Jump to content
  • 0

TAG ALONG


Leonardo Tadashi Nakayasu

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
21 minutes ago, Leonardo Tadashi Nakayasu disse:

Bom dia, sobre a polêmica Tag Along da live, cheguei em casa agora aqui é de noite, e acabei de verificar minha carteira e tinha 4 ativos sem Tag.

Vendi tudo!!! Graças à Deus todos eles com lucro!!!

Com a alta da bolsa todos esses ativos estavam com preço médio abaixo do valor de mercado de agora.

Levantei mais de 2000 reais para aportar em outros ativos que vou analisar com calma e aportar numa oportunidade próxima.

Vou deixar aqui os ativos para ajudar as pessoas, todos eles estão com ZERO de TAG ALONG:

CMIG4

CSNA3

TRPL4

UNIP6

São empresas boas no meu conceito, exceto a falta de garantia, e caso queiram continuar nas empresas,  essas 2 últimas as ações ordinárias TRPL3 e UNIP3 estão com 80% de TAG ALONG.

Abraços Sardinhas 

OBS: Hoje a bolsa cai com os AUVPs vendendo tudo sem TAG kkkkkk

Bom dia. Se eu não me engano csna3 tem 80% de tag along

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Barbara disse:

Posso não comprar mais, contudo, porém, entretanto, todavia não irei vender. São empresas boas. Vou deixar lá e daqui pra frente fazer diferente. Mas se vc tem um ativo e não está disposto a passar por situações adversas, é melhor vender mesmo.

Boa Barbara!

Fora que deixar na carteira mesmo sem vender faz parte da métrica que aprendemos: acabamos por fazer algo errado? Deixa o ativo lá paradinho.

Eventualmente podemos até ter um bom retorno dele.

E ao longo do tempo seguem os investimentos em empresas que valham realmente a pena!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Leonardo Tadashi Nakayasu disse:

Bom dia, sobre a polêmica Tag Along da live, cheguei em casa agora aqui é de noite, e acabei de verificar minha carteira e tinha 4 ativos sem Tag.

Vendi tudo!!! Graças à Deus todos eles com lucro!!!

Com a alta da bolsa todos esses ativos estavam com preço médio abaixo do valor de mercado de agora.

Levantei mais de 2000 reais para aportar em outros ativos que vou analisar com calma e aportar numa oportunidade próxima.

Vou deixar aqui os ativos para ajudar as pessoas, todos eles estão com ZERO de TAG ALONG:

CMIG4

CSNA3

TRPL4

UNIP6

São empresas boas no meu conceito, exceto a falta de garantia, e caso queiram continuar nas empresas,  essas 2 últimas as ações ordinárias TRPL3 e UNIP3 estão com 80% de TAG ALONG.

Abraços Sardinhas 

OBS: Hoje a bolsa cai com os AUVPs vendendo tudo sem TAG kkkkkk

Bom dia!

Confesso que cheguei a vender trpl4 há certo tempo (quando vi sobre o tag along lá atrás nos conteúdos).

Além do fato do tag along, fazendo uma análise melhor da empresa, a mesma não faz partes de minhas fundamentações. Entrei nela na época sem saber o que eu estava fazendo ao certo e me orientando por vídeos YT a fora.

Atualmente possuo apenas uma empresa que se encontra com tag along de 80% mas até aí está aceitável em minha carteira.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Barbara disse:

Posso não comprar mais, contudo, porém, entretanto, todavia não irei vender. Vou deixar lá e daqui pra frente fazer diferente. Mas se vc tem um ativo e não está disposto a passar por situações adversas, é melhor vender mesmo.

 

2 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa Barbara!

Fora que deixar na carteira mesmo sem vender faz parte da métrica que aprendemos: acabamos por fazer algo errado? Deixa o ativo lá paradinho.

Eventualmente podemos até ter um bom retorno dele.

E ao longo do tempo seguem os investimentos em empresas que valham realmente a pena!

Concordo e discordo.

Tendo em vista que está sendo considerado algo que vc "não tem", ou seja, um "não patrimônio", preferiria converter em patrimônio garantido, venderia as PN e compraria as ON.

Aqui nas análises que eu estava fazendo, já troquei uma de PN pra ON que ainda não tinha comprado.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Tag Along de Ações Ordinárias (ON)

A legislação brasileira assegura o direito de tag along a todos os investidores ordinários (ON) das empresas, ao valor mínimo de 80%.

Isso significa que todas as ações ON do Brasil possuem pelo menos 80% de tag along.

Esse valor pode ser maior e chegar a 100%, caso o estatuto da empresa faça essa definição.

 

csna.png

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Rai Nunes disse:

 

Concordo e discordo.

Tendo em vista que está sendo considerado algo que vc "não tem", ou seja, um "não patrimônio", preferiria converter em patrimônio garantido, venderia as PN e compraria as ON.

Aqui nas análises que eu estava fazendo, já troquei uma de PN pra ON que ainda não tinha comprado.

Acho uma alternativa válida também, Raí!

Varia mais de pessoa para pessoa talvez o que ela prefere fazer no caso? Se ela se sente mais confortável em deixar o ativo ou vender e fazer a troca como comentou?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Edison Luis Paulini disse:

Acho uma alternativa válida também, Raí!

Varia mais de pessoa para pessoa talvez o que ela prefere fazer no caso? Se ela se sente mais confortável em deixar o ativo ou vender e fazer a troca como comentou?

É por isso que eu concordo, apesar de discordar.

No meu caso eu faria como cite acima, até porque eu fui atrás disso hoje.

Mas não discordo em quem resolve deixar de aportar e simplesmente manter. Principalmente se o volume for baixo.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Guilherme Ferreira Silveira disse:

Pessoal, e como fica isso no EUA?

As ações são, normalmente, Common Stocks, equivalendo as ON.

Seria a mesma regra que as ON brasileiras?

Li em um post no próprio site do Investidor Sardinha que SIM, Common Stocks possuem no mínimo 80% de Tag Along Rights

https://investidorsardinha.r7.com/aprender/stock-mercado-acoes/

Dá uma olhada

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Erick Valadares Oliveira disse:

Li em um post no próprio site do Investidor Sardinha que SIM, Common Stocks possuem no mínimo 80% de Tag Along Rights

https://investidorsardinha.r7.com/aprender/stock-mercado-acoes/

Dá uma olhada

Eu tinha lido na Investopedia e Wikipedia, não achei informação sobre obrigatoriedade do tagalong.

Agora não sei se é um consenso para o tipo de mercado, fiquei confuso. Vou aguardar moderação.

Estou apagando meu post anterior para evitar interpretações incorretas.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Leonardo Tadashi Nakayasu disse:

Bom dia, sobre a polêmica Tag Along da live, cheguei em casa agora aqui é de noite, e acabei de verificar minha carteira e tinha 4 ativos sem Tag.

Vendi tudo!!! Graças à Deus todos eles com lucro!!!

Com a alta da bolsa todos esses ativos estavam com preço médio abaixo do valor de mercado de agora.

Levantei mais de 2000 reais para aportar em outros ativos que vou analisar com calma e aportar numa oportunidade próxima.

Vou deixar aqui os ativos para ajudar as pessoas, todos eles estão com ZERO de TAG ALONG:

CMIG4

CSNA3

TRPL4

UNIP6

São empresas boas no meu conceito, exceto a falta de garantia, e caso queiram continuar nas empresas,  essas 2 últimas as ações ordinárias TRPL3 e UNIP3 estão com 80% de TAG ALONG.

Abraços Sardinhas 

OBS: Hoje a bolsa cai com os AUVPs vendendo tudo sem TAG kkkkkk

Raul pegou pesado sobre não serem NADA... lógico que essas ações são alguma coisa. Podem não ser um bom negócio para sócios minoritários que pretendem manter em carteira (Buy and Hold) mas são sim ações e possuem valor de mercado, abre o Broker e negocia?! Ora... tem valor... que papo furado é esse?!

Quer ver outras coisas que estão no nosso dia a dia e ninguém "surta" com isso?! Esse papel no seu bolso por nome de "Real" é o quê?! Senão uma promessa de valor atribuída por um Banco Central... que valor esse papel tem além do que foi atribuído a ele?? Ahhh duvida?! Dá uma olhada se compensa usar papel higiênico na venezula... rende mais limpar com a moeda local...

De qualquer forma, EU CONCORDO que, para minha estratégia de ser sócio de empresas prósperas, vale a pena escolher ações com TAG ALONG, se forem ações de uma empresa pequena (menor que Bilhão em patrimônio) eu não aceito menos que 100% de TA, afinal, se os controladores venderem (pularem fora) quero acompanhar eles no valor dos meus papéis...

Pacú Venezuelano.jpg

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Erick Valadares Oliveira disse:

Raul pegou pesado sobre não serem NADA... lógico que essas ações são alguma coisa. Podem não ser um bom negócio para sócios minoritários que pretendem manter em carteira (Buy and Hold) mas são sim ações e possuem valor de mercado, abre o Broker e negocia?! Ora... tem valor... que papo furado é esse?!

Quer ver outras coisas que estão no nosso dia a dia e ninguém "surta" com isso?! Esse papel no seu bolso por nome de "Real" é o quê?! Senão uma promessa de valor atribuída por um Banco Central... que valor esse papel tem além do que foi atribuído a ele?? Ahhh duvida?! Dá uma olhada se compensa usar papel higiênico na venezula... rende mais limpar com a moeda local...

De qualquer forma, EU CONCORDO que, para minha estratégia de ser sócio de empresas prósperas, vale a pena escolher ações com TAG ALONG, se forem ações de uma empresa pequena (menor que Bilhão em patrimônio) eu não aceito menos que 100% de TA, afinal, se os controladores venderem (pularem fora) quero acompanhar eles no valor dos meus papéis...

Pacú Venezuelano.jpg

Acho que a comparação é a seguinte...

Vc pode ter uma ação com 100% de tag along que por causa do Sr. Mercado amanhã elas passem a ser nada. Mas para isso acontecer, houve todo um movimento de mercado.

É diferente da empresa simplesmente ignorar sua existência e eliminar a posição que vc tinha em um caso de venda.

Ficou mais fácil enxergar as empresas que pouco se importam com o investidor. Basta ver que UNIP3, UNIP4 e UNIP6. Só tem tag along na UNIP3, de 80% que é o mínimo. Com certeza só tem por ser obrigatório, no geral pra mim ficou claro que é uma empresa que caga para o investidor.

Posso estar falando asneiras, mas minha cabeça ainda está voando com a informação, estou moldando minhas opiniões, podem mudar nos próximos dia.

Aguardo os pontos de vista.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Se até para a CSN é importante o tag along imagina para nós meros mortais. Vide trecho em negrito

CSN (CSNA3) recorre de decisão do STJ que negou obrigação de tag along da Ternium

A Companhia Siderúrgica Nacional – CSN (CSNA3) recorreu de decisão do Supremo Tribunal Federal (STJ) que negou obrigação de tag along da Ternium na compra de ações de Usiminas (USIM5).

Trata-se de um mecanismo de proteção a acionistas minoritários de uma companhia que garante a eles o direito de deixarem uma sociedade, caso o controle da empresa seja adquirido por um investidor que até então não fazia parte da mesma.

Na prática, a CSN tenta provar que o gatilho do “tag along” na Usiminas deveria ter sido disparado há mais de uma década após a Ternium ter adquirido as ações detidas pela Votorantim e Camargo Correa.

De acordo com o valor econômico, desde que a Ternium ingressou no capital da Usiminas, a companhia comandada por Benjamin Steinbruch, minoritária na sua concorrente, tem brigado na Justiça para que a oferta feita pela Ternium fosse estendida aos demais acionistas. Tenta provar, assim, que desde aquela época a companhia argentina controla a empresa. Na ocasião, a Ternium adquiriu a ação ordinária da Usiminas por R$ 36 — hoje está negociada por um pouco mais de R$ 7,80.

Conforme o periódico, os embargos de declaração da Usiminas, recorrendo da decisão do STJ e que o Valor teve acesso, foi protocolado no dia 29, no último dia do prazo. Isso significa que a CSN não pode incluir na sua peça o anúncio feito no dia seguinte, no dia 30, no qual a Ternium anunciou a compra das ações detidas pela Nippon Steel, o que elevará a participação da siderúrgica Argentina na Usiminas para cerca de 61% no bloco de controle, com uma opção de comprar o restante em dois anos. O preço acertado para a compra da ação da companhia japonesa foi de R$ 10.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Rai Nunes disse:

Acho que a comparação é a seguinte...

Vc pode ter uma ação com 100% de tag along que por causa do Sr. Mercado amanhã elas passem a ser nada. Mas para isso acontecer, houve todo um movimento de mercado.

É diferente da empresa simplesmente ignorar sua existência e eliminar a posição que vc tinha em um caso de venda.

Ficou mais fácil enxergar as empresas que pouco se importam com o investidor. Basta ver que UNIP3, UNIP4 e UNIP6. Só tem tag along na UNIP3, de 80% que é o mínimo. Com certeza só tem por ser obrigatório, no geral pra mim ficou claro que é uma empresa que caga para o investidor.

Posso estar falando asneiras, mas minha cabeça ainda está voando com a informação, estou moldando minhas opiniões, podem mudar nos próximos dia.

Aguardo os pontos de vista.

Vou discordar que existam ações sem Tag Along pq empresas não se importam com investidores, elas apenas não se importam com investidores de bolsa.

Pensa comigo, existe um motivo pra isso...

Ações preferenciais costumam ser mais Líquidas em Bolsa, isto é... mais negociadas e "traidadas" (palavrão feio da porr@ kkkk).

Imagine que uma empresa esteja prestes a ver negociada, o grupo controlador costurando uma venda para uma empresa maior no setor, etc... faria sentido preocupar-se com um bando de maluco que fica olhando pra gráfico e candlestick fazendo exercício de futurologia e com quanto o humor deles para precificar a ação influencia na conta da aquisição??

Lembra a conta que o Raul fez sobre o valor da ação?? Esse valor é normalmente atribuído por 0,5%... 1%... 5% dos investidores. Os donos, investidores mesmo com parcelas significativas, não ficam vendendo e comprando ações a todo momento (principalmente levando em consideração notícias de internet).

Entendo, e aqui também coloco a cabeça e minhas opiniões a postos para ser criticado, que se quisermos entender DE FATO o peso que o investidor externo tem dentro de uma empresa, precisamos olhar para o Free Float com mais atenção. Uma empresa com baixo percentual disponível em mercado aberto JAMAIS estará priorizando investidores de bolsa de valores... o que essa empresa prioriza são os "investidores de verdade" aqueles que se expõe a riscos sendo donos de fatias maiores do negócio.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
52 minutes ago, Erick Valadares Oliveira disse:

Raul pegou pesado sobre não serem NADA... lógico que essas ações são alguma coisa. Podem não ser um bom negócio para sócios minoritários que pretendem manter em carteira (Buy and Hold) mas são sim ações e possuem valor de mercado, abre o Broker e negocia?! Ora... tem valor... que papo furado é esse?!

Quer ver outras coisas que estão no nosso dia a dia e ninguém "surta" com isso?! Esse papel no seu bolso por nome de "Real" é o quê?! Senão uma promessa de valor atribuída por um Banco Central... que valor esse papel tem além do que foi atribuído a ele?? Ahhh duvida?! Dá uma olhada se compensa usar papel higiênico na venezula... rende mais limpar com a moeda local...

De qualquer forma, EU CONCORDO que, para minha estratégia de ser sócio de empresas prósperas, vale a pena escolher ações com TAG ALONG, se forem ações de uma empresa pequena (menor que Bilhão em patrimônio) eu não aceito menos que 100% de TA, afinal, se os controladores venderem (pularem fora) quero acompanhar eles no valor dos meus papéis...

Pacú Venezuelano.jpg

Eu acredito que a forma incisiva que o Raul expoem sobre alguns aspectos se deve a posição e responsabilidade frente aos que acreditaram em sua metodologia e estão colocando o seu futuro baseado nela. Vc viu, que mesmo estando descrito nas aulas do cvr so a respeito da importancia do tag along, muitos decidiram por iniciativa propria que essa informação poderia não ser tao relevante.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...