Jump to content

Medo de se jogar no desconhecido


Recommended Posts

Olá,me chamo Wanderson sou da turma 22 tenho 21 anos, em breve 22 e moro em Campinas,sou auxiliar de Mecânico de ar condicionado e ganho R$2.600 podendo variar pois eu tenho como alternativas trabalhar de motoboy e surge alguns bicos na área de ar condicionado,enfim ...eu e minha namorada estamos a 5 anos juntos e decidimos dar um passo que julgo importante na nossas vidas,fomos ver um apartamento e gostamos muito msm!chegamos sim a olhar outros na faixa de R$ 1200 e R$1100 mas aquela apartamento não saia de nossas cabeças ,anotei em um papel e deixei de molho uma semana (dica do Raul) quanto retornei para pensar,a possibilidade de morar lá ainda me deixa bastante empolgado,enfim,o aluguel é de R$1.350 que divido entre nós dará R$ 675,00 com iptu e condomínio incluso,além de contar com armários na cozinha e banheiro,coifa e Cooktop,e um guarda roupa, tem uma garagem de moto e uma de carro que poderá ser alugada pois só tenho moto,a média do aluguel da caragem é R$150,conseguiria abater isso do aluguel,fiz a planilha de orçamento e atualmente gasto em torno de 15% de custos fixos,mas indo morar lá ficará em 49% excedendo os 40% recomendado,mas msm assim os 25% de investimentos mensais serão mantidos,a questão q me incomoda é estar comprometendo meu orçamento em custos q poderão me causar problemas financeiros,penso em ficar lá somente 1 ano e se ficar muito ruim procurar outro mais barato,mas será q é a decisão certa ?

 

 Eu tenho uma reserva de emergia e também tenho um valor de R$5.000 para fazer a compra de geladeira e máquina de lava,já temos cama também,assim a casa ficará sem móveis na sala e com a cozinha faltando Somente panelas e algumas outras coisas,que quem ficará com o custo é minha namorada,mas ela não tem o dinheiro a vista,compra no cartão de crédito e pagará até chegar ao msm valor que eu ultilizei de R$5.000,ou ela abre mão de dever o banco e me paga mensalmente até chegar na metade valor q ultilizei e depois compramos sofá ,tv...

 

Gostaria da opinião de vocês,como é minha primeira vez tomando essa decisão,estou muito apreensivo e penso q fazer isso em um início de curso da AUVP para aprender a investir meu dinheiro e me metendo em algo q irá consumir mais minha rende pode ser uma besteira,estou meio perdido,confesso...conto com vcs!

🫂

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala Wanderson!

Particularmente não conheço o custo de vida da sua cidade, mas, como moro na região de Campinas, talvez não seja tão elevado em comparação com a cidade que eu moro (Piracicaba). Sinceramente achei o aluguel deste ap um pouco “puxado” para a descrição de renda que você detalhou. Eu sei que o imóvel pode ter despertado uma paixão avassaladora em vocês, mas, vai comprometer uma parte bastante considerável do seu orçamento. Outro ponto que me chamou a atenção é que você comentou que pretende manter o aluguel por apenas 1 ano. Você já verificou as obrigações de contrato ao deixar o imóvel? Pergunto isso, pois no meu caso, por cláusula de contrato eu obrigado a entregar o ap totalmente pintado e com umas outras exigências que somam fácil fácil R$5mil, portanto, no meu caso ficaria totalmente inviável fechar um contrato para permanecer apenas 1 ano, pois os custos decorrentes dessas obrigações contratuais são bastante significativos. 
Pensa bem se vocês não estão assumindo um compromisso alto demais nesse momento, talvez reavaliar se essa é realmente a melhor decisão. 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala @Wanderson Lucas Tavares parabéns pela lucidez e pelas reflexões, eu acho que você não deveria comprometer tanto sua renda, vai “atrasar” bastante seu futuro.

Uma dica para não cair nestas tentações seria, calcule antes com sua companheira qual seria o valor total que vão investir na moradia, e somente vá visitar imóveis que estejam dentro da possibilidade do momento que calcularam. (Se possível com uma margem extra de segurança)

Vai ser muito mais gratificante de tempos em tempos poder ir dando os passos para frente com calma, do que precisar daqui 1 ano dar passos para trás para arrumar as finanças. 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara, na minha opinião, financeiramente falando, acho que não faz sentido. Porém, existem coisas para além do financeiro. Se for muito importante para você se mudar logo com sua parceira, ou se por algum motivo você tenha que sair agora da onde você está, talvez seja importante se planejar para fazer uma "redução de danos" do que saber se vale a pena ou não tomar essa decisão, pq, financeiramente falando, você mesmo diz que tem pontos que incomodam e que na planilha esse valor não faz sentido (passa os 40%).

O que eu fiz com minha parceira foi separar um dinheiro por mês até ter o dinheiro para a mobilia básica (fora nossas reservas) e nos mudamos para um lugar que não passa de 30% do nosso salário. Mas nós temos quase 30, a gente já não tem tanta margem pra baguncinha. Você só tem 21 anos. Eu tomei muita decisão ruim com 21 anos e tou aqui kkkk.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Tiago Roberto Novello disse:

Fala Wanderson!

Particularmente não conheço o custo de vida da sua cidade, mas, como moro na região de Campinas, talvez não seja tão elevado em comparação com a cidade que eu moro (Piracicaba). Sinceramente achei o aluguel deste ap um pouco “puxado” para a descrição de renda que você detalhou. Eu sei que o imóvel pode ter despertado uma paixão avassaladora em vocês, mas, vai comprometer uma parte bastante considerável do seu orçamento. Outro ponto que me chamou a atenção é que você comentou que pretende manter o aluguel por apenas 1 ano. Você já verificou as obrigações de contrato ao deixar o imóvel? Pergunto isso, pois no meu caso, por cláusula de contrato eu obrigado a entregar o ap totalmente pintado e com umas outras exigências que somam fácil fácil R$5mil, portanto, no meu caso ficaria totalmente inviável fechar um contrato para permanecer apenas 1 ano, pois os custos decorrentes dessas obrigações contratuais são bastante significativos. 
Pensa bem se vocês não estão assumindo um compromisso alto demais nesse momento, talvez reavaliar se essa é realmente a melhor decisão. 

Ai Tiago, sou de Piracicaba tb! Estou surpresa de ter mais sardinhas por aqui hahahahah 

  • Você é pobre premium 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Wanderson Lucas Tavares primeiro parabéns , tão novo e já responsável e tentando de organizar de forma coerente!

os amigos ja disseram praticamente todos os pontos, mas entendo que “aula da familia” seria um ponto de partida (para vcs dois )! Não sei se já moraram juntos mas só esta pequena mudança já vai fazer muita diferença e pode ajudar ou atrapalhar vcs em determinada situação (dinheiro )!

notei que em todas as contas vocês está dividindo os custos 50% pra cada , mas ela também ganha o mesmo que você ? (Aqui é um ponto que considero bem relevante para avaliar após ver a aula da família ) normalmente estavas divisões igualitárias de custos com salários/rendas diferentes com o tempo levam a problemas … 

estou te dizendo isso por que quando minha namorada/mulher veio morar comigo eu já ganhava 2x mais que ela é sempre arquei com a parte maior dos gastos (no começo você acha estranho mas de fato se você decidiu dividir a vida com a pessoa , isso deve ser bem avaliado)

Obs: hoje ganho 5x mais e assumo mais custos sem nenhum problema , até prefiro 

No mais desejo sucesso e que dia decisão não seja rápida (assista as aulas onde o Raul fala de alugar / financiar ) e traga mais dúvidas na comunidade neste decorrer , pela sua preocupação e cuidado com certeza tomara a melhor decisão para vocês !

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Ai Tiago, sou de Piracicaba tb! Estou surpresa de ter mais sardinhas por aqui hahahahah 

Poxa, que legal @Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio, bacana encontrar alguém da nossa terrina por aqui. Será que existem outros sardinhas de Piracicaba, além de nós dois?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

16 minutes ago, Tiago Roberto Novello disse:

Poxa, que legal @Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio, bacana encontrar alguém da nossa terrina por aqui. Será que existem outros sardinhas de Piracicaba, além de nós dois?

Eu não sei se era você, mas esses dias apareceu homem e sua esposa numa live hahahahhaa era vc? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Eu não sei se era você, mas esses dias apareceu homem e sua esposa numa live hahahahhaa era vc? 

Não era eu, acho que não prestei atenção nessa parte… então quer dizer que temos outros daqui hahahaha. 
 

Daqui a pouco já dá pra organizar um evento! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Tiago Roberto Novello disse:

Não era eu, acho que não prestei atenção nessa parte… então quer dizer que temos outros daqui hahahaha. 
 

Daqui a pouco já dá pra organizar um evento! 

Ai simmmm kkkkk tem vários da região tb, Campinas, Sorocaba... já da pra fazer uma baguncinha

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Tiago Roberto Novello disse:

Fala Wanderson!

Particularmente não conheço o custo de vida da sua cidade, mas, como moro na região de Campinas, talvez não seja tão elevado em comparação com a cidade que eu moro (Piracicaba). Sinceramente achei o aluguel deste ap um pouco “puxado” para a descrição de renda que você detalhou. Eu sei que o imóvel pode ter despertado uma paixão avassaladora em vocês, mas, vai comprometer uma parte bastante considerável do seu orçamento. Outro ponto que me chamou a atenção é que você comentou que pretende manter o aluguel por apenas 1 ano. Você já verificou as obrigações de contrato ao deixar o imóvel? Pergunto isso, pois no meu caso, por cláusula de contrato eu obrigado a entregar o ap totalmente pintado e com umas outras exigências que somam fácil fácil R$5mil, portanto, no meu caso ficaria totalmente inviável fechar um contrato para permanecer apenas 1 ano, pois os custos decorrentes dessas obrigações contratuais são bastante significativos. 
Pensa bem se vocês não estão assumindo um compromisso alto demais nesse momento, talvez reavaliar se essa é realmente a melhor decisão. 

Olá Tiago,agradeço pela sua atenção eu não tinha pensado exatamente no custo de saída,mas a ideia era ter a opção de sair depois do final do contrato para um lugar mais barato se eu estiver tendo muita dificuldade com o imóvel,e tbm avaliar se um financiando não compensa mais,além de ver como seria a vida juntos morando e dividindo a responsabilidade,respondendo sua pergunta a obrigação é deixar ele pintado de branco,e nas condições em q eu o peguei 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

 

Cara, parabéns, pelo emprego, RE (reserva de emergência, caso esteja em 6 meses de custos fixos, e num bancao com liquidez diaria) parabéns por correr atrás da renda extra.

Resumo do conselho, não alugue até terminar as aulas, a sua mente vai mudar no decorrer das aulas, sua visão financeira vai ser maior daqui a algumas semanas.

 

Agora a versão extensa:

Sua RE agora vai ser insuficiente, vai ter que ser seis meses do seus futuros custos fixos, então teria que completar antes de se mudar, porque caso aconteça uma emergência você ficaria desprotegido e isso poderia causar um estrago na sua economia e suas vidas, mais dividas e etc.

Dito isso, sua namorada teria que acompanhar você nas aulas, ir "pagando os gastos futuros" guardando o dinheiro para não precisar depender do cartão ou de um empréstimo, acredite que vai ser melhor começar seu projeto sem dividas, é totalmente possível, só esperar um pouco. Antecipar sonhos custa caro, você pode estar atrasando sua liberdade financeira em alguns anos, no decorrer das aulas isso vai fazer mais sentido.

 

 

 

Fala Ricardo, agradeço sua atenção e seu conselho,muito obrigado,então eu sabia q precisava juntar uma grana para emergências,mas n tinha nenhum conhecimento ou saber sobre investimentos,acabei fazendo uma reserva de 10.000,00 onde contempla meus custos fixos futuros com essa nova casa.

A respeito da minha namorado tô tentando convencer ela a assistir a aula da família CMG,tô quase lá kkk

Vou analisar bem,pois ao invés de adiar ou quero antecipar o máximo  eu conseguir,e fico feliz de saber q posso contar com vcs 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Fala @Wanderson Lucas Tavares parabéns pela lucidez e pelas reflexões, eu acho que você não deveria comprometer tanto sua renda, vai “atrasar” bastante seu futuro.

Uma dica para não cair nestas tentações seria, calcule antes com sua companheira qual seria o valor total que vão investir na moradia, e somente vá visitar imóveis que estejam dentro da possibilidade do momento que calcularam. (Se possível com uma margem extra de segurança)

Vai ser muito mais gratificante de tempos em tempos poder ir dando os passos para frente com calma, do que precisar daqui 1 ano dar passos para trás para arrumar as finanças. 

Fala Marcelo obrigado por sua atenção e agradeço seu tempo,cara eu tentei fazer isso,estipulei um valor de 1200 no máximo de aluguel e até tinha achado um mas a proprietária me parecia mal organizada e achei q poderia me trazer problemas fechar algum negócio com ela,mas marquei de vem um Apartamento nessa faixa de valor mas a vendedora que não é boba nem nada,me apresentou esse,e eu gostei bastante.

 Depois de ver algumas oportunidades dicas eu estou reavaliando,para não precisar dar um passo atrás assim como vc disse

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Arthur Baquit Reis disse:

Cara, na minha opinião, financeiramente falando, acho que não faz sentido. Porém, existem coisas para além do financeiro. Se for muito importante para você se mudar logo com sua parceira, ou se por algum motivo você tenha que sair agora da onde você está, talvez seja importante se planejar para fazer uma "redução de danos" do que saber se vale a pena ou não tomar essa decisão, pq, financeiramente falando, você mesmo diz que tem pontos que incomodam e que na planilha esse valor não faz sentido (passa os 40%).

O que eu fiz com minha parceira foi separar um dinheiro por mês até ter o dinheiro para a mobilia básica (fora nossas reservas) e nos mudamos para um lugar que não passa de 30% do nosso salário. Mas nós temos quase 30, a gente já não tem tanta margem pra baguncinha. Você só tem 21 anos. Eu tomei muita decisão ruim com 21 anos e tou aqui kkkk.

Olá Arthur agradeço sua atenção e seu tempo,a mobília básica a gente tem a grana já,e ganhamos coisas como sofá e tv dos nossos pais,a questão msm é o gasto fixo ,estou avaliando as possibilidades e tô até pensando em ver se consigo um aumento de salário pois estou na minha empresa a algum tempo e terminei um curso na minha área recentemente e já desempenho algumas atribuições que não são do meu cargo,aí eu acho q consigo fazer com que essa porcentagem do custo fico abaixe,mas tô avaliando ainda.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 14/07/2023 at 08:23, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Oi Wanderson,

Concordo com o que o pessoal falou, e procuraria algo mais em conta. Acho que a decisão precisaria ser mais racional nesse caso. E realmente valeria a pena terminar o cvrs0 e se possível fazer junto com a sua namorada.

Abraços

Olá Elisandra,obrigado pela sua atenção e seu tempo,nossa tá meio difícil fazer ela assistir a aula da família CMG,e o modelo 2 tbm,mas eu tô na luta,tbm acredito q se conseguirmos fazer o curso juntos irá melhorar

Editado por Wanderson Lucas Tavares
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Wanderson Lucas Tavares disse:

Fala Marcelo obrigado por sua atenção e agradeço seu tempo,cara eu tentei fazer isso,estipulei um valor de 1200 no máximo de aluguel e até tinha achado um mas a proprietária me parecia mal organizada e achei q poderia me trazer problemas fechar algum negócio com ela,mas marquei de vem um Apartamento nessa faixa de valor mas a vendedora que não é boba nem nada,me apresentou esse,e eu gostei bastante.

 Depois de ver algumas oportunidades dicas eu estou reavaliando,para não precisar dar um passo atrás assim como vc disse

Vc já tentou negociar o valor do aluguel? Ou esse valor já é negociado? Pela minha experiência a maior parte dos proprietários baixam um pouco, nem que seja uns 50 ou 100 reais rsrs 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Wanderson Lucas Tavares primeiro parabéns , tão novo e já responsável e tentando de organizar de forma coerente!

os amigos ja disseram praticamente todos os pontos, mas entendo que “aula da familia” seria um ponto de partida (para vcs dois )! Não sei se já moraram juntos mas só esta pequena mudança já vai fazer muita diferença e pode ajudar ou atrapalhar vcs em determinada situação (dinheiro )!

notei que em todas as contas vocês está dividindo os custos 50% pra cada , mas ela também ganha o mesmo que você ? (Aqui é um ponto que considero bem relevante para avaliar após ver a aula da família ) normalmente estavas divisões igualitárias de custos com salários/rendas diferentes com o tempo levam a problemas … 

estou te dizendo isso por que quando minha namorada/mulher veio morar comigo eu já ganhava 2x mais que ela é sempre arquei com a parte maior dos gastos (no começo você acha estranho mas de fato se você decidiu dividir a vida com a pessoa , isso deve ser bem avaliado)

Obs: hoje ganho 5x mais e assumo mais custos sem nenhum problema , até prefiro 

No mais desejo sucesso e que dia decisão não seja rápida (assista as aulas onde o Raul fala de alugar / financiar ) e traga mais dúvidas na comunidade neste decorrer , pela sua preocupação e cuidado com certeza tomara a melhor decisão para vocês !

 

Fala Henrique ,muito obrigado pelos elogios e agradeço sua atenção e tempo,ela atualmente ganha um salário igual ao meu,mas ela o dela pode variar pois como ela é vendedora ganha comissão,pelo ponto de vista de custos eu n tinha nem se quer avaliado sobre o que vc me falou agora,pois n assisti a aula da família,tô tentando fazer com q ela assista CMG,mas na questão de quem tiver mais renda puder achar mais com os custos para mim parece bem racional e como vc disse saudável para relação de casal

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Vc já tentou negociar o valor do aluguel? Ou esse valor já é negociado? Pela minha experiência a maior parte dos proprietários baixam um pouco, nem que seja uns 50 ou 100 reais rsrs 

Então eu negociei mas a imobiliária é a intermediária,ele abaixou 50 reais já,mas estou pensando na possibilidade de falar direto com o proprietário,pois a imobiliária citou q ganha uma taxa da locação e quero ver se o locatária apate do aluguel essa taxa q ele teria q dar para imobiliária,mas n sei se é uma boa ideia,o locatário pode acabar desistindo de locar para mim

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...