Jump to content
  • 0

Diferença entre CDB e RDBs


Igor Meneghetti Ferreira Oliveira

Pergunta

Galera, estive com dúvidas sobre a diferença entre CDBs e RDBs e decidi criar esse tópico para quem estiver com dúvidas também 🙂

Os dois são assegurados pelo FGC e ambos são empréstimos para bancos financiarem suas atividade de crédito, então talves você tenha se perguntado porque o RDB é mais arriscado? 🤔

📌Vamos pontuar algumas coisas antes sobre os CDBs: Podem ser emitidos somente por bancos e não por qualquer instituição financeira e podem ser encontrados com liquidez diária

Já os RDBs podem ser emitidos por sociedades de crédito e financiamento etc, que aumenta o risco do empréstimo.

Então, só para concluir, se um bancão emitir um CDB e um RDB, eu entendo que o risco dos dois é muito parecido (lembrando que CDB só bancos podem emitir) então quase não há diferença nesse caso com excessão a liquidez oferecida que pode variar, já no caso de uma instituição financeira que trabalha somente com operações de crédito (financiamentos por exemplo) o RDB dessa instituição seria mais arriscado, pois a chance dela quebrar é maior, portanto deveria pagar mais 💰

 

Bons estudos! Bora fazer grana 🤑

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

A maior diferença entre esses dois títulos da renda fixa é mesmo a liquidez, já que existem CDBs com liquidez diária no mercado enquanto que o RDB só pode ser resgatado no seu vencimento.

Os CDBs também podem ser negociados no mercado secundário, enquanto que os RDBs são inegociáveis e intransferíveis.
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Igor Meneghetti Ferreira Oliveira disse:

📌Vamos pontuar algumas coisas antes sobre os CDBs: Podem ser emitidos somente por bancos e não por qualquer instituição financeira

Boa noite.  Desde 2020 o CMN (Conselho Monetario Nacional) autorizou as sociedades de credito, financiamento e investimentos (financeiras)  a emitir CDBs. 

Em relação a liquidez, mesmo CDBs que não tenham liquidez diaria, podem ser vendidos no mercado secundario pagando as devidas taxas cobradas pela instituição financeira que ira realizar a recompra. Ja os RDBs são intransferiveis, ou seja, não podem ser negociados antes do vencimento.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Cara uma pergunta que eu me fiz foi,se um banco tem a oportunidade de pegar um dinheiro emprestado com outro a taxa de 100% do CDI,qual o fato que os leva a oferecerem um CDB por 120% do CDI? Seria pelo fato de quando pegam de outro banco a validade seria de um dia ? Já no CDB o tempo do empréstimo é maior ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, Wanderson Lucas Tavares disse:

Cara uma pergunta que eu me fiz foi,se um banco tem a oportunidade de pegar um dinheiro emprestado com outro a taxa de 100% do CDI,qual o fato que os leva a oferecerem um CDB por 120% do CDI? Seria pelo fato de quando pegam de outro banco a validade seria de um dia ? Já no CDB o tempo do empréstimo é maior ?

Voce teria que pensar tambem pelo lado da contraparte. Por que um banco emprestaria dinheiro a uma taxa de 100% do CDI se ele pode só no cheque especial ganhar 140%aa 😅

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Voce teria que pensar tambem pelo lado da contraparte. Por que um banco emprestaria dinheiro a uma taxa de 100% do CDI se ele pode só no cheque especial ganhar 140%aa 😅

Esse 140% seria para pessoa física? mas a lógica do meu pensamento tá certo também porque eu realmente fiquei perdido,seria viável ele pegar de outro banco se a taxa é menor.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...