Jump to content
  • 0

DIAGRAMA


Diego Araujo Oliveira

Pergunta

Esse e meu Diagrama para acoes pagadoras de dividendos com uma visão conservadora.

Me deem opiniões do que pode ser melhorado, e minha primeira tentativa !!

VLW!

 

ROE ROE Maior que sua media em 5 anos? Editar
DÍVIDA LÍQUIDA - LUCRO LÍQUIDO A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses? Editar
CAGR Tem um crescimento nas medias nos últimos 5 anos de receitas (Ou lucro) ? Editar
DIVIDENDOS A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos acima de 8%? Editar
'P/VP A empresa está negociada com um P/VP abaixo da media em 5 anos ? Editar
LUCRO OPERACIONAL A empresa teve lucro operacional no último exercício? Editar
TEMPO DE MERCADO Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação) Editar
VANTAGENS COMPETITIVAS É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada) Editar
PERENIDADE O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos? Editar
TAMANHO A empresa é uma BLUE CHIP? Editar
INDEPENDÊNCIA É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único? Editar
GOVERNANÇA A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO Editar
P/L O Preço/Lucro da empresa está abaixo da media nos ultimos 5 anos ? Editar
POUCO ENDIVIDADA Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos? Editar
EBTID Setores de serviços acima de 20% ? Setores industriais acima de 8% ? Editar
PSR O PSR esta proximo de 1 ? Editar
P/VPA P/VPA está abaixo de 1,5 ? Editar
TAG ALONG O TAG ALONG está acima de 80% ?
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
15 minutes ago, Diego Araujo Oliveira disse:

Esse e meu Diagrama para acoes pagadoras de dividendos com uma visão conservadora.

Me deem opiniões do que pode ser melhorado, e minha primeira tentativa !!

VLW!

 

ROE ROE Maior que sua media em 5 anos? Editar
DÍVIDA LÍQUIDA - LUCRO LÍQUIDO A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses? Editar
CAGR Tem um crescimento nas medias nos últimos 5 anos de receitas (Ou lucro) ? Editar
DIVIDENDOS A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos acima de 8%? Editar
'P/VP A empresa está negociada com um P/VP abaixo da media em 5 anos ? Editar
LUCRO OPERACIONAL A empresa teve lucro operacional no último exercício? Editar
TEMPO DE MERCADO Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação) Editar
VANTAGENS COMPETITIVAS É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada) Editar
PERENIDADE O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos? Editar
TAMANHO A empresa é uma BLUE CHIP? Editar
INDEPENDÊNCIA É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único? Editar
GOVERNANÇA A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO Editar
P/L O Preço/Lucro da empresa está abaixo da media nos ultimos 5 anos ? Editar
POUCO ENDIVIDADA Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos? Editar
EBTID Setores de serviços acima de 20% ? Setores industriais acima de 8% ? Editar
PSR O PSR esta proximo de 1 ? Editar
P/VPA P/VPA está abaixo de 1,5 ? Editar
TAG ALONG O TAG ALONG está acima de 80% ?

Cara, eu ainda não sei palpitar, então vou me abster na maoria.

Dividendos é uma parte que hoje não me importo. Só se for para critério de desempate.

Já no P/L eu não procuro que esteja só abaixo da média, tento entender o potencial em geral. Mas para critério de desempate vai bem também.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Em relação aos dividendos, eu colocaria o critério de mais de 8% somente já estivesse próximo da fase de usufruir dos rendimento. Se estivesse na fase de acúmulo de patrimônio isso não me importaria, somente se a empresa paga de forma consistente.

Posso estar enganado, mas setor de serviço acima de 20% e industrial acima de 8% não seria da margem líquida? E o ebit já está sendo avaliado em relação a pergunta do lucro operacional.

Sob o meu ponto de vista P/VP e P/VPA são indicadores com o mesmo objetivo. Saber se a ação está com desconto ou não. Eu particularmente usaria um só

Se eu não me engano, o Raul comentou que perguntas em excesso não seria indicado, pq podem acabar uma anulando a outra e não cumprindo o objetivo de pontuar de forma adequada.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia Adriano, pois essa e minha duvida, como estou montando uma carteira focada em dividendos com acoes seguras visando o DY e pouco a valorização so coloco empresas que geralmente em poucas perguntas com critérios de medias do mercado elas ficam todas positivas nas perguntas iniciais, sendo assim ficando sempre a mesma pontuação então estou procurando um meio de punir algumas delas em perguntas diferentes e mais criteriosas para ter alguma penalidade e uma sobre sair sobre outra.

Empresas como TAEE ITSA EGIE ficam com os critérios todos positivos, se tiver alguma recomendação aceito de bom grato!! VLW.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
58 minutes ago, Diego Araujo Oliveira disse:

Bom dia Adriano, pois essa e minha duvida, como estou montando uma carteira focada em dividendos com acoes seguras visando o DY e pouco a valorização so coloco empresas que geralmente em poucas perguntas com critérios de medias do mercado elas ficam todas positivas nas perguntas iniciais, sendo assim ficando sempre a mesma pontuação então estou procurando um meio de punir algumas delas em perguntas diferentes e mais criteriosas para ter alguma penalidade e uma sobre sair sobre outra.

Empresas como TAEE ITSA EGIE ficam com os critérios todos positivos, se tiver alguma recomendação aceito de bom grato!! VLW.

 

Eu tenho as 3 em carteira tbem. Eu estou usando as perguntas que ja vieram no diagrama. E com excessão da ITSA4 as outras não ficaram com criterios todos positivos

TAEE11 - a divida liquida é maior que o lucro liquido dos ultimos 12 meses, não tem 30 anos de mercado, não é a lider do mercado, não é uma blue chip

EGIE3 - divida liquida não é menor que o lucro liquido dos 12 ultimos meses, não tem 30 anos de mercado, em relação a lider do mercado, se vc não considerar as estatais ela é a maior empresa privada de fornecimento de energia. Mas se levar em conta as estatais a ELET é a lider, a divida liquida/ebitda esta um pouco acima de 2 nos ultimos 5 anos

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/05/2023 at 18:59, Diego Araujo Oliveira disse:

Esse e meu Diagrama para acoes pagadoras de dividendos com uma visão conservadora.

Me deem opiniões do que pode ser melhorado, e minha primeira tentativa !!

VLW!

 

ROE ROE Maior que sua media em 5 anos? Editar
DÍVIDA LÍQUIDA - LUCRO LÍQUIDO A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses? Editar
CAGR Tem um crescimento nas medias nos últimos 5 anos de receitas (Ou lucro) ? Editar
DIVIDENDOS A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos acima de 8%? Editar
'P/VP A empresa está negociada com um P/VP abaixo da media em 5 anos ? Editar
LUCRO OPERACIONAL A empresa teve lucro operacional no último exercício? Editar
TEMPO DE MERCADO Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação) Editar
VANTAGENS COMPETITIVAS É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada) Editar
PERENIDADE O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos? Editar
TAMANHO A empresa é uma BLUE CHIP? Editar
INDEPENDÊNCIA É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único? Editar
GOVERNANÇA A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO Editar
P/L O Preço/Lucro da empresa está abaixo da media nos ultimos 5 anos ? Editar
POUCO ENDIVIDADA Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos? Editar
EBTID Setores de serviços acima de 20% ? Setores industriais acima de 8% ? Editar
PSR O PSR esta proximo de 1 ? Editar
P/VPA P/VPA está abaixo de 1,5 ? Editar
TAG ALONG O TAG ALONG está acima de 80% ?

Gostei, mas tiraria algumas perguntas

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...