 mil

Comissão  - 40800

Divida Banco - 400mil

SOBRA - 239200, com este valor , vc consegue comprar um terreno e construir uma casa?

 

outro ponto, para dar uma opinião mais assertiva, vc tem que dar maiores detalhes ai pq tudo q falamos aqui é achismo kkkk

Vc já possuiu um terreno para a construção?

Qual o Valor de Mercado da Casa?

Qual o valor da dívida atual?

Qual o valor da prestação que vc paga?

Talvez, vc vender a casa e compra um Apartamento quitado por exemplo, vale mais a pena que ir para a parte da construção, considerando os seguinte pontos:

Vc vai viver de alugar pelo menos de 6meses a 1 ano

 

do de cabeça contratando arquiteto, construtor etc.... não é algo tão "simples" de se fazer

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Daniel Fernandes Coração disse:

Pegue o valor de mercado de sua casa hoje e subtraia 30%, geralmente este resultado é o valor que vc vai ter de custo para construir a casa.

Eu discordo um pouco disso... Principalmente do ano passado pra cá.

Tem muita casa custando menos que a construção da mesma, até porque pagaram menos para construir e hoje está mais caro (não souberam repassar o custo).

Fora que o mercado apresenta uma certa baixa, então da pra encontrar o pessoal meio desesperado.

Mas sim, acredito ser possível também, em alguns casos, o que vc sugeriu.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

17 minutes ago, Rai Nunes Espindola disse:

Eu discordo um pouco disso... Principalmente do ano passado pra cá.

Tem muita casa custando menos que a construção da mesma, até porque pagaram menos para construir e hoje está mais caro (não souberam repassar o custo).

Fora que o mercado apresenta uma certa baixa, então da pra encontrar o pessoal meio desesperado.

Mas sim, acredito ser possível também, em alguns casos, o que vc sugeriu.

@Rai Nunes Espindola quando se faz estas contas acabamos usando uma média geral (assim como os benditos 8% que gera comixão em todo mundo), mas o calculo real, batendo lapis a lapis somente a pessoal no indidual podera chegar (regiao, valorização, estados do imovel, como foi construído etc etc etc) na média é um mercado conhecuido, sobe material/serviço, sobre também preco de casas construídas (novas, semi novas etc)

pra comecar a fazer conta o indice ou media geral ja nos da um norte, o detalhe somente as pessoas que tem todos os dados vai saber apurar e decidir

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@Rai Nunes Espindola quando se faz estas contas acabamos usando uma média geral (assim como os benditos 8% que gera comixão em todo mundo), mas o calculo real, batendo lapis a lapis somente a pessoal no indidual podera chegar (regiao, valorização, estados do imovel, como foi construído etc etc etc) na média é um mercado conhecuido, sobe material/serviço, sobre também preco de casas construídas (novas, semi novas etc)

pra comecar a fazer conta o indice ou media geral ja nos da um norte, o detalhe somente as pessoas que tem todos os dados vai saber apurar e decidir

Mas eu acho que os 30% pararam de refletir a realidade.

Claro, quando o pessoal pega o pedreiro e se vira, aí beleza.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Itamar Marques Moura Júnior disse:

Tenho uma casa financiada, a que eu moro, o lugar ficou bem valorizado, estou pensando se faço a venda dela, quito a divida e faço uma casa mais simples, mas sem duvida, claro tem o risco de talvez nao da conta de fazer toda casa, mas concerteza diminuiria minha divida.

Voces acham que esta ideia é valida?

 

muito, mas muito arriscado.

Se quer aproveitar a valorização do seu imóvel e está disposto a ficar em uma casa menos (mais simples), o certo seria comprar uma pronta mais simples num preço de oportunidade também. Ai você controla o dinheiro que recebe, o que gasta e o que sobra.

 

O que você propõe é aproveitar a valorização e torrar com obras, que não tem como prever o custo final da obra, material pode subir de preço (ainda mais), você não controla o que vai acontecer, na sua cabeça vai ser uma casa simples, mas aos pouquinhos vai colocando um mármore aqui e ali, um vaso preto quadrado, uma torneira gourmet e quando vai ver, o dinheiro acabou e vai estar pegando empréstimo para termina, com juros mais altos do que o financiamento imobiliário.

 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Rai Nunes disse:

Mas eu acho que os 30% pararam de refletir a realidade.

Claro, quando o pessoal pega o pedreiro e se vira, aí beleza.

Então,  quando falei 30% falei na media, tem local que é menos e tem local que é mais ainda. tem vários fatores que tem q se colocar na ponta do lapis para calcular a rentabilidade do valor da venda.

para vc ter noção, dependendo do tipo de fundação da casa, vc já vai gastar uma fortuna sem ao menos por exemplo, ter erguido as paredes., principalmente quando se precisa fazer muro de arrimo, colocar ou tirar terra. estas coisas.

fora a questão de oferta e procura

- Tipo de terreno, se é aclive, declive ou plano além do tipo de solo que tem, pode-se encarecer e muito a obra só pq precisa fazer uma fundação mais reforçada;

 

 

 

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Daniel Fernandes Coração disse:

Amigo, é uma conta bem simples de se fazer.

Pegue o valor de mercado de sua casa hoje e subtraia 30%, geralmente este resultado é o valor que vc vai ter de custo para construir a casa.

 

outro exemplo.

vc mora em uma casa de um valor comercial dela de 700 mil, porém, vc possui ainda uma dívida a ser paga de 400mil.

Ai, vc vai la e consegue vender por um valor de 680mil até ai tudo bem, vc pode pensar, poxa vai sobrar 280 mil ai vc pensa, poxa é uma grana legal, só que tem um pequeno detalhe a comissão do vendedor, geralmente é em torno de 6% em cima do valor da VENDA

ficando

Valor da VENDA - 680 mil

Comissão  - 40800

Divida Banco - 400mil

SOBRA - 239200, com este valor , vc consegue comprar um terreno e construir uma casa?

 

outro ponto, para dar uma opinião mais assertiva, vc tem que dar maiores detalhes ai pq tudo q falamos aqui é achismo kkkk

Vc já possuiu um terreno para a construção?

Qual o Valor de Mercado da Casa?

Qual o valor da dívida atual?

Qual o valor da prestação que vc paga?

Talvez, vc vender a casa e compra um Apartamento quitado por exemplo, vale mais a pena que ir para a parte da construção, considerando os seguinte pontos:

Vc vai viver de alugar pelo menos de 6meses a 1 ano

 

boa noite Daniel,

 

 vamos aos valores:

      casa avaliada em 1 milhão

      comissão na minha regiao de 5%: R$ 50.000,00

      divida :  R$262.000.00

       terreno na região :R$ 150.000,00

       sobra um valor consideravel, mas ai penso nas ocasioes negativas que pode acontecer, ja que quando contruir, pensei no valor da parcela num preço perto de um aluguel, hoje pago R$ 1935,00 de parcela.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite Ricardo,

 

meu medo é exatamente este, ja q minha casa se encontra toda mobiliada, perderias alguns moveis.

entao meu medo é querer algo a mais, ou estiver errado na conta, penso que se conseguir diminuir a divida seria valido ja. 

aqui aonde moro esta muito valorizado. se eu tivesse a certeza que faria uma contrução no mesmo nivel com os mesmo valores que contruir ano passado, ja teria feito, mas o medo esta presente, por isto da pergunta na comunidade

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Itamar Marques Moura Júnior disse:

boa noite Daniel,

 

 vamos aos valores:

      casa avaliada em 1 milhão

      comissão na minha regiao de 5%: R$ 50.000,00

      divida :  R$262.000.00

       terreno na região :R$ 150.000,00

       sobra um valor consideravel, mas ai penso nas ocasioes negativas que pode acontecer, ja que quando contruir, pensei no valor da parcela num preço perto de um aluguel, hoje pago R$ 1935,00 de parcela.

 

10 horas atrás, Itamar Marques Moura Júnior disse:

Boa noite Ricardo,

 

meu medo é exatamente este, ja q minha casa se encontra toda mobiliada, perderias alguns moveis.

entao meu medo é querer algo a mais, ou estiver errado na conta, penso que se conseguir diminuir a divida seria valido ja. 

aqui aonde moro esta muito valorizado. se eu tivesse a certeza que faria uma contrução no mesmo nivel com os mesmo valores que contruir ano passado, ja teria feito, mas o medo esta presente, por isto da pergunta na comunidade

Amigo, vc tem aproximadamente 688000. é uma baita grana.

do financiamento vc n tem como fugir.... pq diante do cenário oq eu particularmente faria é:

OBS, to considerando que as suas necessidades  não são atendidas nesta casa, e não é só caso de gran.

OBS 2 - antes de qualquer decisão, consulte um Arquiteto e faça um estudo de viabilidade. Eu sei que é meio ruim fazer isto sem ter o terreno em mãos, mas é um ponto de partida.

1 - Venderia o imóvel

2 - Comprava um terreno financiado, pq já que vc vai construir, vc precisa de GRANA em mãos, e isto vc terá.

3 - Faria um projeto com o arquiteto só ele vai poder dar um parecer final. 

4 - Antes de vender o imóvel (item 1) rs, veja vários videos de construção no youtube, vc vai ter uma média de valor de como estão os valores pelo brasil

 

O arquiteto transforma nossos sonhos em realidade, porém, ele traz vc para o chão, da um choque de realidade em vc kkkkkk, e fala realmente oque vc precisa......

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 09/05/2023 at 21:41, Itamar Marques Moura Júnior disse:

Boa noite Ricardo,

 

meu medo é exatamente este, ja q minha casa se encontra toda mobiliada, perderias alguns moveis.

entao meu medo é querer algo a mais, ou estiver errado na conta, penso que se conseguir diminuir a divida seria valido ja. 

aqui aonde moro esta muito valorizado. se eu tivesse a certeza que faria uma contrução no mesmo nivel com os mesmo valores que contruir ano passado, ja teria feito, mas o medo esta presente, por isto da pergunta na comunidade

 

Se o imóvel valoriza bem, você pode esperar terminar de pagar para realizar o seu lucro, e já ter em vista outro imóvel para comprar antes de 180 días, para não ter q pagar o imposto sobre esse lucro.

Se usar o dinheiro para construir, ou comprar terreno, não vai ficar isento do imposto.

Por isso que a melhor opção é vender e comprar outro, depois você vende esse outro com um lucro menor, aí você vai pagar um imposto menor.

 

 

 

Não respondi antes , porque não tinha vistosua resposta, porque não citou o post, não me marcou (com arroba) e não deu like.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...