Jump to content
  • 0

Heranca


Convidado Gustavo m

Pergunta

Convidado Gustavo m

Minha questao e seguinte, meu tio construiu no terreno atrás da casa dos meus avós, e agora meus avós vieram a óbito. Estamos entrando em acordo para dividir a herança eu reapresento minha mãe que faleceu eu tenho a parte dela!

Ele mencionou que na divisão só vai entrar a casa da frente pois atrás onde ele construiu seria usucapião. Meus avós em vida fizeram a doação de 50% para ele restando a divisão de apenas 50% entre eu e ele!
  A minha questão é terei que dividir todo o terreno ou somente a casa da frente? 

Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Rapaz, eu acho que essa dúvida é mais para um advogado. Vamos ver se alguém já teve experiência parecida ou é de área para te ajudar.

Partindo do bom senso, minha opinião, é que vc deveria ficar com os 50% da frente. Porém, da forma que vc falou que aconteceu, entendo que vc teria que dividir esses 50% da frente sim.

Agora tem que ver como foi registrada essa doação, pois ali pode ter espaço para vc exigir algo mais ou ao menos pra ele entender que é melhor fazer um acordo mais justo entre vcs.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Guest Gustavo m disse:

Minha questao e seguinte, meu tio construiu no terreno atrás da casa dos meus avós, e agora meus avós vieram a óbito. Estamos entrando em acordo para dividir a herança eu reapresento minha mãe que faleceu eu tenho a parte dela!

Ele mencionou que na divisão só vai entrar a casa da frente pois atrás onde ele construiu seria usucapião. Meus avós em vida fizeram a doação de 50% para ele restando a divisão de apenas 50% entre eu e ele!
  A minha questão é terei que dividir todo o terreno ou somente a casa da frente? 

Concordo com o @Rai Nunes, o melhor seria procurar um advogado. Pelo que você fala, se ele já é dono de 50% do terreno por doação, acredito que por lei você tenha direito apenas a 25% do total. Não sei como é sua relação com seu tio, ou se você precisa desse patrimônio, muito menos como foi o acordo dos seus avos quando doaram o terreno para ele, mas pensando que foi apenas para ajudá-lo, acredito que o mais ético, na minha concepção, seria ele abrir mão da parte dele, e deixar você com os 50%, já que ele já ganho a parte dele em vida dos seus avos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, Tiago Douglas Da Silva disse:

Na minha opinião o usucapião é utilizado para propriedades sem uso, como a casa já era da familia e ele vivia lá de favor, se ele não tiver a documentação da casa separada, vai ter que dividir tudo sim auhhua

Mas no caso como ele tem um documento atestado doação de 50%, aí já lascou rsrs

pelo que conheço vc ficaria com 25%, uma vez que metade ele ganhou por doação, a outra metade seria dividido em dois. Mas veja com o advogado sim. E se ele está de acordo em ficar com a parte de trás e vc com a da frente, acho que vc fica na vantagem ainda.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Tiago Douglas Da Silva disse:

Foi como eu falei se não tiver com a papelada ok já era…

E se papelada estiver adiantando a parte da herança, tbm daria na mesma de 50% pra cada …

 

Vai atualizando a gente aí da história anônimo 

Verdade, vai atualizando a gente Gustavo, sempre bom saber o que acontece no final da historia kkkkkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Mas no caso como ele tem um documento atestado doação de 50%, aí já lascou rsrs

Depende muito de como foi feito o documento, pois daria para contestar, em especial se os avós foram coagidos.

O tio não consegue usucapião com a casa no nome dos pais, avós, bisavós e etc... O governo exige que se faça através do inventário nesses casos.

Editado por Rai Nunes
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Mas no caso como ele tem um documento atestado doação de 50%, aí já lascou rsrs

Na verdade, depende...

Salvo engano, as pessoas podem dispor (leia-se, por exemplo, doação sem custos) de até 50% do seu patrimônio em vida. Se esse limite foi ultrapassado, há a possibilidade de questionar isso durante o inventário.

Mas, como todos disseram, procura um(a) advogado(a) para garantir os seus direitos, amigo!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/05/2023 at 07:07, Guest Gustavo m disse:

Minha questao e seguinte, meu tio construiu no terreno atrás da casa dos meus avós, e agora meus avós vieram a óbito. Estamos entrando em acordo para dividir a herança eu reapresento minha mãe que faleceu eu tenho a parte dela!

Ele mencionou que na divisão só vai entrar a casa da frente pois atrás onde ele construiu seria usucapião. Meus avós em vida fizeram a doação de 50% para ele restando a divisão de apenas 50% entre eu e ele!
  A minha questão é terei que dividir todo o terreno ou somente a casa da frente? 

Gustavo, lendo seu post, a minha opinião de leigo, mas com a minha experiência no inventário do meu pai.

Leigo: pelo que entendo, não existe usucapião de imóvel que é herança de quem entra com o usucapião. Como disseram, entendo que um juiz vai impugnar o usucapião e mandar para o inventário.

Experiência própria: entendi que seus avós doaram em vida 50% para o seu tio, e que são dois herdeiros, sua mãe e seu tio. Por Lei cada avô pode doar 50% da respectiva parte, os outros 50% são dos herdeiros por Lei. Vamos supor que o imóvel total valha R$200mil. Sua avô tem R$100mil e seu avô tem R$100mil. Cada um pode doar para quem quiser R$50mil, totalizando R$100mil. Acho que você precisa ver se essa doação de 50% para o seu tio foi 25% de cada avô. Se não foi, acho que dá para rever a doação. No entanto se a doação foi 25% de cada avô, então não tem muito o que fazer, pois os R$100mil que restaram do imóvel será dividido entre sua mãe e seu tio, portanto ele ficará com R$150mil e você com R$50mil.

De qualquer maneira, a busca por um advogado especializado e/ou conversar abertamente com o seu tio, seria o caminho.

Outra questão, a doação foi feita quando os seus avós estavam vivos? Ou um deles já havia falecido?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/05/2023 at 07:07, Guest Gustavo m disse:

Minha questao e seguinte, meu tio construiu no terreno atrás da casa dos meus avós, e agora meus avós vieram a óbito. Estamos entrando em acordo para dividir a herança eu reapresento minha mãe que faleceu eu tenho a parte dela!

Ele mencionou que na divisão só vai entrar a casa da frente pois atrás onde ele construiu seria usucapião. Meus avós em vida fizeram a doação de 50% para ele restando a divisão de apenas 50% entre eu e ele!
  A minha questão é terei que dividir todo o terreno ou somente a casa da frente? 

Nossa, sua história é bem parecida com a minha, mas sem a doação. Eu acreditava que não podia fazer doação entre os herdeiros (tb não acho justo).No caso, quem mora no terreno da minha avó é a minha mãe. Queremos comprar a parte dos meus tios e ficar para nós. 

Fico no impasse, de melhorar a casa e valorizar e ter que pagar depois. Confesso estou enrolando para resolver isso. Minha avó graças a Deus está forte com 92 anos e dependendo enterra eu e minha mão ainda.....

Tô juntando o dinheiro e orando pra que minha vó passe de 100, quero comprar no pix e calar a boca de todos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/05/2023 at 10:50, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

Nossa, sua história é bem parecida com a minha, mas sem a doação. Eu acreditava que não podia fazer doação entre os herdeiros (tb não acho justo).No caso, quem mora no terreno da minha avó é a minha mãe. Queremos comprar a parte dos meus tios e ficar para nós. 

Fico no impasse, de melhorar a casa e valorizar e ter que pagar depois. Confesso estou enrolando para resolver isso. Minha avó graças a Deus está forte com 92 anos e dependendo enterra eu e minha mão ainda.....

Tô juntando o dinheiro e orando pra que minha vó passe de 100, quero comprar no pix e calar a boca de todos.

Mas negocia, não fala que tem o dinheiro pro PIX.

Tem gente que não sabe ver dinheiro, pode te fazer bem mais barato.

Já vi gente vender patrimônio de 2 milhões por 750 mil pra vender rápido só porque nunca tinha visto dinheiro antes.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Rai Nunes disse:

Mas negocia, não fala que tem o dinheiro pro PIX.

Tem gente que não sabe ver dinheiro, pode te fazer bem mais barato.

Já vi gente vender patrimônio de 2 milhões por 750 mil pra vender rápido só porque nunca tinha visto dinheiro antes.

@Rai Nunes, vc não conhece a minha família. Tem até um tópico aqui que eu fiz sobre o assunto. Eles querem grana e quanto mais melhor. Pra vc ter uma ideia do nível, minhas primas são do tipo que gastam 8 mil no shopping em roupas, compram Iphone novo, frequentam o clube mais chique da cidade. 

Minha vida é bem mais modesta, moro com minha mãe na zona rural e não sou chegada em lugar lotado. Gosto de sossego. Mas vou comprar a casa!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

@Rai Nunes, vc não conhece a minha família. Tem até um tópico aqui que eu fiz sobre o assunto. Eles querem grana e quanto mais melhor. Pra vc ter uma ideia do nível, minhas primas são do tipo que gastam 8 mil no shopping em roupas, compram Iphone novo, frequentam o clube mais chique da cidade. 

Minha vida é bem mais modesta, moro com minha mãe na zona rural e não sou chegada em lugar lotado. Gosto de sossego. Mas vou comprar a casa!

 

O problema é vc aparecer querendo pagar a vista e daí vão querer pedir mais, até porque vão saber que tem um emocional por trás.

Bom, se cuide para fazer isto, espero que dê certo!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...