Jump to content

GERENCIAMENTO DE PROJETOS.


Recommended Posts

Galera, vocês usam algum método específico para gerenciar as tarefas e projetos da equipe? Tipo Kanban, Scrum ou outro? E como tem sido a experiência de vocês com essa ferramenta? Ajudou a organizar melhor o trabalho e a aumentar a produtividade da equipe? Ou ainda é algo que está em fase de teste? Contem suas experiências aí!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

21 minutes ago, Victor Antonio Cordeiro Rios disse:

Galera, vocês usam algum método específico para gerenciar as tarefas e projetos da equipe? Tipo Kanban, Scrum ou outro? E como tem sido a experiência de vocês com essa ferramenta? Ajudou a organizar melhor o trabalho e a aumentar a produtividade da equipe? Ou ainda é algo que está em fase de teste? Contem suas experiências aí!

Usava o clickup, mas agora estamos com uma ferramenta própria que está em testes e pretendemos lançar ao mercado no futuro.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Na faculdade usava o trello: Era algo bem simples só para manipular projetos em grupo e atendia tranquilamente;
  • No trabalho uso Jira: Acho que na maior parte das empresas de tecnologia usam jira. É bem customizavel, porém dependendo do número de colaboradores é pago. Tem uma API que pode ajudar com integrações e também tem plugins de terceiros  que podem ser gratuitos e pagos;
  • Nos meus projetos pessoais (que sou só eu): Estou usando linear, porém começei a testar alguns dias, não tenho muito para te falar.
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

29 minutes ago, Adelmo Dos Santos Junior disse:
  • Na faculdade usava o trello: Era algo bem simples só para manipular projetos em grupo e atendia tranquilamente;
  • No trabalho uso Jira: Acho que na maior parte das empresas de tecnologia usam jira. É bem customizavel, porém dependendo do número de colaboradores é pago. Tem uma API que pode ajudar com integrações e também tem plugins de terceiros  que podem ser gratuitos e pagos;
  • Nos meus projetos pessoais (que sou só eu): Estou usando linear, porém começei a testar alguns dias, não tenho muito para te falar.

Já usei bastante o Trello e o Jira.

Particularmente eu detesto o Jira.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Rai Nunes disse:

Usava o clickup, mas agora estamos com uma ferramenta própria que está em testes e pretendemos lançar ao mercado no futuro.

Joia! Cheguei a abrir uma conta no Clickup para testar, mas achei muito "complexo" para onde quero implementar. Trabalho em um escritório de advocacia e queria organizar um processo só para o meu núcleo que tem só 3 pessoas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Adelmo Dos Santos Junior disse:
  • Na faculdade usava o trello: Era algo bem simples só para manipular projetos em grupo e atendia tranquilamente;
  • No trabalho uso Jira: Acho que na maior parte das empresas de tecnologia usam jira. É bem customizavel, porém dependendo do número de colaboradores é pago. Tem uma API que pode ajudar com integrações e também tem plugins de terceiros  que podem ser gratuitos e pagos;
  • Nos meus projetos pessoais (que sou só eu): Estou usando linear, porém começei a testar alguns dias, não tenho muito para te falar.

Não tinha olhado o Jira ainda. Estava fazendo comparações entre o Trello e o Asana. Quero implementar um gerenciamento de tarefas na minha equipe do escritório. 

No meu uso pessoal eu uso o Todoist, acho boa a integração dele com o Google Agenda. Mas não está me servindo tão bem mais. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

28 minutes ago, Victor Antonio Cordeiro Rios disse:

Joia! Cheguei a abrir uma conta no Clickup para testar, mas achei muito "complexo" para onde quero implementar. Trabalho em um escritório de advocacia e queria organizar um processo só para o meu núcleo que tem só 3 pessoas.

Recomendo o Trello no seu caso. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ja usei o Trello, e acho o mais simples e efetivo, ele serve pra vários tipos de equipes e fica no formato de etapas, ao avançar é só mover o card.

Pra mim, muitos tem a carinha do Trello, mas implementam algumas funções, ou ferramentas de gestão. Acho o Trello porta de entrada e pra muitas equipes vai ser o suficiente.

 

Usei o Basecamp, e honestamente é a pior ferramenta, parece um fórum de internet, ai tem uma extensão do navegador pra ficam no formato SCRUM. Tem um botão pra ver a atividade da galera, que pra mim só serve pra monitorar o que cada um está fazendo, mas de forma pública. No fim fica tudo muito jogado e os gráficos deles ninguém entendia.

 

Usei o ClickUp também, esse foi o mais completo, ele tem tudo dos concorrentes e mais um pouco, inclusive no preço, ele custa mais do que 3 vezes o que pagamos hoje na suite do atlassian (Jira, Confluence, Trello, Bitbucket), mas como tem muita coisa ficamos quase 8 meses e não aprendemos a utilizar direito. Fora que a gente tinha que pelo menos uma vez por mês abrir chamado de bug, os devs do ClickUp até tinham acesso a um workspace na nossa conta pra gente acelerar os pedidos e não precisar colocar em outro lugar. Fora que a gerência de acessos tinham vários gaps, se um projeto ia pro lixo, não tinha um log de quem colocou no lixo, se alguém liberasse acesso a um workspace também não tinha como saber quem foi. No final era muito caro por uma ferramenta que na contratação oferece muito mas no dia a dia tinha inúmeros problemas. Mas onde trabalho mais de 2.000 pessoas usavam, eu acredito muito que foi falta de dimensionamento, nos primeiros 2 ou 3 meses eles sempre respondiam os bugs e timeout com "estamos aumentando o servidor dedicado de vocês, após isso deve resolver".

 

Atualmente estou usando o Jira, como o Jira já está a mais tempo no mercado é bem fácil achar como fazer as integrações e ele nativamente já tem bastante, ele também tem umas ferramentas administrativas bacanas, da pra colocar o tempo de cada tarefa, o quanto foi alocado inicialmente e o quanto foi gasto efetivamente, da pra monitorar quem está com mais carga de trabalho. O Jira de fato ajudou muito e facilitou a visualização, mas tenho quase certeza que foi porque tem muito tutorial na internet e não faltou recursos pra aprendermos. Além de não ter apresentado bug, nem timeout.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Já utilizei o Jira e o Trello, particularmente gostei mais do Jira, no plano pago tem muitos recursos legais para deixar mais eficiente e menos burocrático o gerenciamento do método ágil que você for usar. Agora para o seu contexto de advocacia que talvez mexa com informações sensíveis sobre clientes eu não aconselharia o trello, até pouco tempo atrás era possível acessar qualquer board dentro do trello e consequentemente ver as informações contidas nos cards, não sei se mudaram isso depois que foi comprado pela Atlassian, mas dá uma olhada nisso caso optar por ele.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Victor Antonio Cordeiro Rios eu ja usei muito trello, e umas ferramentas de Kanban do TEAMS.

Porém na Coopersap ao qual sou cooperado/sócio/consultor, estamos em um processo de praticamente criar uma plataforma de trabalho onde cada um gerencia seus projetos de forma relativamente simples (ao menos em relação a status, datas e gatilhos de faturamento) ** postei ela em outro topico do nosso amigo William **

Obs: Nosso trabalho é 100% remoto. (mesmo antes da pandemia) 

image.png.6b031c730d0c00a2791f9fd0fb9b7fd2.png

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olha, o que já usei para gestão de desenvolvimento de software:
Trello para meu projeto de TCC, mas foi muito pro-forma, e não foi uma boa experiência para gestão de desenvolvimento de software.
Jira (faz muito tempo) e achei mais interessante mas bem burocrático.
Bitrix, apesar de interessante, a usabilidade foi bem sofrível.
Azure Boards, muito versátil, completo, com métodos de gestão diferentes (ágil, scrum, kanban), integração com repositórios de código, builds e deploys. O mais problemático são as configurações e se ater ao uso correto do método escolhido.

Com relação à produtividade, com o Azure foi uma diferença notável, o dia a dia é MUITO facilitado para a equipe e para gestão, mas não exime a gestão de acompanhar de perto.

Tive também uma experiência bem rápida com o Bitrix para gestão de processos comerciais e esta foi muito mais interessante, diversas integrações que facilitaram muito as atividades da equipe do comercial, do funil inicial ao pós venda.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 30/05/2023 at 16:24, Victor Antonio Cordeiro Rios disse:

Galera, vocês usam algum método específico para gerenciar as tarefas e projetos da equipe? Tipo Kanban, Scrum ou outro? E como tem sido a experiência de vocês com essa ferramenta? Ajudou a organizar melhor o trabalho e a aumentar a produtividade da equipe? Ou ainda é algo que está em fase de teste? Contem suas experiências aí!

Como trabalho home office, usamos os Scrums para alinhamento dos times. O Kanban funciona muito bem quando vc tem um quadro disponível, no meu caso, tem outras formas.

As pessoas precisam de treinamento para usar o Scrum, a ideia é pontuar as coisas rapidamente e evidenciar o que pode dar errado. A partir daí o gestor toma a ação falando diretamente com os envolvidos. Acontece muito de pessoas não falarem no scrum por timidez e outras quererem mostrar seu maravilhoso trabalho a todos, as duas coisas tem que ser coibidas. Perguntas diretas e respostas rápidas, se precisar ficar hablando, resolve fora do scrum.

Minha experiência, fazemos scrum com tempo máximo de 30 min. Qdo o pessoal é novo o scrum começa com 1h30.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...