Jump to content

Não é Agro, mas tem plantio e colheita; sem alface....


Recommended Posts

3 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Das pessoas que eu conheço, eu incluído, no começo dos investimentos em RV, acha que vai ganhar dinheiro comprando ações quando estão na baixa e vendendo quando estiver na alta.  Não precisa de muito tempo (pelo menos para mim não precisou) para descobrir que fazer isso pode até dar certo algumas vezes, mas a verdade é que acaba perdendo dinheiro.

Eu uma vi li em algum lugar um questionamento de, numa corrida de Kart, competindo o Verstappen, Hamilton, Piquet, Rubinho Barrichelo, Felipe Mazza e eu, quem tiraria último lugar?  Eu é claro!!  Da mesma forma, quando o assunto é investimento, não vai ser uma sardinha recém nascida como eu que vai ganhar dos tubarões no joguinho de compra e vende de ações.  Ter lido isso deixou uma marca no meu cérebro que me fez desistir de vez de swingar.

Dito isso, depois que comecei a aprender a investir (não apostar), demorou pouco mais de um ano para eu me desfazer da maioria das ações Merda que eu comprei por indicação de amigos, vídeos da internet e sopa de letras até ter uma carteira de ações e FIIs com o qual estou satisfeito.

A teoria é boa e fácil de entender:  Na hora dos aportes, quanto mais para baixo melhor, pois compro mais.  Na prática, a gente fica tentado e influenciado por uma coisa que estou descobrindo ser totalmente irrelevante:  O valor da carteira.  Não é que eu não me importe, mas como estou pensando em longo prazo, nos proventos das empresas e FIIs, o preço do ativo não me diz muito.  É daquelas coisa que eu espero que suba e desça ao mesmo tempo.

No balanceamento dos meus aportes, focando em equalizar os percentuais entre FIIs, Ações BR, Renda Fixa e Ações gringas, o segundo semestre do ano passado e primeiro semestre desse ano foi de comprar ações BR e ações gringas.  Até dezembro ia tudo muito bem, mas desde fevereiro, todos os meses eu aportava em ações BR, FIIs e ações Gringas (através do IVVB11) e o total da carteira não mudava, ou até reduzia.  Consegui resistir à tentação e seguir aportando, perseguindo os percentuais ideais da carteira.  Isso foi o plantio.  Tiveram as pragas do caminho, tais como as falas e desfalas do novo governo, taxa de juros lá na casa do chapeu e tudo que contribuiu para uma bolsa e FIIs negativos em grande parte do primeiro semestre.

A parte disso que me deixou bem feliz foi a de não ter que pesquisar novos ativos - estou satisfeito com aqueles que tenho.  Está certo que ainda tem algumas merdas em carteira, mas são ativos que estão de castigo e não estão mais recebendo aportes.

Outra coisa que descobri na prática é que existem empresas boas pagadoras de dividendos.  Eu achava que nada bateria os FIIs, mas ao ficar com ações em carteira por mais de ano, constatei que muitas ações pagam dividendos maiores, e às vezes MUITO maiores que qualquer FII - pelo menos dos que tenho.

No momento que escrevo isso, a bolsa está num periodo de alta.  Há 2 meses atrás a grande maioria dos meus ativos estava com preço médio no vermelho, talvez umas 5 ou 6 empresas (de 25) no azul e 3 FIIs (de 20).  Agora a coisa está bem mais bonita (ou feia, para quem está aportando).  Já são 15 ações e 10 FIIs no azul e melhorando (ou piorando.. rsss) a cada semana.  Sigo aportando e agora os ativos baratos estão cada vez mais raros.

Quanto à colheita, ela se dá de várias formas:  Dividendos e proventos crescentes, número de ações e cotas de cada ativo com PM cada vez menor (devido aos vários aportes feitos na baixa).  YoC bom.  Tenho várias ações que estão positivas em 35%, 30%, 25%, outras com 5% ou algo assim.  FIIs estão saindo em bloco do abaixo de zero.  

Olhando 12 meses de proventos de ações, tenho papel que me pagou quase 60% (petrobras), 25%, 20% e várias me pagaram mais de 8% e menos que 15%.

Alface não rolou nesse plantio. Em outras épocas, eu teria vendido ações que subiram 15 ou 20%, e teria perdido um upside de mais 10 ou 15%.  Mão de Alface nunca mais!!!

Resumindo, escolha bem os seus ativos, até que fique satisfeito a carteira, depois disso é comprar, comprar, comprar e comprar.  Abstraia-se do valor dos papeis, não fique tentado a vender porque subiu e NÃO VENDA se cair.  A paciência é uma virtude.

Obrigado @Raul Sena e à AUVP por martelar as verdades nos nossos ouvidos.  Pelo menos para mim, vocês me fizeram escutar.  Depois de um tempo de frustração de 4 ou 5 meses (para mim pareceu duas eternidades), finalmente estou vendo a safra sendo colhida.

Alguem mais passando pela mesma experiência que eu?

 

Grande William!

 

Acho que você descreveu muito bem quem entrou aqui na AUVP e já investia anteriormente.

Já fiz muitas vendas antes assumindo prejuízos pois depois fui descobrir que os papeis não eram bons em vista que eu tinha ido na onda de influenciadores mas sem fundamento algum bem como vender papéis que estavam em alta. E pra terminar com a cereja do bolo, o dinheiro da venda aplicar em papéis que não eram tão bons.

Tudo errado.

Pois bem. Agora com muitos estudos e entendendo muito mais do tema, estou satisfeito com bastante coisa na minha carteira. Alguns papéis ficarão no limbo. Não vou cair na besteira de vender após ver todo o cvrso. Fiquei feliz em ver que eu tenho papéis bem fundamentados e que eu quero realmente seguir como sócio e sempre manter meus aportes conforme o diagrama vai orientando e quebrando nosso emocional para escolher onde aportar.

Como terminei a AUVP há não muito tempo, ainda tenho um tempo a esperar para ver os frutos crescerem agora com essa adubada.

Mas estou muito confiante fora o fato de sempre contar com a galera aqui da comunidade!

 

Sucesso William e que venham ainda mais lucros para você conquistar seus objetivos!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Edison Luis Paulini disse:

Grande William!

 

Acho que você descreveu muito bem quem entrou aqui na AUVP e já investia anteriormente.

Já fiz muitas vendas antes assumindo prejuízos pois depois fui descobrir que os papeis não eram bons em vista que eu tinha ido na onda de influenciadores mas sem fundamento algum bem como vender papéis que estavam em alta. E pra terminar com a cereja do bolo, o dinheiro da venda aplicar em papéis que não eram tão bons.

Tudo errado.

Pois bem. Agora com muitos estudos e entendendo muito mais do tema, estou satisfeito com bastante coisa na minha carteira. Alguns papéis ficarão no limbo. Não vou cair na besteira de vender após ver todo o cvrso. Fiquei feliz em ver que eu tenho papéis bem fundamentados e que eu quero realmente seguir como sócio e sempre manter meus aportes conforme o diagrama vai orientando e quebrando nosso emocional para escolher onde aportar.

Como terminei a AUVP há não muito tempo, ainda tenho um tempo a esperar para ver os frutos crescerem agora com essa adubada.

Mas estou muito confiante fora o fato de sempre contar com a galera aqui da comunidade!

 

Sucesso William e que venham ainda mais lucros para você conquistar seus objetivos!

Sucesso para nós.  Fazendo direito, só dará bons frutos.  O segredo é a paciência....

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...