Jump to content

Parece agiotagem, mas não é.


Recommended Posts

On 08/06/2023 at 13:43, Anne Higaki disse:

Estou com uma situação familiar e gostaria que me ajudassem.

Contexto: Meu irmão me pediu uma grana "emprestada". Ele disse que se enrolou com o cartão de crédito e tá precisando de um help. Mas tem algumas condições. Ele só vai conseguir me pagar depois que formar em medicina, ou seja, daqui 22 meses. Disse que me pagaria um juros mensal por isso até lá. 

Problema: Quanto cobrar?? Quero ajudar meu irmão, mas não sei quanto cobrar. Não quero ganhar em cima (juros abusivos), mas tbm nao quero perder grana (se aplicasse em algum investimento renderia mais). 

Se já leu os outros comentários e chegou até aqui, tal vez está ainda esta na dúvida.

Meu conselho, seria não emprestar, ele já perdeu o controle e se vc emprestar (ou não) ele vai perder o controle de novo, ele não vai aprender com o erro, e esse erro será mais grave no futuro, com salário de médico.

Seria para ele aprender, pasar aperto e aos poucos pedir ajuda com conhecimento, dicas de economia, etc.

Parece ruim,.mas acho q vai ser a melhor coisa que poderia fazer por ele, mesmo que ele ache ruim agora.

Editado por Ricardo Ochoa
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Ricardo Ochoa disse:

Na verdade empréstimo entre pessoas físicas não é proibido, o problema é se cobrar juros abusivos

Em momento algum eu disse que era proibido , apenas falei que já instituições reguladas para tal, e se você faz isso entre pessoas, até onde sei é mera agiotagem!

mas o tema aqui é sobre emprestar a família , o que deixa tudo com mais ruido !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Anne Higaki disse:

Estou com uma situação familiar e gostaria que me ajudassem.

Contexto: Meu irmão me pediu uma grana "emprestada". Ele disse que se enrolou com o cartão de crédito e tá precisando de um help. Mas tem algumas condições. Ele só vai conseguir me pagar depois que formar em medicina, ou seja, daqui 22 meses. Disse que me pagaria um juros mensal por isso até lá. 

Problema: Quanto cobrar?? Quero ajudar meu irmão, mas não sei quanto cobrar. Não quero ganhar em cima (juros abusivos), mas tbm nao quero perder grana (se aplicasse em algum investimento renderia mais). 

Creio que já tem bastante feedback aqui para você analisar, mesmo assim, vou tentar contribuir.

Não emprestar seria a opção mais segura financeiramente, mas certamente geraria um atrito, pois na cabeça de quem pede ajuda, você não tem coração e não ajudou porque é mesquinha.

Se você é casada, acho bem relevante conversar com o seu cônjuge, porque? Por mais que o dinheiro seja "seu", quando  é uma família, as decisões devem ser em conjunto.

No caso de emprestar, em combinaria juros de poupança. Acho um bom "meio termo" e, certamente, muito melhor que os juros do cartão.

Eu emprestei dinheiro para minha irmã comprar um computador, estou recendo e não combinamos juros. Temos uma relação excelente e o valor (6k) é um valor que não me fará perder o sono ou a amizade se não receber. 

Se você empresta e recebe conforme combinado, fica tudo bem, mas, como diz o Raul, os imprevistos não são imprevisíveis e este empréstimo não tem seguro do FGC.

Considerando tudo isso, eu tomaria a decisão com base no seguinte questionário:

1 - O valor me fará perder o sono se não receber?

2 - Terei uma briga familiar (cônjuge) se não receber?

3 - Terei uma briga com os pais se não emprestar?

4 - Como irei me sentir em caso de discussões (irmão, família, etc) sobre este assunto? 

Creio que com base nestas respostas é possível tomar uma boa decisão. Como já disse acima, no meu caso decidi emprestar sem juros, encarando como uma doação.

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Anne Higaki disse:

Estou com uma situação familiar e gostaria que me ajudassem.

Contexto: Meu irmão me pediu uma grana "emprestada". Ele disse que se enrolou com o cartão de crédito e tá precisando de um help. Mas tem algumas condições. Ele só vai conseguir me pagar depois que formar em medicina, ou seja, daqui 22 meses. Disse que me pagaria um juros mensal por isso até lá. 

Problema: Quanto cobrar?? Quero ajudar meu irmão, mas não sei quanto cobrar. Não quero ganhar em cima (juros abusivos), mas tbm nao quero perder grana (se aplicasse em algum investimento renderia mais). 

Olha, se se eu irmao for uma pessoa correta, pode emprestar sem medo e sem cobrar juros, até porque você com certeza irá precisar de médico no futuro e ele poderá ajudar de alguma forma...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

30 minutes ago, Alessandro Luiz Batschauer disse:

Creio que já tem bastante feedback aqui para você analisar, mesmo assim, vou tentar contribuir.

Não emprestar seria a opção mais segura financeiramente, mas certamente geraria um atrito, pois na cabeça de quem pede ajuda, você não tem coração e não ajudou porque é mesquinha.

Se você é casada, acho bem relevante conversar com o seu cônjuge, porque? Por mais que o dinheiro seja "seu", quando  é uma família, as decisões devem ser em conjunto.

No caso de emprestar, em combinaria juros de poupança. Acho um bom "meio termo" e, certamente, muito melhor que os juros do cartão.

Eu emprestei dinheiro para minha irmã comprar um computador, estou recendo e não combinamos juros. Temos uma relação excelente e o valor (6k) é um valor que não me fará perder o sono ou a amizade se não receber. 

Se você empresta e recebe conforme combinado, fica tudo bem, mas, como diz o Raul, os imprevistos não são imprevisíveis e este empréstimo não tem seguro do FGC.

Considerando tudo isso, eu tomaria a decisão com base no seguinte questionário:

1 - O valor me fará perder o sono se não receber?

2 - Terei uma briga familiar (cônjuge) se não receber?

3 - Terei uma briga com os pais se não emprestar?

4 - Como irei me sentir em caso de discussões (irmão, família, etc) sobre este assunto? 

Creio que com base nestas respostas é possível tomar uma boa decisão. Como já disse acima, no meu caso decidi emprestar sem juros, encarando como uma doação.

Outra boa análise.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Quando um irmão pede dinheiro emprestado, pode ser uma situação delicada e difícil de lidar.
Algumas sugestões de como abordar essa situação:

  1. Comunicação aberta: Converse com seu irmão sobre a situação financeira e o motivo pelo qual ele precisa de dinheiro. Tente entender a natureza do problema e avalie se é uma situação genuína e necessária.

  2. Avalie sua própria situação financeira: Analise sua própria situação financeira antes de decidir emprestar dinheiro. Certifique-se de que você pode se dar ao luxo de emprestar a quantia solicitada sem prejudicar suas próprias necessidades e obrigações financeiras.

  3. Defina limites claros: Se você decidir emprestar dinheiro, estabeleça limites claros em relação ao prazo de pagamento e aos termos do empréstimo. Discuta como e quando você espera que o dinheiro seja devolvido. Isso ajudará a evitar mal-entendidos ou problemas futuros.

  4. Considere outras opções: Se você não se sentir confortável emprestando dinheiro ou não puder fazê-lo, tente explorar outras alternativas. Você pode sugerir outras formas de ajuda, como oferecer conselhos financeiros, ajudar a encontrar recursos ou oferecer suporte emocional.

  5. Seja realista e cauteloso: Avalie cuidadosamente se emprestar dinheiro ao seu irmão é uma decisão viável. Considere sua relação atual, histórico financeiro e comportamento anterior em relação a dinheiro e empréstimos. Se houver razões para acreditar que seu irmão pode não cumprir as obrigações de pagamento, pode ser melhor não emprestar dinheiro.

  6. Documente o empréstimo: Se você decidir emprestar dinheiro, é aconselhável documentar o empréstimo por escrito. Especificar os termos do empréstimo, como valor, prazo, taxas de juros (se aplicável) e método de pagamento, pode ajudar a evitar mal-entendidos e proteger os interesses de ambas as partes.

Em última análise, a decisão de emprestar dinheiro ao seu irmão é pessoal e depende das circunstâncias individuais. Pondere cuidadosamente os prós e contras, levando em consideração sua própria situação financeira e sua relação com seu irmão.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 08/06/2023 at 13:43, Anne Higaki disse:

Estou com uma situação familiar e gostaria que me ajudassem.

Contexto: Meu irmão me pediu uma grana "emprestada". Ele disse que se enrolou com o cartão de crédito e tá precisando de um help. Mas tem algumas condições. Ele só vai conseguir me pagar depois que formar em medicina, ou seja, daqui 22 meses. Disse que me pagaria um juros mensal por isso até lá. 

Problema: Quanto cobrar?? Quero ajudar meu irmão, mas não sei quanto cobrar. Não quero ganhar em cima (juros abusivos), mas tbm nao quero perder grana (se aplicasse em algum investimento renderia mais). 

Muito complicado opinar pq falta muita informação pra tomar uma decisão, até pq ninguém aqui sabe como é a relação de vcs.

Agora se teu irmão entrou nessa por burrice eu tentaria ajudar educando.

Mas por ser da família, não espere esse dinheiro de volta.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Em momento algum eu disse que era proibido , apenas falei que já instituições reguladas para tal, e se você faz isso entre pessoas, até onde sei é mera agiotagem!

mas o tema aqui é sobre emprestar a família , o que deixa tudo com mais ruido !

Agiotagem é crime, crime contra a economia popular no Brasil, de acordo com o artigo 4º da lei nº 1.521 de 26 de dezembro de 1951.

A pena para prevista para o sujeito ativo da agiotagem pode ser de seis meses a dois anos de detenção, mais o pagamento de multas.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 08/06/2023 at 13:43, Anne Higaki disse:

Estou com uma situação familiar e gostaria que me ajudassem.

Contexto: Meu irmão me pediu uma grana "emprestada". Ele disse que se enrolou com o cartão de crédito e tá precisando de um help. Mas tem algumas condições. Ele só vai conseguir me pagar depois que formar em medicina, ou seja, daqui 22 meses. Disse que me pagaria um juros mensal por isso até lá. 

Problema: Quanto cobrar?? Quero ajudar meu irmão, mas não sei quanto cobrar. Não quero ganhar em cima (juros abusivos), mas tbm nao quero perder grana (se aplicasse em algum investimento renderia mais). 

Não sei com o que seu irmão trabalhava, mas quando eu fazia faculdade não trabalhei, só fui trabalhar depois de formado, meu primeiro emprego foi com 24 anos, já foi um valor legal, 10k por mês. Eu tinha alguns amigos que trabalhavam durante a faculdade, muitos deles eram donos do próprio negócio, ou era negocio da família, fazer Med e ter trabalho CLT é para poucos. Comentando tudo isso, ele vez dívida no cartão por consumismo ? Ou para pagar algum gasto devido a faculdade. Se for com gasto, seu irmão precisa de ajuda com educação financeira, que se não, ele vai entrar para estética dos médicos que trabalham muito e não possuem nada de patrimônio, vivem trabalhando para bancar o luxo que acha que merece por trabalhar muito, porem não tem nem tempo de aproveitar esses luxos, que muitas vezes são só um jeito de se endividar ainda mais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...