Jump to content
  • 0

Montando uma carteira de ações


Olavo Hirashima

Pergunta

Boa noite pessoal!

Sou da turma 20, finalizei o curso, porém estou com uma duvida sobre a carteira de ações. 

No exemplo que o Raul dá na aula sobre montar uma carteira de ações, ele usa o exemplo de uma carteira de 10 mil, e sugere uma quantidade de empresas por camada da pirâmide.

Minha dúvida é: conforme o patrimônio cresce, quando vocês pensam em incluir novas empresas na carteira ao invés de aumentar sua posição nas ações que já estão lá?

 

Agradeço se alguém puder ajudar!

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Olavo Hirashima disse:

Boa noite pessoal!

Sou da turma 20, finalizei o curso, porém estou com uma duvida sobre a carteira de ações. 

No exemplo que o Raul dá na aula sobre montar uma carteira de ações, ele usa o exemplo de uma carteira de 10 mil, e sugere uma quantidade de empresas por camada da pirâmide.

Minha dúvida é: conforme o patrimônio cresce, quando vocês pensam em incluir novas empresas na carteira ao invés de aumentar sua posição nas ações que já estão lá?

 

Agradeço se alguém puder ajudar!

 

Depende, tem vários estudos que dizem que um carteira com 10-15 ativos já é o suficiente para o risco de diversificação, muito mais do que isso, já considera que é uma carteira pulverizada. Minha carteira hoje considero que tem muitos ativos, tenho 25 ações diferente, tudo bem, que a maior parte do patrimônio esta concentrada em poucos ativos. Uma coisa que vai acabar acontecendo, é que você vai ter umas 15 ações, 15 FIIS, 2/3 ETFs lá fora e conforme a sua estratégia em renda fixa, vai ter pre fixado, pos fixado e IPCA+, ou seja, vai ter uma carteira bem diversificada.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Olavo Hirashima disse:

Minha dúvida é: conforme o patrimônio cresce, quando vocês pensam em incluir novas empresas na carteira ao invés de aumentar sua posição nas ações que já estão lá?

Concordo com o que o Danilo colocou a cima.

Mas eu continuaria analisando novas empresas e caso chegasse a conclusão de que seria melhor ter uma nova em relação a outra que já tenho, eu deixaria de aportar na atual e passaria a aportar na nova. Mas sem vender o que já tinha sido comprado. Apenas faria a troca.

Como o tempo naturalmente eu acabaria tendo mais ações na minha carteira do que eu realmente aporto.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Olavo Hirashima disse:

Boa noite pessoal!

Sou da turma 20, finalizei o curso, porém estou com uma duvida sobre a carteira de ações. 

No exemplo que o Raul dá na aula sobre montar uma carteira de ações, ele usa o exemplo de uma carteira de 10 mil, e sugere uma quantidade de empresas por camada da pirâmide.

Minha dúvida é: conforme o patrimônio cresce, quando vocês pensam em incluir novas empresas na carteira ao invés de aumentar sua posição nas ações que já estão lá?

 

Agradeço se alguém puder ajudar!

 

Bom dia Olavo. No meu ponto de vista vc podera acrescentar novas empresas caso avalie alguma nova oportunidade, ou quando por algum motivo vc colocou alguma empresa da carteira em quarentena. Outro motivo tbem poderia ser que vc decidiu diminuir a exposição em cada ativo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Para iniciar seria bom você não inserir tantas quantas empresas a ponto que você não consiga analisar e re-analisar uma a uma em determinados períodos e até eventos que possam ocorrer … e com o passar dos meses / anos você pode manter estudos sobre smalls caps , pimentinhas na sua carteira , ou até incluir outras empresas mais perenes que desejar!

esta questão de pulverização só vai ocorrer se você sair colocando ativo igual doido, mas se estudar e estiver dentro de sua estratégia , e você conseguir controlar (estudar, acompanhar fatos relevantes , balanços etc ) aí isso ajudo na sua decisão de ter ou não novos ativos!

hoje tenho entre ações brasileiras e FIIs cerca de 31 ativos e não pretendo aumentar por um bom tempo ,  as ainda preciso formatar a minha parte internacional (devo incluir mais uns 5 a 7 ativos )

comece devagar e vai sentindo confiança no que está fazendo dentro da sua estratégia 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Para iniciar seria bom você não inserir tantas quantas empresas a ponto que você não consiga analisar e re-analisar uma a uma em determinados períodos e até eventos que possam ocorrer … e com o passar dos meses / anos você pode manter estudos sobre smalls caps , pimentinhas na sua carteira , ou até incluir outras empresas mais perenes que desejar!

esta questão de pulverização só vai ocorrer se você sair colocando ativo igual doido, mas se estudar e estiver dentro de sua estratégia , e você conseguir controlar (estudar, acompanhar fatos relevantes , balanços etc ) aí isso ajudo na sua decisão de ter ou não novos ativos!

hoje tenho entre ações brasileiras e FIIs cerca de 31 ativos e não pretendo aumentar por um bom tempo ,  as ainda preciso formatar a minha parte internacional (devo incluir mais uns 5 a 7 ativos )

comece devagar e vai sentindo confiança no que está fazendo dentro da sua estratégia 

Concordo, tem que ter um limite para que consiga acompanhar os fundamentos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Para iniciar seria bom você não inserir tantas quantas empresas a ponto que você não consiga analisar e re-analisar uma a uma em determinados períodos e até eventos que possam ocorrer … e com o passar dos meses / anos você pode manter estudos sobre smalls caps , pimentinhas na sua carteira , ou até incluir outras empresas mais perenes que desejar!

esta questão de pulverização só vai ocorrer se você sair colocando ativo igual doido, mas se estudar e estiver dentro de sua estratégia , e você conseguir controlar (estudar, acompanhar fatos relevantes , balanços etc ) aí isso ajudo na sua decisão de ter ou não novos ativos!

hoje tenho entre ações brasileiras e FIIs cerca de 31 ativos e não pretendo aumentar por um bom tempo ,  as ainda preciso formatar a minha parte internacional (devo incluir mais uns 5 a 7 ativos )

comece devagar e vai sentindo confiança no que está fazendo dentro da sua estratégia 

 

4 minutes ago, Rai Nunes disse:

Concordo, tem que ter um limite para que consiga acompanhar os fundamentos.

 

Só complementando, por outro lado, o que vc não aporta mais, não vai acompanhar mais tão de perto, o que facilita um pouco o trabalho para quem acaba tendo muitas. Ainda assim, nesse caso talvez fosse melhor estipular um preço e tentar vender.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Vender apenas se perder fundamentos , e após passar um bom período em quarentena , ouuuu se você já estiver com patrimônio no montante desejado pra viver de renda e quer trazer/migrar parte dos ativos da RV para RF

Pra quem está começando aqui - a maioria está na fase de construção de patrimônio e vender por vender vai ser só perdas e criação de mal hábito na carteira 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Vou falar sobre a minha estratégia, eu comecei minha carteira com 10 ativos e agora estou com 12 e quero mante-la entre esse 12 e no MÁXIMO 15 ativos, afinal, eu sou sócio das empresas e não um simples comprador, preciso dentro do possível acompanhar as empresas que estão na minha carteira, todas elas distribuídas em sua devida camada e com suas porcentagens respeitadas.

Já nos FII estou com 8 ativos. E para mim estas bom. 

E assim eu mantenho, não aumento muito a quantidade de ativos novos, somente aporto nos que já estão lá e foram estudados para estar lá. 

Abraço!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Acho que não sou o melhor pra opinar já que ainda não terminei o módulo 4( estou na segunda aula de ações inclusive), mas acredito que além das estratégias mencionadas, vc pode se deparar com uma empresa/setor que ache interessante e lucrativo, estudar sobre isso a fundo e tomar a decisão de acrescentar na sua carteira. Desde que faça sentido pra você e que tenha realmente estudado sobre a empresa. Acho que com o tempo isso vai parecer mais natural, a mentalidade sua deve entender que vc vai ser sócio das empresas como o @Matheus Paulo Presa falou acima, e pra isso vc deve entender bem o que cada empresa faz, como é administrada, enfim tudo sobre elas.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/05/2023 at 11:06, Thiago Veloso Pereira disse:

Acho que não sou o melhor pra opinar já que ainda não terminei o módulo 4( estou na segunda aula de ações inclusive), mas acredito que além das estratégias mencionadas, vc pode se deparar com uma empresa/setor que ache interessante e lucrativo, estudar sobre isso a fundo e tomar a decisão de acrescentar na sua carteira. Desde que faça sentido pra você e que tenha realmente estudado sobre a empresa. Acho que com o tempo isso vai parecer mais natural, a mentalidade sua deve entender que vc vai ser sócio das empresas como o @Matheus Paulo Presa falou acima, e pra isso vc deve entender bem o que cada empresa faz, como é administrada, enfim tudo sobre elas.

Opinou muito bem!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...