Jump to content

O Ladrão da minha empresa?


Recommended Posts

Uma dúvida @Erick Valadares Oliveira você tem a empresa como ME apenas para ter uma forma de recebimento ou trata como uma empresa mesmo , que você possa escalar ?

digo isso pois na minha área (Tecnologia) as empresas contratavam e contratam assim até hoje e entendo que é só um meio de recebimento (no meu caso não tinha onde expandir pq eu era um PJ q recebi de uma empresa só )!

hoje faço parte de uma cooperativa a qual sou sócio e membro do conselho Adm, mas recebo como pessoa física pelas horas que trabalho e comissões de projetos (mas a cooperativa é administrada e tem todo seu caixa , investimentos etc etc separado como uma empresa mesmo - não verdade é uma empresa no modelo de cooperativismo)

realmente foi bacana ver este ponto citado pelo Raul hoje e deve ter colegas aqui que possuem empresa e possam opinar melhor !

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite. No meu entendimento, estes 25% são o que irão garantir  a saude e o desenvolvimento da sua empresa. Qdo o proprietario resgata 100% do lucro da empresa ele impede o crescimento e fragiliza a mesma, aumentando as chances dela quebrar.

No seu caso, pelo que entendi, vc tem uma pj somente para fins de beneficios fiscais, correto?

Mas e nos casos de empresas com funcionarios, fornecedores, caso ela quebre não seria somente uma perda pessoal.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Erick Valadares Oliveira disse:

Salve pessoal, meu nome é Erick Valadares e antes de qualquer coisa preciso dizer que sempre me consideravam um cara "certinho demais", embora não acredito que faça mais do que minha obrigação. Sou o tipo de gente que, no shopping, devolve a bandeja que o FDP da mesa ao lado deixou largada... não porque sou melhor que ele(a), mas pra poder chamar ele de FDP na minha cabeça (não há traço de nobreza no ato kkk).
Pois bem... na live de hoje (05/06/2023) vi o Raul, gentilmente, chamar um colega corretor de seguros de ladrão da própria empresa. ok ok entendi o conceito.... não rola de misturar as finanças da empresa com a pessoa física. Mas me assusta alguns pontos levantados.

Essa é minha situação: Trabalho em uma profissão tipicamente CLT, mas que tem se "PeJotizado" muito rapidamente por se tratar de um serviço. Sou piloto de aviação executiva e entendo que se alguém deve receber pelo meu trabalho sou eu e minha empresa (o gov já me rouba bastante de forma legalizada). Sempre considerei que fiz correto, tenho uma conta exclusivamente pra empresa (Inter PJ), pago as contas da empresa por lá (insumos para o trabalho, despesas relativas, impostos, etc), faço um pequeno investimento mensalmente (entre 2 e 5% CDBs e Fundos), recebo pró-labore e retiro a diferença como antecipação de distribuição de lucros.
Aí hoje escutei o Raul falando que é necessário deixar 25% no caixa da empresa...  🤯🤯  🤯🤯  🤯🤯
As dúvidas:

  • Isso é uma previsão/exigência legal ou uma "boa prática"?
  • Sou empresário individual (não é MEI, é ME), essa lógica dos 25% se aplica já que não tenho sócios e a empresa fatura diretamente proporcional ao meu trabalho?
  • Não seria contraproducente investir todo esse percentual via PJ já que existem vantagens em investir via PF?

Aceito opiniões, palpites e compartilhamento da experiências kkkkkk fod@ tá aceitar que sou "o ladrão da firma".

Olá! Acompanhei a live e tenho q admitir... eu ri muito! 😂 desculpa, não leve pro lado pessoal. Eu ri da sinceridade do Raul com vc em te chamar de ladrão assim na lata.

Mas assista os módulos. Volte quantas vezes for necessário. Esteja sempre aqui na comunidade e nas lives. E a respeito da sua empresa, vc já deve ter conversado com algum contador, né? Acho q os colegas podem te ajudar melhor nisso, tenho zero experiência.

Quando a gente entra aqui, entra cheio de histórias e bagagens. Esteja preparado pra tudo cair por terra. Todos os dias levo um monte de porrada na cara. Se for assim com vc também, estará fazendo certo. E ninguém tá aqui pra te julgar. Estamos todos no mesmo barco.

Tenho amigos q misturam dinheiro PJ e PF e não dá certo. Mas nenhum caso bateu o da minha irmã. Pra resumir ela quebrou em alguns meses. Anos depois nunca recuperou. Não tô desejando, só exemplificando.

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Barbara disse:

Olá! Acompanhei a live e tenho q admitir... eu ri muito! 😂 desculpa, não leve pro lado pessoal. Eu ri da sinceridade do Raul com vc em te chamar de ladrão assim na lata.

Mas assista os módulos. Volte quantas vezes for necessário. Esteja sempre aqui na comunidade e nas lives. E a respeito da sua empresa, vc já deve ter conversado com algum contador, né? Acho q os colegas podem te ajudar melhor nisso, tenho zero experiência.

Quando a gente entra aqui, entra cheio de histórias e bagagens. Esteja preparado pra tudo cair por terra. Todos os dias levo um monte de porrada na cara. Se for assim com vc também, estará fazendo certo. E ninguém tá aqui pra te julgar. Estamos todos no mesmo barco.

Tenho amigos q misturam dinheiro PJ e PF e não dá certo. Mas nenhum caso bateu o da minha irmã. Pra resumir ela quebrou em alguns meses. Anos depois nunca recuperou. Não tô desejando, só exemplificando.

Não foi com ele. Na live era outra pessoa😅

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Galera, legal d+ ver as experiências de vcs!

Estou iniciando a vida empreendedora com uma Franquia na área de seguros, tenho deixado os custos com a franquia sempre concentrados em um cartão de crédito separado das contas pessoais, mas não é um cartão de conta PJ, então depois da live de hoje, acho que sou um pouco "ladrão organizado" pq separo os custos PJ de PF mas não fiz uma conta em banco só para a PJ. 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Francisco De Assis Da Silva Junior disse:

Galera, legal d+ ver as experiências de vcs!

Estou iniciando a vida empreendedora com uma Franquia na área de seguros, tenho deixado os custos com a franquia sempre concentrados em um cartão de crédito separado das contas pessoais, mas não é um cartão de conta PJ, então depois da live de hoje, acho que sou um pouco "ladrão organizado" pq separo os custos PJ de PF mas não fiz uma conta em banco só para a PJ. 

 

 

 

Mas como vc faz os recebimentos? recebe na pessoa fisica e declara na juridica?

Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Mas como vc faz os recebimentos? recebe na pessoa fisica e declara na juridica?

Eu uso um sistema da Franquia para recebimentos, os custos (aluguel de carro, combustivel, alimentação, etc ) que gerencio separando em cartões diferentes.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

34 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Uma dúvida @Erick Valadares Oliveira você tem a empresa como ME apenas para ter uma forma de recebimento ou trata como uma empresa mesmo , que você possa escalar ?

digo isso pois na minha área (Tecnologia) as empresas contratavam e contratam assim até hoje e entendo que é só um meio de recebimento (no meu caso não tinha onde expandir pq eu era um PJ q recebi de uma empresa só )!

hoje faço parte de uma cooperativa a qual sou sócio e membro do conselho Adm, mas recebo como pessoa física pelas horas que trabalho e comissões de projetos (mas a cooperativa é administrada e tem todo seu caixa , investimentos etc etc separado como uma empresa mesmo - não verdade é uma empresa no modelo de cooperativismo)

realmente foi bacana ver este ponto citado pelo Raul hoje e deve ter colegas aqui que possuem empresa e possam opinar melhor !

 

Então... Optei pela PJ pelo benefício fiscal, posso escalar e estou livre para prestar os meus serviços para vários clientes.

De qualquer forma, essencialmente hoje o faturamento da empresa depende diretamente do meu trabalho. Isto é, não existe faturamento sem meu serviço e as despesas da empresa são baixas. Totalizam 15% do faturamento (incluindo impostos)... Se não faturar isso cai quase pela metade e tenho caixa (investidos via PJ) pra isso.

Só não compreendi se esse percentual de 25% que o Raul mencionou é algo legal (exigência).

Link para compartilhar
Share on other sites

39 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite. No meu entendimento, estes 25% são o que irão garantir  a saude e o desenvolvimento da sua empresa. Qdo o proprietario resgata 100% do lucro da empresa ele impede o crescimento e fragiliza a mesma, aumentando as chances dela quebrar.

No seu caso, pelo que entendi, vc tem uma pj somente para fins de beneficios fiscais, correto?

Mas e nos casos de empresas com funcionarios, fornecedores, caso ela quebre não seria somente uma perda pessoal.

No caso de empresas que possuem uma "vida própria" independente do proprietário como prestador de serviço principal, ok... Concordo contigo.

Um pequeno comércio precisa de caixa e capital de giro, uma empresa serviços com vários prestadores precisa de um coisa para um momento difícil... Mas no caso "EU sou a empresa" kkkk se não houver prestação de serviços quase não há despesas e o limite para escalar é minha capacidade de trabalho e disponibilidade de tempo. Entende?!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

39 minutes ago, Barbara disse:

Olá! Acompanhei a live e tenho q admitir... eu ri muito! 😂 desculpa, não leve pro lado pessoal. Eu ri da sinceridade do Raul com vc em te chamar de ladrão assim na lata.

Mas assista os módulos. Volte quantas vezes for necessário. Esteja sempre aqui na comunidade e nas lives. E a respeito da sua empresa, vc já deve ter conversado com algum contador, né? Acho q os colegas podem te ajudar melhor nisso, tenho zero experiência.

Quando a gente entra aqui, entra cheio de histórias e bagagens. Esteja preparado pra tudo cair por terra. Todos os dias levo um monte de porrada na cara. Se for assim com vc também, estará fazendo certo. E ninguém tá aqui pra te julgar. Estamos todos no mesmo barco.

Tenho amigos q misturam dinheiro PJ e PF e não dá certo. Mas nenhum caso bateu o da minha irmã. Pra resumir ela quebrou em alguns meses. Anos depois nunca recuperou. Não tô desejando, só exemplificando.

Então... Como o colega falou... Não foi comigo... Mas não te culpo, ri demaaaaais da forma como o Raul falou. Kkkkk

Muito embora entendo que o "puxão de orelha" tá mais pra uma dica ao colega. Com um humor característico do Raul dos vídeos kkkk

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Erick Valadares Oliveira disse:

No caso de empresas que possuem uma "vida própria" independente do proprietário como prestador de serviço principal, ok... Concordo contigo.

Um pequeno comércio precisa de caixa e capital de giro, uma empresa serviços com vários prestadores precisa de um coisa para um momento difícil... Mas no caso "EU sou a empresa" kkkk se não houver prestação de serviços quase não há despesas e o limite para escalar é minha capacidade de trabalho e disponibilidade de tempo. Entende?!

Sim, mas foi como eu disse. Sua empresa foi criada para fins tributarios e trabalhistas.

Mas no caso citado da live, era uma empresa com funcionarios, como outra qualquer.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

26 minutes ago, Francisco De Assis Da Silva Junior disse:

Eu uso um sistema da Franquia para recebimentos, os custos (aluguel de carro, combustivel, alimentação, etc ) que gerencio separando em cartões diferentes.

Sobre a separação dos caixas tá fácil, abre uma conta PJ no Inter ou C6 Bank (livres de taxas) ou em bancões se precisar de crédito.

No Inter, por exemplo, tenho Cartão de Crédito com o valor do limite lastreado em CDBs, o que acho ótimo.

Sobre a separação do caixa eu faço "certinho". Despesas da Empresa e Notas Fiscais, controlo tudo... Uso uma contabilidade on-line que facilita demais (chama "facilite" kkkk nome conveniente).

O que fiquei com a pulga atrás da orelha foi essa história dos "no mínimo 25% para o caixa da empresa..."

Juro... Tentei enteder se foi ilustrativo para o colega ou se existe essa previsão legal. Aliás, já rodei o pai dos burros (Google) e não achei nada a respeito.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Sim, mas foi como eu disse. Sua empresa foi criada para fins tributarios e trabalhistas.

Mas no caso citado da live, era uma empresa com funcionarios, como outra qualquer.

Entendi.... Então não é um requisito legal os 25% que ele falou.

Foi mais algo ilustrativo como uma BOA PRÁTICA da gestão empresarial. Correto?!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Erick Valadares Oliveira disse:

Sobre a separação dos caixas tá fácil, abre uma conta PJ no Inter ou C6 Bank (livres de taxas) ou em bancões se precisar de crédito.

No Inter, por exemplo, tenho Cartão de Crédito com o valor do limite lastreado em CDBs, o que acho ótimo.

Sobre a separação do caixa eu faço "certinho". Despesas da Empresa e Notas Fiscais, controlo tudo... Uso uma contabilidade on-line que facilita demais (chama "facilite" kkkk nome conveniente).

O que fiquei com a pulga atrás da orelha foi essa história dos "no mínimo 25% para o caixa da empresa..."

Juro... Tentei enteder se foi ilustrativo para o colega ou se existe essa previsão legal. Aliás, já rodei o pai dos burros (Google) e não achei nada a respeito.

 

Os 25% não faz parte de uma norma legal. Se for fazer uma analogia seria mais ou menos igual a reserva de emergencia ter de 6 a 12 meses ou de vc aportar 25% dos seus recebimentos na PF

Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Os 25% não faz parte de uma norma legal. Se for fazer uma analogia seria mais ou menos igual a reserva de emergencia ter de 6 a 12 meses ou de vc aportar 25% dos seus recebimentos na PF

Vixe ... Deu ruim kkkk

Vou ter que correr atrás pra entender exatamente esse "requisito" confesso que desconheço tal norma.

Se souber onde encontrar, agradeço se compartilhar o link.

Valeu Adriano

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Erick Valadares Oliveira disse:

Vixe ... Deu ruim kkkk

Vou ter que correr atrás pra entender exatamente esse "requisito" confesso que desconheço tal norma.

Se souber onde encontrar, agradeço se compartilhar o link.

Valeu Adriano

Acho que vc não entendeu. Não é uma norma legal, trata-se como vc mesmo disse de uma boa pratica de gestao empresarial 😅

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Acho que vc não entendeu. Não é uma norma legal, trata-se como vc mesmo disse de uma boa pratica de gestao empresarial 😅

Perdão, engoli o "não" da sua resposta anterior.

Valeu demaaais. Entendi corretamente agora.

De qualquer forma, vou considerar aumentar o caixa da empresa.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

55 minutes ago, Erick Valadares Oliveira disse:

Sobre a separação dos caixas tá fácil, abre uma conta PJ no Inter ou C6 Bank (livres de taxas) ou em bancões se precisar de crédito.

No Inter, por exemplo, tenho Cartão de Crédito com o valor do limite lastreado em CDBs, o que acho ótimo.

Sobre a separação do caixa eu faço "certinho". Despesas da Empresa e Notas Fiscais, controlo tudo... Uso uma contabilidade on-line que facilita demais (chama "facilite" kkkk nome conveniente).

O que fiquei com a pulga atrás da orelha foi essa história dos "no mínimo 25% para o caixa da empresa..."

Juro... Tentei enteder se foi ilustrativo para o colega ou se existe essa previsão legal. Aliás, já rodei o pai dos burros (Google) e não achei nada a respeito.

 

Valeu pelas dicas! Não conheço o sistema do banco Inter com limite em CDBs, vou procurar mais informações.

Seria uma forma de acumular valores com a utilização do cartão? quase como programas de milhas por exemplo?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...