Jump to content
  • 0

ETFs e dividendos


Adriano Umemura

Pergunta

Boa noite. Inicialmente estou pensando em adquirir 3 ETFs americanos com a estrategia focada em dividendos. IVV para servir de base, SCHD que foca em empresas mais solidas pagadoras de dividendos e o VIG que acompanha empresas que compoe o indice Nasdaq tbem pagadoras de dividendos. A sobreposição entre SCHD e VIG é de 17%, entre IVV e SCHD 12% e IVV e VIG 44%.

O objetivo seria aliar dividendos, solidez e crescimento. Em relação a notas do diagrama sendo 10 a maxima eu daria

IVV - 10
SCHD - 8
VIG - 6

Se puderem comentar ou dar ideias para melhorar essa estrategia agradeço

Link para compartilhar
Share on other sites

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Se são os ETF que você gostou, acho que faz sentido sim a sua estratégia. Eu ainda não mandei nada lá para fora, eu devo colocar em VOO, QQQ e DVY. Por enquanto são esses 3 que me chamam atenção, talvez até um de renda fixa, ainda estou  avaliando o que devo fazer.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/05/2023 at 19:37, Adriano Umemura disse:

Boa noite. Inicialmente estou pensando em adquirir 3 ETFs americanos com a estrategia focada em dividendos. IVV para servir de base, SCHD que foca em empresas mais solidas pagadoras de dividendos e o VIG que acompanha empresas que compoe o indice Nasdaq tbem pagadoras de dividendos. A sobreposição entre SCHD e VIG é de 17%, entre IVV e SCHD 12% e IVV e VIG 44%.

O objetivo seria aliar dividendos, solidez e crescimento. Em relação a notas do diagrama sendo 10 a maxima eu daria

IVV - 10
SCHD - 8
VIG - 6

Se puderem comentar ou dar ideias para melhorar essa estrategia agradeço

Oi Adriano!!! Tudo joia?

Eu lendo mais de um ano depois (😂) achei interessante, também estou com essa vontade de investir em uns 2 ETFs de dividendos e o Ivv, agora que vc está mais experiente, continua achando uma boa estratégia?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Adriana Bombonatti Vilas Boas disse:

Oi Adriano!!! Tudo joia?

Eu lendo mais de um ano depois (😂) achei interessante, também estou com essa vontade de investir em uns 2 ETFs de dividendos e o Ivv, agora que vc está mais experiente, continua achando uma boa estratégia?

Bom dia @Adriana Bombonatti Vilas Boas. Hoje eu considero que não valeria a pena aportar em 2 etfs de dividendos. Caso queira aumentar a exposição em cima do IVV ou de outro etf que segue o SP500, em empresas que pagam mais dividendos, 1 etf seria o suficiente. Recomendo estudar o SCHD, eu considero o portfolio dele interessante

  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Adriana Bombonatti Vilas Boas. Hoje eu considero que não valeria a pena aportar em 2 etfs de dividendos. Caso queira aumentar a exposição em cima do IVV ou de outro etf que segue o SP500, em empresas que pagam mais dividendos, 1 etf seria o suficiente. Recomendo estudar o SCHD, eu considero o portfolio dele interessante

Olá @Adriano Umemura,

Com uma sobreposição de quase 50% entre IVV e VIG, não sei se seria muito interessante. E como vc comentou, 2 ETFs de dividendos, tb não me parece muito interessante, a não ser q fossem etfs de cumulação dos dividendos (irlandeses talvez por causa dos impostos).

Mas já pensou ou já estudou o VT, que abre exposição global? Penso nele de olho no mercado asiático até, talvez não para hoje, mas de olho no crescimento futuro que parece promissor. No longo prazo, está me parecendo fazer sentido... 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Olá @Adriano Umemura,

Com uma sobreposição de quase 50% entre IVV e VIG, não sei se seria muito interessante. E como vc comentou, 2 ETFs de dividendos, tb não me parece muito interessante, a não ser q fossem etfs de cumulação dos dividendos (irlandeses talvez por causa dos impostos).

Mas já pensou ou já estudou o VT, que abre exposição global? Penso nele de olho no mercado asiático até, talvez não para hoje, mas de olho no crescimento futuro que parece promissor. No longo prazo, está me parecendo fazer sentido... 

Boa tarde @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia. O VT é um bom ativo se o objetivo é exposição global. Mas metade do portfolio dele investe nos EUA, então faria sentido investir somente nele sem criar exposição com um ativo como o IVV por exemplo. Outra alternativa seria investir via algum etf que segue o SP500 e outro em mercados externos sem a participação dos EUA

 

Captura de tela 2024-09-08 134329.png

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
34 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia. O VT é um bom ativo se o objetivo é exposição global. Mas metade do portfolio dele investe nos EUA, então faria sentido investir somente nele sem criar exposição com um ativo como o IVV por exemplo. Outra alternativa seria investir via algum etf que segue o SP500 e outro em mercados externos sem a participação dos EUA

 

Captura de tela 2024-09-08 134329.png

Opa Adriano,  blz? 

Onde eu vejo a correlação exata entre eles?

Eu determinei apenas 8% pra ativos internacionais.. desses coloquei 40% no VT, 35% QQQ e  25% VNQ

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Glaucia Caputo disse:

Opa Adriano,  blz? 

Onde eu vejo a correlação exata entre eles?

Eu determinei apenas 8% pra ativos internacionais.. desses coloquei 40% no VT, 35% QQQ e  25% VNQ

Boa tarde @Glaucia Caputo. Vou deixar abaixo um link que quantifica a correlação entre os etfs

https://www.etfrc.com/funds/overlap.php

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/05/2023 at 19:37, Adriano Umemura disse:

Boa noite. Inicialmente estou pensando em adquirir 3 ETFs americanos com a estrategia focada em dividendos. IVV para servir de base, SCHD que foca em empresas mais solidas pagadoras de dividendos e o VIG que acompanha empresas que compoe o indice Nasdaq tbem pagadoras de dividendos. A sobreposição entre SCHD e VIG é de 17%, entre IVV e SCHD 12% e IVV e VIG 44%.

O objetivo seria aliar dividendos, solidez e crescimento. Em relação a notas do diagrama sendo 10 a maxima eu daria

IVV - 10
SCHD - 8
VIG - 6

Se puderem comentar ou dar ideias para melhorar essa estrategia agradeço

Salve Adriano!

Pelos comentários, mudou sua estratégia de lá pra cá?

Em paralelo ao stock picking eu to querendo investir em alguns ETFs também e por coincidência estava pensando algo muito parecido contigo.

Queria o IVV pra estar posicionado no mercado americano de forma geral...

O QQQ eu desconsiderei, pois meu stock picking já abrange majoritariamente a grandes de tecnologia.

Também tenho um ETF de renda fixa, o SGOV....um de ouro, o IAU que você mesmo recomendou outro dia aí, e o clássico VNQ para REITS.

Enfim, eu pensei parecido contigo pq justamente queria um focado em dividendos, mas você acha desnecessário fazer isso então já possuindo o IVV?

Obrigado desde já

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Salve Adriano!

Pelos comentários, mudou sua estratégia de lá pra cá?

Em paralelo ao stock picking eu to querendo investir em alguns ETFs também e por coincidência estava pensando algo muito parecido contigo.

Queria o IVV pra estar posicionado no mercado americano de forma geral...

O QQQ eu desconsiderei, pois meu stock picking já abrange majoritariamente a grandes de tecnologia.

Também tenho um ETF de renda fixa, o SGOV....um de ouro, o IAU que você mesmo recomendou outro dia aí, e o clássico VNQ para REITS.

Enfim, eu pensei parecido contigo pq justamente queria um focado em dividendos, mas você acha desnecessário fazer isso então já possuindo o IVV?

Obrigado desde já

Boa noite @Nelson Pimentel Carriati. Não, o que eu comentei acima é que hoje eu vejo que não faz sentido colocar 2 etfs de dividendos junto com algum que segue o SP 500 ja que o grau de correlação sera muito grande. Voce podera adicionar ao portfolio 1 etf focado em dividendos para aumentar a sua exposição nestes ativos se na sua estratégia este aumento fizer sentido.

Mas o pórtfolio de etfs que voce ja tem em carteira na minha opinião são excelentes ativos e cumprem a sua função tanto em rentabilidade, diversificação e proteção da carteira

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Nelson Pimentel Carriati. Não, o que eu comentei acima é que hoje eu vejo que não faz sentido colocar 2 etfs de dividendos junto com algum que segue o SP 500 ja que o grau de correlação sera muito grande. Voce podera adicionar ao portfolio 1 etf focado em dividendos para aumentar a sua exposição nestes ativos se na sua estratégia este aumento fizer sentido.

Mas o pórtfolio de etfs que voce ja tem em carteira na minha opinião são excelentes ativos e cumprem a sua função tanto em rentabilidade, diversificação e proteção da carteira

Show! Obrigado como sempre 👍

Ficarei só nesses mesmo + os stocks!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Recomendo estudar o SCHD, eu considero o portfolio dele interessante

Olá Adriano,

Você tem alguma ideia de qual seria um ETF europeu que replica o SCHD? Estou tentando encontrar, mas estou meio perdido ainda.

Isto porque como estou na Europa, não posso investir em ETFs americanos que não disponibilizam o KID - ou seja, 99,99% dos ETFs. Aí o jeito está sendo investir em ETFs europeus que replicam os americanos, mas pro SCHD ainda estou tentando encontrar.

Obrigado!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá Adriano,

Você tem alguma ideia de qual seria um ETF europeu que replica o SCHD? Estou tentando encontrar, mas estou meio perdido ainda.

Isto porque como estou na Europa, não posso investir em ETFs americanos que não disponibilizam o KID - ou seja, 99,99% dos ETFs. Aí o jeito está sendo investir em ETFs europeus que replicam os americanos, mas pro SCHD ainda estou tentando encontrar.

Obrigado!

Bom dia @Matheus Passos Silva. Eu particularmente não encontrei um que replica diretamente o SCHD, mas nas minhas buscas encontrei o Invesco S&P 500 High Dividend Low Volatility UCITS ETF, etf irlandes, mas que é de distribuição e não de acumulação. Eu ainda não consegui estudar o ativo, mas vou deixar o link abaixo caso queira dar uma ollhada. Veja se atende as suas necessidades e faz sentido na sua estratégia

https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=IE00BWTN6Y99#basics

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
58 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Matheus Passos Silva. Eu particularmente não encontrei um que replica diretamente o SCHD, mas nas minhas buscas encontrei o Invesco S&P 500 High Dividend Low Volatility UCITS ETF, etf irlandes, mas que é de distribuição e não de acumulação. Eu ainda não consegui estudar o ativo, mas vou deixar o link abaixo caso queira dar uma ollhada. Veja se atende as suas necessidades e faz sentido na sua estratégia

https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=IE00BWTN6Y99#basics

Olá Adriano,

Obrigado pelo auxílio!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/09/2024 at 10:36, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Adriana Bombonatti Vilas Boas. Hoje eu considero que não valeria a pena aportar em 2 etfs de dividendos. Caso queira aumentar a exposição em cima do IVV ou de outro etf que segue o SP500, em empresas que pagam mais dividendos, 1 etf seria o suficiente. Recomendo estudar o SCHD, eu considero o portfolio dele interessante

O ETF SCHD, ou Schwab U.S. Dividend Equity ETF, é um fundo negociado em bolsa que busca replicar o desempenho do Dow Jones U.S. Dividend 100 Index. Este índice acompanha o desempenho de 100 ações de empresas dos EUA com histórico de dividendos consistentes e crescentes.

O SCHD oferece aos investidores exposição a um portfólio diversificado de empresas que pagam dividendos e têm uma probabilidade relativamente alta de manter ou aumentar esses pagamentos no futuro. Isso pode torná-lo uma opção atraente para investidores que procuram uma fonte de renda estável ao longo do tempo.

O índice é composto por ações de empresas de diferentes setores da economia, como financeiro, energia, tecnologia, saúde e consumo.

O Dow Jones U.S. Dividend 100 Index é calculado pela S&P Dow Jones Indices, que é uma das principais empresas de índices financeiros do mundo. A seleção das empresas que compõem o índice é baseada em critérios objetivos, como a frequência e a consistência dos pagamentos de dividendos nos últimos cinco anos, bem como o tamanho da capitalização de mercado da empresa. As empresas que atendem a esses critérios são ponderadas igualmente no índice.

Além disso, o SCHD tem uma taxa de despesa relativamente baixa em comparação com outros fundos mútuos e ETFs, o que pode ajudar a maximizar os retornos dos investidores a longo prazo. 

No entanto, é importante lembrar que os investimentos em ETFs estão sujeitos a riscos, incluindo a volatilidade do mercado e a possibilidade de perda de dinheiro. Antes de investir em qualquer fundo, é sempre recomendável que os investidores consultem um profissional financeiro para determinar se é apropriado para suas metas e situação financeira individuais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Mundo de ETFs é realmente incrível...quanto mais estou conhecendo, mais impressionado...

No começo eu pensei em ficar só em stocks por achar ETF com menos potencial e até meio sem graça....ledo engano. rs

Mesmo pra quem quer investir só nos Estados Unidos, dá pra diversificar com uma carteira contendo vários ETFs diferentes. 

Um focado no setor financeiro, outro em tecnologia, outro no setor de saúde, outro no setor de construçao civil...(e se for olhar o desempenho deles nos últimos anos, todos ótimos)

E mais, por exemplo, há muito tempo eu penso que a Índia será uma nova China num futuro próximo, por curiosidade fui procurar ETFs baseados na economia da Índia...por exemplo, o INDA. Meu....nos últimos 5 anos não ficou muuuito atrás do IVV não. E no último ano tá até na frente.

Enfim, desculpem fugir um pouco do assunto, mas é realmente muito legal isso...

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Mundo de ETFs é realmente incrível...quanto mais estou conhecendo, mais impressionado...

No começo eu pensei em ficar só em stocks por achar ETF com menos potencial e até meio sem graça....ledo engano. rs

Mesmo pra quem quer investir só nos Estados Unidos, dá pra diversificar com uma carteira contendo vários ETFs diferentes. 

Um focado no setor financeiro, outro em tecnologia, outro no setor de saúde, outro no setor de construçao civil...(e se for olhar o desempenho deles nos últimos anos, todos ótimos)

E mais, por exemplo, há muito tempo eu penso que a Índia será uma nova China num futuro próximo, por curiosidade fui procurar ETFs baseados na economia da Índia...por exemplo, o INDA. Meu....nos últimos 5 anos não ficou muuuito atrás do IVV não. E no último ano tá até na frente.

Enfim, desculpem fugir um pouco do assunto, mas é realmente muito legal isso...

 

Mais um aqui que está se tornando fã de ETFs hehehe!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...