Jump to content
  • 0

Multi-inquilino - FIIs


Dimitri Dittrich

Pergunta

Saudações!

 

Se tratando de análise de FIIs, existe alguma forma mais fácil de descobrir se um fundo é multi-inquilino e qual a exposição em cada um deles?

Em alguns FIIs encontro a informação facilmente no fundamentei ou nos relatórios, mas em alguns fundos é um trabalho complicado (para mim).

Vocês tem alguma dica de site e/ou maneira de conseguir essa informação mais facilmente?

 

Thanks.

 

Editado por Dimitri Dittrich
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

19 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 minutes ago, Dimitri Dittrich disse:

Saudações!

 

Se tratando de análise de FIIs, existe alguma forma mais fácil de descobrir se um fundo é multi-inquilino?

Em alguns FIIs encontro a informação facilmente no fundamentei ou no RI, mas em alguns fundos é um trabalho complicado (para mim).

Vocês tem alguma dica de site e/ou maneira de conseguir essa informação mais facilmente?

 

Thanks.

 

Ola Dimitri,

Todos fundos que olhei até agora emitem um relatório mensal do fundo, lá tem todas informações que você precisa...

Me fala um exemplo de algum fundo para darmos uma olhada...

Vou colocar o lin k de onde pode pesquisar em outro post, pois vai ficar preso pra moderação rsrs

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Buenas, Marcelo. Obrigado pelas respostas, essa dica de trocar o CNPJ no fnet já vai ajudar muito.

- O ALZR11 (cnpj 28737771000185) por exemplo, no relatório gerencial consigo ver facilmente na sessão de "portfolio de imóveis", onde mostra exatamente qual é o inquilino de cada um dos imóveis.

- Já o HGLG11 (cnpj 11728688000147) é mais difícil, não tem a sessão de "portfolio de imóveis". Sei que é multi-inquilino pois consigo ver na parte de "Exposição por locatário" alguns dos maiores como Volkswagen, Electrolux, Ambev, mas e o restante dos locatários? Quais são?

 

Não há um "padrão" nos relatórios, cada FII faz de um jeito. A minha pergunta é mais no sentido de:

- Há algum site (desses que compilam as infos, como fundsexplorer, fundamentei, etc) que mostre isso de maneira mais objetiva sem ter que ficar lendo os relatórios? Essa necessidade seria mais pra fase de eliminação de fundos, pois obviamente depois que eu escolher o fundo vou ler o relatório, compreende? :)

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Dimitri Dittrich disse:

Buenas, Marcelo. Obrigado pelas respostas, essa dica de trocar o CNPJ no fnet já vai ajudar muito.

- O ALZR11 (cnpj 28737771000185) por exemplo, no relatório gerencial consigo ver facilmente na sessão de "portfolio de imóveis", onde mostra exatamente qual é o inquilino de cada um dos imóveis.

- Já o HGLG11 (cnpj 11728688000147) é mais difícil, não tem a sessão de "portfolio de imóveis". Sei que é multi-inquilino pois consigo ver na parte de "Exposição por locatário" alguns dos maiores como Volkswagen, Electrolux, Ambev, mas e o restante dos locatários? Quais são?

 

Não há um "padrão" nos relatórios, cada FII faz de um jeito. A minha pergunta é mais no sentido de:

- Há algum site (desses que compilam as infos, como fundsexplorer, fundamentei, etc) que mostre isso de maneira mais objetiva sem ter que ficar lendo os relatórios? Essa necessidade seria mais pra fase de eliminação de fundos, pois obviamente depois que eu escolher o fundo vou ler o relatório, compreende? :)

 

 

Realmente eles falam que tem 77 mas 56% fica em "outros"

Mas fiquei curioso, qual seria a ideia em saber quem são cada um dos 77 inquilinos ?

Penso que esses percentuais dos maiores (e que tem o nome de quem são) e a quantidade total, já de pra ter uma boa ideia da diversificação / concentração e em quem...

image.png.cddcf983fb61dfdda9d06dbe47bd24d5.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

A ideia não é saber quem são cada um dos 77 inquilinos, mas sim saber se desses 56% restantes tem algum que está ocupando uma porcentagem muito alta. Talvez minha pergunta inicial não tenha ficado muito clara, mas a ideia é saber quem são todos os inquilinos e qual a exposição em cada um deles.

De qualquer forma reforço minha pergunta:
 Há algum site (desses que compilam as infos, como fundsexplorer, fundamentei, etc) que mostre isso de maneira mais objetiva sem ter que ficar lendo os relatórios, sendo que cada relatório mostra as infos de uma forma, e alguns se quer mostram?

Essa necessidade seria mais pra fase de eliminação de fundos, pois obviamente depois que eu escolher o fundo vou ler os relatórios e tudo que for possível.

Editado por Dimitri Dittrich
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, Dimitri Dittrich disse:

A ideia não é saber quem são cada um dos 77 inquilinos, mas sim saber se desses 56% restantes tem algum que está ocupando uma porcentagem muito alta. Talvez minha pergunta inicial não tenha ficado muito clara, mas a ideia é saber quem são todos os inquilinos e qual a exposição em cada um deles.

De qualquer forma reforço minha pergunta:
 Há algum site (desses que compilam as infos, como fundsexplorer, fundamentei, etc) que mostre isso de maneira mais objetiva sem ter que ficar lendo os relatórios, sendo que cada relatório mostra as infos de uma forma, e alguns se quer mostram?

Essa necessidade seria mais pra fase de eliminação de fundos, pois obviamente depois que eu escolher o fundo vou ler os relatórios e tudo que for possível.

Entendi, com certeza é menor que 6,7% que é o menor dos 5 que eles acharam relevante mostrar... e se distribuirmos o que sobrou igualmente teríamos 56,2% / 72 = 0,78% para cada um...

Não conheço nenhum site que mostra esta informação pois é uma info mais detalhada e "profunda" que vamos encontrar somente nos relatórios, e pelo visto nem sempre ainda por cima.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
59 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Sei que não é esta a duvida, mas em relação ao HGLG11 eu avaliaria mais a vacancia fisica de 20,4% e vacancia financeira de 11,5%

Adriano, uma duvida, qual sua visão quanto a vacância ?

No meu ponto de vista é uma das poucas oportunidades de comprar cotas com desconto...

Vou explicar...

Se o fundo for bom, e a precificação estiver desproporcional a vacância, eu acho interessante, pois um fundo com 0 de vacância não tem praticamente margem nenhuma para aumento dos proventos... pelo contrario, tem chance de diminuir se alguém sair.

Já um fundo com vacância penalizado pelo mercado, tem uma margem interessante.

O que pensa a respeito ?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Adriano, uma duvida, qual sua visão quanto a vacância ?

No meu ponto de vista é uma das poucas oportunidades de comprar cotas com desconto...

Vou explicar...

Se o fundo for bom, e a precificação estiver desproporcional a vacância, eu acho interessante, pois um fundo com 0 de vacância não tem praticamente margem nenhuma para aumento dos proventos... pelo contrario, tem chance de diminuir se alguém sair.

Já um fundo com vacância penalizado pelo mercado, tem uma margem interessante.

O que pensa a respeito ?

 

Realmente não tinha pensado sob este ponto de vista. Mas por outro lado pode tbem ser por problema de gestão, ou pelo fato de algum problema no imovel. Acho que teria que avaliar se esta vacancia é pontual ou se esta aumentando, ou se faz muito tempo que esta assim. No caso HGLG11 essa vacancia vem aumentando desde setembro de 2022.

 

Captura de Tela 2023-05-29 às 08.00.40.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
33 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Realmente não tinha pensado sob este ponto de vista. Mas por outro lado pode tbem ser por problema de gestão, ou pelo fato de algum problema no imovel. Acho que teria que avaliar se esta vacancia é pontual ou se esta aumentando, ou se faz muito tempo que esta assim. No caso HGLG11 essa vacancia vem aumentando desde setembro de 2022.

 

Captura de Tela 2023-05-29 às 08.00.40.png

Pensei a mesma coisa, se fosse algo pontual poderia ser uma oportunidade. Mas nesse caso, complicado né? Fiquei bem surpresa com os números, pq será que aumentou tanto?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Pensei a mesma coisa, se fosse algo pontual poderia ser uma oportunidade. Mas nesse caso, complicado né? Fiquei bem surpresa com os números, pq será que aumentou tanto?

Tem 2 galpões o HGLG Itupeva e o HGLG Betim que estão totalmente desocupados. A princípio os gestores afirmam que estão em negociação para alugar 50% do Itupeva.  Mas tem outros 5 imoveis com vacância de 25% a 50%. 
Seria necessário avaliar os relatórios de meses anteriores para ver como se desenvolveu esse aumento da vacância.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Tem 2 galpões o HGLG Itupeva e o HGLG Betim que estão totalmente desocupados. A princípio os gestores afirmam que estão em negociação para alugar 50% do Itupeva.  Mas tem outros 5 imoveis com vacância de 25% a 50%. 
Seria necessário avaliar os relatórios de meses anteriores para ver como se desenvolveu esse aumento da vacância.

Não tenho esse ativo, mas fiquei curiosa mesmo hahaha 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

"O aumento da vacância física de 13,8% para 19,9% devido a saída da B2W do HGLG Betim. No entanto, a vacância financeira se mantém praticamente estável tendo em vista que o Fundo recebe a multa de rescisão do antigo locatário Walmart. O valor é pago conforme a vacância financeira do imóvel que, a partir desse mês, está vago. Nossa estimativa é que a multa dure até meados de novembro deste ano. Apesar do impacto relevante na carteira, entendemos que a esse pico na vacância será temporário uma vez que o imóvel HGLG Itupeva - G200 está com conversas avançadas de locação, que quando 100% locado reduzirá a vacância física do Fundo para 12%."

fonte -> https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/exibirDocumento?id=427096

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
41 minutes ago, Dimitri Dittrich disse:

Interessante, nem tinha observado que no fundsexplorer só está trazendo info de vacância até fev/2022. É normal esses sites que compilam as análises serem tão desatualizados?

 

image.png.a5ab30b441ba6e30c175863b20140964.png

A parte da vacância é desatualizada. A melhor fonte são os relatórios mensais. Deixo para ver nestes sites que compilam dados uma ou outra informação.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

No relatório gerencial de Janeiro, no qual fala sobre o exercício 2022, tem um pouco das respostas em relação a vacância física.

No HGLG Betim por exemplo, há a tendência de modular o espaço em 12 pontos, talvez ajude por ser um aluguel mais barato e pequena/médias empresas conseguiriam alugar, em uma boa região com acesso a rodovias.

Screenshot_2023-05-29-17-18-20-268_com.google.android.apps.docs.jpg

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...