Jump to content
  • 0

Dicas para organizar investimentos


Convidado Anônimo

Pergunta

Galera, tenho a minha reserva de emergência e consigo investir todos os meses. Invisto para a minha independência financeira e metas de médio prazo. O problema é que eu me perco com tantos investimentos (com isso quero dizer que sei o montante, mas não sei o valor individual que eu tenho juntado para cada meta) então acaba que eu tenho uma quantia X de dinheiro, investida mas não sei mais qual dinheiro é minha reserva de emergência, qual é investimento para viajar no final do ano etc

Como vocês organizam os seus investimentos? Alguém pode me dar um help? 😥

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Opa bom dia, vamos la! Bom vamos começar do passo a passo.

1. A Reserva de Emergência não deve ser investida, ela deve ficar em um local de fácil e rápido acesso, com liquidez imediata e disponível há qualquer horário. No meu caso eu deixo a minha no Banco Itaú, ela não rende absolutamente nada e fica ali disponível para quando eu precisar, ir na agencia e sacar o dinheiro. Então, meu conselho é deixar a Reserva em um grande banco, afinal ela deve ser segura e tu não pode correr risco que os bancos digitais ou investimentos "pequenos" te proporcionam.

2. Metas para curto prazo: Tu pode investir em renda fixa, especificamente em LCI e LCA e eventualmente em algum CBD de até 1 ano que muitas plataformas oferecem e Tesouro Selic, qual a desvantagem geral desse tipo de investimento, é que o rendimento dele é pequeno comparado a investimento com um prazo maior, afinal eles não conseguem aproveitar apropriadamente do fenômeno dos juros compostos agindo.

3. Metas para médio prazo: Aqui tu podes investir nos mesmos títulos já citados acima, ainda sim o foco é renda fixa, porém aqui já pode usar um CDB com um prazo maior, um CRI ou CRA, Tesouro Direto (com prazo maior) e por aí vai, mas em regra coloca esse dinheiro em renda fixa, nesse caso tu vai ter maior rentabilidade e vai se aproveitar dos juros compostos, resgatando ele no momento correto e realizando teu objetivo.

4. Metas de longo prazo/liberdade Financeira: Aqui para as tuas METAS de longo prazo é que a estratégia fica complexa, principalmente em relação a liberdade financeira, nesse caso vai entrar ações brasileiras, fundos Imobiliários, renda fixa, ações internacionais e por aí vai o leque é gigante, aqui sim o dinheiro colocado vai ficar por muitos anos (não sei se nem se ele vai sair daí) e daí vai gerar os proventos, dividendos e demais maravilhas que investir proporciona.

P.S. se tua meta de longo prazo for sacar o valor investido, segue a estratégia de renda fixa citada nos pontos acima, já a liberdade financeira é um dinheiro que tu não pretende retirar da corretora.

5. Como organizar tudo isso: e só tu colocar o tenho dinheiro separado por Metas diferentes nesses tipos de ativo nas tuas corretoras, exemplo, tu pega o montante para viagens e coloca em um CBD de prazo de 1 ano, sempre que tu olhar para ele tu sabe que aquele ali é o teu dinheiro de curto prazo, tu pode ir reinvestindo nesses títulos até o dia de realizar esse objetivo. Já em relação ao de médio prazo mesma coisa, e os de longo prazo estarão pulverizado em ações, fii, Stocks e etc. A Reserva de Emergência por sua vez tu deve separar ela de todo esse dinheiro e deixar ela isolada em um local diferente (de preferência um bancão) para realmente não misturar e nem expor ela ao risco dos investimentos em geral. Ainda nessa questão, o APP AUVP Investimentos vai permitir que tu crie "carteiras" diferentes dentro da mesma plataforma, onde tu vai pode inserir títulos dentro dessa carteira com objetivos definidos, assim tu consegue compartimentar teu dinheiro de forma organizada e em um só lugar.

Por fim, já que estas aqui na AUVP, te aconselho a fazer as aulas antes de tomar qualquer decisão, todas essas dúvidas serão sanadas pelo próprio Raul no andamento dessas aulas, após todo esse processo que é rápido e só depende da tua dedicação, tu vai saber exatamente no que investir, quando investir e quanto investir.

Espero ter ajudado. Abraço! 

Editado por Matheus Paulo Presa
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...