Jump to content
  • 0

Rentabilidade no vencimento do título

Erika Brito

Pergunta

Pessoal, dando uma olhada nos vídeos novamente,  surgiu uma dúvida aqui...

Percebi q a taxa de um pré-fixado, ipca+ ou mesmo pós (no caso,  fazendo projeções), no vencimento do título,  não eh a contratada, segundo a simulação da RICO usada na aula. Alguém pode me explicar pq? Talvez pq seja a rentabilidade líquida, tirando a taxa de custódia e IR, mas no caso das debêntures incentivadas q n teria desconto de ir?

Aí, fiquei confusa tbm,  pq no caso da rico ela dá essa simulação, mas em outros casos, preciso fazer na calculadora de juros compostos. Mesmo em debêntures isentas,  no fim,  n fica a parte pré fixada mais a projeção do ipca? Na aula 15, qnd Raul compara o Tesouro ipca+ com uma debênture incentivada,  n sabemos o ipca  do dia, então,  n dá pra fazer a conta e saber se o resumo da rico vai alterar a rentabilidade tbm da debênture. Seguem imagens exemplificando. 

Screenshot_20230518_224001_Chrome.jpg

Screenshot_20230518_224112_Chrome.jpg

Screenshot_20230518_230408_Chrome.jpg

Screenshot_20230518_231519_Chrome.jpg

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
7 horas atrás, Gabriel Garcia Uchôa disse:

Up 

Gabriel, em cima do tópico tem um botão para vc seguir ele e receber notificações.

Postar no tópico não faz vc passar a receber notificações a menos que alguém te marque como fiz agora.

Não vou responder o tópico porque não estou me sentido confiante no assunto, estou seguindo também para reforçar meus conhecimentos ou aprender mais.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Prefixado

• ta tabela aparece 4,04%, se você tirar 15% disso, seria  0,85 x 4,04% = 3,43%
  • ta tabela aparece 6,20%, se você tirar 15% disso, seria  0,85 x 6,20% = 5,27%

Apenas no prefixado, que você pode "contratar" uma taxa, nas outras você deixa o rendimento "amarrado" a um índice

No IPCA+ você não contrata o IPCA do dia, se você fixasse o IPCA, viraria um prefixado, não sei essa é a sua confusão. E feita uma estimativa de rendimento a partir de uma projeção do IPCA.

Não vi a taxa da debenture na tabela.

Link para compartilhar

• 0
47 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Prefixado

• ta tabela aparece 4,04%, se você tirar 15% disso, seria  0,85 x 4,04% = 3,43%
  • ta tabela aparece 6,20%, se você tirar 15% disso, seria  0,85 x 6,20% = 5,27%

Apenas no prefixado, que você pode "contratar" uma taxa, nas outras você deixa o rendimento "amarrado" a um índice

No IPCA+ você não contrata o IPCA do dia, se você fixasse o IPCA, viraria um prefixado, não sei essa é a sua confusão. E feita uma estimativa de rendimento a partir de uma projeção do IPCA.

Não vi a taxa da debenture na tabela.

Sim, sei q no IPCA + n se contrata a taxa do dia, é feita uma projeção, como eu falei, tanto para o Tesouro Ipca como para a debênture. O problema é que no dia que Raul gravou a aula que ele compara a debênture com o Tesouro ipca, n conseguimos ver qual o IPCA do dia para fazer a projeção dos dois. Nas fotos de cima da pra ver o OPCA do dia, aí fica claro q no Pré fixado, no fim, a rentabilidade liquida n é a "contratada" de 4,04%, mas sim de 3,43. Imagino que seja pq a Rico retira o IR e dá a rentabilidade real, e não a nominal. Mas no caso das debêntures isentas, a rentabilidade líquida, na simulação fazendo a projeção com o ipca do dia, dá a mesma da rentabilidade bruta, né? Essa é a minha dúvida.

Enfim, isso deve ser besteira, detalhe! kkkk

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Erika Souza disse:

Sim, sei q no IPCA + n se contrata a taxa do dia, é feita uma projeção, como eu falei, tanto para o Tesouro Ipca como para a debênture. O problema é que no dia que Raul gravou a aula que ele compara a debênture com o Tesouro ipca, n conseguimos ver qual o IPCA do dia para fazer a projeção dos dois. Nas fotos de cima da pra ver o OPCA do dia, aí fica claro q no Pré fixado, no fim, a rentabilidade liquida n é a "contratada" de 4,04%, mas sim de 3,43. Imagino que seja pq a Rico retira o IR e dá a rentabilidade real, e não a nominal. Mas no caso das debêntures isentas, a rentabilidade líquida, na simulação fazendo a projeção com o ipca do dia, dá a mesma da rentabilidade bruta, né? Essa é a minha dúvida.

sim, apenas um detalhe, mas que, para quem gosta de números, deixa tudo mais claro, kkk

mas o ipca muda todo mês, e já existe uma projeção "do mercado"

A mediana para o IPCA de 2025 seguiu em 4,00%, de 3,80% há um mês. A estimativa para o IPCA de 2026 também continuou em 4,00%, contra 3,79% um mês antes. A meta para 2025 é de 3,00% (margem de 1,50% a 4,50%). Ainda não há objetivo definido para 2026. Na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do mês passado, o BC atualizou suas projeções para a inflação no cenário de referência com estimativas de 5,8% em 2023 e 3,6% para 2024. Em um cenário alternativo, em que a Selic fica estável por todo o horizonte relevante, as projeções da autoridade são de 5,7% para 2023 e 3,0% para 2024

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Erika Souza disse:

@Erika Souza os cálculos que as Corretoras fazem para os títulos com a rentabilidade ligada a algum índice (Selic, CDI, IPCA, IGPM etc), são cálculos feitos com as perspectivas futuras que o Mercado tem com relação a quanto chegarão estes índices. Os cálculos não são feitos com o índice do dia ou do passado, e portanto no vencimento a rentabilidade será diferente daquela que as Corretoras mostram, e OK para isso, pois a nossa análise também deve levar em conta a nossa perspectiva futura dos índices.

Com relação ao cálculo comparativo do Tesouro IPCA+ e da Debênture IPCA+, a análise deve ser feita desconsiderando o IPCA, pois ele será o mesmo para os dois títulos, portanto o IPCA se anula na análise. Quando temos uma equação dizendo que 4,40X é maior que 4,18X esse é um fato e nada muda se falarmos que 4,40 é maior que 4,18. Independentemente de quanta valha X, 4,40 sempre será maior que 4,18. Claro que levando para IPCA+4,40 comparando a IPCA+4,18 pode ser que IPCA+4,18 seja maior, pois ele é isento de IR e o outro não, por exemplo, então nos investimentos precisamos analisar algumas coisas a mais, como também, se tem ou não garantia, se vale o prêmio de risco ou não etc.

Espero ter ajudado.

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...