Jump to content
  • 0

Aquela bola de neve


Convidado Anônimo

Pergunta

O amigo do amigo do meu primo... não... Sou eu mesmo!

Por diversas razões estou rolando dívidas a tempos. Foi tratamento, vieram filhos, a conta subiu, reforma na mãe, manutenção em casa... E aquela conta que você não conta mas que sempre aparece!

Tentando reorganizar custos / previdência / provisões foi que vim parar na AUVP.

Estou tentando ajustar meus custos fixos mas o que está me fodendo são as dívidas!

E aí é que vem o conselho! O que fazer?

A) Refinanciar o carro (FIPE 51k simulando 36x)

B) Sujar o nome e aguardar oportunidade de negociação (40k no cartão de crédito)

C) Rolar mais uns meses até ajustar outras contas (parar de aportar no fundo de previdência e aluguel - casa não é minha mas é da família - 2,5k/mes)

D) Vender ações + resgatar previdência (5k + 30k aproximadamente já descontando IR)

E) Nenhuma das anteriores

 

O cenário aparece na minha planilha de ativo X passivo.

image.png.98d3d44bfcead6bc69bb6573cb9af41f.png

 

Que comecem os julgamentos (e conselhos)!

🔥🔥🔥

Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 minutes ago, Janderson Costa Leão Lima disse:

Boa noite amigo(a), não sou nenhum experiente e tão pouco conhecedor, mas o resgate da sua previdência já está disponível ? Sei que elas tem uma carência para poder ser liberada.

Você também teria saldo no FGTS para tentar um acordo no trabalho para usar o resgate.

Boa, Janderson, usar a previdência e o FGTS zeraria o problema. Ainda com o bônus de não ficar endividado.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Guest Anônimo disse:

O amigo do amigo do meu primo... não... Sou eu mesmo!

Por diversas razões estou rolando dívidas a tempos. Foi tratamento, vieram filhos, a conta subiu, reforma na mãe, manutenção em casa... E aquela conta que você não conta mas que sempre aparece!

Tentando reorganizar custos / previdência / provisões foi que vim parar na AUVP.

Estou tentando ajustar meus custos fixos mas o que está me fodendo são as dívidas!

E aí é que vem o conselho! O que fazer?

A) Refinanciar o carro (FIPE 51k simulando 36x)

B) Sujar o nome e aguardar oportunidade de negociação (40k no cartão de crédito)

C) Rolar mais uns meses até ajustar outras contas (parar de aportar no fundo de previdência e aluguel - casa não é minha mas é da família - 2,5k/mes)

D) Vender ações + resgatar previdência (5k + 30k aproximadamente já descontando IR)

E) Nenhuma das anteriores

 

O cenário aparece na minha planilha de ativo X passivo.

 

image.png.98d3d44bfcead6bc69bb6573cb9af41f.png

 

Que comecem os julgamentos (e conselhos)!

🔥🔥🔥

Veio pega a previdência e paga tudo que for possível....mata esse cheque especial que o juros e absurdo, mata o cartão de credito, para de pagar a previdência privada(a não ser que tenha algum beneficio pela empresa) e mata o empréstimos.....todos citado tem juros   absurdos e quando mais rápido se livrar deles melhor.   

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Guest Anônimo disse:

O amigo do amigo do meu primo... não... Sou eu mesmo!

Por diversas razões estou rolando dívidas a tempos. Foi tratamento, vieram filhos, a conta subiu, reforma na mãe, manutenção em casa... E aquela conta que você não conta mas que sempre aparece!

Tentando reorganizar custos / previdência / provisões foi que vim parar na AUVP.

Estou tentando ajustar meus custos fixos mas o que está me fodendo são as dívidas!

E aí é que vem o conselho! O que fazer?

A) Refinanciar o carro (FIPE 51k simulando 36x)

B) Sujar o nome e aguardar oportunidade de negociação (40k no cartão de crédito)

C) Rolar mais uns meses até ajustar outras contas (parar de aportar no fundo de previdência e aluguel - casa não é minha mas é da família - 2,5k/mes)

D) Vender ações + resgatar previdência (5k + 30k aproximadamente já descontando IR)

E) Nenhuma das anteriores

 

O cenário aparece na minha planilha de ativo X passivo.

 

image.png.98d3d44bfcead6bc69bb6573cb9af41f.png

 

Que comecem os julgamentos (e conselhos)!

🔥🔥🔥

Se são apenas dívidas de suas compras, eu me viraria para tentar pagar.

Se vc já entrou nos juros rotativo do cartão de crédito (pagou menos que o valor total da fatura), B) Sujar o nome e aguardar oportunidade de negociação.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Guest Anônimo disse:

O amigo do amigo do meu primo... não... Sou eu mesmo!

Por diversas razões estou rolando dívidas a tempos. Foi tratamento, vieram filhos, a conta subiu, reforma na mãe, manutenção em casa... E aquela conta que você não conta mas que sempre aparece!

Tentando reorganizar custos / previdência / provisões foi que vim parar na AUVP.

Estou tentando ajustar meus custos fixos mas o que está me fodendo são as dívidas!

E aí é que vem o conselho! O que fazer?

A) Refinanciar o carro (FIPE 51k simulando 36x)

B) Sujar o nome e aguardar oportunidade de negociação (40k no cartão de crédito)

C) Rolar mais uns meses até ajustar outras contas (parar de aportar no fundo de previdência e aluguel - casa não é minha mas é da família - 2,5k/mes)

D) Vender ações + resgatar previdência (5k + 30k aproximadamente já descontando IR)

E) Nenhuma das anteriores

 

sem julgamentos.

Temos que retirar os passivos, diminuir os gastos e ver se assim consegue fazer um plano de pagamento.

  1. vender o carro - 
  2. resgatar acoes e renda fixa - nao faz sentido manter as acoes e renda fixa em quanto esta devendo, o que rende não chega nem perto do que você paga de juros
  3. também pode parar de aportar na previdência, com isso você diminui os gastos mensais, e a previdência não vai te salvar, se continuar se endividando vai ser obrigado a parar de aportar uma hora ou outra
  4. ver se já passou a carência da previdência e resgatar assim que possível
  5. se com tudo isso, não alcança para pagar as dividas ou fica uma parcela razoável para pagamento parcelado em 12x, poderia pensar na opção B.
  6. mas se alcançar e sobrar, paga tudo, e começa a criar a sua reserva de emergência
  7. depois que completar a sua reserva, voltamos a conversar
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Faltou você expor o quando da dívida são juros e quanto são valor devido , e se seria possível renegociar a tempo !

da pra ver que acontecer por um pouco de desorganização financeira (você citou reforma na sua mãe e na sua casa - mas enfim acontece)

mas pra galera opinar e te ajudar de alguma forma precisa expor como é o que é está dúvida (valor x juros )

mas pra mim a opção D mesclando com uma boa renegociação deste dúvida tá deixaria dormir mais tranquilo 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Ricardo Ochoa disse:

sem julgamentos.

Temos que retirar os passivos, diminuir os gastos e ver se assim consegue fazer um plano de pagamento.

  1. vender o carro - 
  2. resgatar acoes e renda fixa - nao faz sentido manter as acoes e renda fixa em quanto esta devendo, o que rende não chega nem perto do que você paga de juros
  3. também pode parar de aportar na previdência, com isso você diminui os gastos mensais, e a previdência não vai te salvar, se continuar se endividando vai ser obrigado a parar de aportar uma hora ou outra
  4. ver se já passou a carência da previdência e resgatar assim que possível
  5. se com tudo isso, não alcança para pagar as dividas ou fica uma parcela razoável para pagamento parcelado em 12x, poderia pensar na opção B.
  6. mas se alcançar e sobrar, paga tudo, e começa a criar a sua reserva de emergência
  7. depois que completar a sua reserva, voltamos a conversar

Faltou a opção a lá Raul

- rasga o cartão e para de usar pq você eh doido 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Voto pela alternativa D

Sugiro utilizar o valor das ações para pagar o cheque especial (pois assim você se livra dos juros maiores),

Se for possível, interrompa o uso do cartão por pelo menos 6 meses que já reduz o valor da parcela a ser paga mensalmente, daí já equilibra o valor em relação ao seu salário.

E também você se livra do cunhado pidão que fica pedindo o cartão de credito emprestado.

Creio que neste momento seja necessário interromper o aporte na previdência, afim de deixar dinheiro em espécie para as compras básicas para sua casa.

Dá a entender que a dívida do cartão no valor de R$23660,00 já está vencida e rolando os juros compostos sobre ela. Neste caso qualquer opção vai doer, pois pagando você já sabe que tem uma tonelada de juros sobre o principal. E a alternativa de deixar "pipocar" e negociar depois pode ser uma caixa de surpresa podendo não sair como o planejado. Se quiser manter o nome limpo talvez seja importante tentar negociar.

De certa forma, ainda bem que existe recurso que consegue liquidar toda a dívida. Talvez seja melhor liquidar tudo e poder dormir tranquilo, e gastar esta energia que esta aplicando no problema, em começar novamente com os passo-a-passo que estamos aprendendo no curso.

Grande abraço! 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Sei como é triste ter que dar um passo pra trás e desfazer de uma parte do patrimônio. 
Mas na prática seu patrimônio é apenas ilusório. Se você não desfizer de uma parte pra quitar as dívidas, já já elas crescem e engolem o que você tiver. No caso não temos detalhes exatos do valor da dívida, mas lembre-se que o juro do cartão e do cheque especial são imbatíveis, você não vai conseguir superar eles com a rentabilidade da sua carteira, então uma hora mais cedo ou mais tarde seu patrimônio seria engolido pelas dívidas, se ignoradas.

- Começaria por resgate da previdência e em seguida ações etc.

- Refinanciar o carro pode resolver, mas no longo prazo você só tá colocando mais juros contra você, em vez de colocar a seu favor, pensando bem.

 

Acho que o mais prudente é aceitar a perda, dar uns passos pra trás e depois de se ajeitar, começar a caminhar novamente pra frente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...