Jump to content
  • 0

Controlar todos os gastos... Mas anotar até o cafezinho?

Victor De Lima Galvão

Pergunta

Recommended Posts

• 0
On 28/05/2023 at 09:44, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

Sim, @Rai Nunes, escolhe para menos. Kra, o cartão roxinho não dá nenhum benefício, nem vale a pena. Eu tenho o da Méliuz, que dá 1% de cashback e ainda tem cashback em comprar online. Comprei uma panela de pressão ontem pra casa ganhei R$ 1,00 de cashback. Vale mais a pena que o Nubank e não tem anuidade. 

Aquele Ultravioleta tem que gastar 5 mil por mês, se vc gasta, ok 1% de cashback e sem anuidade. Não é meu caso. Então, teria que pagar R$49,90. Se vc investe pela Nuinvest e tem mais de 50mil vale a pena pq zera a anuidade.

Eu uso mais o da Meliuz pq fica com mamys e ela faz o gasto mais pesado da casa. Este mês vou pegar R$19,00 de cashback. Não gosto de cartão black e não uso milhas, então pra mim, é isso que vale a pena.

Pra gastar 5 mil no cartão teria que colocar todas as minhas contas nele e não vale a pena, pq tem taxa. Bom, isso é o que vale a pena para mim.

tem varios topicos sobre cartoes, e um sobre cartoes com cashback, que é a preferencia de muita gente, em lugar de milhas, cada um tem seu valor.

tem o cartao da XP, sem anuidade, mas teria que deixar 5k investidos na XP, ele da 1% de cashback se gastar acima de 3k por mes

o black do inter voce pode pagar 450 do duo gourmet, se morar numa cidade que tem restaurantes conveniados compensa (paga um e come dois), tem 1% de cashback, mas teria que fazer as contas, 450 por ano, equivale a 37,50/mes, teria que gastar acima de 3750 para zerar a "anuidade" e só acima desse valor que sera cashback efetivo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Victor De Lima Galvão disse:

Pourran...
Ou seja... tem que deixar de comer, pagar o aluguel, não pagar a conta de energia nem de água por 4 meses pra poder não pagar anuidade e ter 1% de cashback... 
😆

16 horas atrás, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

Tamo junto! Se eu gastar 7 mil no cartão abro falência.....

Pode ser um valor expressivo para algumas pessoas, mas para outras é troco de bala.

Evidentemente que o banco quer algum benefício para disponibilizar esse cashback. Então, eles procuram cliente com uma renda um pouco melhor.

Editado por Rai Nunes
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
18 horas atrás, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

No meu caso, @Victor De Lima Galvão, não sou uma cliente Black, mas tem cashback tb....me animei....

Eu até que movimento uma grana legal no inter mas não tenho o cartão de crédito deles...
Tenho outros já e não quero aumentar minhas possibilidades de me endividar...
Hihihi

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Rai Nunes disse:

Pode ser um valor expressivo para algumas pessoas, mas para outras é troco de bala.

Evidentemente que o banco quer algum benefício para disponibilizar esse cashback. Então, eles procuram cliente com uma renda um pouco melhor.

Sim, no meu caso é um quantia grande de dinheiro pra gastar então prefiro me manter longe do cartão de crédito deles por enquanto... 😆

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Então, esse valor que o Inter pede é um tanto alto para mim também. Mas eu sou empresário e consigo "desviar" algumas compras em fornecedores da minha empresa, para o meu cartão pessoal. Estou tentando conseguir esse cartão Black, espero que dê certo.

Já me informei e eles não tiram o cartão de vc por vc passar a gastar menos. Não ainda.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 25/05/2023 at 11:58, Victor De Lima Galvão disse:

Olá! Assistindo às aulas de controle de finanças pessoais entendi o que o Raul falou sobre não ser necessário anotar ABSOLUTAMENTE TUDO que vc gasta em uma planilha (Que eu já tinha o costume de usar há muito tempo)...

Como eu tomo conta, pessoalmente, do fluxo de caixa da minha empresa, e nela eu acredito ser necessário anotar tudo (Até o cafezinho), eu acabei me acostumando com o controle de todos os gastos e acabei implementando isso com meus gastos pessoais, de fato é bem complicado ter que anotar tudo o que vc gasta no dia, mas PRA MIM já é normal...

Acho que os dividir os gastos em categorias como foi explicado na aula e conforme a planilha que ele disponibilizou é uma excelente forma de controlar os gastos de forma simples e talvez eu faça a migração do controle dos meus gastos pessoais pra esse formato em breve...

Enfim, só uma confissão da minha megalomania em controlar as finanças nos mínimos detalhes... :D

Vcs fazem assim tmb?

Eu controlo dessa forma também, não acho tão trabalhoso, até porque eu uso apenas um cartão de crédito (e gasto tudo por ele), aí pego a fatura pra ir classificando.

Eu tenho um percentual "aceitável" em cada tipo de gasto (conforme recomendado nas aulas), e mais ou menos uma vez por semana passo os gastos pra planilha classificando eles. Honestamente, acho que não levo mais do que 15 minutos por semana pra fazer essa classificação, e vem funcionando muito bem pra mim.

Eu definitivamente controlo melhor meus gastos hoje do que antes da AUVP hahahahaha.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 30/05/2023 at 12:45, Rai Nunes disse:

Então, esse valor que o Inter pede é um tanto alto para mim também. Mas eu sou empresário e consigo "desviar" algumas compras em fornecedores da minha empresa, para o meu cartão pessoal. Estou tentando conseguir esse cartão Black, espero que dê certo.

Já me informei e eles não tiram o cartão de vc por vc passar a gastar menos. Não ainda.

Realmente é uma estratégia interessante! Espero que dê certo!💪

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Marco Antonio Corsini Filho disse:

Eu controlo dessa forma também, não acho tão trabalhoso, até porque eu uso apenas um cartão de crédito (e gasto tudo por ele), aí pego a fatura pra ir classificando.

Eu tenho um percentual "aceitável" em cada tipo de gasto (conforme recomendado nas aulas), e mais ou menos uma vez por semana passo os gastos pra planilha classificando eles. Honestamente, acho que não levo mais do que 15 minutos por semana pra fazer essa classificação, e vem funcionando muito bem pra mim.

Eu definitivamente controlo melhor meus gastos hoje do que antes da AUVP hahahahaha.

Show! Eu peguei as ideias de classificação do Raul e acho que isso ajuda muito na hr de fazer a análise de gastos no fim do mês ou do ano...

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 26/05/2023 at 18:45, Barbara disse:

Em todos os cartões vc consegue colocar limite. Eu sou gastadeira, mas ainda tá da certo 😉😉😉

No débito? God me free! Perder minhas milhas? No no no

Taquipariu! 🤩🤩🤩

Tem como colocar limite no amex? Procurei no app, e não achei? 

Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Aline Moreira Fernandes Pereira disse:

Tem como colocar limite no amex? Procurei no app, e não achei? 

Oie! Eu nunca tentei. Mas tem q ter. Tá certo q é um cartao alta renda, mas não acho q vc é obrigada a andar com um cartão ilimitado por aí. Por questão de segurança mesmo.

Para informações mais exatas vamos perguntar para o mestre @Ricardo Ochoa fala aí meu consagrado

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Barbara disse:

Oie! Eu nunca tentei. Mas tem q ter. Tá certo q é um cartao alta renda, mas não acho q vc é obrigada a andar com um cartão ilimitado por aí. Por questão de segurança mesmo.

Para informações mais exatas vamos perguntar para o mestre @Ricardo Ochoa fala aí meu consagrado

Oiee. Obrigada.

Exatamente, queria limitar por questão de segurança. Mas já revirei o app e não achei 😅

Aguardemos a ajuda dos universitários rsrs

Editado por Aline Moreira Fernandes Pereira
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 25/05/2023 at 11:58, Victor De Lima Galvão disse:

Olá! Assistindo às aulas de controle de finanças pessoais entendi o que o Raul falou sobre não ser necessário anotar ABSOLUTAMENTE TUDO que vc gasta em uma planilha (Que eu já tinha o costume de usar há muito tempo)...

Oi @Victor De Lima Galvão,

Acho que não existe um "jeito certo" de fazer, conforme dois exemplos abaixo:  Cada um do seu jeito.  Se você já é organizado financeiramente, os controles fazem parte do seu dia-a-dia.  Eu uso um app onde anoto todas as despesas e já fazia isso mesmo antes de entrar na AUVP, então não fez sentido deixar de controlar.  Para quem não tem esse hábito ou é financeiramente zoneado, vale um controle mais "macro" e aí não precisa controlar o cafezinho....

Imagina um barco afundando, com um buraco enorme no casco causado or uma batida numa pedra e também. um pequeno furo por onde escorre água num parafuso mal preso.  Precisa primeiro consertar o rombo causado pela pedra e depois pensar no parafuso, se for o caso...  Para quem não tem controle nenhum, é melhor focar por onde está escorrendo mais grana antes, tipo olhando as faturas de cartões de créditos, o monte de 12x sem juros, muitas vezes em gastos desnecessários, do que focar nos cafezinhos.

Importante mesmo é que tenhamos controle dos nossos gastos, que saibamos para onde está indo a grana pois só assim é que a gente consegue focar direcionar cada vez mais grana para aportes e a não "jogar dinheiro no lixo".  Isso, cada um tem que descobrir o melhor jeito para si, como fizeram os nossos colegas, alguns citados abaixo:

On 25/05/2023 at 14:56, Matheus Paulo Presa disse:

Eu adotei um sistema de controle diferente. Eu tenho meus cartões definidos para cada tipo de gasto e eles já estão limitados.

On 25/05/2023 at 16:25, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu acho mais fácil olhar pela fatura mesmo, as vezes você acha que não esta gastando muito com o cafezinho, mas esta gastando todo dia 7 reais com esses seus cafezinhos,

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 25/05/2023 at 16:25, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu acho mais fácil olhar pela fatura mesmo, as vezes você acha que não esta gastando muito com o cafezinho, mas esta gastando todo dia 7 reais com esses seus cafezinhos, não precisa cortar, mas só para ver onde esta o seu gargalo.

Eu mesmo, preciso urgente sentar e refazer a minha planilha de casado, acho que estou gastando muito.

Oi @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, agora você está começando a entender o sentido de uma piadinha que te mandei há algum tempo, onde o filho pergunta:  Papai,  quanto custa casar?  e o pai responde:  Não sei filho, até hoje estou pagando as prestações....

A festa e comemoração do casamento é só o começo, mas vale muito à pena!!  Depois vem os filhos, e é aí que "brincadeira" fica séria....  Novamente, VALE super a pena!!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, agora você está começando a entender o sentido de uma piadinha que te mandei há algum tempo, onde o filho pergunta:  Papai,  quanto custa casar?  e o pai responde:  Não sei filho, até hoje estou pagando as prestações....

A festa e comemoração do casamento é só o começo, mas vale muito à pena!!  Depois vem os filhos, e é aí que "brincadeira" fica séria....  Novamente, VALE super a pena!!

Ahhhhh isso eu já tinha entendido, até fui ontem na farmácia com a esposa, ai não lembro como surgiu a piada, foi ela dizendo que ela gasta muito e tal, ai eu brinquei, quando eu casei com você já sabia que você era cara kkkkkkk

• HAHAHAHA 2
Link para compartilhar

• 0

@Rai Nunes e @Victor De Lima Galvão, peguei o cartão gold do inter. O cartão roxinho não me dava nada, vamos ver este agora. Como eu disse, não sou cliente Black, meus gastos não batem a meta. Mas antes ganhar uns pontinhos que nada. 

@Ricardo Ochoa, o lance do Gourmet não vale a pena pra mim. Cidade pequena do interioRRRRRRRRRRRRR de SP.

Vamos ver como as coisas se saem de agora em diante. Eu tenho o Cartão da Meliuz e este do Inter gold. O roxinho vou aposentar.

Eu não invisto na XP, não tenho cacife pra eles me darem atenção. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
36 minutes ago, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

@Rai Nunes e @Victor De Lima Galvão, peguei o cartão gold do inter. O cartão roxinho não me dava nada, vamos ver este agora. Como eu disse, não sou cliente Black, meus gastos não batem a meta. Mas antes ganhar uns pontinhos que nada. 

@Ricardo Ochoa, o lance do Gourmet não vale a pena pra mim. Cidade pequena do interioRRRRRRRRRRRRR de SP.

Vamos ver como as coisas se saem de agora em diante. Eu tenho o Cartão da Meliuz e este do Inter gold. O roxinho vou aposentar.

Eu não invisto na XP, não tenho cacife pra eles me darem atenção. 

Isso aí, inter Gold tem proteção de preço, se comprar e achar mais barato depois (cumprindo certas condições) cartão devolve a diferença 

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 25/05/2023 at 16:58, Victor De Lima Galvão disse:

Como eu tomo conta, pessoalmente, do fluxo de caixa da minha empresa, e nela eu acredito ser necessário anotar tudo (Até o cafezinho), eu acabei me acostumando com o controle de todos os gastos e acabei implementando isso com meus gastos pessoais, de fato é bem complicado ter que anotar tudo o que vc gasta no dia, mas PRA MIM já é normal...

Acho que os dividir os gastos em categorias como foi explicado na aula e conforme a planilha que ele disponibilizou é uma excelente forma de controlar os gastos de forma simples e talvez eu faça a migração do controle dos meus gastos pessoais pra esse formato em breve...

Enfim, só uma confissão da minha megalomania em controlar as finanças nos mínimos detalhes... :D

Vcs fazem assim tmb?

eu anoto tudo e na hora que gastei. Por exemplo. Comprei um café, enquanto bebo ja abro a planilha no celular e anoto.

Porém eu fiz uma planilha de forma que fica rápido de lançar, vou lançando o valor, data e tipo de gasto um abaixo do outro. O resto é calculado automaticamente.

Só consegui me organizar financeiramente assim, pois quando deixava pra fazer no final do mes era uma bagunça.

Quando entrei nesse novo modelo de lançar ja na hora, não esqueço de nada e tenho uma aba na planilha que ja vai mostrando o quanto ainda tenho pra gastar de cada categoria naquele mês.

Não existe certo ou errado, o certo é o que funciona melhor pra você!

É com essa aba na planilha que me mantenho no orçamento do mês:

A diferença é o que ainda posso gastar. Tudo calculado automaticamente com base nos lançamentos que faço.

image.png.e2cead6c1d0666362561b7e1acf33e51.png 

Link para compartilhar

• 0
On 25/05/2023 at 10:58, Victor De Lima Galvão disse:

Vcs fazem assim tmb?

Salve Victor. Bom cada um tem uma forma de visualizar e ou planejar os gastos, ha os meticulosos, os nem tanto assim mestre e os mete o loco e ta tudo certo!!! 🤪Costumo jogar pequenos gastos em "Outros gastos" que geralmente nao e maior que 5% no meu provisionamento. Porem, o importante e estar no radar, agora a forma como vai lancar fica a criterio de cada um.

Sucesso.

Link para compartilhar

• Criar novo...