Jump to content

Pergunta

Postado

Esse e meu Diagrama para acoes pagadoras de dividendos com uma visão conservadora.

Me deem opiniões do que pode ser melhorado, e minha primeira tentativa !!

VLW!

ROE ROE Maior que sua media em 5 anos? Editar
DÍVIDA LÍQUIDA - LUCRO LÍQUIDO A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses? Editar
CAGR Tem um crescimento nas medias nos últimos 5 anos de receitas (Ou lucro) ? Editar
DIVIDENDOS A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos acima de 8%? Editar
'P/VP A empresa está negociada com um P/VP abaixo da media em 5 anos ? Editar
LUCRO OPERACIONAL A empresa teve lucro operacional no último exercício? Editar
TEMPO DE MERCADO Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação) Editar
VANTAGENS COMPETITIVAS É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada) Editar
PERENIDADE O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos? Editar
TAMANHO A empresa é uma BLUE CHIP? Editar
INDEPENDÊNCIA É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único? Editar
GOVERNANÇA A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO Editar
P/L O Preço/Lucro da empresa está abaixo da media nos ultimos 5 anos ? Editar
POUCO ENDIVIDADA Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos? Editar
EBTID Setores de serviços acima de 20% ? Setores industriais acima de 8% ? Editar
PSR O PSR esta proximo de 1 ? Editar
P/VPA P/VPA está abaixo de 1,5 ? Editar
TAG ALONG O TAG ALONG está acima de 80% ?
  • Brabo 1

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
15 minutes ago, Diego Araujo Oliveira disse:

Esse e meu Diagrama para acoes pagadoras de dividendos com uma visão conservadora.

VLW!

DÍVIDA LÍQUIDA - LUCRO LÍQUIDO A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses? Editar
CAGR Tem um crescimento nas medias nos últimos 5 anos de receitas (Ou lucro) ? Editar
DIVIDENDOS A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos acima de 8%? Editar
VANTAGENS COMPETITIVAS É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada) Editar
INDEPENDÊNCIA É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único? Editar
GOVERNANÇA A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO Editar
EBTID Setores de serviços acima de 20% ? Setores industriais acima de 8% ? Editar

Cara, eu ainda não sei palpitar, então vou me abster na maoria.

Dividendos é uma parte que hoje não me importo. Só se for para critério de desempate.

Já no P/L eu não procuro que esteja só abaixo da média, tento entender o potencial em geral. Mas para critério de desempate vai bem também.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Em relação aos dividendos, eu colocaria o critério de mais de 8% somente já estivesse próximo da fase de usufruir dos rendimento. Se estivesse na fase de acúmulo de patrimônio isso não me importaria, somente se a empresa paga de forma consistente.

Posso estar enganado, mas setor de serviço acima de 20% e industrial acima de 8% não seria da margem líquida? E o ebit já está sendo avaliado em relação a pergunta do lucro operacional.

Sob o meu ponto de vista P/VP e P/VPA são indicadores com o mesmo objetivo. Saber se a ação está com desconto ou não. Eu particularmente usaria um só

Se eu não me engano, o Raul comentou que perguntas em excesso não seria indicado, pq podem acabar uma anulando a outra e não cumprindo o objetivo de pontuar de forma adequada.

• Brabo 3
  • 0
Postado

Bom dia Adriano, pois essa e minha duvida, como estou montando uma carteira focada em dividendos com acoes seguras visando o DY e pouco a valorização so coloco empresas que geralmente em poucas perguntas com critérios de medias do mercado elas ficam todas positivas nas perguntas iniciais, sendo assim ficando sempre a mesma pontuação então estou procurando um meio de punir algumas delas em perguntas diferentes e mais criteriosas para ter alguma penalidade e uma sobre sair sobre outra.

Empresas como TAEE ITSA EGIE ficam com os critérios todos positivos, se tiver alguma recomendação aceito de bom grato!! VLW.

• 0
Postado
58 minutes ago, Diego Araujo Oliveira disse:

Bom dia Adriano, pois essa e minha duvida, como estou montando uma carteira focada em dividendos com acoes seguras visando o DY e pouco a valorização so coloco empresas que geralmente em poucas perguntas com critérios de medias do mercado elas ficam todas positivas nas perguntas iniciais, sendo assim ficando sempre a mesma pontuação então estou procurando um meio de punir algumas delas em perguntas diferentes e mais criteriosas para ter alguma penalidade e uma sobre sair sobre outra.

Empresas como TAEE ITSA EGIE ficam com os critérios todos positivos, se tiver alguma recomendação aceito de bom grato!! VLW.

Eu tenho as 3 em carteira tbem. Eu estou usando as perguntas que ja vieram no diagrama. E com excessão da ITSA4 as outras não ficaram com criterios todos positivos

TAEE11 - a divida liquida é maior que o lucro liquido dos ultimos 12 meses, não tem 30 anos de mercado, não é a lider do mercado, não é uma blue chip

EGIE3 - divida liquida não é menor que o lucro liquido dos 12 ultimos meses, não tem 30 anos de mercado, em relação a lider do mercado, se vc não considerar as estatais ela é a maior empresa privada de fornecimento de energia. Mas se levar em conta as estatais a ELET é a lider, a divida liquida/ebitda esta um pouco acima de 2 nos ultimos 5 anos

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
On 10/05/2023 at 18:59, Diego Araujo Oliveira disse:

VLW!

Gostei, mas tiraria algumas perguntas

• 0
Postado
3 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu não gosto de ter perguntas que dar muito trabalho. PSR mesmo eu tiraria, Tag Along também tiraria.

Rapaz, mas tem site que traz a informação pronta e de graça. Que trabalho que dá? kkkkk

• Brabo 1
  • Criar novo...