Jump to content
  • -1

Pré-fixados e marcação a mercado, o que vale a pena e o que não vale?


Victor De Lima Galvão

Pergunta

Olá meu povo!

Eu investi em pré-fixados após assistir aos módulos correspondentes a este assunto e, para minha surpresa, nos 3 primeiros dias o valor passou de R$5.998,00 para R$6.120,00, fruto da variação no preço dos títulos (acredito eu)... Hj, porém, 8 dias depois o valor está em R$6.065,00, também fruto da variação no preço dos títulos... 

No caso da primeira variação houve um aumento de 2% no valor do dinheiro que investi em apenas 3 dias... Minhas dúvidas são:

1 - Teria sido vantajoso vender os títulos nos 3 primeiros dias?

2 - Considerando IR e outras taxas cairia um pouco mas mesmo assim ainda seria vantajoso? 

3 - Se eu vendesse isso seria considerado marcação à mercado certo? Mas vender e comprar na sequência não acabaria por "trocar seis por meia dúzia" uma vez que eu vendi os títulos por um preço e comprei por esse mesmo preço?

 

Eu parei os meus estudos nessa parte pois quero entender bem antes de seguir adiante... até assisti novamente ao módulo de marcação à mercado mas quero tirar todas as dúvidas antes de passar para os próximos módulos...

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 30/06/2023 at 10:39, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia. No meu ponto de vista não existe uma regra. Teria que avaliar o conjunto de fatores: taxa anualizada, taxa acumulada, IR, expectativa da taxa de juros, tempo restante e opções de alocação do capital resgatado

Contudo, a marcação a mercado não precisa ser feito as pressas, pq na pior das hipoteses vc ira ganhar a taxa contratada. As taxas de juros ainda irão cair e os preços vão ser reajustados. Abaixo segue um print da situação de alguns dos meus titulos, e ainda não cogitei em vender.

 

Captura de Tela 2023-06-30 às 11.36.42.png

Captura de Tela 2023-06-30 às 11.37.28.png

Captura de Tela 2023-06-30 às 11.38.06.png

Então, eu não vendi pois fiquei receoso em me precipitar pra vender e acabar perdendo dinheiro... Mas o que vc falou faz bastante sentido... Vou aguardar mais um pouco...
Como vc falou o máximo que pode acontecer é segurar até o vencimento e ganhar o que já estava previsto... 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 30/06/2023 at 11:28, Raul Sena disse:

Não teria sido vantajoso por conta do IOF regressivo que levaria quase toda a rentabilidade, a marcação até funciona a curto prazo, mas é melhor a longo.

Eu só tomaria um pouco de cuidado com a quantidade de vezes que você está abrindo o broker, não perca o foco no que realmente vai dar dinheiro a você: Trabalhar.

IMG_9443.png

Opa! Obrigado pela resposta!

Entendi, 90% de imposto acabaria com qualquer lucro, de fato...
Então... Como é um investimento novo, nunca tinha feito antes to acompanhando pra ter uma ideia de como se comporta, mas geralmente não fico acompanhando todo dia...
Vou manter do jeito que está e esperar até os 30 dias... 
Grande abraço!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 01/07/2023 at 17:47, Tiago Roberto Novello disse:

Eu tomaria muito cuidado em tentar fazer esse tipo de estratégia no tesouro, além de você ter todo o seu lucro "comido" pelo IOF como comentou o Raul, seria impossível manter uma taxa de acerto que valesse um contrafluxo bem estruturado. Você estaria pensando num "swing" no TD, o que é totalmente inviável.

Ainda vejo uma janela bem interessante para marcação a mercado, porém, isso pode acontecer a médio prazo (o que eu espero e quero que aconteça). Lembre-se que o IR também pesaria bastante num prazo curto, portanto, eu até prefiro que minhas estratégias de marcação a mercado durem mais de 2 anos.

Abaixo um print de algumas compras que fiz que já estão com 1 à 1,5 ano. Uma ótima rentabilidade, mas, ainda acredito levar um bom tempo para que eu venda, vejo uma janela excelente no momento em que estamos.

image.png.2171be0b766a15e521eebf30ef8d04e0.png

Obrigado pela explicação! É um investimento novo pra mim...
Eu estou bem interessado em entender melhor esse tipo de investimento pois pela segurança me parece bem mais interessante do que ações para o momento financeiro que estou vivendo agora, que é a necessidade de consolidar uma uma posição mais confortável que me dê mais segurança...

Esse IPCA+59,08% tem quanto tempo?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Victor De Lima Galvão disse:

Obrigado pela explicação! É um investimento novo pra mim...
Eu estou bem interessado em entender melhor esse tipo de investimento pois pela segurança me parece bem mais interessante do que ações para o momento financeiro que estou vivendo agora, que é a necessidade de consolidar uma uma posição mais confortável que me dê mais segurança...

Esse IPCA+59,08% tem quanto tempo?

Tenha bem definido qual o seu objetivo com esse tipo de investimento, não necessariamente precisa ser marcação a mercado, muitas pessoas optam pelo carrego do título. Isso é importante para te dar tranquilidade e segurar a vontade de ficar comprando e vendendo. Pra mim foi crucial ter essa definição.

Esse IPCA foi comprado a exatamente 1 ano. Foi a maior taxa que eu consegui nos meus aportes. Espero bons frutos dele rsrs.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Tiago Roberto Novello disse:

Tenha bem definido qual o seu objetivo com esse tipo de investimento, não necessariamente precisa ser marcação a mercado, muitas pessoas optam pelo carrego do título. Isso é importante para te dar tranquilidade e segurar a vontade de ficar comprando e vendendo. Pra mim foi crucial ter essa definição.

Esse IPCA foi comprado a exatamente 1 ano. Foi a maior taxa que eu consegui nos meus aportes. Espero bons frutos dele rsrs.

Eu estou com o pensamento de segurar o título até o vencimento, porém não descarto a possibilidade de vender caso seja mais lucrativo...

Vou guardar e comparar daqui 1 ano e ver como se comportou...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...